Correio B

Turismo & Acessibilidade

Bonito tem passeios adaptados para PCDs e pessoas com mobilidade reduzida; saiba quais

Há opções de flutuação, trilhas e mergulhos adaptados para PCDs neste paraíso do ecoturismo

Continue lendo...

Engana-se quem pensa que paraísos ecológicos como Bonito, Jardim e Bodoquena são destinos de turismo focados apenas em pessoas que gostam de aventuras perto da natureza e têm plena condição motora.

Os atrativos dessas três cidades têm intensificado os investimentos em acessibilidade e oferecem uma gama cada vez maior de opções para pessoas com deficiência realizarem passeios ao ar livre ou em ambientes fechados.

Já são vários os empreendimentos ligados ao Bonito Convention que oferecem esse serviço especializado, proporcionando acesso responsável e guiado à maioria dos passeios. Conforme o Bonito Convention, as agências locais têm incentivado a constante capacitação de seu pessoal para atender à demanda.

Há opções de roteiros com toda a estrutura e segurança necessárias, conforme o grau de deficiência e a mobilidade reduzida do turista.

“Bonito é um exemplo claro de que é possível aliar o turismo de aventura e natureza à acessibilidade”, atesta o site especializado Guia de Rodas.

“Por meio de equipamentos adaptados, que garantem segurança e conforto, os visitantes podem praticar rapel, rafting, flutuação em rios, entre outras atividades. A infraestrutura também é acessível e inclui piso tátil, calçadas largas, sinalização, rampas de acesso e banheiros adaptados”, avalia.

Roteiros

O que tem facilitado o acesso de pessoas com deficiência aos passeios em Bonito são os projetos oriundos da gestão pública: “Turismo Acessível e Inclusivo no MS” e “MS Acolhe: Oportunidades e Vivências para o Turismo Acessível”.

Eles são executados pelo Governo do Estado por meio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur) e da Secretaria Estadual de Cidadania e Universidade Estadual de MS (UEMS).

Os projetos buscam tornar o ecoturismo de Bonito e da Serra da Bodoquena mais inclusivo e acessível para todos.

“A Rota Bonito Serra da Bodoquena busca estar na vanguarda do turismo estadual e nacional. Realizamos um levantamento no ano passado na região, e a avaliação foi muito positiva”, destacou Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur. “Vamos capacitar toda a linha de frente do turismo, qualificar os serviços, formatar roteiros e disponibilizar as informações ao público. Vamos ampliar os programas a outros destinos”, acrescentou.

Serviços

Aonde ir?

Os balneários de Bonito já estruturados para receber PCDs são os seguintes:

  • Nascente Azul
  • Estrela do Formoso
  • Praia da Figueira
  • Balneário Municipal

Nesses quatro atrativos, nas atividades de flutuação, por exemplo, o cadeirante recebe equipamentos como cadeiras anfíbias. Além disso, o cadeirante pode usar seu próprio transporte e será equipado para passeios de bote, caiaque ou rapel, com a orientação de guias.

As opções para cadeirantes e demais pessoas com mobilidade reduzida incluem trilhas suspensas, banhos em rios e piscinas, acesso a redários, restaurantes e ao entorno dos receptivos.

Deficiência visual:

Para os deficientes visuais, monitores estão disponíveis para narrar todo o passeio.

Em Jardim, o Rio da Prata oferece um passeio até a nascente do Rio Olho D’Água, com direito a banho. O Buraco das Araras também tem estrutura para cadeirantes.

Pantanal:

No Pantanal de Miranda, a Fazenda San Francisco oferece várias atividades adaptadas para cadeirantes.

Mais informações:

Bonito Conventions & Visitors Bureau

Assine o Correio do Estado

Correio B

BBB25: campo-grandense Gracyanne Barbosa é confirmada no camarote do reality

A musa fitness entrará com sua irmã Giovanna Jacobina; atores também foram confirmados para participar dessa edição

09/01/2025 19h09

BBB25: campo-grandense Gracyanne Barbosa é confirmada no camarote do reality

BBB25: campo-grandense Gracyanne Barbosa é confirmada no camarote do reality Reprodução

Continue Lendo...

Veio aí! Depois de ser anunciada como uma das possíveis duplas a fazer parte do maior reality show do Brasil, Gracyanne Barbosa está oficialmente confirmada no Big Brother Brasil 2025. A musa fitness e sua irmã Giovanna Jacobina irão representar a essência campo-grandense em rede nacional. 

