Correio B

Meio ambiente

Abertura da exposição 'Pantanal - Águas que Conectam' destaca o impacto das mudanças climáticas

A mostra no MIS, em exibição até 12 de abril, destaca a importância dos ciclos das águas para o ecossistema Pantanal por meio de fotos e vídeos

Continue lendo...

No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Wetlands International, em colaboração com o Programa Corredor Azul, Museu da Imagem e do Som (MIS), Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Governo do Estado de MS, inaugurou a exposição "Pantanal - Águas que Conectam". O evento, realizado às 16h, marca uma oportunidade para refletir sobre o papel crucial das águas no Pantanal, bem como os desafios enfrentados pelo bioma devido às mudanças climáticas e transformações nas paisagens.

A mostra, que estará em exibição até 12 de abril na sede do MIS, localizada na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, apresenta uma variedade de fotos e vídeos destinados a sensibilizar o público sobre a importância dos ciclos das águas para o ecossistema do Pantanal. Através dessas imagens, os visitantes têm a oportunidade de compreender como as águas moldam e sustentam a diversificada paisagem do Pantanal, que se estende pelos estados brasileiros de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de terras do Paraguai e Bolívia.

Julio Fernandes, gestor de projetos da Wetlands International, enfatizou a capacidade do audiovisual em transmitir uma experiência única, especialmente para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de visitar o Pantanal. Ele destacou a importância de compartilhar essas imagens para criar um entendimento mais profundo sobre a vitalidade das águas na região.

Além disso, Fernandes abordou os resultados e objetivos do Programa Corredor Azul, cuja fase 2 chega ao fim com a exposição. Ele explicou que o programa visa preservar a saúde e a conectividade do sistema de áreas úmidas Paraná-Paraguai, uma das últimas grandes redes de rios de fluxo livre no mundo. Os esforços incluem o apoio a áreas protegidas, práticas agrícolas sustentáveis e o fortalecimento das comunidades locais.

"Um dos últimos exemplos de grande sistema de fluxo livre que a gente ainda tem no mundo, que começa pelo Pantanal, nasce no Pantanal e vai desaguar no Delta do Paraná, na Argentina. Apoiar áreas protegidas para que elas tenham melhores condições de manejo dessas áreas, outras é também apoiar economias que podem gerar um sustento para as pessoas que vivem nessas áreas. Na produção de água e na subsistência de mais de 200 mil pessoas que vivem ao redor dessa grande área úmida", pondera Fernandes.

Por fim, os números apresentados revelam o impacto positivo das iniciativas de conservação no Pantanal.

"Alguns números apontam mais de 720 mil hectares de áreas protegidas no Pantanal tiveram melhores condições de maneiro, de gestão contribuindo para a conservação. Mais de 60 mil hectares de fazendas que têm boa prática pecuária, continuam produzindo e conservando o Pantanal. E também mais de 20 comunidades estão diretamente envolvidas no programa, bem como, um projeto de restauração no Pantanal após os incêndios de 2020",  finaliza o gestor.

Rafaela Nicola, diretora executiva da Wetlands International Brasil, expressou satisfação pelos avanços alcançados durante a Fase 2 do Programa Corredor Azul. Ela destacou a colaboração com diversas instituições e comunidades locais, bem como os resultados concretos, como áreas úmidas protegidas e em processo de restauração. Nicola também ressaltou o potencial inspirador da exposição, esperando que as imagens motivem o público a valorizar e proteger as águas do Pantanal.

A exposição "Pantanal - Águas que Conectam" não apenas encerra a Fase 2 do Programa Corredor Azul, mas também marca o início da preparação para a Fase 3, que continuará até 2027. Essa iniciativa é crucial para a preservação do sistema Paraná-Paraguai e o desenvolvimento sustentável da região.

A Wetlands International é uma organização global sem fins lucrativos dedicada à conservação e restauração de áreas úmidas. Com projetos como o Programa Corredor Azul, a organização busca proteger esses ecossistemas vitais e promover uma convivência harmoniosa entre a natureza e as comunidades locais.

Assine o Correio do Estado.

2026

Vila Carvalho é a campeã do Carnaval de Campo Grande pela 23ª vez

Escola de Samba obteve 168,04 pontos e venceu a segunda colocada por apenas um décimo

19/02/2026 08h50

Unidos da Vila Carvalho, Campeã do Carnaval 2026

Unidos da Vila Carvalho, Campeã do Carnaval 2026 Reprodução/Instagram

Continue Lendo...

Escola de samba Unidos da Vila Carvalho é a campeã do Carnaval de Campo Grande em 2026.

A escola obteve 168,04 pontos e venceu a segunda colocada por apenas um décimo. Este é seu 23° título de campeã na história do carnaval campo-grandense.

