Correio B

Correio B+

Cinema B+: Em Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes.

Ator da série Billy the Kid é o melhor do filme que resgata a franquia que tem fãs apaixonados ao redor do mundo

Continue lendo...

A escritora Suzanne Collins encontrou inspiração para escrever Jogos Vorazes (The Hunger Games) a partir de várias fontes e experiências pessoais, sendo a principal delas quando ela estava trocando de canal entre um reality show de competição e a cobertura da guerra no Iraque, reparando que a justaposição dessas duas imagens – jovens competindo por fama e fortuna e jovens lutando em uma guerra – combinavam perfeitamente em um futuro distópico.

Os livros viraram best-sellers, depois filmes e transformaram Jennifer Lawrence em uma estrela mundial. Tardiamente comento aqui sobre a prequela, Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes.

Com toda febre da franquia, foi uma jogada ousada da Lionsgate apostar em resgatar a origem da história do antagonista, Coriolanus Snow, interpretado primeiro por Donald Sutherland e agora por Tom Blyth, que esteve em The Gilded Age e está em Billy The Kid, com uma missão dolorosa de manter a franquia com apelo. Se não consegue, não é por falta de talento.

Entendendo os Jogos Vorazes

“Jogos Vorazes” alcançou sucesso pela combinação perfeita de vários fatores, sejam míticos ou atuais, explorando temas atuais e mundiais. Questões como como o poder absoluto pode corromper até o mais íntegro. Também discute como a mídia pode ser usada para manipular e controlar a percepção pública, como alguns são exemplos da resistência contra a tirania e claro, como a coragem e a determinação de Katniss (Lawrence) inspiram outros a se levantarem contra a opressão.

Além disso, a história retrata a disparidade entre os ricos e os pobres. Afinal, o Capitólio vive em luxo e extravagância, enquanto os distritos sofrem com a pobreza e a fome. Essa desigualdade é um motor central para o conflito na franquia.

Os “Hunger Games” (Jogos Vorazes) são um evento central da história que se passa na nação de Panem, que é composta por 12 distritos e a Capital. Os Jogos Vorazes são uma competição anual organizada pela Capital como uma forma de controle e opressão sobre os distritos. Funcionam assim:

Escolha dos Tributos:

Cada um dos 12 distritos deve enviar um tributo masculino e um tributo feminino, totalizando 24 participantes. Os tributos são escolhidos através de um sorteio conhecido como “colheita” (reaping).

Os tributos geralmente têm entre 12 e 18 anos de idade.

Preparação e Treinamento:

Após a colheita, os tributos são levados para a Capital, onde recebem treinamento em várias habilidades de sobrevivência e combate.

Eles também participam de entrevistas e eventos públicos para ganhar patrocinadores, que podem enviar suprimentos durante os jogos.

Cinema B+: Em Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes - Divulgação

Arena:

Os Jogos ocorrem em uma arena especialmente construída, que pode conter diferentes tipos de ambientes, como florestas, desertos ou montanhas.

A arena é cheia de perigos naturais e armadilhas criadas pelos “gamemakers” (criadores dos jogos).

Regras dos Jogos:

O objetivo é ser o último tributo vivo. Os tributos devem lutar entre si até que apenas um sobreviva.

Os gamemakers podem introduzir desafios adicionais, como criaturas perigosas ou desastres naturais, para acelerar o processo e manter o público entretido.

Patrocinadores e Suprimentos:

Durante os jogos, tributos podem receber ajuda de patrocinadores na forma de suprimentos, como comida, água, remédios ou armas. Esses suprimentos são enviados por paraquedas.

A Vitória:

O último tributo sobrevivente é declarado vencedor e recebe uma vida de conforto e riqueza. O distrito do vencedor também recebe suprimentos extras durante o ano seguinte.

Katniss antagoniza com o Presidente Snow

Na trilogia inicial, Katniss Everdeen, do Distrito 12, se voluntaria para tomar o lugar de sua irmã mais nova, Prim, que foi selecionada para os Jogos Vorazes. Junto com Peeta Mellark, ela enfrenta inúmeros desafios na arena, usando sua habilidade com arco e flecha e sua inteligência para sobreviver.

