Correio B

GASTRONOMIA

Com um cardápio com 150 pratos, festival de "comida de boteco" vai até o dia 30 de novembro

Festival Bar em Bar começou na quinta-feira e seguirá até o dia 30, com um cardápio com 150 opções, oferecidas por mais de 100 estabelecimentos de Campo Grande e mais cinco cidades Bonito, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e Bataguassu

Continue lendo...

Realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul (Abrasel-MS), o Festival Bar em Bar segue até o dia 30 na Capital e em mais cinco cidades do Estado – Bonito, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e Bataguassu. São três categorias – Comida de Boteco, Restaurante e Hambúrguer - e mais de 100 estabelecimentos na disputa.

Cada estabelecimento pôde inscrever mais de uma opção de prato para o festival, desde que não indicasse mais de uma opção na mesma categoria, somando um total de 150 pratos a serem degustados durante um período de 30 dias. A maratona do sabor começou na quinta-feira (31 de outubro), e a abertura oficial do Bar em Bar foi realizada no dia anterior, no Terradaságuas, o restaurante-escola do Senac, no Jardim dos Estados, em evento para a imprensa e convidados.

O público poderá votar no prato que mais gostou, sendo permitido apenas um voto por CPF por categoria. Os três primeiros ganhadores de cada categoria serão conhecidos no dia 5 de dezembro e receberão uma premiação. O festival acontece simultaneamente em todo o País em cada um dos estabelecimentos participantes.

“É uma ótima oportunidade para os clientes visitarem os locais e, além de saborearem os pratos concorrentes, conhecerem o espaço, a decoração, o atendimento, provarem drinques naqueles que oferecerem e aproveitar o momento com família e amigos ou mesmo sozinhos”, convida Paola Lani, executiva da Abrasel-MS.

Presidente da seção estadual da entidade, João Francisco Fornari Denardi destaca que esta edição do Festival Bar em Bar vem com número recorde de pratos inscritos, tanto na Capital quanto no interior.

“Os estabelecimentos estão trabalhando para levar pratos que vão agradar aos mais diferentes paladares, por meio de ingredientes tradicionais, requintados, alguns regionais e outros da culinária internacional. Com certeza, o público vai se deliciar, e o Festival Bar em Bar vai colaborar para movimentar o setor de bares e restaurantes de Mato Grosso do Sul neste período”, aposta o dirigente.

João Francisco comemora que, além do número recorde de participantes, o evento conta com vários patrocinadores neste ano, que, segundo ele, entenderam a importância do festival para o setor e para o Estado.

“A Abrasel MS se sente honrada com a confiança e agradece aos patrocinadores. Graças a eles, o público em Mato Grosso do Sul terá a oportunidade de provar pratos de sabores inigualáveis”, afirma.

Sebrae, Friboi, Sicredi, Conect, Bunker e Panan são os patrocinadores. Sindha-MS e Senac-MS também apoiam a iniciativa.

ESTÍMULO E PARCERIA

“O Sindha-MS [Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Mato Grosso do Sul] é parceiro da Abrasel-MS na realização do Festival Bar em Bar por entender que o evento estimula o setor de gastronomia, movimentando a economia, e é uma oportunidade para os estabelecimentos de testarem seus cardápios, novos ingredientes e ainda darem visibilidade ao seu estilo, além, é claro, de participarem de uma competição divertida e saudável, em que o público escolhe seus pratos preferidos”, ressalta Juliano Wertheimer, presidente do Sindha-MS.

“O Sebrae apoia o setor de bares e restaurantes e é um parceiro histórico da Abrasel. E, neste ano, o Festival Bar em Bar conta com mais de 100 estabelecimentos participantes de diversas cidades de Mato Grosso do Sul, como Campo Grande e Três Lagoas, que prepararam pratos criativos e regionais. Convidamos a população a prestigiar e escolher seu prato preferido nesta ação, que movimenta a economia local e gera emprego e renda”, destaca Claudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae-MS, que mais uma vez patrocina o evento.

Wardes A. Conte Lemos, presidente do Sicredi Campo Grande, diz que é uma grande satisfação para a entidade ser patrocinadora do festival. “Um dos maiores eventos gastronômicos de Mato Grosso do Sul. Esta parceria reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento local, apoiando bares e restaurantes que são fundamentais para a economia e a cultura da nossa região”, endossa Lemos

“Como cooperativa de crédito, acreditamos na força da comunidade e na cooperação como caminhos para o crescimento coletivo”, afirma o representante do Sicredi, acrescentando que “estamos aqui para apoiar esses empreendedores, oferecendo soluções financeiras que permitam que eles aprimorem seus negócios e criem experiências memoráveis para todos os participantes do festival”.

