Correio B

Correio B

A escolha do segundo nome para disputar o Senado em 2026 poderá ser... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quarta-feira (16)

Continue lendo...

BENJAMIN CONSTANT - ESCRITOR FRANCÊS

"Cada vez que o governo tenta manejar os nossos negócios, fica mais caro e os resultados são piores do que se fôssemos nós a fazê-lo".

 

FELPUDA

A escolha do segundo nome para disputar o Senado em 2026 poderá ser mais difícil do que se imagina, pois terá, pelo menos por enquanto, que ser aprovado por uma "banca examinadora". Como alunos esperançosos em ganhar a nota máxima, muitos estão a mostrar nas redes sociais, para ganhar apoio de "torcidas organizadas", que seriam excelentes futuros senadores. A indicação será discutida em conjunto. Como PP e PL deverão caminhar juntos, e caso não surjam ruídos, o nome passará pelo aval dos "professores" Jair Bolsonaro, senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias , governador Eduardo Riedel e ex-governador Reinaldo Azambuja.

Imigrantes

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) divulgou que mais de 203 mil imigrantes tiveram vínculos formais de emprego no Brasil entre janeiro e agosto de 2024. A maior parte das admissões ocorreu nas regiões Sudeste  e Sul do País.

Mais

Já uma pesquisa feita pela associação indica que 90% dos empresários do setor de alimentação fora do lar enfrentam dificuldades para contratar novos funcionários. Entre os principais motivos estão a falta de qualificação  e o desinteresse pelas vagas . 

Maria Túlia Bertoni e Maria Inês Barcelos
Marina Cantora

 Jogada

A formação de chapas para  a disputa de deputados estaduais  e federais, além dos nomes  dos atuais que por um motivo  ou outro terão que esperar a janela partidária em 2026, poderá contar  com a escolha de alguns secretários e dirigentes de órgãos. São cartas que as lideranças partidárias têm na manga e que poderão ser utilizadas, seja  por uma questão de jogo político, seja por enfrentar possíveis rebeldias. Assim sendo...

Confusão

A vereadora de Dourados Isa Jane Marcondes tornou-se alvo de processo na Justiça e também de denúncia de um médico  na Câmara Municipal, por quebra de decoro parlamentar. A realidade é que ela não estaria se atentando para o antigo dito popular  de "não confundir alhos com bugalhos", pois fiscalizar serviços públicos é obrigação, mas não pode exagerar no exercício  das funções. E durma com um barulho desses...

Operação

No período de 6 a 10 deste mês,  a Receita Federal realizou,  nas estradas das faixas de fronteira entre Dourados, Mundo Novo  e Ponta Porã, uma operação com  a finalidade de barrar  o contrabando de cigarros, cigarros eletrônicos, tráfico de drogas  e armas, crimes ambientais  e outros delitos. O resultado foi  a apreensão de R$ 24,5 milhões em mercadorias, que ingressaram ilegalmente no país, e 44 veículos utilizados por grupos criminosos para realizar as operações  de contrabando, avaliados  em cerca de R$ 1,7 milhão.