O carisma e destaque de Katniss são identificados pelo presidente de Panem, Corolianus Snow (Sutherland) como uma ameaça ao sistema e logo viram adversários diretos. Ela se torna o símbolo da rebelião contra o regime opressor de Snow, enquanto ele faz tudo ao seu alcance para manter seu controle sobre Panem e suprimir qualquer forma de insurreição.

Snow é um homem cruel, embora sutil. Ele tenta manipular Katniss de várias maneiras, utilizando ameaças e violência para controlar suas ações através de pessoas próximas a ela, como Peeta e sua família. Todos são usados como alavancas para garantir que ela se comporte de maneira que beneficie o Capitólio.

A relação deles é marcada por jogos psicológicos, com Snow tentado constantemente quebrar o espírito de Katniss, enquanto ela, mesmo enfrentando medo e dúvida, continua a resistir e a desafiar sua autoridade. A tensão entre Katniss e Snow culmina em uma batalha final pelo futuro de Panem. O confronto deles não é apenas físico, mas também ideológico, representando a luta entre liberdade e tirania.

Cinema B+: Em Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes - Divulgação

A história do vilão

Com a popularidade da história, surgiu a curiosidade de como Panem foi organizada e, em especial, como Snow chegou ao Poder. Isso tudo foi descrito no livro de 2020, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes que virou filme em 2024, com Tom Blyth no papel do jovem Snow, o jovem que crescerá para ser o malévolo interpretado por Donald Sutherland.

Há 60 anos, Coriolanus ainda não era um vilão, ao contrário, é um garoto de princípios que espera seguir os passos de seu estimado pai, que morreu durante a longa guerra que se seguiu à revolta dos distritos oprimidos contra o arrogante Capitólio. Hoje Snow é um estudante da Academia e vive de um passado da agora empobrecida família Snow.

Vivendo dificuldades com sua família, ele acompanha com ansiedade a décima edição anual dos Jogos Vorazes. porque precisa do dinheiro que será concedido ao vencedor. Isso porque como a audiência caiu, as apostas são mais altas do que o normal para inverter o desinteresse do público.

Snow é destacado para ser o mentor de uma cantora orgulhosa, uma espécie de “pré-Katniss”, Lucy Gray Baird (Rachel Zegler, de Amor Sublime Amor), que é indomável.

Lucy Gray Baird é a tributo do Distrito 12 e é conhecida por sua habilidade musical e sua personalidade cativante. Ela conquista todos com suas performances musicais, mas é uma jovem inteligente e ousada. Sua relação com Snow é complexa, e, claro, vital para como Snow será no futuro.

À medida que a trama se desenrola, Coriolanus desenvolve uma relação complexa com Lucy Gray e começa a questionar a natureza dos Jogos Vorazes e o papel que ele está destinado a desempenhar na sociedade de Panem, navegando por desafios pessoais e políticos. Entender sua juventude e suas motivações traz uma nova perspectiva sobre suas ações futuras. Aqui, o talento de Blyth é essencial.

Se Snow ainda não é o vilão, há outros. A cruel Dr. Volumnia Gaul (Viola Davis) e o irritante, ambíguo e igualmente cruel Reitor Highbottom (Peter Dinklage) confrontam e moldam Snow para ser o que saberemos o que será no futuro.

A história é tanto confusa para quem não leu os livros ou viu os filmes anteriores, com os easter eggs distribuídos ao longo da história. O que faz funcionar é justamente a atuação de Blyth, um ator que tem todo potencial para crescer ainda mais.

Como um jovem que tem ambições, que passou dificuldades e que quer de certa forma uma reparação, ele é mais vulnerável a tudo. Como sabemos seu futuro, é uma questão de tempo quando deixará de ser solidário ou fiel aos amigos. A virada, graças ao ator, é perfeita.

