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CANAL 1 - FLÁVIO RICCO

Alguém sabe? Por que não existem telejornais aos domingos?

Alguém sabe? Por que não existem telejornais aos domingos?

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Alguém sabe? Por que não existem telejornais aos domingos?

É bem complicado encontrar respostas para certas coisas. Por exemplo: alguém sabe dizer por que nenhuma televisão aberta, entre maiores e menores, tem ao menos um telejornal no domingo?

E isso é de sempre. Nunca existiu, como se este fosse um dia em que nada acontece no mundo.

Ou que é rigorosamente levada ao pé da letra a passagem da Bíblia da necessidade de descansar no sétimo dia. Daí se partir do pressuposto da bobagem em se pensar em algum.

Não é curioso?

Record e Globo ainda se valem das equipes do “Domingo Espetacular” e “Fantástico” para qualquer eventualidade, mas nem eles servem para justificar a inexistência de ao menos um telejornal em algum horário que fosse.

Procedimento inverso ao da TV paga, GloboNews e BandNews no caso, que levam ao ar boletins informativos o tempo todo.

Não deixa de ser uma pergunta que intriga: por que não aos domingos?

TV Tudo

A bem da verdade

Lá atrás, o “Fantástico” já foi bem mais informativo do que é hoje.

Tinha, todos os domingos, um espaço reservado para o noticiário do dia, que, com o tempo, deixou de existir.

Remodelação

Logo depois do Pan, todos os jornais e programas jornalísticos da Record irão receber novos cenários e pacotes gráficos.

Trabalho encomendado junto ao festejado designer Muti Randolph.

A exceção

Quando se fala nos novos cenários e pacotes gráficos em todos os jornais e programas jornalísticos é necessário destacar a exceção.

O “Jornal da Record”, que estreou no final do ano passado seu novo newsroom, ficará de fora.

Dois tempos

Dira Paes passa a se dividir entre as gravações finais da novela “Verão 90” e o trabalho de promoção do filme “Divino Amor”, que chega aos cinemas no próximo dia 27.

Ela faz a Joana, uma religiosa que usa seu ofício num cartório para tentar dificultar os divórcios. A personagem atravessa uma crise no seu casamento que termina por deixá-la ainda mais perto de Deus.

Foto: Divulgação

Altas Horas

Monica Iozzi, um dos destaques da novela “A Dona do Pedaço”, participa do programa “Altas Horas” deste sábado, na Globo.

Sobre sua personagem, ela não alivia: “Ela é insuportável. Da Kim, só levo o cabelo loiro para casa”, brinca.

Chegada da CNN

Em 1984, televisão nenhuma daqui tinha contrato com a CNN. Era o ano da reeleição de Ronald Reagan nos Estados Unidos.

O pessoal da técnica da Manchete conseguiu piratear um sinal da CNN que estava indo para a África do Sul e fez uma cobertura de primeiro mundo. Deu um banho de cobertura.

Ou seja...

A Manchete, naquela oportunidade e mesmo não sendo nada legal, foi a primeira e única televisão a ter a CNN no Brasil. Deixou a concorrência em desespero.

Anos depois, um executivo da rede americana disse ao Zevi Ghivelder, diretor de jornalismo da TV brasileira: "Apesar de tudo, vocês fizeram história".

No embalo

A CNN Brasil recebeu, sim, críticas por meio de rede social em função da contratação de William Waack, algo que já era até esperado. 

Mas em meio a tudo, também elogios, ressaltando a competência do jornalista. E vida que segue.     

Escritórios

O comando da CNN Brasil avalia duas “praças” importantes, para base de correspondentes internacionais.

No caso, Nova York e Londres. Mas também não se descarta a possibilidade de deslocar alguém para a Ásia.

Foto: Divulgação

Despedida

Wesley Safadão e Lucy Alves se despedem da apresentação do “Só Toca Top” neste sábado (15).

Paula Fernandes, como convidada, será uma das atrações do programa.

Mudou o dia

Atenção: a estreia do “Bora São Paulo”, novo jornal da Band, começo das manhãs, com Joel Datena e Laura Ferreira não será mais no dia 24.

Ficou para 1º de julho.