ANIVERSARIANTES

Dra. Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves, 
Mauricio Ferreira de Moraes Junior, 
Yara Lamers,
Luiz Idelmar Gonçalves, 
Jocilene do Carmo Costa de Siqueira,
Arthur Mário Medeiros Ramalho, 
Mariana Garabini Brito, 
Márcio Vargas, 
Carlos Alberto Bernardon, 
Eduardo Belluzzo,
Carminda Rodrigues Barbosa Pereira, 
José Pereira da Silva, 
Milton Stein, 
Betina Borges Suyama, 
Osvaldo Gomes Vergine, 
Pedro Carmelo Massuda, 
Fátima Cardinal Buainain, 
Carlos Moreira Soares, 
Eliel Valerio, 
Marcelo Pereira de Melo,
Waldir Francisco Guerra,
Ilidio Gonçalves Marques, 
Álvaro Fernando Dias Borges, 
João Guilherme Lefevre Zabala, 
Maria Elza Fogolin Leal de Queiroz, 
Assunção do Carmo Vieira, 
José Vieira Heusi da Silva, 
Idauri Carlos de Azambuja,
Verônica Ferreira Lima, 
Aretusa Nogueira de Oliveira, 
Marianne Tavares da Silva, 
Nelson Pimentel,
Rodrigo Lucena Machado, 
Victor Hugo de Barros Ortiz, 
Oziel Proença Rocha Filho, 
Dr. Davidson Claudio Vincoletto,
Paula Viscardi, 
Margareth Calderaro Guedes de Oliveira Fortes, 
Paulo Preché, 
Verônica Ferreira Crivelli, 
Ângela Maria Campos Camargo,
Janes Ayres de Araujo,
Daniel Ito Gorski, 
Marise Kelly Bastos e Silva, 
Gilson Oliveira dos Santos, 
Paulo Rodrigues dos Santos, 
Sizenando Ojeda de Almeida, 
Ana Carolina Benevenuto, 
Ercília Quadros Alves,
Diana Maciel Chama, 
Joaquim Muller de Azevedo,
Dilson Guimarães Castro, 
Ligia Cesco Novaes Leite,
Newton Tinoco,
Maria Abadia Tinoco, 
Roberto Maki,
José Antônio de Oliveira, 
Patrícia Cecília Peutehausky, 
Mauro Alves de Souza, 
Oneide Proença de Oliveira, 
Evelyn Almeida da Silva,
Carmen Aguero, 
Juracy Borgiatto Ferreira,
Benedito do Carmo Kitizo, 
Eulina Fechener de Pina,
Michely de Cássia Cavalari Prado, 
Marco Antônio Coelho de Souza, 
Sônia Yara de Mello Francelino, 
Paulo Heber Martinelli Orfeu,
Ana Cecília do Nascimento, 
Maria Auxiliadora dos Santos Diniz, 
Roseany Menezes,
Lucimar dos Santos Júnior, 
Irene Carneiro Moreira, 
Pantaleão Blanc Rinaldi, 
Sérgio Albuquerque,
Maria Alice de Oliveira Corrêa, 
Joel Couto Alves, 
Ivo Ferraz Nogueira, 
Geisiele Rodrigues, 
Jackson Emanuel Oliveira da Silva,
Luiz Carlos Ferreira Gomes, 
Marcos Roberto Ferreira,
Oswaldo Jorge Bispo,
Paola Amaral Paulucci, 
Lucinda de Andrade, 
Maria Auxiliadora Moreira, 
Tereza Cristina Ferro,
Carlos Vanderlei Furlan, 
Giselle Pizarro Hage, 
Jail Benites de Azambuja, 
Amilcar Velasques,
Euler Campos Coelho, 
Paulo Roberto Gomes,
Rosemir Xarão da Mota, 
Rosângela Souza de Lusena, 
Luana Falcão Gutierrez, 
Valdeci de Alcântara Silva,
Messias de Oliveira Queiroz,
Auxiliadora do Carmo Sales Oliveira, 
José Carlos Gomide de Souza, 
Jorge Luiz de Vasconcelos, 
Walter Rosário Martino Dobbro, 
Edgar Soruco Junior,   
Eduardo Ramires de Rocha Barros, 
Liliane Maria de Souza Rocha, Lia Patrícia Campoçano Castilho.

COLABOROU TATYANE GAMEIRO
 

 

SAÚDE NO VERÃO

Entenda os efeitos das ondas de calor em mulheres que estão na menopausa

Temperaturas elevadas intensificam ondas de calor e desconfortos da fase marcada pela queda dos níveis hormonais e alterações no organismo da mulher; ginecologista orienta como amenizar os efeitos para enfrentar o verão com mais conforto

16/12/2025 09h00

Temperaturas elevadas intensificam ondas de calor e desconfortos comuns durante essa fase da vida da mulher

Temperaturas elevadas intensificam ondas de calor e desconfortos comuns durante essa fase da vida da mulher Foto: Divulgação/Freepik

Continue Lendo...

