Correio B

COLUNA PERFIL

A postura esportiva de Valentina Bulc

No ar em "Salve-se Quem Puder", a atriz vive rotina de atleta para interpretar uma ginasta

Continue lendo...

Aos 20 anos, Valentina Bulc tem certeza do caminho artístico que deseja trilhar profissionalmente. Ainda assim, a partir de seu trabalho em “Salve-se Quem Puder”, a atriz teve a oportunidade de conhecer um novo universo profissional. Para viver a ginasta Bia, ela precisou passar por um intenso período de treinos com atletas profissionais. Ao longo de três meses, Valentina aprendeu alguns movimentos e técnicas da ginástica olímpica. “Fiquei muito encantada por esse mundo. Os atletas profissionais que treinavam com a gente tinham começado no esporte muito crianças. Minha dublê, por exemplo, começou com três anos. Nesse tempo já melhorei muito minha flexibilidade, aprendi a dar mortal na cama elástica. Antes, eu não sabia dar nem estrela, tinha certo medo de me machucar”, explica Valentina, que treinava de duas a três vezes na semana. “A preparadora sabia nosso limite. Mas só o aquecimento já era intenso. O treino da ginástica é muito diferente do treino da academia. Outros músculos são trabalhados”, completa.

A preparação na novela, inclusive, fez com que Valentina voltasse à academia. Logo que soube que viveria uma ginasta, a atriz buscou retomar sua rotina de exercícios físicos e procurou o acompanhamento de um nutrólogo. “Eu precisava ter um corpo de ginasta no vídeo. Passei a malhar pesado e ir todos os dias. E tomei gosto. Agora estou amando malhar. Senti uma diferença absurda no corpo. Me sinto mais firme e comecei a emagrecer”, afirma.

Na história de Daniel Ortiz, Valentina é filha de Agnes, papel de Carolina Kasting, e irmã da protagonista Kyra/Cleyde, interpretada por Vitória Strada. A jovem é uma ginasta promissora, mas foi obrigada a abandonar o esporte após ter problemas no coração e colocar um marca-passo. Mesmo sabendo dos riscos que corre, Bia retoma os treinos sem o conhecimento da família. “A Bia é uma garota autêntica e muito entusiasmada com a vida. A ginástica é a razão da vida. Ela tem o sonho de competir e ser uma atleta de excelência. Ela tem noção do risco que corre, mas, para a Bia, a vida sem a ginástica não vale a pena. Melhor correr o risco do que viver uma vida monótona. É um amor muito grande pela ginástica”, defende. No centro de treinamento, Bia conhece Tarantino, de Daniel Rangel. Os dois acabam se apaixonando, mas precisam lidar com a interferência de Tammy, vivida por Lívia Inhudes. Ginasta rival de Bia, ela já teve um rápido relacionamento com Tarantino e não se conforma com a preferência dele pela filha de Agnes. “No romance, a Bia é mais tímida, insegura e tem medo de se apaixonar. Acho que é o único aspecto que ela não é decidida. Ainda assim, ela não gosta de sofrer na frente dos outros e nem se faz de vítima”, ressalta. 

A trama de “Salve-se Quem Puder” é a quarta novela de Valentina. Antes, ela participou da temporada 2016 de “Malhação”, “O Outro Lado do Paraíso” e também integrou o elenco da bíblica “Jesus”, da Record. Após terminar um relacionamento de quase três anos, a atriz está feliz com os rumos de sua vida profissional. “Tem um pouco mais de três meses que fiquei sozinha. Estou muito focada no meu trabalho. Posso ter 100% do meu foco na novela. A entrega é apenas profissional nesse momento. Estou bem feliz com esse projeto. Até chorei quando fui chamada”, revela.

Casal reeditado

O entrosamento em cena entre Valentina Bulc e Daniel Rangel é antigo. Recentemente, os dois fizeram par romântico na série “Eu, a Vó e a Boi”, disponível no Globoplay. Na história escrita por Miguel Falabella, eles interpretam o casal Demimur e Roblou. Inclusive, o bom desempenho da dupla gerou o convite para o enredo de “Salve-se Quem Puder”. “Foi meu primeiro convite aqui na Globo. Fiquei muito feliz. Eu e Dani fomos convidados para fazer par de novo. A gente fez um trabalhou que funcionou muito e ficou muito legal no vídeo”, valoriza. 

O papel na série “Eu, a Vó e a Boi”, no entanto, não foi importante apenas pelos frutos que gerou. Ao longo do trabalho na produção cômica, Valentina sentiu uma série de mudanças em seu desempenho como atriz. Sua visão como profissional mudou bastante a partir da “sitcom” assinada por Falabella. “Foi o papel que eu passei a entender mais interpretação. Foi um papel que exigiu muito estudo e concentração. Eu mudei como atriz, comecei a ver o trabalho como algo mais visceral. Consegui juntar a psicologia, que é algo de que eu gosto muito, com a arte”, explica.