Bate – Rebate

Ariel Moshe, preparador de elenco no SBT, vai iniciar um trabalho na Casa Aguinaldo Silva de Artes, em São Paulo.
A jornalista Nathalia Arcuri, sucesso no Youtube, será uma das convidadas do “Mega Senha”, neste sábado, na Rede TV!.
Uma gripe muito forte, com direito a febre, não afastou Luiz Bacci do seu trabalho na Record nesses últimos dias.
Letícia Dornelles, de tantos trabalhos na TV, acaba de lançar seu novo livro infantil "Segura: Patrick Peão!", exclusivo pela Amazon e Kindle.
Roberto Cabrini e SBT já conversam sobre novo contrato.
Suzana Pires está no elenco de “O Anel de Eva”, com filmagens em andamento...
... Odilon Wagner, Rafael Golombek e Laize Câmara também estão no elenco...
... História de Stéfanie Medeiros e Duflair Barradas, que também faz a direção.
“Vítimas do ódio” é a nova série do “Jornal da Band”, que estreia na próxima segunda-feira...
... Com reportagem de Olívia Freitas, vai falar sobre feminicídio e traz dados estarrecedores...
...Dentre eles, 177 mulheres são espancadas por hora e 13 são assassinadas a cada dia.

C´est fini

Izabel de Oliveira e Paula Amaral, autoras de “Verão 90”,

farão uma grande aposta no desfecho de Jerônimo, o vilão interpretado por Jesuíta Barbosa. Se vai se dar bem ou não. Elas praticamente encerraram o trabalho de texto da novela. Estão na fase de retoques finais.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Correio B+

Cinema B+: Os primeiros sinais do Critics Choice 2026

A lista de indicações revela forças, silêncios e tendências que devem marcar toda a temporada de premiações. Sinners domina, Wagner surpreende e Cynthia fica de fora.

13/12/2025 14h00

Cinema B+: Os primeiros sinais do Critics Choice 2026

Cinema B+: Os primeiros sinais do Critics Choice 2026 Foto: Divulgação

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As indicações ao Critics’ Choice deste ano chegaram com aquela mistura deliciosa de obviedades confirmadas, surpresas estratégicas e ausências que vão ecoar pelas próximas semanas. Não é exagero dizer que, com essa lista, o jogo realmente começou e já com algumas peças bem posicionadas no tabuleiro.

Sinners no comando absoluto

O grande fato é inescapável: Sinners saiu da largada como o filme da temporada. São 17 indicações, um número que não deixa espaço para debate. Ele entra em tudo: Filme, Diretor, Ator, Roteiro, categorias técnicas, Elenco, Trilha, Canção. Quando uma produção aparece em quase todos os campos possíveis, ela naturalmente assume o posto de eixo gravitacional do ano. É aquele combo que a crítica adora: força dramática, acabamento técnico, ambição estética e performances que sustentam o pacote. Sinners não só lidera, ele estabelece o tom.

Logo atrás, One Battle After Another surge com 14 indicações, enquanto Hamnet e Frankenstein empatam com 11. É um grupo que revela o gosto de 2025/2026: cinema com assinatura, com textura, com direção que guia narrativa e atmosfera. Nada de lugar-comum — mesmo quando lidam com obras literárias ou universos de fantasia, esses filmes chegam com personalidade.

Bugônia cresce, Avatar diminui

Entre os movimentos mais reveladores da manhã está Bugônia entrando em Melhor Filme. Até pouco tempo, muitos tratavam a presença de Avatar: Fire and Ash como automática nas listas amplas, mas a vaga ficou com Bugônia. E isso não é acidental: o filme também aparece em Melhor Atriz (Emma Stone) e em Roteiro Adaptado, o que sinaliza que não é um candidato “alternativo”, mas uma força real na temporada. Avatar, ao contrário, ficou restrito ao espaço inevitável: Efeitos Visuais. Para um projeto concebido como megaevento, é um baque. O Critics’ Choice deixa claro que a escala, sozinha, não define relevância este ano.

Wagner Moura atravessa fronteiras

Um dos momentos simbólicos — e históricos — da lista é a indicação de Wagner Moura em Melhor Ator por O Agente Secreto, somada à presença do filme em Melhor Filme em Língua Estrangeira. Não é comum um protagonista de um filme internacional furar a bolha das categorias principais de atuação. Quando isso acontece, desloca a conversa. A indicação reforça tanto a força do filme quanto o impacto da performance. É um marco real para a presença latina nas premiações americanas e abre caminho para que O Agente Secreto circule mais amplamente na temporada.

Melhor Ator: a categoria mais competitiva do ano

A lista de Melhor Ator deixa claro que a corrida está mais apertada do que parecia. Além de Wagner, aparecem nomes que já estavam no radar e outros que chegam para consolidar suas chances:

• Joel Edgerton, por Train Dreams • Ethan Hawke, por Blue Moon • Mais Michael B. Jordan, Lee Byung-hun, George Clooney, entre outros
Com tantos filmes fortes aparecendo também em categorias de topo, essa é uma daquelas disputas que pode mudar semana a semana. Train Dreams, por exemplo, cresceu muito: entrou em Filme, Ator e Roteiro Adaptado e isso automaticamente fortalece Edgerton. Já Hawke, vindo de um filme mais isolado, depende do carinho dos votantes.

