Correio B

Correio B+

Astrologia B+: A energia do Tarô da semana entre 05 e 11 de agosto

A energia da carta do Mago no Tarô vem como guia para a semana, incentivando a confiança no seu potencial criativo, mas muita atenção com Mercúrio Retrógrado que pode atrapalhar seus planos e dificultar a comunicação.

Continue lendo...

Agosto é o mês do desgosto? Bem, com Mercúrio Retrógrado, talvez seja um pouco, visto que, quando Mercúrio está retrogradando o nosso dia-a-dia pode sofrer problemas. De fato, Mercúrio Retrógrado deixa muita gente nervosa. 

Mercúrio é um planeta extremamente importante, pois representa tecnologia, comunicação e todas as coisas intelectuais. Não sei quanto a você, mas eu uso pelo menos dois dispositivos por dia, então, se Mercúrio quiser “mexer” com eles, certamente vai ser um desastre. Sem contar a comunicação! Afinal, “quem não se comunica, se trumbica” (Chacrinha).

Durante as próximas semanas, espere mal-entendidos e contratempos de comunicação. Você já provavelmente ouviu as histórias. Vou listar algumas. E-mails importantes de trabalho têm falha no envio e não chegam, reparos de carros ficam mal feitos, computadores “inoperantes”. Aliás, qualquer coisa envolvendo tecnologia fica repleta de obstáculos. E não para por aí.

Os planos de viagem dão errado. Você pode perder voos, experimentar atrasos por conta de queda no sistema, ter a bagagem desviada. No trabalho, não consegue fazer reuniões importantes porque seus dispositivos ficam sem conexão com a internet ou a sua apresentação tem problemas técnicos na hora “H”. Em suma, um caos!

Mercúrio, representado pela carta do Mago, é o planeta que gerencia nossas mensagens, nossa comunicação: o que dizemos, como dizemos, como ouvimos, como aprendemos, como chegamos onde precisamos chegar.

Quando Mercúrio fica retrógrado, o que acontece três ou quatro vezes por ano, mais do que qualquer outro planeta, somos forçados a desacelerar, levar nosso tempo, verificar as letras miúdas, confirmar compromissos, revisar nosso trabalho e fazer backup de arquivos importantes. Então, precisamos tomar o dobro de atenção.

Carta do Mago - Divulgação

Retrógrado significa “o movimento para trás”. Então, não seria nenhum exagero considerar que a energia da carta do Mago pode ficar “invertida” também neste período. Portanto, muito cuidado! A capacidade do Mago de comunicar ou articular suas ideias para os outros fica prejudicada.

O planeta Mercúrio rege os signos de Gêmeos (representado pelos Enamorados) e Virgem (representado pelo Eremita). Quando essas cartas são invertidas, a mensagem é de diferenças e divisões, e uma incapacidade ou resistência em ouvir seu instinto ou voz interior.

Quando Mercúrio está retrógrado, podemos ter problemas para analisar dados, tomar decisões, administrar conflitos. Neste caso, precisamos de tempo a sós com nossos pensamentos, para ir para dentro de nós mesmos.

Não faça nenhum movimento importante quando Mercúrio estiver retrógrado. Durante um período retrógrado, é difícil obter decisões de outras pessoas. Mesmo que uma decisão seja tomada, ela estará sujeita a mudanças, logo após Mercúrio virar para movimento direto ou muito mais tarde.

Períodos de Mercúrio retrógrado não são bons momentos para fazer nada envolvendo comunicações, como lançar um site, um canal de YouTube ou uma campanha de publicidade. Essas fases também são consideradas momentos ruins para lançar novos empreendimentos, mesmo que não estejam relacionados às indústrias de comunicações.

Da mesma forma, um período retrógrado não é um bom momento para assinar contratos ou mesmo novos acordos. Não feche a compra de uma casa ou imóvel nem assine um contrato de locação. Acordos verbais são considerados iguais aos escritos.

Se você começar um novo emprego, não será necessariamente a posição que você pensou que era quando o aceitou. Se você for um gerente, terá dificuldade em escolher o candidato certo para o trabalho, então, se puder, adie a contratação de alguém.

Nesta semana, a energia do Mago convida você a assumir o controle de seus pensamentos e crenças sobre si mesmo. O Mago é um mensageiro do seu eu superior. A mensagem é que você pode mudar o que está vivenciando, alterando a forma como pensa sobre as circunstâncias atuais e seu poder sobre elas. Lembre-se de que seus pensamentos são como feitiços mágicos. Eles criam suas experiências de vida.

O Mago invertido encoraja você a limpar seu sótão mental. É hora de jogar fora a desordem que aparece na forma de pensamentos negativos e autolimitantes que fazem você se sentir impotente e pequeno. Você é muito mais poderoso do que pensa!

Se você quiser uma prova, basta olhar para trás e ver todos os desafios que você superou sem desistir.
Acredite no seu potencial e na força do universo que conspira a seu favor. Que a energia do Mago inspire e guie você ao longo desta semana.

Muita luz,

Cris Paixão

Profissionalização

MS+Underground dá oficina gratuita para criação de portfólio artístico

Criado há um ano, coletivo auxilia na profissionalização e expansão da rede de contato de artistas independentes em Mato Grosso do Sul

09/04/2025 11h00

Oficina vai atender artistas de diversas áreas como música, artes visuais, teatro e dança

Oficina vai atender artistas de diversas áreas como música, artes visuais, teatro e dança Divulgação

Continue Lendo...

O coletivo MS+Underground, em parceria com a Superintendência de Economia Criativa, vai promover nesta quarta-feira (9) a oficina gratuita "Diálogos Criativos com o Movimento Underground - Elaboração de Portfólio Artístico", voltada para artistas que desejam construir ou aprimorar seus portfólios.

