Correio B

Correio B+

Cinema B+: Fernanda Torres x Karla Sofía Gascón: um confronto nas redes sociais

Campanhas enaltecendo Fernanda Torres se multiplicam em todas as contas em redes sociais, mas ao assumir a vibração agressiva do futebol, a festa do Oscar virou cenário de drama e vergonha.

Continue lendo...

A “campanha” por um Oscar nunca foi exatamente “bonita”, há um peso enorme da equipe de Marketing para garantir visibilidade e na reta final, em vez de mérito, frequentemente o que prevalece é “estratégia”.

E sim há jogo sujo nos bastidores, mas as redes sociais nunca ficaram tão evidentes como um “problema” como no Oscar 2025. O que até poderia “ajudar” Fernanda Torres pode, no final das contas, prejudicá-la. Porque os fãs estão criando saias justas vergonhosas para a atriz.

Desde que venceu o Golden Globes, na primeira semana de janeiro, Fernanda virou uma estrela internacional, despontando como a grande favorita da Academia no ano. Simpática, autêntica e profissional, ela tem encantado a todos. O problema? Para brasileiros é como “copa do mundo” como se o que fazemos com futebol não fosse vergonha o suficiente.

Campanhas enaltecendo Fernanda se multiplicam em todas as contas em redes sociais (eu mesma abertamente torço por ela), mas ao assumir a vibração agressiva do futebol, a festa do Oscar virou cenário de drama e vergonha.

Primeiro, transformaram a oportunidade em “vingança”, algo extremamente delicado, agredindo a atriz Gwyneth Paltrow com comentários negativos e agressivos por sua vitória há 25 anos por Shakespeare Apaixonado. Para piorar, Gwyneth torce por Demi Moore o que os insanos online consideram uma “agressiva” oposição à Fernanda como se fosse despeito e porque ela fosse contra Fernanda Montenegro.

Gente, Gwyneth nem sabe quem são nenhumas das duas Fernandas, ela não pode ser agredida por nada no mundo. Ela ganhou porque foi eleita a melhor, mesmo que Harvey Weinstein tenha pressionado nos bastidores. Não há provas de má fé. É péssimo para ambas Fernandas que as pessoas agridam pessoas na base de suposições.

Por outro lado, em 2025 nada está exatamente “limpo”. O fato de que um vídeo de 2008 do Fantástico tenha ressurgido nas redes sociais logo agora mostra Fernanda Torres usando blackface para interpretar uma empregada doméstica, não é casual. O vídeo foi encontrado e divulgado para ferir Fernanda (confirmando seu favoritismo).

Em resposta às críticas, Fernanda Torres emitiu imediatamente um pedido público de desculpas, afirmando que, na época, a conscientização sobre o racismo associado ao blackface não era amplamente difundida no Brasil. Ela reconheceu que, embora movimentos negros já denunciassem a prática, a compreensão de sua gravidade não era generalizada. A atriz enfatizou a importância de discussões contínuas para evitar a normalização de práticas racistas.

E, nem bem essa questão tenha esfriado, um segundo golpe: a atriz Karla Sofía Gascón, que compete com Fernanda, tem sido alvo de agressões nas redes sociais e se queixou oficialmente do tratamento que vem recebendo dos fãs brasileiros de Fernanda.

“Você nunca me verá falando mal de Fernanda Torres ou de seu filme, mas, pelo contrário, vejo muitas pessoas trabalhando com Fernanda Torres que falam mal de mim e de Emilia Pérez”, Karla disse à Folha.

Cinema B+: Fernanda Torres x Karla Sofía Gascón: um confronto nas redes sociais - Divulgação

Bastou o comentário para que fãs sugerissem que Karla Sofía quebrou as regras da festa (ninguém pode falar mal da concorrência) e assim Fernanda, mais uma vez esteja mais associada a barraco do que talento. Karla Sofía, que é primeira pessoa abertamente trans indicada ao Oscar de atuação, insistiu que separou os fatos: Fernanda é uma “aliada maravilhosa” e não faz parte do problema.

“Em meus comentários recentes, eu estava me referindo à toxicidade e ao discurso de ódio violento nas redes sociais que infelizmente continuo a vivenciar”, disse ela. “Ninguém diretamente associado a ela tem sido nada além de solidária e extremamente generosa.”