Gracyanne Barbosa atualmente é modelo fisiculturista mas é conhecida desde os seus 16 anos, quando estreou como dançarina no grupo Tchakabum, onde permaneceu de 2000 a 2008. Em 2007, estreou no carnaval carioca e já acumula em seu histórico como rainha de bateria, passagens pelas escolas de samba Salgueiro, Mangueira Vila Isabel, e outras. 

Vale lembrar que ela também é formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), porém nunca exerceu a profissão. Assim que deixou a dança, dedicou-se 100% ao fisiculturismo, sua rotina pode ser acompanhada nas redes sociais, onde Gracyanne mostra sua dieta e seus treinos.

No início de 2024 separou do cantor Belo, com quem manteve um relacionamento por 16 anos. Durante a participação de Belo no programa Domingão com Huck, o cantor mencionou que o processo de divórcio teve início no final de 2023, à época, uma possibilidade de reconciliação entre o casal não havia sido descartada.

Um tempo depois após o anúncio da separação, surgiram especulações de que a musa fitness teria traído o cantor com personal trainer Gilson de Oliveira. No entanto, o boato foi desmentido pelo próprio Belo, que garantiu que o affair entre Gracyanne e o personal, surgiu durante uma crise conjugal. 

BBB25

Outros nomes famosos estão sendo anunciados desde a tarde desta quinta-feira (08). São eles: 

  • Vitória Strada e Mateus

Nascida em Porto Alegre, foi o primeiro rosto conhecido anunciada no time Camarote. Em 2014 Vitória foi vice-campeã do Miss Mundo Brasil. Já no ano seguinte, foi aprovada para Artes Cênicas na Universidade Federal de seu estado e participou de seu primeiro filme, “Real Beleza”. Foi nos bastidores das filmagens que teve certeza que queria ser atriz.

Em sua carreira, protagonizou novelas como “Tempo de Amar”, de 2017,  “Espelho da Vida” (2018) e “Salve-se Quem Puder”, em 2020. Sua mais recente participação na dramaturgia foi na reta final de “Fuzuê”, no ano passado.

Venceu também a edição de 2022 do quadro Dança dos Famosos, no Domingão com Huck. 

Sua dupla Mateus é arquiteto e mora no Rio de Janeiro. Seu pai é militar da aeronáutica e contou ao Gshow que topou o desafio pensando na visibilidade para seu escritório de arquitetura, mas cita ainda o prêmio e a oportunidade de mostrar sua personalidade ao Brasil como motivações para ter aceito o desafio ao lado de Vitória Strada.

 

Cinema

"Ainda Estou Aqui" volta aos cinemas de MS após Fernanda Torres ganhar Globo de Ouro

Filme estará em cartaz por mais uma semana

09/01/2025 18h00

Fernanda Torres como Eunice Paiva em

Fernanda Torres como Eunice Paiva em "Ainda Estou Aqui" Reprodução

Continue Lendo...

O aclamado filme brasileiro "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, está de volta às telonas de Mato Grosso do Sul após a histórica vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025.

A atriz conquistou o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama no último domingo (5), tornando-se a primeira brasileira a receber essa honraria.

Fernanda Torres como Eunice Paiva em "Ainda Estou Aqui"

Obra-prima

O longa-metragem, que estreou originalmente em 7 de novembro de 2024, conta a comovente história de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro em diferentes fases da vida. 

Baseado no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, o filme retrata a luta de Eunice durante a ditadura militar no Brasil, após o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, e sua transformação em defensora dos direitos humanos.

A produção, que já havia sido um sucesso de bilheteria e crítica, liderando as bilheterias dos cinemas brasileiros em 2024 com mais de 2,9 milhões de espectadores, agora ganha novo fôlego com o reconhecimento internacional. O retorno às salas de cinema possibilita que aqueles que ainda não assistiram ao filme, ou que desejam revê-lo após a premiação, possam apreciá-lo.

Sessões em MS

Quatro cinemas de Mato Grosso do Sul irão exibir "Ainda Estou Aqui" até a próxima quarta-feira (15). Confira as sessões:

Cinemark - Shopping Campo Grande

Cinépolis - Shopping Norte Sul Plaza

UCI - Shopping Bosque dos Ipês

Cine Araújo - Dourados

Reconhecimento

A vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro celebra o talento da atriz, mas também destaca o poder do cinema nacional em atravessar fronteiras e conquistar o mundo. O reconhecimento coloca "Ainda Estou Aqui" e sua protagonista em evidência na corrida por uma possível indicação ao Oscar.

O filme compete com produções internacionais de peso, tendo superado atrizes renomadas como Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet na premiação do Globo de Ouro. A atuação de Fernanda Torres tem sido amplamente elogiada, com críticos e espectadores descrevendo sua performance como "sublime".

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).