Correio B

turismo

10 experiências que surpreendem em uma viagem às Maldivas

Rede de resorts Sun Siyam propõe diferentes maneiras de descobrir os tesouros escondidos das ilhas no Oceano Índico

Continue lendo...

1. PEQUENO-ALMOÇO FLUTUANTE

Consiste em uma grande bandeja de madeira (algumas em forma de coração, para casais em lua de mel) na qual é servido um pequeno-almoço completo, com tudo incluído.

A diferença é que o tabuleiro flutua nas águas da sua piscina privada. Geralmente, começa com um brinde com champanhe, seguido de omeletes ou ovos estrelados, carnes frias, salsichas e salmão defumado, diferentes tipos de queijo, frutas exóticas, uma variedade de pães, bolachas e bolos, sucos, café e chá.

Tudo servido em grandes quantidades e sem pressa, com ingredientes de alta qualidade e apresentação cuidada. Além de delicioso, o pequeno-almoço flutuante é também visualmente apelativo.

2. ADEGA SOB A PRAIA

Quando se pensa em uma bebida nas maravilhosas praias das Maldivas, vem-nos logo à cabeça uma cerveja gelada ou um coquetel exótico. Mas, no Siyam World, você pode desfrutar de alguns dos melhores vinhos do mundo sem sair da praia, aliás, ali mesmo, na Barrique.

É esse o nome da adega-restaurante, localizada a 10 metros de profundidade na areia, perfeitamente isolada do sol e do calor e com a temperatura perfeita para preservar os vinhos e garantir um jantar agradável.

Uma das opções mais populares é a prova de vinhos. Entre cada taça – de brancos, rosés e tintos de todo o mundo –, pode-se desfrutar de uma variedade de queijos, carnes curadas, nozes e biscoitos.

3. ÓLEO DE COCO

Participar da produção de óleo de coco, um bem cultural nas Maldivas, é uma das melhores maneiras de se aprender sobre os costumes locais.

Com mais de 800 utilizações, a palmeira é bem mais que uma tradição por lá. E a jóia da palmeira é o coco.

Além de sua refrescante água, a polpa prensada, aquecida e filtrada fornece o óleo utilizado na indústria cosmética, bronzeadores, cremes de barbear, sabonetes, emulsões lubrificantes e substitutos da manteiga. Descobrir todo o processo com especialistas debaixo de uma lona na praia é uma experiência inesquecível.

4. SUBMARINO PRIVADO

Da extensa oferta de desportos náuticos nos resorts Sun Siyan, a mais recente estrela é o Seabreacher, uma embarcação semissubmergível cujo formato lembra vagamente um tubarão ou um golfinho. Consegue saltar, mergulhar e cortar as ondas para a esquerda e para a direita, realizando até giros de 360 graus.

O convés em acrílico e as janelas de visualização subaquática oferecem ao piloto e ao passageiro uma vista de quase 360 graus enquanto deslizam pela água a velocidades de cortar a respiração.

É operado por duas alavancas, que permitem submergir ligeiramente, no máximo 2 m, ou pairar acima da água, e dois pedais, que permitem rodar de um lado para o outro. A experiência é divertida e emocionante, mas não é barata: cerca de 20 minutos custam US$ 400.

5. TRATAMENTO DE AREIA

Todos os resorts Sun Siyam oferecem spas de fazer cair o queixo. O relaxamento começa com uma xícara de chá aromático de boas-vindas e uma caminhada até as cabines em forma de cabanas orientais, rodeadas de jardins, esculturas e fontes.

Existem mais de 160 tratamentos diferentes, desde uma variedade de massagens a tratamentos faciais e terapias holísticas ou ayurvédicas, mas talvez a opção mais adequada seja experimentar os tratamentos tradicionais das Maldivas, sob a sabedoria ancestral da medicina local conhecida como “dhivehi beys verikan”, praticada pelos ilhéus há séculos.

Jatos de óleo de coco, massagem corporal à base de plantas e esfoliação suave com areia branca e água do Oceano Índico, seguida de um mergulho refrescante, estão entre as opções.