No entanto, a nova jornada da franquia ainda fica à sombra da falta da personalidade envolvente de Jennifer Lawrence. Ainda assim, se curtir o tema, o destaque é mesmo Tom Blyth.

saúde

Entenda qual a relação entre o ciclo menstrual e o órgão responsável pela labirintite

Ciclo menstrual, gestação e menopausa podem afetar o labirinto, órgão responsável pelo equilíbrio corporal e pelo movimento dos membros, entre outras funções, e que, segundo especialistas, pode ser comprometido por alterações hormonais

09/04/2025 10h00

Durante a gestação, a elevação da taxa de vários hormônios  como beta-HCG, estrogênio e, principalmente, progesterona  causa alterações que podem diminuir a pressão sanguínea da mulher e causar tontura

Durante a gestação, a elevação da taxa de vários hormônios como beta-HCG, estrogênio e, principalmente, progesterona causa alterações que podem diminuir a pressão sanguínea da mulher e causar tontura Divulgação

Continue Lendo...

Localizado na porção mais interna do ouvido, o labirinto é um dos principais órgãos responsáveis pelo equilíbrio corporal, trabalhando em conjunto com o sentido da visão e com a capacidade do corpo de perceber e reconhecer a posição, o movimento e a orientação de seus membros sem precisar da visão. Essa capacidade é chamada pelos médicos de propriocepção.

As variações hormonais femininas podem ter uma relação com as doenças labirínticas, que afetam o equilíbrio e a audição. Durante o ciclo menstrual, os níveis de estrogênio e progesterona podem afetar o sistema vestibular, responsável pelo equilíbrio, e a cóclea, responsável pela audição.

Conforme o otorrinolaringologista Ricardo Dorigueto, as principais doenças do labirinto que podem ser influenciadas pelo controle hormonal feminino são a vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), um distúrbio da orelha interna que causa crises de vertigens desencadeadas por determinadas mudanças na posição da cabeça, e a doença de Ménière, caracterizada por ataques recorrentes de vertigem espontânea, perda de audição e zumbido. Essa última ocorre em função do aumento da pressão dos líquidos da orelha interna.

INTOLERÂNCIA AOS SONS

Especificamente nas mulheres, segundo dr. Ricardo, as alterações hormonais que ocorrem no ciclo menstrual, na gestação e na menopausa podem resultar no comprometimento da homeostase (equilíbrio) dos fluidos labirínticos, agindo diretamente nos processos enzimáticos e na atuação de neurotransmissores.

“Os nossos hormônios atuam em todo nosso corpo, e claro que uma mudança nos seus níveis pode acarretar sintomas em um órgão tão sensível quanto o labirinto”, explica o médico.

Artigo publicado pela Revista Brasileira de Otorrinolaringologia corrobora com a tese, ressaltando que, no ciclo menstrual regular, ocorrem variações nos níveis de hormônios esteroides ovarianos, estrógeno e progesterona, conforme as fases do ciclo.

“No labirinto, temos um líquido que precisa estar bem equilibrado na quantidade de suas substâncias para o bom funcionamento do ouvido. E é exatamente aí que o hormônio atua e, em algumas pessoas, pode desencadear sintomas de instabilidade, sensação de cabeça vazia ou como se andasse flutuando, além de zumbido e intolerância aos sons”, destaca o especialista.

MENOPAUSA

Esses sintomas, relacionados ao ciclo menstrual e à gravidez, devem-se, em geral, à progesterona, que leva a um aumento de água e sódio, podendo gerar um aumento da pressão dentro do labirinto e causar sintomas parecidos com a doença de Ménière, assim como as alterações hormonais, particularmente durante a menopausa, aumentam a incidência de VPPB em mulheres.

A provável disfunção responsável pela doença, segundo o especialista, está relacionada aos receptores de estrogênio na orelha interna. O estrogênio é um hormônio presente em maior quantidade no organismo das mulheres, fundamental para a saúde sexual e reprodutiva.

“Em função da retenção de sódio e da hipertensão endolinfática, é na fase lútea [última fase do ciclo menstrual] que podem ser observados quadros de hidropisia labiríntica [ou doença de Ménière]”, afirma o médico.

