Correio B

DIÁLOGO

Até 2018 tidos como "ilustres quem?" na política, duas figurinhas... Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo deste sábado (11) e domingo (12)

Continue lendo...

Ileides Muller - poeta de MS

"Para viver, há que se tocar palavras pelo tempo afora, feito boiada no campo e no lombo do vento, guiar cada qual ao seu lugar”.

FELPUDA

Até 2018 tidos como “ilustres quem?” na política, duas figurinhas que se julgam “carimbadas” correm o risco de terem trajetória marcada como parlamentares de um só mandato. Eleitas na onda que não era delas, ainda acreditam que ganharão votos suficientes para continuar tendo uma cadeira para chamar de sua, desfrutando de todas as mordomias. Nos meios políticos, há quem diga que nenhuma das duas figuras conseguirá concretizar seus sonhos. Mas, como sonhar não custa nada...

Um projeto rodoviário vem chamando muita atenção nos últimos anos, com a construção do que promete ser o mais longo túnel imerso do mundo. Com 18 quilômetros de extensão, a estrutura ligará a ilha de Lolland, da Dinamarca, à região de Schleswig-Holstein, na Alemanha, o que deve economizar cerca de 160 km de viagens de trens e carros, mudando assim o mapa de viagens da Europa.

Batizado como Túnel do Estreito de Fehmarn, o projeto é uma iniciativa da União Europeia, que busca tornar as viagens rodoviárias e ferroviárias mais rápidas e também reduzir a necessidade de aviões para o deslocamento pela região. A Femern A/S, empresa responsável pelo projeto, divulgou que a construção dependerá de quantidade de aço suficiente para erguer 50 Torres Eiffel. O novo túnel representa um grande feito para a engenharia, sendo atualmente o maior canteiro de obras da Europa.

Maria Carolina e Rodrigo FerzeliMaria Carolina e Rodrigo Ferzeli
 Gisele MalufGisele Maluf

Apego

A atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campo Grande não quis nem saber, como dizem por aí, “da cor da chita” e, em eleição antecipada, no dia11, articulou-se e foi reeleita para o segundo biênio (2027-2028). Apenas um dos integrantes não fará parte desta formação original, o vereador André Salineiro, que pretende concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Risco

Os demais vereadores, mesmo os que querem porque querem disputar vaga na Assembleia Legislativa de MS, mantiveram os nomes. Vale lembrar que o STF anulou o procedimento adotado na Assembleia Legislativa de Pernambuco e, como qualquer cidadão pode entrar com ação popular e questionar esse “apego aos cargos”, cá por essas bandas o risco também é grande.

Em cena

O ex-presidente Michel Temer, uma das lideranças do MDB, estaria tentando se viabilizar para ser o nome a acabar com a polarização à Presidência da República Lula-Bolsonaro. Seu fiel escudeiro Carlos Marun “reapareceu” na cena política e tudo indica que tem corrido o trecho para tentar auxiliar nesta empreitada do ex-chefe.

Aniversariantes

SÁBADO (12)