A oficina é aberta tanto para artistas iniciantes quanto para os mais experientes, abrangendo diversas áreas como música, artes visuais, teatro e dança.

Durante o encontro, os participantes aprenderão sobre a importância de um portfólio bem estruturado para divulgar seus trabalhos e receberão orientações práticas para organizá-lo de forma profissional.

O coletivo

O coletivo MS+Underground nasceu há um ano a partir do movimento underground em Campo Grande. Em parceria com a Superintendência de Economia Criativa do Governo do Estado, o grupo tem como objetivo fomentar a cena artística local.

Por meio de oficinas, eventos e diálogos, busca auxiliar artistas independentes na profissionalização e ampliação de suas redes de contato.

Além das oficinas como esta, o coletivo organiza eventos voltados à divulgação de artistas autorais e ao fortalecimento da economia criativa no estado, incentivando pequenos empreendedores locais.

Serviço

Oficina "Diálogos Criativos com o Movimento Underground - Elaboração de Portfólio Artístico" 

  • Data: 9 de abril (quarta-feira)  
  • Horário: 18h  
  • Local: Museu da Imagem e Som (MIS), 3º andar  
  • Endereço: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, região central de Campo Grande/MS  
  • Formulário de inscrições: https://forms.gle/nYh8g89kNZfdE7eA9

Assine o Correio do Estado

saúde

Entenda qual a relação entre o ciclo menstrual e o órgão responsável pela labirintite

Ciclo menstrual, gestação e menopausa podem afetar o labirinto, órgão responsável pelo equilíbrio corporal e pelo movimento dos membros, entre outras funções, e que, segundo especialistas, pode ser comprometido por alterações hormonais

09/04/2025 10h00

Durante a gestação, a elevação da taxa de vários hormônios  como beta-HCG, estrogênio e, principalmente, progesterona  causa alterações que podem diminuir a pressão sanguínea da mulher e causar tontura

Durante a gestação, a elevação da taxa de vários hormônios como beta-HCG, estrogênio e, principalmente, progesterona causa alterações que podem diminuir a pressão sanguínea da mulher e causar tontura Divulgação

Continue Lendo...

Localizado na porção mais interna do ouvido, o labirinto é um dos principais órgãos responsáveis pelo equilíbrio corporal, trabalhando em conjunto com o sentido da visão e com a capacidade do corpo de perceber e reconhecer a posição, o movimento e a orientação de seus membros sem precisar da visão. Essa capacidade é chamada pelos médicos de propriocepção.

As variações hormonais femininas podem ter uma relação com as doenças labirínticas, que afetam o equilíbrio e a audição. Durante o ciclo menstrual, os níveis de estrogênio e progesterona podem afetar o sistema vestibular, responsável pelo equilíbrio, e a cóclea, responsável pela audição.

Conforme o otorrinolaringologista Ricardo Dorigueto, as principais doenças do labirinto que podem ser influenciadas pelo controle hormonal feminino são a vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), um distúrbio da orelha interna que causa crises de vertigens desencadeadas por determinadas mudanças na posição da cabeça, e a doença de Ménière, caracterizada por ataques recorrentes de vertigem espontânea, perda de audição e zumbido. Essa última ocorre em função do aumento da pressão dos líquidos da orelha interna.

INTOLERÂNCIA AOS SONS

Especificamente nas mulheres, segundo dr. Ricardo, as alterações hormonais que ocorrem no ciclo menstrual, na gestação e na menopausa podem resultar no comprometimento da homeostase (equilíbrio) dos fluidos labirínticos, agindo diretamente nos processos enzimáticos e na atuação de neurotransmissores.

“Os nossos hormônios atuam em todo nosso corpo, e claro que uma mudança nos seus níveis pode acarretar sintomas em um órgão tão sensível quanto o labirinto”, explica o médico.

Artigo publicado pela Revista Brasileira de Otorrinolaringologia corrobora com a tese, ressaltando que, no ciclo menstrual regular, ocorrem variações nos níveis de hormônios esteroides ovarianos, estrógeno e progesterona, conforme as fases do ciclo.

“No labirinto, temos um líquido que precisa estar bem equilibrado na quantidade de suas substâncias para o bom funcionamento do ouvido. E é exatamente aí que o hormônio atua e, em algumas pessoas, pode desencadear sintomas de instabilidade, sensação de cabeça vazia ou como se andasse flutuando, além de zumbido e intolerância aos sons”, destaca o especialista.

MENOPAUSA

Esses sintomas, relacionados ao ciclo menstrual e à gravidez, devem-se, em geral, à progesterona, que leva a um aumento de água e sódio, podendo gerar um aumento da pressão dentro do labirinto e causar sintomas parecidos com a doença de Ménière, assim como as alterações hormonais, particularmente durante a menopausa, aumentam a incidência de VPPB em mulheres.

A provável disfunção responsável pela doença, segundo o especialista, está relacionada aos receptores de estrogênio na orelha interna. O estrogênio é um hormônio presente em maior quantidade no organismo das mulheres, fundamental para a saúde sexual e reprodutiva.

“Em função da retenção de sódio e da hipertensão endolinfática, é na fase lútea [última fase do ciclo menstrual] que podem ser observados quadros de hidropisia labiríntica [ou doença de Ménière]”, afirma o médico.

O especialista finaliza destacando que, como é comum confundir as doenças do labirinto, é necessário que o paciente realize uma consulta com um otorrinolaringologista para garantir o correto diagnóstico e tratamento adequado.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).