Instantâneas

# Valentina é filha da também atriz Adriana Prado.

# Os treinos da novela acontecem no ginásio do Clube do Flamengo, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro. “A gente parou para o Natal e senti muita falta dos treinos. A equipe é muito gente boa”, elogia.

# A atriz participou do clipe da música “Minha Bela”, do cantor Pacheco. 

# Valentina também esteve no elenco da quarta temporada de “Os Suburbanos”, do Multishow. 

magia

Caravana de Natal da Coca-Cola passa por Campo Grande nesta terça; veja o trajeto

Caminhões estarão enfeitados com luzes natalinas, sistema de bolhas d'água, decoração interativa, painéis LED, cenografia natalina, cenários montados e Casa móvel do Papai/Mamãe Noel

16/12/2025 12h00

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande DIVULGAÇÃO/Coca Cola

Continue Lendo...

Faltam 9 dias para o Natal e a tradição de sair às ruas para acompanhar a passagem das carretas de Natal da Coca-Cola está de volta.

Caravana Iluminada de Natal percorre ruas e avenidas de Campo Grande nesta terça-feira (16). 

Os caminhões estarão enfeitados com luzes natalinas, sistema de bolhas d’água, decoração interativa, painéis LED, cenografia natalina, cenários montados e Casa móvel do Papai/Mamãe Noel.

Confira os trajetos e horários:

CAMPO GRANDE - 16 DE DEZEMBRO -  19H

  • INÍCIO - 19 horas – Comper Itanhangá – Avenida Ricardo Brandão
  • Avenida Arquiteto Rubens Gil de Camilo
  • Avenida Afonso Pena – Bioparque Pantanal até a 13 de maio
  • Avenida Ceará
  • Avenida Mato Grosso – apenas três quadras
  • Avenida Antônio Maria Coelho
  • Avenida 14 de julho
  • Avenida 13 de Maio – apenas três quadras
  • Avenida Eduardo Elias Zahran
  • Avenida Bom Pastor
  • Avenida Toros Puxian
  • Avenida Dr. Olavo Vilella de Andrade
  • FIM – Avenida Gury Marques

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande

 

ALERTA PARA A EXAUSTÃO

A síndrome do dezembro perfeito

16/12/2025 11h30

Divulgação / Renata Carelli

Continue Lendo...

Dezembro traz dois fenômenos digitais que podem afetar o bem-estar: as retrospectivas de um ano supostamente perfeito e a pressão estética pelo chamado corpo de verão. O que deveria servir de inspiração tem se tornado gatilho de ansiedade para quem tenta conciliar o esporte com uma rotina de trabalho exaustiva.

O canal Atleta de Fim de Semana, criado pela produtora audiovisual Renata Carelli para servir de guia a uma prática mais saudável do esporte amador, defende que a matemática dessa comparação é injusta.

O erro comum do amador é comparar sua vida integral, que inclui boletos, trânsito, cansaço e limitações, com os melhores momentos editados de influenciadores ou atletas que vivem da imagem.

A vida é complexa demais para caber em um post. Quando nos comparamos com a retrospectiva de alguém, ignoramos o contexto, como a rede de apoio, o tempo livre e os recursos financeiros.

Essa busca por uma estética ou performance irreal no fim do ano gera uma sensação de fracasso, mesmo para quem teve um ano vitorioso dentro de suas possibilidades.

Para virar a chave em 2026, o Atleta de Fim de Semana sugere trocar a meta do corpo de verão pelo corpo funcional. A ideia é valorizar o corpo não pela aparência na praia, mas pela capacidade de viver experiências, aguentar a rotina e gerar disposição.

Confira três dicas que Renata considera essenciais para sobreviver ao fim de ano sem culpa.

NÃO DESISTIR

Não desistir é a verdadeira medalha: no mundo amador, a consistência vale mais que intensidade. Se você teve um ano difícil no trabalho e, mesmo assim, conseguiu treinar duas vezes na semana, isso é uma vitória.

O importante é celebrar o fato de não ter voltado ao sedentarismo, sem se comparar com quem treinou todos os dias.

FILTRE O FEED

Filtre o feed e a mente. Nesta época, o algoritmo privilegia corpos expostos e grandes feitos. Se isso gera ansiedade, a recomendação é prática: silencie perfis que despertam a sensação de insuficiência. O esporte deve ser sua válvula de escape para o stress, não mais uma fonte dele.

REDEFINA O SUCESSO

Redefina o sucesso para 2026: ao fazer as resoluções de Ano-Novo, evite metas baseadas apenas em estética, como perder peso a qualquer custo, ou em números de terceiros.

Trace metas de comportamento, como priorizar o sono ou se exercitar para ter energia para a família. Quando o objetivo é funcional, a pressão diminui e a longevidade no esporte aumenta.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).