Para Airton Dias, gerente-executivo da Friboi, o Festival Bar em Bar é uma oportunidade para novas parcerias. “Para nós da Friboi é uma grande satisfação participarmos como apoiadores do Festival Bar em Bar, em que temos a oportunidade de ampliarmos as parcerias com nossos clientes e com a Abrasel”, afirma Dias.

Parceiro da Abrasel-MS em vários projetos, Roberto Rech, sócio-diretor da Panan, fala da satisfação de fazer parte do evento.

“Estamos muito satisfeitos em fazer parte do Festival Bar em Bar e demais ações da Abrasel-MS neste ano. Com certeza continuaremos juntos em 2025. Agradecemos a parceria e a confiança, certos de que o próximo ano trará ainda mais sucesso e oportunidades”, exalta Rech.

VALOR CULTURAL

Giovano Augusto, da Conect, também reforça a importância da parceria com a Abrasel-MS. “Fico muito feliz em fazer parte do desenvolvimento do setor gastronômico do nosso estado”, pontua Augusto, aproveitando para desejar sorte aos estabelecimentos participantes.

Relações Públicas da Bunker Destilaria, Sabrina Feiteira destaca a contribuição cultural do Festival Bar em Bar.

“A Bunker Destilaria tem um papel importante a desempenhar como patrocinadora do Festival Bar em Bar, tanto pelo seu reconhecimento e prestígio, uma vez que com seu gim premiado traz um selo de qualidade para o festival, quanto pela conexão cultural, uma vez que, como a primeira destilaria de Mato Grosso do Sul, a Bunker traz a riqueza do Pantanal para o evento. Isso não só valoriza a cultura local, mas também promove a diversidade da região”, avalia Sabrina.

Assine o Correio do Estado

AGENDA CULTURAL

Teatro, cinema e pré-Carnaval estão entre as opções deste fim de semana

Dupla de atores de "Forrest Gump", Tom Hanks e Robin Wright voltam a trabalhar juntos em "Aqui", longa-metragem que usa tecnologia inovadora para brincar com suas feições

17/01/2025 10h00

Ambientado inteiramente em uma única sala, o filme explora o tempo e o espaço para definir o lar e seu impacto por meio de gerações

Ambientado inteiramente em uma única sala, o filme explora o tempo e o espaço para definir o lar e seu impacto por meio de gerações Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O renomado diretor Robert Zemeckis retorna às telonas com “Aqui”, uma obra cinematográfica que promete cativar o público com sua narrativa inovadora e elenco estelar. O filme, que estreou nos cinemas brasileiros ontem, reúne novamente Tom Hanks e Robin Wright, a dupla que encantou o mundo em “Forrest Gump”.

Baseado na história em quadrinhos homônima de Richard McGuire, “Aqui” se passa inteiramente em um único local: a sala de uma casa. Por meio desse espaço aparentemente comum, o filme nos leva em uma viagem fascinante pelo tempo, explorando as vidas de diversas famílias ao longo de gerações.

No centro da trama estão Richard (Hanks) e Margaret (Robin), um casal prestes a deixar o lar onde viveram momentos de amor, perdas, risos e memórias. A narrativa se desenrola de forma não linear, transportando os espectadores do passado mais distante até um futuro próximo.

O que torna “Aqui” verdadeiramente especial é a tecnologia de rejuvenescimento digital utilizada para permitir que Hanks e Robin interpretem seus personagens em diferentes fases da vida. A técnica inovadora promete uma experiência visual única, mesclando nostalgia e futurismo.

O elenco de apoio é igualmente impressionante, contando com talentos como Paul Bettany, Kelly Reilly e Michelle Dockery. Suas performances prometem adicionar profundidade e nuances à narrativa central.

Zemeckis, conhecido por sua habilidade em mesclar emoção e tecnologia em filmes como “De Volta para o Futuro” e “O Expresso Polar”, parece ter encontrado o equilíbrio perfeito em “Aqui”. O filme promete ser uma reflexão poética sobre a passagem do tempo, as conexões humanas e a permanência dos espaços em nossas vidas.

À medida que acompanhamos as histórias que se desenrolam nesse lar ao longo dos séculos, somos lembrados de nossa própria mortalidade e da marca que deixamos nos lugares que habitamos.