  • Dr. Gualberto Nogueira de Leles,
  • Raquel Anderson,
  • Anagildes Caetano Oliveira,
  • Nina Azambuja Doria Vargas,
  • Alaor Ferreira de Oliveira,
  • Erico Levi Baches,
  • Geraldo Conceição Bordon Ajala,
  • Leonidas Pereira dos Anjos,
  • Magali Freire da Silva Campos,
  • Roberto de Souza Trefilo,
  • Wilma dos Santos Costa,
  • Luciene Ibanez Quinhones,
  • Guilherme Antonio de Moraes,
  • Cristiane Barbosa do Egito
  • Costa Marques,
  • Juliana Zanato Martins,
  • João Carlos da Silva,
  • Thalyta Santana,
  • Miriam Paulino dos Santos,
  • Renata Gottardi Queiroz Silva,
  • Eduardo Gibo,
  • Gabriel Henrique Moreira Dias,
  • Rosangela Rosa Dias de Andrade,
  • Dra. Alda Lemos de Brito Curado,
  • Luana Bertagnolli Gonçalves,
  • Dr. João Filgueiras Neto,
  • Carlos Roberto Taveira,
  • João Alberto Maymone,
  • Maria Lúcia Nunes Serôdio,
  • Marcos Antônio Adorno,
  • Antônio Souza de Oliveira,
  • Astrogildo Silva de Lima,
  • Geraldo Ney da Silva,
  • Carla Fernandes Veiga,
  • Cleide Pereira de Oliveira,
  • Regina Helena Scavone,
  • Terezinha Benzi da Cunha,
  • Luiz Henrique Ferreira Soares,
  • Lino Neto Nogueira,
  • José Melo Nogueira,
  • Flávio Cunha de Almeida,
  • Victor Marcelo Herrera,
  • Fernando Lopes de Oliveira,
  • Antônio Fontoura Corrêa da Costa,
  • Estevão Luiz de Oliveira Neto,
  • Regina Stela Andreoli de Almeida,
  • Luciane Fracasso Dierings,
  • Luciana Machado de Almeida,
  • Gisele Baís,
  • Reinaldo Ayalla,
  • Dra. Sandra Gaban,
  • Dr. Valnei Bento Serra Damasceno,
  • Silvia Helena Palomares
  • Flávia Pereira Rômulo,
  • Virginia Friggi Martins,
  • Anna Clara Simões,
  • Dra. Regina Maria Araujo Ajalla,
  • Priscila Quevedo Monteiro,
  • Rafael Paes de Barros Netto,
  • Beneditto de Oliveira,
  • Emerson Paes de Rezende,
  • Miriam Rumi Sato,
  • Walderez Rissato Camilo,
  • Ana Carla Rios Grincevicus,
  • Keila Priscila de Vasconcelos Lobo Catan,
  • Clarinda Yamaura Tamashiro,
  • Magali Corsato,
  • Marianne Fernandes Barrigosse,
  • Felipe Cagliari da Rocha Soares,
  • Janiely Oliveira Vieira,
  • Wanilza Gomes Soares Vendas,
  • Vanessa Bogo,
  • Vivian Migueis de Mello.

DOMINGO (13)

  • Jary de Carvalho e Castro,
  • Giuliano Lopes,
  • Licinio Bossay,
  • Dr. Luiz Cláudio Bonassini da Silva,
  • Juarez Lopes,
  • Aparecida Gonçalves
  • do Prado de Souza Campos,
  • Aimê Loureiro de Carvalho Pavan,
  • Ivanilde Herrera Fernandes Saad,
  • Isadora Abreu Medeiros,
  • Jandira Mechi da Mota,
  • Altair Detoni,
  • José Gomes Bezerra,
  • Libindo Assis Godoy,
  • Alexandre Cabral Zocareli,
  • Marcela Jirousek Lemos Monteiro,
  • Thiago Haruo Mishima,
  • José Carlos Rodrigues Martinez,
  • Matias Gonsales Soares,
  • Maria Helena Lunardon Nunes,
  • Sadie Jafar Adri,
  • Naila Franco Cândia,
  • Alexsandro Vieira,
  • Humberto Pereira Rosa,
  • Tádea Maria Buainain Thomazi,
  • Maristela Rezek,
  • Cléber Silva Pache,
  • Eda Pereira de Castro,
  • Carlos Hugueney Dal Farra,
  • Jaqueline da Silva Ortiz,
  • Vicente de Paula Husiba,
  • Alice Candida Lima,
  • Maria Lima Soares Medeiros,
  • Lidia Ramona Moraes Bender,
  • Andreia Rodrigues Morilho,
  • Natália Higa Pereira Mendes,
  • Nélia Harumi Hiane
  • de Oliveira,
  • Sagramor Farias,
  • Jairo Mendes de Castro,
  • Aline Nogueira Siravegna,
  • Meire Rodrigues Barbosa,
  • Joel Francisco de Oliveira,
  • Zaida Flôres,
  • Dinah Brum Escobar,
  • Antônio Teixeira Barros,
  • Jairo Lemes de Souza,
  • José Glaucy Flôres,
  • Sanami Esaki,
  • Lygia Maria Ferreira de Brito,
  • Elizabeth Saab Palmira,
  • Heleodoro Ferreira de Almeida,
  • Aparecida Bueno Nogueira,
  • Durval Ouriveis Júnior,
  • Sérgio Baptista Tabosa,
  • Liel Trindade de Vargas,
  • Eledir Guiomar Balthazar,
  • Amélia Barrinuevo Marques,
  • Severino Mendes de Almeida,
  • Dr. José Antônio Carneiro de Albuquerque,
  • Silvio Fernando Degaspari,
  • Gilberto Antunes Camargo,
  • Edson Luiz Cubel Brizuena,
  • Tereza Gasparino Fameli,
  • Edne Belintane Tucci,
  • Tânia Maria Maia Fugimoto,
  • Tiane Saab Palieraqui,
  • Mirian Yamazato Sumida,
  • Kikuzo Nakasse,
  • Rosângela Rosa Cardoso Teixeira,
  • Anacleto Gonçalves Barriguella,
  • Venâncio Caputti Neto,
  • Antonia Odete da Costa,
  • Christiane de Araújo Rocha,
  • Camila Denise Molina Soares,
  • Faber Pereira Kamachi,
  • Simone Ito Coutinho.

