Há dois documentários na Netflix que são mais do que interessantes para fãs de true crime, mostram o quanto a realidade pode ser mais assustadora do que a ficção.
Em Um Pesadelo Americano, um casal é atacado durante a madrugada por intrusos, amarrados, forçados a ingerir drogas sedativas e isso nem foi o pior.
A jovem é sequestrada, violentada duas vezes e ainda assim a polícia, em vez de investigar e buscar os culpados, desconfia justamente do casal, os acusando de estar usando a história do best-seller, transformado em filme, Garota Exemplar, como uma espécie de pegadinha. Já volto a eles.
O novo documentário que a plataforma disponibiliza essa semana é ainda mais assustador. Amante, Stalker e Mortal é uma das histórias mais surreais e assustadoras que a ficção ainda não criou.
Acompanhamos a vida de um recém divorciado, Dave Kroupa, que ao usar um app de namoro conhece duas mulheres: Shanna “Liz” Golyar e Cari Farver, indiretamente mudando drasticamente a vida não apenas dos três, mas de duas famílias por conta de um triângulo amoroso trágico.
Vou tentar ao máximo evitar os spoilers, mas é true crime, há uma mulher desaparecida transformada em stalker e rapidamente entendemos que, assim como Um Pesadelo Americano estava assustadoramente parecendo ser uma versão reality de Garota Exemplar (não é), aqui é claramente um Atração Fatal. Mas quem seria mesmo Cari Farver a Alex Forrester do século 21?
Foto: DivulgaçãoA narrativa é envolvente e mesmo se você, como eu e depois das dicas dadas aqui, pescar o que é a verdade, ainda assim fica presa tentando descobrir “como” e “o que aconteceu”? Sim, tem pegadinhas para te fazer chegar ao momento do “uau” surpresa, e funciona.
As encenações são bem editadas, bem gravadas e nos levam direto para a tensão e a paranoia que Dave viveu durante nada menos do que quatro longos e assustadores anos.
Há um certo problema, se você, como eu, deduz com certa agilidade o que está acontecendo (diferentemente de Dave), a virada da história parece vir um tanto tarde, quando dramalhão já está fora de controle. Mas aí você lembra que é tudo verdade ea angústia volta. Vamos acabar com o suspense.
Há uma Alex Forrester (a amante psicótica de Atração Fatal), mas ela não é quem parece. Na verdade, Liz Golyar, se sentindo ameaçada por Cari Farver, a mata e passa os próximos anos a personificando em redes sociais, enganando amigos e familiares, Dave, claro e ameaçando as vidas de pessoas da vida dele.
Seria um crime perfeito, se novos detetives determinados a localizar Cari, não conseguissem desvendar a trama de Liz.
Amante, Stalker e Mortal é um filme esperando ser rodado e tem uma conclusão bem mais satisfatória do que Um Pesadelo Americano, mas ambos, mesclados com os filmes que fizeram tanto sucesso, invertem nossa percepção e nos incomodam de forma desconcertante.
Valem cada minuto! E de quebra, sim vale rever os filmes também, que são bem mais suaves quando lembramos que são apenas ficção.