A menopausa é um processo natural da vida feminina que marca o fim do período reprodutivo, geralmente entre os 45 anos e os 50 anos. A queda dos níveis hormonais, especialmente de estrogênio, provoca uma série de alterações físicas e emocionais, como ondas de calor, insônia, ressecamento da pele, secura vaginal, depressão, variações de humor, ganho de peso, diminuição da libido e sensação de fraqueza.

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, muitos desses sintomas tendem a se intensificar. Isso ocorre porque o calor externo potencializa os mecanismos internos de termorregulação, tornando as ondas de calor mais frequentes, intensas e prolongadas.

Segundo a ginecologista Loreta Canivilo, essa combinação pode prejudicar o bem-estar e a qualidade de vida de mulheres que já convivem com os efeitos da menopausa.

“A elevação da temperatura no verão atua diretamente sobre o centro regulador de calor no cérebro, que já está mais sensível durante a menopausa. Por isso, os episódios de fogachos podem se tornar mais desconfortáveis”, explica Loreta Canivilo. Os fogachos são ondas de calor súbitas e intensas no rosto, no pescoço e no peito.

ALIVIANDO OS SINTOMAS

Apesar do desconforto, algumas atitudes simples podem reduzir os impactos da menopausa durante os dias mais quentes.

> Utilizar roupas leves e de tecidos naturais;
Hidratar-se constantemente;
Praticar atividades físicas regulares;
> Priorizar alimentos naturais e ricos em nutrientes;
> Reduzir o consumo de cafeína, bebidas alcoólicas e comidas muito picantes.

METABOLISMO

De acordo com Loreta Canivilo, essas medidas ajudam a estabilizar a temperatura corporal, a melhorar o humor e a favorecer o equilíbrio metabólico.

“Pequenas mudanças na rotina geram grandes resultados. A alimentação adequada e a hidratação, por exemplo, têm impacto direto na redução das ondas de calor e da irritabilidade”, reforça a médica.

TRATAMENTOS E REPOSIÇÃO

Em casos nos quais os sintomas são mais intensos, a reposição hormonal pode ser uma alternativa eficaz. O tratamento, porém, deve ser sempre conduzido com acompanhamento médico criterioso.

Os principais hormônios utilizados são estrogênio e progesterona, mas a testosterona também pode ser indicada em situações específicas, assim como versões modernas da terapia, incluindo o uso de gestrinona.

CADA UMA É UMA

“Cada mulher vive a menopausa de maneira única e nem todas as mulheres podem fazer reposição hormonal. Por isso, antes de iniciar qualquer reposição é indispensável realizar uma avaliação completa, levando em conta histórico médico, exames atualizados e necessidades individuais”, orienta a médica Loreta Canivilo.

A médica reforça que, quando bem indicada e acompanhada, a reposição hormonal reduz significativamente os desconfortos, melhora o sono, aumenta a libido e contribui para o bem-estar geral da paciente.

“Menopower”

(Rita Lee/Mathilda Kovak)

Vestida para matar em pleno climatério
A velha senhora só vai ficar mocinha no cemitério
Chega de derramamento de sangue
Cinquentona adolescente
Quem disse que útero é mangue
Progesterona urgente

Menopower pra quem foge às regras
Menomale, quando roça e esfrega
Menopower pra quem nunca se entrega
Melancólicas, vocês são piegas

Haja fogacho pra queimar essa bruxa em idade média
Em mulher não se pode confiar com menos
de mil anos de enciclopédia
O “chico” é tão incoerente
Ah, me deixa tiririca ao chegar
O “chico” quando vem é absorvente
E quando falta só rezando pra baixar

Menopower!
Pra quem foge às regras
Menomale quando roça e ah, ah, ah, ah
Menopower!
Pra quem nunca se entrega
Melancólicas, você são piegas

Tampax, tabelinha, ora pílulas, ora DIU
Diafragma, camisinha, vão pra mãe que não pariu
Chega do creme de aveia da véia perereca da vizinha
Chega do bom caldo e da “sustância” da galinha

Yeah, yeah yeah, yeah
Yeah, yeah, yeah

Menopower!
Pra quem foge às regras
Menomale, quando roça e esfrega
Menopower!
Pra quem nunca se entrega
Melancólicas, você são piegas.