TEATRO

O Circo do Mato inicia o ano com os pés na estrada – e em nova estreia. É que a trupe está com o inédito espetáculo “Ponto de Partida”, que vai conectar Mato Grosso do Sul ao estado da Bahia neste mês.

O trabalho já tem data marcada para sua estreia: dias 17, 18 e 19 na capital sul-mato-grossense, na sede da própria cia. Com classificação indicativa de 12 anos, o ingresso será 1 kg de alimento não perecível, fraldas geriátricas e/ou material de higiene ou limpeza.

Dirigido por João Lima, com texto de Breno Moroni e atuação do artista Mauro Guimarães, “Ponto de Partida” transcende limites geográficos e temporais.

“Sem dar muito spoiler, é a história de um palhaço já idoso, vindo de uma família tradicional de circo, que está esperando uma carona de um contratante para a sua última apresentação, a qual não chega a acontecer. Esse é o ponto de partida da narrativa, daí a escolha do nome do espetáculo”, explica o diretor.

Em uma viagem dramatúrgica, o enredo busca ainda homenagear os palhaços de todo o Brasil.

“Acompanho a hierarquia do circo de lona, onde o palhaço é o último estágio que alguém pode alcançar. Diferentemente do teatro-circo, em que você pode iniciar como palhaço, no circo tradicional você só se torna palhaço quando é muito velho e já foi mágico, equilibrista, malabarista”, pontua Breno.

O ingresso será 1 kg de alimento não perecível ou outros materiais – doações que serão revertidas para instituições sociais.

“Eles estão pedindo produtos de higiene pessoal e fraldas geriátricas, pensando em nossos idosos, que atualmente são 20”, afirma Vilma Gomes, enfermeira responsável pela gestão da entidade Recanto Feliz.

“Tenho a satisfação de ver o olhar do Circo do Mato para a comunidade, porque a arte tem esse olhar sensível e o espetáculo retrata justamente o lugar do idoso no mundo”, detalha a enfermeira.

“Ponto de Partida”
Data: dias 17, 18 e 19.
Horário: às 20h.
Local: na sede do Circo 
do Mato, que fica localizada na Rua Tonico de Carvalho, nº 263, no Bairro Amambaí.

FIM DE FÉRIAS

O Shopping Campo Grande está com uma rica programação de fim de férias para entreter as crianças enquanto não retornam às escolas.
Amanhã, a garotada poderá participar de aulas de muay thai kids para todo mundo se manter em movimento.

Com duas turmas, a programação tem início às 8h (para os pequenos de 4 a 7 anos) e às 8h30min (para crianças de 8 a 11 anos). Ambas as aulas acontecem na Fórmula Academia – Unidade Shopping Campo Grande.

Já às 15h ocorrerá uma oficina de fantoches pucket na praça central de eventos do shopping. Essa programação é voltada para crianças a partir dos 4 anos.

Outra opção é o parque Mônica Esportes, que oferece um circuito de aventuras com infláveis, piscina de bolinhas, giro radical e espaço multijogos, além de toda a temática do grupo de amigos mais amados dos quadrinhos: a Turma da Mônica. 

O evento é apto para crianças de 2 anos até jovens de 13 anos e tem valores de R$ 60 (até 40 minutos), R$ 70 (até 80 minutos), R$ 80 (até 120 minutos) e R$ 90 (até 160 minutos). A atração está localizada na praça de eventos em curta temporada.

BRECHÓ

Em mais uma edição da feira que reúne os brechós de toda a cidade de Campo Grande, a Garimpasso desta vez será diferente. Marcado para ocorrer no Capivas Cervejaria, o evento terá o preço único de R$ 25 em todas as peças.

Garimpasso
Data: neste domingo.
Horário: das 17h às 20h.
Local: Capivas Cervejaria, que fica localizada na Rua Pedro Celestino, nº 1.079 – Centro.

FÉRIAS BRINCANTES

O Ateliê Ramona Rodrigues, espaço cultural referência em arte para crianças, preparou uma programação especial para levar muita cultura e diversão para as férias da criançada campo-grandense.

Neste fim de semana, às 16h, Edu Brincante e Caramuja apresentam uma sessão especial de histórias com muitas brincadeiras para todo mundo conferir.

Em cena, os artistas e pesquisadores de cultura da infância apresentam com muita música, brincadeiras, bonecos e interação com a plateia alguns contos que fazem parte do imaginário popular brasileiro e da literatura infantil.