O especialista finaliza destacando que, como é comum confundir as doenças do labirinto, é necessário que o paciente realize uma consulta com um otorrinolaringologista para garantir o correto diagnóstico e tratamento adequado.

Assine o Correio do Estado

diálogo

Artilharia pesada está montada, pronta para entrar em ação... Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta quarta-feira (09/04)

09/04/2025 00h02

Continue Lendo...

Aldous Huxley - escritor britânico

"O degrau da escada não foi inventado para repousar, mas apenas para sustentar o pé o tempo necessário para que o homem coloque o outro pé um pouco mais alto”.

FELPUDA

Artilharia pesada está montada, pronta para entrar em ação, ao mesmo tempo que caminho está sendo minado, isso sem contar as granadas com pinos arrancados e em posição para serem atiradas. Há quem diga que os comandantes já deram as ordens para que não fique pedra sobre pedra. 

Todo arsenal poderá ser utilizado, segundo as inconfidências políticas, caso “alvo” continue se movimentando na tentativa de ter o privilégio de ocupar, por oito anos, um mundo à parte. 

O tempo dirá se haverá recuo.

Feriados

O comércio de Campo Grande deverá permanecer fechado na Sexta-Feira Santa (18), segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas. Com relação ao feriado de Tiradentes (21), será permitida a abertura, desde que o sindicato seja comunicado com antecedência mínima de cinco dias.

Mais

O horário de funcionamento será das 9h às 18h. Os estabelecimentos situados em condomínios comerciais anexos a supermercados seguirão o horário do mercado ao qual estão vinculados.

Lívia Gonçalves Vaitti e Bruno Arce Vaitti com a filha Ana Clara,  que comemora seu primeiro aninho de vida hoje
Michelle Batista

Em ebulição

O PP lançará candidato ao Senado, e internamente começaram as manifestações daqueles que desejam ser os ungidos. Um deles é o deputado estadual Gerson Claro. Outro interessado é o deputado federal Luiz Ovando.

Sabe-se que outros vêm sonhando com a preferência, estão no páreo e trabalham em silêncio. A escolha estará a cargo da senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, que, segundo os bastidores, já teria o nome do seu preferido.

Só narrativas

Alguns políticos que viram a nota oficial do PT “malhando” o governador Riedel acharam que faltou óleo de peroba daquele partido. “É mais feio que bater na mãe por causa de mistura”, disse um deles, ao citar que no texto eles atacam justamente a quem “está dando de comer”.

Outra piada é dizer que o Brasil cometeu erro ao dar anistia a militares, a quem acusa de torturadores, “esquecendo-se” que terroristas, assaltantes, sequestradores também receberam anistia “ampla, geral e irrestrita”.

Recuo

O PT, que entrou em rota de colisão com o governador Eduardo Riedel, dá sinal que vai tentar salvar secretaria, subsecretários e cargos. A conversa agora é que a sigla foi convidada a participar da administração tucana e que se Riedel quiser, que feche ao partido. Além disso, os petistas sabem que ficarão sem rumo caso deixem a base aliada do governador, daí a busca por uma saída, antes que o caldo entorne de vez. 

Lá pelas bandas do Parque tem muita gente lembrando a tradicional frase: “Se é por falta de adeus...”.