Meio ambiente foi o tema da escola neste ano: Pantanal, Amazônia, vegetação, fauna e flora sul-mato-grossense, além da devastação do ecossistema.

Os desfiles das escolas de samba ocorreram na noite desta segunda (16) e terça-feira (17), na Praça do Papa.

A apuração aconteceu na tarde desta quarta-feira (18), às 17h, no Teatro da Arena do Horto Florestal, localizado na avenida Fábio Zahran, número 316, em Campo Grande.

A cerimônia de premiação ocorrerá nesta sexta-feira (20), às 19h, no Armazém Cultural, localizado na avenida Calógeras, em Campo Grande.

Deixa Falar (168,3) ficou em segundo lugar com diferença de um décimo da campeã, Os Catedráticos do Samba (166,3) em terceiro, Igrejinha (165,9) em quarto, Cinderela Tradição (164,9) em quinto e Unidos do Cruzeiro (161,4) em sexto.

Se apresentaram na segunda-feira (16) na Praça do Papa as escolas Igrejinha, Unidos da Vila Carvalho e Unidos do Cruzeiro. Na terça-feira (17), foi a vez de Os Catedráticos do Samba, Deixa Falar e Cinderela Tradição.

Balanço divulgado pela Prefeitura de Campo Grande indica que mais de 20 mil pessoas curtiram os dois dias de desfile na Praça do Papa.

Segundo a GCM, a festa ocorreu de forma segura e tranquila, sem grandes ocorrências, com exceção de um homem de 36 anos que morreu, na terça-feira (17), durante o desfile das escolas de samba, após passar mal.

O Carnaval de Campo Grande recebeu verba de R$ 2,4 milhões do Governo de MS, destinado à ligas de escolas de samba e bloquinhos.

Diálogo

Uma "avalanche de otoridades" quase "soterrou", na disputa por um ângulo melhor ... leia na coluna

Confira a coluna Diálogo desta quinta-feira (19)

19/02/2026 00h30

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Frida Kahlo artista mexicana
"Nada é absoluto. Tudo muda, tudo se move, tudo gira, tudo voa e desaparece”.


Felpuda

Uma “avalanche de otoridades” quase “soterrou”, na disputa por um ângulo melhor na foto com uma senhorinha que recebeu o título definitivo de terra em um assentamento.

A dita solenidade ocorreu na sede do Incra e, como ninguém é de ferro, foi “replicada” em site institucional de órgão correlato do governo do Estado.

Presente até deputado estadual que depois de se beneficiar das benesses no Executivo, rompeu e hoje se tornou crítico contumaz do antigo aliado. A cada sorriso, um espoucar do flash, como se dizia em tempos não muito distantes...

Casa nova

Nesta sexta-feira, às 11h, o Tribunal Regional Federal (TRF) e a Seção Judiciária de MS lançam a pedra fundamental da nova sede da Justiça Federal em Campo Grande.

Mais

Na mesma data, às 14h30min, serão inaugurados no Fórum Federal, o Espaço de Apoio ao Núcleo de Justiça, o Centro de Memória da SJMS e o novo mural dos Diretores do Foro.

DiálogoReprodução 20th Century / Fox Television

Enrolar a língua pode parecer brincadeira, mas a psicologia vê no gesto pistas sobre genética, emoções e a forma como a mente funciona.

Num episódio da primeira temporada de “This Is Us”, o pequeno Randall acredita que pode encontrar seus pais biológicos por meio dessa característica genética específica.

Fora da ficção, estudos indicam que a genética tem peso, mas não explica tudo e que essas habilidades físicas podem estar associadas a traços como criatividade, extroversão e capacidade de adaptação.

Enfim, dobrar a língua não é algo que todo mundo consegue fazer. Portanto...

DiálogoVilson Galvão e Dulce Galvão /  Foto: Arquivo Pessoal

 

DiálogoAline Oliveira Gongalves / Foto: Arquivo Pessoal 

Fôlego

O deputado federal Beto Pereira estaria prestes a se mudar para o Republicanos, por uma questão
de sobrevivência política.

Atualmente preside o ninho tucano mas, segundo os bastidores, não teria mais “clima” para continuar.
Sem espaço no PL, que estaria com a chapa definida, e muito menos no PP, pois foi adversário
nas eleições municipais, vai para outro partido que estará no arco de alianças pela reeleição
do governador Eduardo Riedel.

Cadeira

A possibilidade do ex-prefeito de Campo Grande e atualmente vereador Marcos Trad (PDT) disputar uma das oito cadeiras na Câmara Federal não está descartada.

Hoje em partido de esquerda, ele deverá sair em chapa coligada ao PT, cujo candidato a governador é o seu irmão Fábio Trad.

Dizem por aí, porém, que Marcos Trad estaria se preparando para disputar uma das vagas da Assembleia
Legislativa de MS. Mas...