Alguns usuários online circularam o clipe da entrevista da atriz espanhola, que foi revisado pela Academia, que concluiu que “não há violação do regulamento promocional da campanha”. O fato, meu povo, é que Cinema não é Futebol e nem no Futebol o nível de assédio e violência que circula deveria ser tolerado.

Toda discussão só prejudica ambas atrizes, mesmo que sugira a chance de Fernanda como vencedora. Para piorar, Emilia Pérez vem sendo criticado fortemente por ser um retrato inautêntico da cultura mexicana e da experiência trans.

O filme francês, é falado em inglês, com história passada no México e o diretor, Jacques Audiard, não fala espanhol, não filmou o musical no México, nem incluiu atrizes mexicanas para nenhum dos seus três papéis principais. Honestamente, ninguém precisa falar de Karla Sofía, que está ótima no papel título.

Enquanto isso, as indicadas para Melhor Atriz no Oscar ao lado Karla Sofía e Fernanda – Demi Moore, Mikey Madison, e Cynthia Erivo – estão virtualmente ignoradas. Os votos acabam dia 18 de fevereiro: vamos nos comportar melhor até lá? Fernanda Torres merece amor e respeito, e não ser associada a baixaria. Ela está acima disso tudo!

saúde

Entenda qual a relação entre o ciclo menstrual e o órgão responsável pela labirintite

Ciclo menstrual, gestação e menopausa podem afetar o labirinto, órgão responsável pelo equilíbrio corporal e pelo movimento dos membros, entre outras funções, e que, segundo especialistas, pode ser comprometido por alterações hormonais

09/04/2025 10h00

Durante a gestação, a elevação da taxa de vários hormônios  como beta-HCG, estrogênio e, principalmente, progesterona  causa alterações que podem diminuir a pressão sanguínea da mulher e causar tontura

Durante a gestação, a elevação da taxa de vários hormônios como beta-HCG, estrogênio e, principalmente, progesterona causa alterações que podem diminuir a pressão sanguínea da mulher e causar tontura Divulgação

Continue Lendo...

Localizado na porção mais interna do ouvido, o labirinto é um dos principais órgãos responsáveis pelo equilíbrio corporal, trabalhando em conjunto com o sentido da visão e com a capacidade do corpo de perceber e reconhecer a posição, o movimento e a orientação de seus membros sem precisar da visão. Essa capacidade é chamada pelos médicos de propriocepção.

As variações hormonais femininas podem ter uma relação com as doenças labirínticas, que afetam o equilíbrio e a audição. Durante o ciclo menstrual, os níveis de estrogênio e progesterona podem afetar o sistema vestibular, responsável pelo equilíbrio, e a cóclea, responsável pela audição.

Conforme o otorrinolaringologista Ricardo Dorigueto, as principais doenças do labirinto que podem ser influenciadas pelo controle hormonal feminino são a vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), um distúrbio da orelha interna que causa crises de vertigens desencadeadas por determinadas mudanças na posição da cabeça, e a doença de Ménière, caracterizada por ataques recorrentes de vertigem espontânea, perda de audição e zumbido. Essa última ocorre em função do aumento da pressão dos líquidos da orelha interna.

INTOLERÂNCIA AOS SONS

Especificamente nas mulheres, segundo dr. Ricardo, as alterações hormonais que ocorrem no ciclo menstrual, na gestação e na menopausa podem resultar no comprometimento da homeostase (equilíbrio) dos fluidos labirínticos, agindo diretamente nos processos enzimáticos e na atuação de neurotransmissores.

“Os nossos hormônios atuam em todo nosso corpo, e claro que uma mudança nos seus níveis pode acarretar sintomas em um órgão tão sensível quanto o labirinto”, explica o médico.

Artigo publicado pela Revista Brasileira de Otorrinolaringologia corrobora com a tese, ressaltando que, no ciclo menstrual regular, ocorrem variações nos níveis de hormônios esteroides ovarianos, estrógeno e progesterona, conforme as fases do ciclo.

“No labirinto, temos um líquido que precisa estar bem equilibrado na quantidade de suas substâncias para o bom funcionamento do ouvido. E é exatamente aí que o hormônio atua e, em algumas pessoas, pode desencadear sintomas de instabilidade, sensação de cabeça vazia ou como se andasse flutuando, além de zumbido e intolerância aos sons”, destaca o especialista.