SAÚDE NO VERÃO

Entenda os efeitos das ondas de calor em mulheres que estão na menopausa

Temperaturas elevadas intensificam ondas de calor e desconfortos da fase marcada pela queda dos níveis hormonais e alterações no organismo da mulher; ginecologista orienta como amenizar os efeitos para enfrentar o verão com mais conforto

16/12/2025 09h00

Temperaturas elevadas intensificam ondas de calor e desconfortos comuns durante essa fase da vida da mulher

Temperaturas elevadas intensificam ondas de calor e desconfortos comuns durante essa fase da vida da mulher Foto: Divulgação/Freepik

Continue Lendo...

A menopausa é um processo natural da vida feminina que marca o fim do período reprodutivo, geralmente entre os 45 anos e os 50 anos. A queda dos níveis hormonais, especialmente de estrogênio, provoca uma série de alterações físicas e emocionais, como ondas de calor, insônia, ressecamento da pele, secura vaginal, depressão, variações de humor, ganho de peso, diminuição da libido e sensação de fraqueza.

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, muitos desses sintomas tendem a se intensificar. Isso ocorre porque o calor externo potencializa os mecanismos internos de termorregulação, tornando as ondas de calor mais frequentes, intensas e prolongadas.

Segundo a ginecologista Loreta Canivilo, essa combinação pode prejudicar o bem-estar e a qualidade de vida de mulheres que já convivem com os efeitos da menopausa.

“A elevação da temperatura no verão atua diretamente sobre o centro regulador de calor no cérebro, que já está mais sensível durante a menopausa. Por isso, os episódios de fogachos podem se tornar mais desconfortáveis”, explica Loreta Canivilo. Os fogachos são ondas de calor súbitas e intensas no rosto, no pescoço e no peito.

ALIVIANDO OS SINTOMAS

Apesar do desconforto, algumas atitudes simples podem reduzir os impactos da menopausa durante os dias mais quentes.

> Utilizar roupas leves e de tecidos naturais;
Hidratar-se constantemente;
Praticar atividades físicas regulares;
> Priorizar alimentos naturais e ricos em nutrientes;
> Reduzir o consumo de cafeína, bebidas alcoólicas e comidas muito picantes.

METABOLISMO

De acordo com Loreta Canivilo, essas medidas ajudam a estabilizar a temperatura corporal, a melhorar o humor e a favorecer o equilíbrio metabólico.

“Pequenas mudanças na rotina geram grandes resultados. A alimentação adequada e a hidratação, por exemplo, têm impacto direto na redução das ondas de calor e da irritabilidade”, reforça a médica.

TRATAMENTOS E REPOSIÇÃO

Em casos nos quais os sintomas são mais intensos, a reposição hormonal pode ser uma alternativa eficaz. O tratamento, porém, deve ser sempre conduzido com acompanhamento médico criterioso.

Os principais hormônios utilizados são estrogênio e progesterona, mas a testosterona também pode ser indicada em situações específicas, assim como versões modernas da terapia, incluindo o uso de gestrinona.

CADA UMA É UMA

“Cada mulher vive a menopausa de maneira única e nem todas as mulheres podem fazer reposição hormonal. Por isso, antes de iniciar qualquer reposição é indispensável realizar uma avaliação completa, levando em conta histórico médico, exames atualizados e necessidades individuais”, orienta a médica Loreta Canivilo.

A médica reforça que, quando bem indicada e acompanhada, a reposição hormonal reduz significativamente os desconfortos, melhora o sono, aumenta a libido e contribui para o bem-estar geral da paciente.