A categoria perfeita com o buraco mais comentado: Melhor Atriz

O grupo de indicadas a Melhor Atriz está impecável no conjunto, mas não sem um peso: a ausência de Cynthia Erivo por Wicked: For Good. Com seis vagas, deixar de fora a protagonista de um filme indicado em várias categorias, inclusive Melhor Filme, não passa despercebido. O Critics’ Choice abraça Amanda Seyfried, Emma Stone, Rose Byrne, Chase Infinity e outras grandes performances, mas o silêncio em torno de Erivo fala alto. Ela era tratada como nome praticamente garantido, e essa esnobada agora se torna um fantasma que a temporada precisará exorcizar — ou confirmar — nas próximas rodadas.

Direção: del Toro dentro, outros nomes fortes de fora

Na categoria de Direção, o espaço para Guillermo del Toro por Frankenstein já era esperado: o filme é um projeto de paixão e chegou com a marca emocional e visual que os votantes costumam prestigiar. Mas sua entrada implica ausências significativas: diretores que vinham sendo tratados como fortes na temporada ficaram de fora. Isso reforça uma tendência do ano: a crítica está priorizando obras com assinatura estética e emocional muito clara e sendo mais seletiva com continuações de franquias ou com cinema político mais direto.

Coadjuvantes e roteiros mSinners é o candidato mais completo. • One Battle After Another, Hamnet e Frankenstein consolidam o “centro de prestígio” da temporada. • Bugônia deixa de ser aposta lateral e entra no jogo grande. • Wagner Moura rompe a barreira da atuação internacional. • Cynthia Erivo vira a grande ausência que todos vão vigiar. • Vários filmes médios, autorais e arriscados entram onde era mais difícil — roteiro, coadjuvante, técnica — e ganham fôlego real. É uma lista que, mais do que premiar, define quem está autorizado a continuar a conversa até o Oscar.

E, como sempre, quem fica de fora da conversa sofre mais do que quem perde o troféu. Na segunda teremos as indicações ao Golden Globes e aí sim, os finalistas para o Oscar já ficarão mais evidentes mostram onde a crítica está arriscando.
As categorias de coadjuvante e de roteiro ajudam a desenhar o segundo plano da temporada:

• Amy Madigan e Ariana Grande ganham força em Atriz Coadjuvante. • Jacob Elordi conquista espaço com Frankenstein. • O elenco de Sinners aparece em categorias diversas, reforçando a força coletiva do filme.

Em roteiro, o Critics’ Choice faz escolhas que deixam clara a intenção de ampliar a conversa:


- Weapons e Sorry Baby entram em Original, abrindo espaço para filmes fora do eixo óbvio. • Train Dreams, Bugônia, Hamnet e Nenhuma Outra Escolha formam um Adaptado sólido e variado. Quando um filme vai forte em roteiro, automaticamente fortalece seus nomes de atuação — é o caso de Train Dreams e Bugônia. O que a lista diz, no fim das contas o Critics’ Choice deste ano não só acende a temporada: ele revela um movimento coletivo. 

Sinners é o candidato mais completo. • One Battle After Another, Hamnet e Frankenstein consolidam o “centro de prestígio” da temporada. • Bugônia deixa de ser aposta lateral e entra no jogo grande. • Wagner Moura rompe a barreira da atuação internacional. • Cynthia Erivo vira a grande ausência que todos vão vigiar. • Vários filmes médios, autorais e arriscados entram onde era mais difícil — roteiro, coadjuvante, técnica — e ganham fôlego real. É uma lista que, mais do que premiar, define quem está autorizado a continuar a conversa até o Oscar. E, como sempre, quem fica de fora da conversa sofre mais do que quem perde o troféu. Na segunda teremos as indicações ao Golden Globes e aí sim, os finalistas para o Oscar já ficarão mais evidentes.
 

CULINÁRIA

Motivo de discórdia na ceia natalina, uva-passa traz benefício à saúde

Item obrigatório para uns ou dispensável para outros no cardápio das ceias natalinas, a uva-passa, embora divida opiniões, traz benefícios à saúde; especialista destaca seu valor nutricional e versatilidade no preparo de receitas

13/12/2025 09h00

Além de saudáveis, as uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações, combinadas com maçã, queijos, castanhas e carnes

Além de saudáveis, as uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações, combinadas com maçã, queijos, castanhas e carnes Divulgação

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Todo ano ocorre o mesmo debate nas famílias brasileiras: a inclusão – ou não – da uva-passa nas receitas natalinas. Enquanto uns defendem o toque agridoce que ela agrega aos pratos, outros nem querem ouvir falar da fruta desidratada no cardápio.