6. MASSA, PAELLA E SUSHI

A oferta gastronômica dos resorts Sun Siyam impressiona. Da cozinha italiana, tagliatelle al ragù à bolonhesa, risotto alla milanese ou o spaghetti alla carbonara, bem como todo o tipo de pizzas. Da espanhola, especialidades nas tabernas madrilenha ou andaluza.

E muito mais que isso nos restaurantes buffet, que geralmente abrem para as três refeições e têm áreas de show cooking.

São 50 restaurantes temáticos nos cinco resorts, com destaque para o Takrai (alta cozinha tailandesa cozinhada lentamente), o francês Flavours, o japonês Arigato e o Kaage, dono de um menu dedicado à cozinha local que presta homenagem a receitas ancestrais.

7. TUBARÕES E RAIAS-MANTA

Algumas das plataformas nas extremidades dos cais, que se estendem por algumas dezenas de metros mar adentro, iluminam-se ao anoitecer, e centenas de peixes coloridos aproximam-se imediatamente da luz, também em busca de alimento oferecido pelos hóspedes.

E, ao lado deles, aproximam-se dezenas de tubarões de tamanho médio, brincando entre si, também aparentemente lutando por um pedaço de biscoito ou carne. É um espetáculo magnífico, visto sentado a dois metros acima da água, com direito, em outro cais, a raias-manta em busca de plâncton.

8. TRADIÇÕES LOCAIS

Vale a pena explorar e descobrir as vilas e o estilo de vida dos seus habitantes, algo que os próprios resorts facilitam, proporcionando aos visitantes uma perspectiva privilegiada de algumas das atrações mais cobiçadas das Maldivas.

Para mergulhar na cultura, são frequentemente oferecidas excursões à aldeia local, onde vivem os funcionários que o servem nos alojamentos ou restaurantes, dando a oportunidade de fazer compras, jantar e interagir com os habitantes locais.

Pode-se visitar o mercado, a mesquita ou a escola e comprar souvenirs de artesanato. Ao som de tambores, danças como o bodu beru personificam a essência e o dinamismo da cultura desta nação insular.

9. JANTAR NO OCEANO

Coisas que nas Maldivas são ainda mais especiais: um jantar intimista e exclusivo à luz de tochas na praia ou em qualquer lugar do resort, ou petiscar e desfrutar de coquetéis sem sair da piscina. Outra opção é fazer uma pescaria ao pôr do sol em busca do jantar da noite.

Após a pesca do dia, pode se instalar em um banco de areia próximo e aprenderá a grelhar peixe ao estilo das Maldivas, tudo acompanhado de música e risos.

Mas, sem dúvida, o jantar mais exclusivo que pode ter é em uma plataforma flutuante no meio do oceano, completamente sozinho, iluminado por velas, com comida e bebidas servidas em um barco que faz o percurso de ida e volta para a cozinha.

10. COMO CRUSOÉ

Todos nós já sonhamos emular a experiência de Robinson Crusoé em uma ilha deserta... Com um final feliz, claro.

O Sun Siyam Resorts oferece uma excursão a um banco de areia isolado, pequenos oásis no vasto e infinito mar ou uma ilha desabitada onde pode fazer snorkeling, explorar, brincar e almoçar na praia, com a tranquilidade de que alguém voltará para lhe buscar.

Ilhas desabitadas, das quais há muito mais nas Maldivas do que habitadas (mais de 900), são o que há de mais próximo de ambientes naturais verdadeiramente intocados, habitados apenas por palmeiras, repletos de mistério, intriga e emoção.

Assine o Correio do Estado

 

SAÚDE NO VERÃO

Entenda os efeitos das ondas de calor em mulheres que estão na menopausa

Temperaturas elevadas intensificam ondas de calor e desconfortos da fase marcada pela queda dos níveis hormonais e alterações no organismo da mulher; ginecologista orienta como amenizar os efeitos para enfrentar o verão com mais conforto

16/12/2025 09h00

Temperaturas elevadas intensificam ondas de calor e desconfortos comuns durante essa fase da vida da mulher

Temperaturas elevadas intensificam ondas de calor e desconfortos comuns durante essa fase da vida da mulher Foto: Divulgação/Freepik

Continue Lendo...