“Menopower”

(Rita Lee/Mathilda Kovak)

Vestida para matar em pleno climatério
A velha senhora só vai ficar mocinha no cemitério
Chega de derramamento de sangue
Cinquentona adolescente
Quem disse que útero é mangue
Progesterona urgente

Menopower pra quem foge às regras
Menomale, quando roça e esfrega
Menopower pra quem nunca se entrega
Melancólicas, vocês são piegas

Haja fogacho pra queimar essa bruxa em idade média
Em mulher não se pode confiar com menos
de mil anos de enciclopédia
O “chico” é tão incoerente
Ah, me deixa tiririca ao chegar
O “chico” quando vem é absorvente
E quando falta só rezando pra baixar

Menopower!
Pra quem foge às regras
Menomale quando roça e ah, ah, ah, ah
Menopower!
Pra quem nunca se entrega
Melancólicas, você são piegas

Tampax, tabelinha, ora pílulas, ora DIU
Diafragma, camisinha, vão pra mãe que não pariu
Chega do creme de aveia da véia perereca da vizinha
Chega do bom caldo e da “sustância” da galinha

Yeah, yeah yeah, yeah
Yeah, yeah, yeah

Menopower!
Pra quem foge às regras
Menomale, quando roça e esfrega
Menopower!
Pra quem nunca se entrega
Melancólicas, você são piegas.

Assine o Correio do Estado

Diálogo

O desempenho para se ganhar um debate não é creditado apenas ao conheciment... Leia a coluna de hoje

Leia a coluna desta terça-feira (16)

16/12/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Lya Luft - escritora brasileira

Perder dói! Não adianta dizer não sofra, não chore; só não podemos ficar parados no tempo chorando nossa dor diante das nossas perdas”.

Felpuda

O desempenho para se ganhar um debate não é creditado apenas ao conhecimento dos temas, mas também à forma e à desenvoltura em sua apresentação. Assim, devem começar os ensaios para que futuro candidato consiga melhorar sua performance, diante dos embates que vêm por aí. Pretenso adversário é considerado “expert” na oratória e com poder de convencimento pelas palavras. Se a “briga” fosse hoje, adversário poderia levar a taça de campeão, avaliam aliados, e, por isso, acham que está na hora de figurinha ir treinando para não fazer feio na “hora H”

Planos

Diferentemente de partidos como PL e PP, que têm como projeto reeleger o governador e tentar conquistar maior número de cadeiras no Legislativo estadual e federal, o PT pensaria diferente.

Mais

Conversa é de que o objetivo seria manter as três vagas dos atuais parlamentares estaduais e brigar pela eleição de Vander Loubet ao Senado. E que ele até poderia ser primeiro-suplente de Simone Tebet.

Diálogo

Quem desembarcou no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP), no início deste mês, foi atanásio, um rinoceronte-branco de 5 anos, que pesa 1,96 tonelada. Proveniente do Chile, ele nasceu em cativeiro e, apesar da denominação “rinoceronte-branco”, sua cor é acinzentada. também conhecido como rinoceronte-de-lábios-quadrados, pertence à maior das cinco espécies existentes no mundo. após os trâmites oficiais, o animal foi encaminhado ao zooparque de itatiba (SP).

DiálogoHelio Mandetta e Maria Olga Mandetta

 

DiálogoThai de Melo

Barreira

Ao aceitar ser o pré-candidato ao governo do Estado pelo PT, Fábio Trad terá que enfrentar uma barreira forte de partidos aliados que apoiarão a reeleição do governador Eduardo Riedel. As opiniões se dividem nos meios políticos: uns dizem que é “missão kamikaze” e outros acham que sua participação poderá forçar o segundo turno com ele na disputa. Mas, lógico, terá que combinar com os eleitores, né?

No pulso

Nos bastidores, os comentários são, entre outros, de que Fábio Trad terá uma candidatura “gessada”, pois terá que seguir determinações do deputado José Orcírio dos Santos, que colocou sua esposa, Gilda dos Santos, como vice na chapa. Terá também que obedecer ao deputado federal Vander Loubet, que comanda há tempos a maior ala do PT. Os dois nunca abriram mão de defender seus interesses políticos.

Lambança

A possibilidade de o MDB fazer aliança com o PT não está descartada em MS. Na opinião de alguns políticos, isso aconteceria caso a ministra Simone Tebet decida realmente disputar o Senado. Mas há um problema: o partido pretende integrar o grupo de apoio à reeleição do governador Eduardo Riedel. Simone tem reafirmado que também estará no palanque dele. Porém, anuncia que é Lula 4. É a tal conta que não fecha...