Assine o Correio do Estado

Diálogo

O desempenho para se ganhar um debate não é creditado apenas ao conheciment... Leia a coluna de hoje

Leia a coluna desta terça-feira (16)

16/12/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Lya Luft - escritora brasileira

Perder dói! Não adianta dizer não sofra, não chore; só não podemos ficar parados no tempo chorando nossa dor diante das nossas perdas”.

Felpuda

O desempenho para se ganhar um debate não é creditado apenas ao conhecimento dos temas, mas também à forma e à desenvoltura em sua apresentação. Assim, devem começar os ensaios para que futuro candidato consiga melhorar sua performance, diante dos embates que vêm por aí. Pretenso adversário é considerado “expert” na oratória e com poder de convencimento pelas palavras. Se a “briga” fosse hoje, adversário poderia levar a taça de campeão, avaliam aliados, e, por isso, acham que está na hora de figurinha ir treinando para não fazer feio na “hora H”

Planos

Diferentemente de partidos como PL e PP, que têm como projeto reeleger o governador e tentar conquistar maior número de cadeiras no Legislativo estadual e federal, o PT pensaria diferente.

Mais

Conversa é de que o objetivo seria manter as três vagas dos atuais parlamentares estaduais e brigar pela eleição de Vander Loubet ao Senado. E que ele até poderia ser primeiro-suplente de Simone Tebet.

Diálogo

Quem desembarcou no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP), no início deste mês, foi atanásio, um rinoceronte-branco de 5 anos, que pesa 1,96 tonelada. Proveniente do Chile, ele nasceu em cativeiro e, apesar da denominação “rinoceronte-branco”, sua cor é acinzentada. também conhecido como rinoceronte-de-lábios-quadrados, pertence à maior das cinco espécies existentes no mundo. após os trâmites oficiais, o animal foi encaminhado ao zooparque de itatiba (SP).

DiálogoHelio Mandetta e Maria Olga Mandetta

 

DiálogoThai de Melo

Barreira

Ao aceitar ser o pré-candidato ao governo do Estado pelo PT, Fábio Trad terá que enfrentar uma barreira forte de partidos aliados que apoiarão a reeleição do governador Eduardo Riedel. As opiniões se dividem nos meios políticos: uns dizem que é “missão kamikaze” e outros acham que sua participação poderá forçar o segundo turno com ele na disputa. Mas, lógico, terá que combinar com os eleitores, né?

No pulso

Nos bastidores, os comentários são, entre outros, de que Fábio Trad terá uma candidatura “gessada”, pois terá que seguir determinações do deputado José Orcírio dos Santos, que colocou sua esposa, Gilda dos Santos, como vice na chapa. Terá também que obedecer ao deputado federal Vander Loubet, que comanda há tempos a maior ala do PT. Os dois nunca abriram mão de defender seus interesses políticos.

Lambança

A possibilidade de o MDB fazer aliança com o PT não está descartada em MS. Na opinião de alguns políticos, isso aconteceria caso a ministra Simone Tebet decida realmente disputar o Senado. Mas há um problema: o partido pretende integrar o grupo de apoio à reeleição do governador Eduardo Riedel. Simone tem reafirmado que também estará no palanque dele. Porém, anuncia que é Lula 4. É a tal conta que não fecha...