Segundo uma pesquisa realizada pela Ticket, marca de vale-refeição e vale-alimentação, 37% das pessoas trabalhadoras no Brasil afirmam que colocariam uva-passa em tudo na ceia de Natal. Outros 43% se dizem indiferentes à fruta, enquanto apenas 20% declaram não gostar. A nutricionista Bárbara Tonsic ressalta que, para além do gosto pessoal, a uva-passa tem, sim, seu valor do ponto de vista nutricional.

“Por ser uma fruta desidratada, ela tem maior concentração de açúcar, sendo uma boa fonte de energia. Além disso, é rica em fibras solúveis, como os frutoligossacarídeos, que favorecem a saúde intestinal. Substâncias como o ácido tartárico ainda auxiliam na fermentação por bactérias boas, contribuindo para o equilíbrio da microbiota”, especifica Bárbara.

A uva-passa também se destaca por oferecer vitaminas e minerais importantes, como vitaminas do complexo B, vitamina A, cobre, ferro, cálcio, potássio e magnésio. Bárbara alerta, entretanto, que o consumo deve ser moderado.

“Por conta da alta concentração de carboidratos, ela pode não gerar saciedade tão facilmente e, nesse caso, é comum ultrapassar a quantidade recomendada”, pontua a nutricionista, que também é professora da área em um curso de ensino superior.

Claras e escuras

Outro ponto que gera curiosidade é a diferença entre as passas escuras e claras. Segundo a professora, as escuras têm maior teor de resveratrol e flavonoides, compostos antioxidantes conhecidos por seus benefícios contra o envelhecimento. Já as claras ou verdes têm menores quantidades desses compostos, mas continuam sendo uma boa opção.

E quanto aos pratos que podem ser enriquecidos com o sabor da uva-passa? Além do tradicional arroz natalino, a especialista sugere outras opções como salpicão, farofas, bolos, tortas e até caponatas.

“As uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações no cardápio natalino. Combinações como uva-passa com maçã ou abacaxi, queijos salgados, castanhas e carnes, como frango ou cordeiro, fazem bastante sucesso”, sugere Bárbara.

Corredores

A professora destaca ainda que o consumo regular de uva-passa pode trazer benefícios à saúde, principalmente por sua ação antioxidante e por melhorar o funcionamento intestinal.

Além disso, pode ser uma opção prática para corredores que precisam repor energia durante treinos ou provas mais longas.

“A verdadeira questão é saber combinar os pratos à sua mesa natalina e aproveitar tanto o sabor quanto os benefícios do alimento. Ame ou odeie, a uva-passa tem muito a oferecer”, reforça a nutricionista.

Benefícios da uva-passa:

> Redução de risco da diabetes tipo 2;
> Prevenção do câncer;
> Prevenção do infarto;
> Diminuição da pressão arterial;
> Prevenção da prisão de ventre;
> Melhora a saúde dos ossos;
> Controle de peso;
> Eliminação de radicais livres;
> Prevenção da anemia;
> Proteção à saúde do coração;
> Promove a saúde dos dentes.

*SAIBA

A origem da uva-passa vem da Roma Antiga, onde era utilizada nas celebrações como símbolo de fartura, alegria e prosperidade.

RECEITA Salpicão com uva-passa

Além de saudáveis, as uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações, combinadas com maçã, queijos, castanhas e carnes

Ingredientes:

> 2 peitos de frango cozidos e desfiados;
> 1 xícara (chá) de uva-passa;
> 395 g de milho-verde;
> 395 g de ervilha;
> 2 cenouras descascadas e raladas;
> 1/2 xícara (chá) de azeitona verde sem caroço e picada;
> 1/2 xícara (chá) de maionese;
> 1/2 xícara (chá) de creme de leite;
> Sal, pimenta-do-reino moída, salsa picada e batata-palha a gosto.

Modo de Preparo:

Em um recipiente, coloque o frango, a uva-passa, o milho-verde, a ervilha, as cenouras e a azeitona e misture;

Adicione a maionese e o creme de leite e mexa para incorporar;

Tempere com sal, pimenta-do-reino e salsa;

Leve à geladeira por 1 hora;

Finalize com a batata-palha e sirva em seguida.

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