A menopausa é um processo natural da vida feminina que marca o fim do período reprodutivo, geralmente entre os 45 anos e os 50 anos. A queda dos níveis hormonais, especialmente de estrogênio, provoca uma série de alterações físicas e emocionais, como ondas de calor, insônia, ressecamento da pele, secura vaginal, depressão, variações de humor, ganho de peso, diminuição da libido e sensação de fraqueza.

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, muitos desses sintomas tendem a se intensificar. Isso ocorre porque o calor externo potencializa os mecanismos internos de termorregulação, tornando as ondas de calor mais frequentes, intensas e prolongadas.

Segundo a ginecologista Loreta Canivilo, essa combinação pode prejudicar o bem-estar e a qualidade de vida de mulheres que já convivem com os efeitos da menopausa.

“A elevação da temperatura no verão atua diretamente sobre o centro regulador de calor no cérebro, que já está mais sensível durante a menopausa. Por isso, os episódios de fogachos podem se tornar mais desconfortáveis”, explica Loreta Canivilo. Os fogachos são ondas de calor súbitas e intensas no rosto, no pescoço e no peito.

ALIVIANDO OS SINTOMAS

Apesar do desconforto, algumas atitudes simples podem reduzir os impactos da menopausa durante os dias mais quentes.

> Utilizar roupas leves e de tecidos naturais;
Hidratar-se constantemente;
Praticar atividades físicas regulares;
> Priorizar alimentos naturais e ricos em nutrientes;
> Reduzir o consumo de cafeína, bebidas alcoólicas e comidas muito picantes.

METABOLISMO

De acordo com Loreta Canivilo, essas medidas ajudam a estabilizar a temperatura corporal, a melhorar o humor e a favorecer o equilíbrio metabólico.

“Pequenas mudanças na rotina geram grandes resultados. A alimentação adequada e a hidratação, por exemplo, têm impacto direto na redução das ondas de calor e da irritabilidade”, reforça a médica.

TRATAMENTOS E REPOSIÇÃO

Em casos nos quais os sintomas são mais intensos, a reposição hormonal pode ser uma alternativa eficaz. O tratamento, porém, deve ser sempre conduzido com acompanhamento médico criterioso.

Os principais hormônios utilizados são estrogênio e progesterona, mas a testosterona também pode ser indicada em situações específicas, assim como versões modernas da terapia, incluindo o uso de gestrinona.

CADA UMA É UMA

“Cada mulher vive a menopausa de maneira única e nem todas as mulheres podem fazer reposição hormonal. Por isso, antes de iniciar qualquer reposição é indispensável realizar uma avaliação completa, levando em conta histórico médico, exames atualizados e necessidades individuais”, orienta a médica Loreta Canivilo.

A médica reforça que, quando bem indicada e acompanhada, a reposição hormonal reduz significativamente os desconfortos, melhora o sono, aumenta a libido e contribui para o bem-estar geral da paciente.

“Menopower”

(Rita Lee/Mathilda Kovak)

Vestida para matar em pleno climatério
A velha senhora só vai ficar mocinha no cemitério
Chega de derramamento de sangue
Cinquentona adolescente
Quem disse que útero é mangue
Progesterona urgente

Menopower pra quem foge às regras
Menomale, quando roça e esfrega
Menopower pra quem nunca se entrega
Melancólicas, vocês são piegas

Haja fogacho pra queimar essa bruxa em idade média
Em mulher não se pode confiar com menos
de mil anos de enciclopédia
O “chico” é tão incoerente
Ah, me deixa tiririca ao chegar
O “chico” quando vem é absorvente
E quando falta só rezando pra baixar

Menopower!
Pra quem foge às regras
Menomale quando roça e ah, ah, ah, ah
Menopower!
Pra quem nunca se entrega
Melancólicas, você são piegas

Tampax, tabelinha, ora pílulas, ora DIU
Diafragma, camisinha, vão pra mãe que não pariu
Chega do creme de aveia da véia perereca da vizinha
Chega do bom caldo e da “sustância” da galinha

Yeah, yeah yeah, yeah
Yeah, yeah, yeah

Menopower!
Pra quem foge às regras
Menomale, quando roça e esfrega
Menopower!
Pra quem nunca se entrega
Melancólicas, você são piegas.