MENOPAUSA

Esses sintomas, relacionados ao ciclo menstrual e à gravidez, devem-se, em geral, à progesterona, que leva a um aumento de água e sódio, podendo gerar um aumento da pressão dentro do labirinto e causar sintomas parecidos com a doença de Ménière, assim como as alterações hormonais, particularmente durante a menopausa, aumentam a incidência de VPPB em mulheres.

A provável disfunção responsável pela doença, segundo o especialista, está relacionada aos receptores de estrogênio na orelha interna. O estrogênio é um hormônio presente em maior quantidade no organismo das mulheres, fundamental para a saúde sexual e reprodutiva.

“Em função da retenção de sódio e da hipertensão endolinfática, é na fase lútea [última fase do ciclo menstrual] que podem ser observados quadros de hidropisia labiríntica [ou doença de Ménière]”, afirma o médico.

O especialista finaliza destacando que, como é comum confundir as doenças do labirinto, é necessário que o paciente realize uma consulta com um otorrinolaringologista para garantir o correto diagnóstico e tratamento adequado.

Assine o Correio do Estado

diálogo

Artilharia pesada está montada, pronta para entrar em ação... Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta quarta-feira (09/04)

09/04/2025 00h02

Continue Lendo...

Aldous Huxley - escritor britânico

"O degrau da escada não foi inventado para repousar, mas apenas para sustentar o pé o tempo necessário para que o homem coloque o outro pé um pouco mais alto".

FELPUDA

Artilharia pesada está montada, pronta para entrar em ação, ao mesmo tempo que caminho está sendo minado, isso sem contar as granadas com pinos arrancados e em posição para serem atiradas. Há quem diga que os comandantes já deram as ordens para que não fique pedra sobre pedra. 

Todo arsenal poderá ser utilizado, segundo as inconfidências políticas, caso "alvo" continue se movimentando na tentativa de ter o privilégio de ocupar, por oito anos, um mundo à parte. 

O tempo dirá se haverá recuo.

Feriados

O comércio de Campo Grande deverá permanecer fechado na Sexta-Feira Santa (18), segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas. Com relação ao feriado de Tiradentes (21), será permitida a abertura, desde que o sindicato seja comunicado com antecedência mínima de cinco dias.

Mais

O horário de funcionamento será das 9h às 18h. Os estabelecimentos situados em condomínios comerciais anexos a supermercados seguirão o horário do mercado ao qual estão vinculados.

Lívia Gonçalves Vaitti e Bruno Arce Vaitti com a filha Ana Clara,  que comemora seu primeiro aninho de vida hoje
Michelle Batista

Em ebulição

O PP lançará candidato ao Senado, e internamente começaram as manifestações daqueles que desejam ser os ungidos. Um deles é o deputado estadual Gerson Claro. Outro interessado é o deputado federal Luiz Ovando.

Sabe-se que outros vêm sonhando com a preferência, estão no páreo e trabalham em silêncio. A escolha estará a cargo da senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, que, segundo os bastidores, já teria o nome do seu preferido.

Só narrativas

Alguns políticos que viram a nota oficial do PT "malhando" o governador Riedel acharam que faltou óleo de peroba daquele partido. "É mais feio que bater na mãe por causa de mistura", disse um deles, ao citar que no texto eles atacam justamente a quem "está dando de comer".

Outra piada é dizer que o Brasil cometeu erro ao dar anistia a militares, a quem acusa de torturadores, "esquecendo-se" que terroristas, assaltantes, sequestradores também receberam anistia "ampla, geral e irrestrita".

Recuo

O PT, que entrou em rota de colisão com o governador Eduardo Riedel, dá sinal que vai tentar salvar secretaria, subsecretários e cargos. A conversa agora é que a sigla foi convidada a participar da administração tucana e que se Riedel quiser, que feche ao partido. Além disso, os petistas sabem que ficarão sem rumo caso deixem a base aliada do governador, daí a busca por uma saída, antes que o caldo entorne de vez. 

Lá pelas bandas do Parque tem muita gente lembrando a tradicional frase: "Se é por falta de adeus...".