Aniversariantes

  • Dr. Mauricio Simões Corrêa, 
  • Luciana Plentz Soares, 
  • Nathallia Velasquez Maksoud,
  • Dra. Maria de Lourdes de Souza Cano,
  • Alelis Izabel de Oliveira Gomes, 
  • Elaine Assis Chemzarian, 
  • Naim Dibo Neto,
  • Bruno Jorge de Medeiros Velasques,
  • Marrielly Lorraine de Souza Anastacio,
  • Mateus Nunes Bezerra,
  • Fabiano Rodolfo Deiss Marques,
  • Izaias Pereira da Silva,
  • Maria Arminda Bezerra Ferragut,
  • Margarida Rita Benvinda da Silva,
  • Paulo Cesar Castro dos Reis,
  • Sidnei Paulo Queiroz,
  • Marina Gomes Lopes Terêncio,
  • Siro Cardoso de Souza,
  • Jorge Franco Freitas,
  • Maria Clara de Jonas Bastos,
  • Ítala Mandetta Maksoud, 
  • Adria Fabíola Deiss Alves, 
  • Lucilene Machado,
  • Mara Viegas,
  • Karla Kristina Demétrio Dagher,
  • Dr. Luiz Henrique Mascarenhas Moreira, 
  • Dr. Carlos Hideki Arakaki, 
  • David Cardoso,
  • Catharina de Amorim, 
  • Anailda de Jonas Bastos,
  • Vanderlei Rodrigues de Campos,
  • Rozely Maria Seves Amado, 
  • Paulo Sérgio Nahas,
  • Altino Rosa da Costa,
  • Adriano Martins Franchini,
  • Cristiane Teixeira,
  • Elen Marcia Rocha,
  • Aline Cristina Kraievski,
  • Darci Brito Lemes Ocampo, 
  • Débora Kemp Duarte, 
  • Sagrária Trava Munhoz Barbosa,
  • Ana Rita Figueiredo Ribeiro, 
  • Dra. Rosa Inês Pedrossian Bastos, 
  • Alcídio Pimentel Neto,
  • Dr. Luiz Vasco Alves,
  • Sérgio Hiroshi Nakamura, 
  • Paula Buainain,
  • Dr. Nilson Gutierrez Ferreira, 
  • Luzia Celeste dos Santos,
  • Renato Pimenta Junior,
  • Jamir Enz,
  • Terezinha Simioli,
  • Marcelo Flávio Raslan Pettengill,
  • Olivaldo Rezende Nogueira,
  • Silvia Maria Ferreira,
  • Mariza Sanches Rodrigues,
  • Éder Figueroa,
  • Maria Nair da Silva,
  • João Carlos de Oliveira, 
  • Zumílda Tereza de Paula,
  • Michele Adriane de Oliveira Michelin, 
  • Elaine Cristina de Aquino Araujo,
  • Maria Amélia Nunes,
  • Vespasiano de Oliveira,
  • Dr. Harley Cardoso Galvão,
  • Ana Carolina Vilella Capiberibe Saldanha, 
  • Mauro Luiz Barbosa Dodero,
  • Dra. Elza Eiko Miazato, 
  • Luiz Galvão Vasconcelos,
  • Maria Lúcia Lopes,
  • Ligia Maria Ocampos,
  • Maria das Dores de Souza,
  • José Mário da Silva,
  • Ivo Barbosa Corrêa,
  • Hudson Rodrigues Lima,
  • Renato Garcia,
  • Keila Gomes,
  • Maria Dejanira Recalde,
  • Aline Ertzogue Marques, 
  • Nancy Gomes de Carvalho,
  • Enio Henrique de Barros,
  • Márcio Bilchini dos Santos,
  • Mauro Hirami Ishy,
  • Herivelton Rezende de Figueiredo, 
  • Elton Berton, 
  • Márcio Toshiyeki,
  • Dr. José Luiz Tarelho Barbieri, 
  • Dra. Zani Brum Monteiro,
  • Camila Alves Corrêa 
  • e Mascarenhas Barbosa,
  • Dr. Siro Sokio Furuguem, 
  • Cláudio Felipe Dib, 
  • Roberto Kichi Otsubo,
  • Carlos Alberto Jacon,
  • José Zanin Bernardelli Junior, 
  • Ângelo Martini,
  • Matheus Benjamin Benaglia,
  • Helen Caroline Macht,
  • Gill Abner Finotti,
  • Renata Leal Vendramini,
  • Ivete Maria Tavares da Silva,
  • Paulo Sérgio de Souza Lauretto, 
  • Osvaldo Veronezzi,
  • Orlando da Silva Canhede,
  • Rosane Magali Marino, 
  • Selma Paes Sandim.

* Colaborou Tatyane Gameiro

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).