A apresentação é um convite para que bebês a partir de um ano, crianças pequenas e suas famílias vivenciem momentos de encantamento, imaginação e felicidade.

Férias Brincantes, com Edu Brincante e Caramuja 
Data: neste sábado e domingo.
Horário: às 16h.
Local: no Ateliê Ramona Rodrigues, que fica localizado na Rua 14 de Julho, nº 1.431, casa 3 – Centro.
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada).
Vendas e informações: pelo WhatsApp (67) 98154-1699.

SAMBA

Em um esquenta para a folia do Carnaval 2025, o Grêmio Recreativo Escola de Samba (Gres) Igrejinha vai fazer amanhã um evento especial com o renomado sambista Emerson Dias.

Gres Igrejinha
Data: neste sábado.
Horário: às 19h30min.
Local: Sede do Gres Igrejinha, que fica localizada na Avenida Presidente Ernesto Geisel, nº 5.982, no Bairro Cabreúva.
Ingressos: R$ 60 (individual) e R$ 120 (mesa).
Vendas e informações: pelo WhatsApp (67) 99258-6595 ou ainda pelo telefone (14) 98195-7542.

Assine o Correio do Estado

Correio B

Ao contrário da maioria dos prefeitos em Mato Grosso do Sul, que abriram as...Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta quinta-feira (16/11)

17/01/2025 00h01

Continue Lendo...

REGIANE MACHADO ESCRITORA BRASILEIRA

 "Somente quem vivencia cada conquista e sabe realmente como é difícil chegar até ela consegue entender o porquê das pessoas valorizarem cada minuto de sua vida e cada simples atitude ou decisão tomada”.

FELPUDA

Ao contrário da maioria dos prefeitos em Mato Grosso do Sul, que abriram as portas   para a população e mostraram serviço  já nesses primeiros dias de mandato,  outros, porém, decidiram iniciar uma administração  “volto depois”. É que resolveram fechar as prefeituras  por determinado período para, digamos,  “tomar pé da situação” e iniciar os trabalhos  para os quais foram eleitos. Suar mesmo a camisa e a blusa nesse começo, nem pensar... 

Recurso

A Anatel lançou um novo recurso com o objetivo de aumentar  a rapidez e a eficiência  em emergências. A tecnologia permite a localização de usuários  de dispositivos Android e iOS durante chamadas para  190 (polícia), 192 (serviço médico)  e 193 (bombeiros).

Mais

O novo recurso funcionará  de forma automática no sistema operacional Android  (versão 5.0 ou superior)  e iOS (versão 18.2 ou superior)  – não são necessários aplicativos ou ações do usuário. Moradores de áreas com coberturas limitadas  também terão acesso.

Gustavo Sarti - MANU SCARPA E LUCAS RAMOS/BRAZIL NEWS
Regina, Mel Canale, Heitor Fagundes e Adriana Fagundes

Doce ilusão

Nos meios políticos, tem gente achando que uns e outros estariam “deitados em berço esplêndido”, sonhando que a volta  em 2026 “é curta e certa”.  Tais observadores afirmam  que essa tchurminha, nos últimos tempos, teria guardado  o caderninho com o nome “povo” na gaveta e que estaria “pegando pó”, como se dizia não tão antigamente.

Presente

A vice-prefeita Camila Nascimento (Avante) vem deixando  muito claro que, embora seja secretária de Assistência Social, não deixará de exercer o papel  para qual foi eleita e que a permite estar com os pés em toda  a estrutura da gestão. Observadores mais atentos  acham que ela estaria querendo demarcar terreno para não ficar  à sombra da prefeita, apenas como titular de um órgão de primeiro escalão. Em resumo, não gostaria  de ser vice “apenas por ser”,  sem nenhuma autonomia.  Vai daí que...

Caminho livre

A decisão de se manter neutro  no segundo turno  das eleições em Campo Grande, liberando seus filiados,  contribuiu para que  não houvesse nenhum  “nariz torcido” para a escolha  de Youssif Domingos,  um dos históricos do MDB,  para o cargo de secretário  de Governo de Adriane Lopes (PP). A nomeação possibilita ainda  que os emedebistas possam respaldar a administração  da prefeita Adriane no presente, com olhos voltados que só  para o futuro.