Aniversariantes

  • Dr. Mauricio Simões Corrêa, 
  • Luciana Plentz Soares, 
  • Nathallia Velasquez Maksoud,
  • Dra. Maria de Lourdes de Souza Cano,
  • Alelis Izabel de Oliveira Gomes, 
  • Elaine Assis Chemzarian, 
  • Naim Dibo Neto,
  • Bruno Jorge de Medeiros Velasques,
  • Marrielly Lorraine de Souza Anastacio,
  • Mateus Nunes Bezerra,
  • Fabiano Rodolfo Deiss Marques,
  • Izaias Pereira da Silva,
  • Maria Arminda Bezerra Ferragut,
  • Margarida Rita Benvinda da Silva,
  • Paulo Cesar Castro dos Reis,
  • Sidnei Paulo Queiroz,
  • Marina Gomes Lopes Terêncio,
  • Siro Cardoso de Souza,
  • Jorge Franco Freitas,
  • Maria Clara de Jonas Bastos,
  • Ítala Mandetta Maksoud, 
  • Adria Fabíola Deiss Alves, 
  • Lucilene Machado,
  • Mara Viegas,
  • Karla Kristina Demétrio Dagher,
  • Dr. Luiz Henrique Mascarenhas Moreira, 
  • Dr. Carlos Hideki Arakaki, 
  • David Cardoso,
  • Catharina de Amorim, 
  • Anailda de Jonas Bastos,
  • Vanderlei Rodrigues de Campos,
  • Rozely Maria Seves Amado, 
  • Paulo Sérgio Nahas,
  • Altino Rosa da Costa,
  • Adriano Martins Franchini,
  • Cristiane Teixeira,
  • Elen Marcia Rocha,
  • Aline Cristina Kraievski,
  • Darci Brito Lemes Ocampo, 
  • Débora Kemp Duarte, 
  • Sagrária Trava Munhoz Barbosa,
  • Ana Rita Figueiredo Ribeiro, 
  • Dra. Rosa Inês Pedrossian Bastos, 
  • Alcídio Pimentel Neto,
  • Dr. Luiz Vasco Alves,
  • Sérgio Hiroshi Nakamura, 
  • Paula Buainain,
  • Dr. Nilson Gutierrez Ferreira, 
  • Luzia Celeste dos Santos,
  • Renato Pimenta Junior,
  • Jamir Enz,
  • Terezinha Simioli,
  • Marcelo Flávio Raslan Pettengill,
  • Olivaldo Rezende Nogueira,
  • Silvia Maria Ferreira,
  • Mariza Sanches Rodrigues,
  • Éder Figueroa,
  • Maria Nair da Silva,
  • João Carlos de Oliveira, 
  • Zumílda Tereza de Paula,
  • Michele Adriane de Oliveira Michelin, 
  • Elaine Cristina de Aquino Araujo,
  • Maria Amélia Nunes,
  • Vespasiano de Oliveira,
  • Dr. Harley Cardoso Galvão,
  • Ana Carolina Vilella Capiberibe Saldanha, 
  • Mauro Luiz Barbosa Dodero,
  • Dra. Elza Eiko Miazato, 
  • Luiz Galvão Vasconcelos,
  • Maria Lúcia Lopes,
  • Ligia Maria Ocampos,
  • Maria das Dores de Souza,
  • José Mário da Silva,
  • Ivo Barbosa Corrêa,
  • Hudson Rodrigues Lima,
  • Renato Garcia,
  • Keila Gomes,
  • Maria Dejanira Recalde,
  • Aline Ertzogue Marques, 
  • Nancy Gomes de Carvalho,
  • Enio Henrique de Barros,
  • Márcio Bilchini dos Santos,
  • Mauro Hirami Ishy,
  • Herivelton Rezende de Figueiredo, 
  • Elton Berton, 
  • Márcio Toshiyeki,
  • Dr. José Luiz Tarelho Barbieri, 
  • Dra. Zani Brum Monteiro,
  • Camila Alves Corrêa 
  • e Mascarenhas Barbosa,
  • Dr. Siro Sokio Furuguem, 
  • Cláudio Felipe Dib, 
  • Roberto Kichi Otsubo,
  • Carlos Alberto Jacon,
  • José Zanin Bernardelli Junior, 
  • Ângelo Martini,
  • Matheus Benjamin Benaglia,
  • Helen Caroline Macht,
  • Gill Abner Finotti,
  • Renata Leal Vendramini,
  • Ivete Maria Tavares da Silva,
  • Paulo Sérgio de Souza Lauretto, 
  • Osvaldo Veronezzi,
  • Orlando da Silva Canhede,
  • Rosane Magali Marino, 
  • Selma Paes Sandim.

* Colaborou Tatyane Gameiro

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).