ANIVERSARIANTES

  • Thiago Faustino,
  • Déo José Rimoli,
  • Maria Thereza (Tetê) Trad,
  • Adelaido Aparecido dos Anjos,
  • Raphael Perez Scapulatempo Filho,
  • Disney Souza Fernandes,
  • Eurides de Lourdes Almeida Muller,
  • Manoel Gomes Cabral,
  • Paulo Rodrigues de Oliveira,
  • João Pereira Sobrinho,
  • Juvenildo Francisco Sobrinho,
  • Alberto Bonfim Lima,
  • Antônio Duarte Couto,
  • Mitsuru Ogata,
  • Tarlei Ribeiro Rosa,
  • Pedro Coutinho Neto,
  • Youssif Assis Domingos,
  • José Moacir Gonçalves,
  • Estevam Vollet Neto,
  • Rosângela Ferreira da Costa dos Santos,
  • Antonio Maurício Calixto Vieira,
  • Gianfranco Ramires Fonseca,
  • Tommy Menegazzo,
  • Márcia Gasparini Garcia,
  • Dr. Paulo André Machado Borges,
  • Carlos Roberto Leite,
  • Dr. Anísio Lima da Silva,
  • Milena Glauce Anes Veiga,
  • Maria Terezinha da Costa,
  • Cézar Augusto Reinheimer,
  • Mariana Lima Ramos,
  • Djalma Fróes,
  • Paulo Tadeu Martins de Barros,
  • Fernando Willian Ferreira Costa,
  • Glaucya Ourives Alves de Souza,
  • Israel Galvão Vasconcelos,
  • Márcia Maria Granero,
  • Luiz Simabuco,
  • Rosângela Barbosa Gaifatto,
  • Lúcia Carvalho Nicolatti,
  • Flávio Américo dos Reis,
  • Fernando Márcio Vareiro,
  • Antônio José de Medeiros Netto,
  • Luiz Carlos Monteiro de Oliveira,
  • Leonora Dias Martins,
  • Dr. Yasuo Oshiro,
  • Paulo Vitcov,
  • Darilson Ferreira Mello,
  • Antonio Roberto Costa,
  • Augusto Pires Gonçalves,
  • Wiston Ramos de Almeida,
  • Salma Chama Carvalho da Silva,
  • Marcio Shiro Obara,
  • Fábio Santiago,
  • Etelvina Silva Soares,
  • Marcelino Nunes de Oliveira,
  • José Aparecido Lima,
  • Nivaldo Ferreira Dutra,
  • Osvaldo Santos,
  • Zarife Marinho de Rezende,
  • Roque Konorat,
  • Dr. Francisco Romário Wojcicki,
  • Laurita Martins da Silva,
  • Maria Aparecida Gomes,
  • Dr. Enilson Rosa Ribas,
  • Teresa Dalva de Barros,
  • Dr. Mário Chencarek,
  • Aureni Lima,
  • Max Bernhard Matter,
  • Jeremias Lino Pereira,
  • Ida Santos Pereira Rezende,
  • Guilianna Picarelli Cardoso,
  • Regina Higa de Oliveira,
  • Antonio Mauro Campos,
  • Iara Helena Domingos,
  • Eva Vilma Barbosa,
  • Paulo Cesar Camponez Nogueira,
  • Rafael Henrique Fernandes,
  • Elaine Borges Oliveira,
  • Ricardo Sanson,
  • Elizabeth Mari Costa Donato,
  • Fátima Auxiliadora Ribeiro da Costa,
  • Rogério Carlos Frutuoso,
  • Adelaide Benites Franco,
  • Suzana Mara Fernandes,
  • Fernanda Vianna,
  • Alexsandro Mendes Feitosa,
  • Diana Valéria Fontana Stefanello,
  • Donizete Aparecido Ferreira Gomes,
  • Ana Paula de Carlos Valle,
  • Alessandra Pelliccioni Alves Barros,
  • Flávia Giraldelli Peri,
  • Maria Cristina Galiciani,
  • Elenice Inácia Rodrigues,
  • Hamilton Garcia,
  • Larissa Cardoso,
  • Sueli Dias Barbosa,
  • PedroIvo Moreira Alves,
  • Ana Maria Rodrigues Ferreira,
  • Luís Henrique Campos da Silva,
  • Sara Lúcia Maciel,
  • Mário Sérgio Ferroso Lima,
  • Tereza Cristina da Costa Gomes,
  • Regina Helena Assis de Barros,
  • Berenice Lima de Almeida,
  • Maria Luísa Santos da Silva,
  • Antenor Martins Pena,
  • Patrícia Dutra dos Reis,
  • Renato Moreira de Oliveira,
  • Carlos Victor Mello.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).