Assine o Correio do Estado

Diálogo

O desempenho para se ganhar um debate não é creditado apenas ao conheciment... Leia a coluna de hoje

Leia a coluna desta terça-feira (16)

16/12/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Lya Luft - escritora brasileira

Perder dói! Não adianta dizer não sofra, não chore; só não podemos ficar parados no tempo chorando nossa dor diante das nossas perdas”.

Felpuda

O desempenho para se ganhar um debate não é creditado apenas ao conhecimento dos temas, mas também à forma e à desenvoltura em sua apresentação. Assim, devem começar os ensaios para que futuro candidato consiga melhorar sua performance, diante dos embates que vêm por aí. Pretenso adversário é considerado “expert” na oratória e com poder de convencimento pelas palavras. Se a “briga” fosse hoje, adversário poderia levar a taça de campeão, avaliam aliados, e, por isso, acham que está na hora de figurinha ir treinando para não fazer feio na “hora H”

Planos

Diferentemente de partidos como PL e PP, que têm como projeto reeleger o governador e tentar conquistar maior número de cadeiras no Legislativo estadual e federal, o PT pensaria diferente.

Mais

Conversa é de que o objetivo seria manter as três vagas dos atuais parlamentares estaduais e brigar pela eleição de Vander Loubet ao Senado. E que ele até poderia ser primeiro-suplente de Simone Tebet.

Diálogo

Quem desembarcou no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP), no início deste mês, foi atanásio, um rinoceronte-branco de 5 anos, que pesa 1,96 tonelada. Proveniente do Chile, ele nasceu em cativeiro e, apesar da denominação “rinoceronte-branco”, sua cor é acinzentada. também conhecido como rinoceronte-de-lábios-quadrados, pertence à maior das cinco espécies existentes no mundo. após os trâmites oficiais, o animal foi encaminhado ao zooparque de itatiba (SP).

DiálogoHelio Mandetta e Maria Olga Mandetta

 

DiálogoThai de Melo

Barreira

Ao aceitar ser o pré-candidato ao governo do Estado pelo PT, Fábio Trad terá que enfrentar uma barreira forte de partidos aliados que apoiarão a reeleição do governador Eduardo Riedel. As opiniões se dividem nos meios políticos: uns dizem que é “missão kamikaze” e outros acham que sua participação poderá forçar o segundo turno com ele na disputa. Mas, lógico, terá que combinar com os eleitores, né?

No pulso

Nos bastidores, os comentários são, entre outros, de que Fábio Trad terá uma candidatura “gessada”, pois terá que seguir determinações do deputado José Orcírio dos Santos, que colocou sua esposa, Gilda dos Santos, como vice na chapa. Terá também que obedecer ao deputado federal Vander Loubet, que comanda há tempos a maior ala do PT. Os dois nunca abriram mão de defender seus interesses políticos.

Lambança

A possibilidade de o MDB fazer aliança com o PT não está descartada em MS. Na opinião de alguns políticos, isso aconteceria caso a ministra Simone Tebet decida realmente disputar o Senado. Mas há um problema: o partido pretende integrar o grupo de apoio à reeleição do governador Eduardo Riedel. Simone tem reafirmado que também estará no palanque dele. Porém, anuncia que é Lula 4. É a tal conta que não fecha...