Aniversariantes

  • Dr. Jaime Caldeira Jhunyor,
  • Muriel Medeiros Chaves,
  • Roberto Hashioka Soler,
  • Fabíola Stephanini,
  • Gustavo Mota Calarge,
  • Darcy Vargas de Lima Pinho da Silva,
  • Joaquim Kosei Nakamatsu,
  • Abel Teodoro da Silva,
  • Juliano Aparecido da Silva Barreiro,
  • Aide Casuyo Hoshi, João Batista de Arruda,
  • Mariângela Santos Nunes da Cunha,
  • Alex Barbosa Santana,
  • Paulo Augusto Ramos,
  • Homero Rocha Lemos,
  • Luiza Guimarães de Araújo,
  • Jutair Grossmann,
  • Taiko Wagatuma Otsubo,
  • Carlos Alberto de Carvalho,
  • Idalina Pinheiro Martins,
  • Soiva Dias Aquino,
  • Paulo de Souza,
  • Fábio Coutinho Anache,
  • Jorge Saboungi Sleiman,  
  • Paulo Echeverria Neto,
  • Dr. Sérgio de Matos Lopes,  
  • Gilberto Borges Martins,
  • Timara Hernandes Medeiros,
  • Acir Kauas,
  • Luci Micharki Giummarresi,
  • Ataíde Ortiz,
  • Mariana Chaves Lamy Afato,
  • Jefferson Antiquera Tino,
  • Maria Isabel Albuquerque,
  • Nelson Kawano,
  • Claire Aparecida de Freitas,
  • Dulce Ribeiro de Oliveira,
  • Adir Brandão de Oliveira,
  • Jair de Oliveira Chita,
  • Fabiano Flôres Azevedo,
  • Elizabeth Cardoso de Oliveira,
  • Vilma Martins Vidal,
  • Beatriz Miyasato de Souza,
  • José Maria de Mello Júnior,
  • Maria das Graças de Oliveira,
  • João Paulo Barcellos Esteves,
  • Dr. Alonso Resende do Nascimento,
  • Patrícia Kelly Gonçalves,
  • Maria Lúcia Sampaio,
  • Godofredo Pereira,
  • Meridiane Tibulo Wegner,
  • Paula Mendonça Correia,
  • Alfredo Alves Ferreira,
  • Manuel Pacheco,
  • Mário de Azevedo Sampaio,
  • Roberto Carlos de Souza,
  • Cornelio Reis Costa Junior,
  • Elayne Silva Viana,
  • Marcelo Augusto Silveira,
  • Ruben Orro,
  • Inez Zanin,
  • Alziro Massayki Kakuta,
  • Adriana Lopes Moura,
  • Liane Tavares Barbosa,
  • Zélia Amaral Gomes Parron Maria,
  • Mirtes Cardoso,
  • Luiz Claudio Martins Fernandes,
  • Margarete Keiko Kaku, 
  • Eduardo Mombrum de Carvalho,
  • Luiz Carlos Pecantet,
  • Ismar Guedes Ribeiro dos Santos,
  • Haroldo Picoli Junior,
  • Vania Cristiane de Souza,
  • Everton Luís Revay,
  • Antonio Messias de Oliveira,
  • Elton Ortiz Vieira,
  • Joilson Barata Monteiro,
  • Armando Suarez Garcia,
  • Douglas Siqueira Artigas,
  • Edson Moraes Chaves,
  • Neilo Nunes Barbosa,
  • Antonio Ezequiel Inácio Barbosa,  
  • Carolina Ferreira Nunes,
  • Lorena Assis Pereira,
  • Ana Leda Moreira,
  • Geanne Maria Viana,
  • Carlos Victor de Moraes,
  • Luiz Henrique Ferreira,
  • Eliane Assis Silveira,  
  • Maria Izabel Ferreira de Souza,
  • Bruno Eduardo Peixoto Lupoli,
  • Renata Machado,
  • Fernanda Helena Torres,
  • Maria Lúcia Guerreiro,
  • José Mário Santos Rocha,
  • Talita Cardoso da Silva,
  • Nádia Leite,
  • Cláudio Barbosa Lopes,
  • Maria Rita Machado,
  • José Márcio de Abreu,
  • Alzira Meire Ferreira,  
  • Dalva Costa de Oliveira,
  • Eva Maria Alves,
  • Lorena Oliveira,
  • Maisa Correia Lemos,
  • Suzana de Almeida Lopes,
  • Sarita Martins Lima,
  • Luís Carlos Silveira Viana,
  • Vivianne Alves Mendonça,
  • Mário César Monteiro de Souza.
     

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).