Medida

Portaria do Tribunal de Justiça de MS (TJMS) institui um fluxo administrativo para o recebimento, registro, encaminhamento e monitoramento de notícias de tortura e maus-tratos no âmbito do Judiciário estadual. A norma foi estabelecida a partir do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas.

A medida estabelece procedimentos padronizados para casos ocorridos em presídios
e unidades socioeducativas.

Aniversariantes 

  • Maria Antonina Cançado Soares (Mariíta)
  • Fernando Pacheco Mendes (Jonavo)
  • Karla Ferreira da Costa
  • Roberto Falcão
  • Juliano José Hipoliti
  • José Valério de Souza Lima
  • Adriana Golvea Laranja
  • Célia Hiromi Sakai
  • Laura Cristine Varanis Shirata
  • Ever Martinez da Rosa
  • Luiza Teruko Hisamo Oshiro
  • Mirian Aparecida Serra
  • Valdiney Rodrigues Pedrozo
  • Vitor Kiyoshi Moriya
  • David da Rosa Machado
  • Conrado Coelho dos Santos
  • Pedro Henrique Ferreira Molina
  • Rubens Leonel de Oliveira
  • Fabricio Costa de Lima
  • Maria Eduarda Silva Souza de Oliveira
  • Dr. Carmelino de Arruda Rezende
  • Dr. Issam Moussa
  • Carlos Eston Silveira Marques
  • Durvalina Nogueira Meireles
  • Jane Freitas Corrêa
  • Rodrigo de Souza
  • Rafael Coelho de Oliveira
  • Miguel Ventura
  • Camila Cáceres Vieira
  • Dr. Paulo Lino Canazarro
  • Adryne Fernanda D’Elia de Moura
  • Mario Veiga Júnior
  • Kalil Martin Mujica
  • Maria Aparecida de Barros
  • Edson Mendes de Alcântara
  • Marcelo Alexandre da Silva
  • Giancarlo Braga Greselle
  • Maria Auxiliadora Meira Guerra
  • Fabiana Serra Gasparetto
  • Esclair Dias do Nascimento
  • Wilmar Martins Ribeiro
  • Larissa Ferreira Almeida
  • Ricard Jean Macagnan da Silva
  • Gioconda Aparecida Marchini
  • Edson Uesato
  • Ronaldo Nelson Coelho
  • Luiz Carlos Raposo
  • Carlos Alberto Nascimento
  • Rinaldo Garcia da Silva
  • Veronice de Souza
  • Zenaide Dias Pereira
  • José de Ribamar Martins
  • Maria Aparecida Afonso Moraes
  • Sérgio Rolim
  • Mônica de Souza Cunha
  • Sandra Mara Figueiredo
  • Lidernei Modesto dos Santos
  • Sérgio de Barros Rodrigues
  • Dra. Vanilda Amâncio Bezerra Costa
  • Ruth Marlene Marques Fontoura
  • Valdir Fonseca da Silveira
  • Nelmi Cardoso de Oliveira Alves
  • Marisa Kaiko Rodrigues
  • Amaro Lopes da Costa
  • Luziano Lázaro de Souza Neto
  • Ciro Abes Filho
  • André Fukushima da Silveira
  • Afonso André Rodrigues
  • Bosco Vieira Assis
  • Márcia Barbosa Alves
  • Teresa Cristina Ferreira de Souza
  • Cláudio Nascimento da Paixão
  • Ailza Ferreira dos Santos
  • Zulmira Souza de Jesus
  • Eliseu Corvalão Villanova
  • Haquira Vlademir Agawa Torres
  • Conceição Rubio da Silva
  • Maria Paula Zanchet de Camargo
  • Mônica Vieira Lermen Zart
  • José Queiroz Moreira
  • Edson de Oliveira
  • Ronaldo de Arruda Costa
  • Lívia Maria de Souza Lima
  • Karina Limeira de Azevedo
  • Pedro Carlos de Arruda
  • Alcir Leonel da Silva
  • Catarina Alves Arantes
  • Denise Banci dos Santos
  • José Roberto Rahe
  • Fábio Rogério Pinhel
  • Paulo Eduardo dos Reis
  • Ângela Paula Bittencourt da Fonseca Maia
  • Orlando Fernandes Brito
  • José Rodrigues Ferreira
  • Luciano Ribeiro da Fonseca
  • Marco Aurelio Borges de Paula
  • Ogair Sousa Nogueira
  • Laura Fernanda Nogueira Barbosa
  • Soraia Virgínia Vieira Bilotti
  • Paulo Roberto Rudinger Júnior
  • Liliam Terezinha Soares
  • Renata de Oliveira Rodrigues
  • Carla de Assis Teixeira
  • Cristina Azevedo Reis
  • Berenice Cunha dos Santos
  • Gaspar Corrêa Lima
  • José Carlos Pereira Mendes

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).