ANIVERSARIANTES

  • Thiago Faustino,
  • Déo José Rimoli,
  • Maria Thereza (Tetê) Trad,
  • Adelaido Aparecido dos Anjos,
  • Raphael Perez Scapulatempo Filho,
  • Disney Souza Fernandes,
  • Eurides de Lourdes Almeida Muller,
  • Manoel Gomes Cabral,
  • Paulo Rodrigues de Oliveira,
  • João Pereira Sobrinho,
  • Juvenildo Francisco Sobrinho,
  • Alberto Bonfim Lima,
  • Antônio Duarte Couto,
  • Mitsuru Ogata,
  • Tarlei Ribeiro Rosa,
  • Pedro Coutinho Neto,
  • Youssif Assis Domingos,
  • José Moacir Gonçalves,
  • Estevam Vollet Neto,
  • Rosângela Ferreira da Costa dos Santos,
  • Antonio Maurício Calixto Vieira,
  • Gianfranco Ramires Fonseca,
  • Tommy Menegazzo,
  • Márcia Gasparini Garcia,
  • Dr. Paulo André Machado Borges,
  • Carlos Roberto Leite,
  • Dr. Anísio Lima da Silva,
  • Milena Glauce Anes Veiga,
  • Maria Terezinha da Costa,
  • Cézar Augusto Reinheimer,
  • Mariana Lima Ramos,
  • Djalma Fróes,
  • Paulo Tadeu Martins de Barros,
  • Fernando Willian Ferreira Costa,
  • Glaucya Ourives Alves de Souza,
  • Israel Galvão Vasconcelos,
  • Márcia Maria Granero,
  • Luiz Simabuco,
  • Rosângela Barbosa Gaifatto,
  • Lúcia Carvalho Nicolatti,
  • Flávio Américo dos Reis,
  • Fernando Márcio Vareiro,
  • Antônio José de Medeiros Netto,
  • Luiz Carlos Monteiro de Oliveira,
  • Leonora Dias Martins,
  • Dr. Yasuo Oshiro,
  • Paulo Vitcov,
  • Darilson Ferreira Mello,
  • Antonio Roberto Costa,
  • Augusto Pires Gonçalves,
  • Wiston Ramos de Almeida,
  • Salma Chama Carvalho da Silva,
  • Marcio Shiro Obara,
  • Fábio Santiago,
  • Etelvina Silva Soares,
  • Marcelino Nunes de Oliveira,
  • José Aparecido Lima,
  • Nivaldo Ferreira Dutra,
  • Osvaldo Santos,
  • Zarife Marinho de Rezende,
  • Roque Konorat,
  • Dr. Francisco Romário Wojcicki,
  • Laurita Martins da Silva,
  • Maria Aparecida Gomes,
  • Dr. Enilson Rosa Ribas,
  • Teresa Dalva de Barros,
  • Dr. Mário Chencarek,
  • Aureni Lima,
  • Max Bernhard Matter,
  • Jeremias Lino Pereira,
  • Ida Santos Pereira Rezende,
  • Guilianna Picarelli Cardoso,
  • Regina Higa de Oliveira,
  • Antonio Mauro Campos,
  • Iara Helena Domingos,
  • Eva Vilma Barbosa,
  • Paulo Cesar Camponez Nogueira,
  • Rafael Henrique Fernandes,
  • Elaine Borges Oliveira,
  • Ricardo Sanson,
  • Elizabeth Mari Costa Donato,
  • Fátima Auxiliadora Ribeiro da Costa,
  • Rogério Carlos Frutuoso,
  • Adelaide Benites Franco,
  • Suzana Mara Fernandes,
  • Fernanda Vianna,
  • Alexsandro Mendes Feitosa,
  • Diana Valéria Fontana Stefanello,
  • Donizete Aparecido Ferreira Gomes,
  • Ana Paula de Carlos Valle,
  • Alessandra Pelliccioni Alves Barros,
  • Flávia Giraldelli Peri,
  • Maria Cristina Galiciani,
  • Elenice Inácia Rodrigues,
  • Hamilton Garcia,
  • Larissa Cardoso,
  • Sueli Dias Barbosa,
  • PedroIvo Moreira Alves,
  • Ana Maria Rodrigues Ferreira,
  • Luís Henrique Campos da Silva,
  • Sara Lúcia Maciel,
  • Mário Sérgio Ferroso Lima,
  • Tereza Cristina da Costa Gomes,
  • Regina Helena Assis de Barros,
  • Berenice Lima de Almeida,
  • Maria Luísa Santos da Silva,
  • Antenor Martins Pena,
  • Patrícia Dutra dos Reis,
  • Renato Moreira de Oliveira,
  • Carlos Victor Mello.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).