ANIVERSARIANTES

  • Thiago Faustino,
  • Déo José Rimoli,
  • Maria Thereza (Tetê) Trad,
  • Adelaido Aparecido dos Anjos,
  • Raphael Perez Scapulatempo Filho,
  • Disney Souza Fernandes,
  • Eurides de Lourdes Almeida Muller,
  • Manoel Gomes Cabral,
  • Paulo Rodrigues de Oliveira,
  • João Pereira Sobrinho,
  • Juvenildo Francisco Sobrinho,
  • Alberto Bonfim Lima,
  • Antônio Duarte Couto,
  • Mitsuru Ogata,
  • Tarlei Ribeiro Rosa,
  • Pedro Coutinho Neto,
  • Youssif Assis Domingos,
  • José Moacir Gonçalves,
  • Estevam Vollet Neto,
  • Rosângela Ferreira da Costa dos Santos,
  • Antonio Maurício Calixto Vieira,
  • Gianfranco Ramires Fonseca,
  • Tommy Menegazzo,
  • Márcia Gasparini Garcia,
  • Dr. Paulo André Machado Borges,
  • Carlos Roberto Leite,
  • Dr. Anísio Lima da Silva,
  • Milena Glauce Anes Veiga,
  • Maria Terezinha da Costa,
  • Cézar Augusto Reinheimer,
  • Mariana Lima Ramos,
  • Djalma Fróes,
  • Paulo Tadeu Martins de Barros,
  • Fernando Willian Ferreira Costa,
  • Glaucya Ourives Alves de Souza,
  • Israel Galvão Vasconcelos,
  • Márcia Maria Granero,
  • Luiz Simabuco,
  • Rosângela Barbosa Gaifatto,
  • Lúcia Carvalho Nicolatti,
  • Flávio Américo dos Reis,
  • Fernando Márcio Vareiro,
  • Antônio José de Medeiros Netto,
  • Luiz Carlos Monteiro de Oliveira,
  • Leonora Dias Martins,
  • Dr. Yasuo Oshiro,
  • Paulo Vitcov,
  • Darilson Ferreira Mello,
  • Antonio Roberto Costa,
  • Augusto Pires Gonçalves,
  • Wiston Ramos de Almeida,
  • Salma Chama Carvalho da Silva,
  • Marcio Shiro Obara,
  • Fábio Santiago,
  • Etelvina Silva Soares,
  • Marcelino Nunes de Oliveira,
  • José Aparecido Lima,
  • Nivaldo Ferreira Dutra,
  • Osvaldo Santos,
  • Zarife Marinho de Rezende,
  • Roque Konorat,
  • Dr. Francisco Romário Wojcicki,
  • Laurita Martins da Silva,
  • Maria Aparecida Gomes,
  • Dr. Enilson Rosa Ribas,
  • Teresa Dalva de Barros,
  • Dr. Mário Chencarek,
  • Aureni Lima,
  • Max Bernhard Matter,
  • Jeremias Lino Pereira,
  • Ida Santos Pereira Rezende,
  • Guilianna Picarelli Cardoso,
  • Regina Higa de Oliveira,
  • Antonio Mauro Campos,
  • Iara Helena Domingos,
  • Eva Vilma Barbosa,
  • Paulo Cesar Camponez Nogueira,
  • Rafael Henrique Fernandes,
  • Elaine Borges Oliveira,
  • Ricardo Sanson,
  • Elizabeth Mari Costa Donato,
  • Fátima Auxiliadora Ribeiro da Costa,
  • Rogério Carlos Frutuoso,
  • Adelaide Benites Franco,
  • Suzana Mara Fernandes,
  • Fernanda Vianna,
  • Alexsandro Mendes Feitosa,
  • Diana Valéria Fontana Stefanello,
  • Donizete Aparecido Ferreira Gomes,
  • Ana Paula de Carlos Valle,
  • Alessandra Pelliccioni Alves Barros,
  • Flávia Giraldelli Peri,
  • Maria Cristina Galiciani,
  • Elenice Inácia Rodrigues,
  • Hamilton Garcia,
  • Larissa Cardoso,
  • Sueli Dias Barbosa,
  • PedroIvo Moreira Alves,
  • Ana Maria Rodrigues Ferreira,
  • Luís Henrique Campos da Silva,
  • Sara Lúcia Maciel,
  • Mário Sérgio Ferroso Lima,
  • Tereza Cristina da Costa Gomes,
  • Regina Helena Assis de Barros,
  • Berenice Lima de Almeida,
  • Maria Luísa Santos da Silva,
  • Antenor Martins Pena,
  • Patrícia Dutra dos Reis,
  • Renato Moreira de Oliveira,
  • Carlos Victor Mello.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).