Correio B

DIÁLOGO

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Por Ester Figueiredo (dialogo@correiodoestado.com.br)

Continue lendo...

François Guizot estadista francês

"A consciência é a faculdade que o homem tem de contemplar o que se passa no seu íntimo, assistir à própria existência, ser, por assim dizer, espectador de si próprio”.

FELPUDA


Figurinha teria entrado quente em campo importante, que é cercado de árvores das mais diferentes espécies, para fazer exigências e mais exigências, mas teria encontrado pela frente “técnico” fervendo que só. Aí, o visitante disse o que queria e ouviu o que não queria, com a ordem para lembrar de quem mandava no esquema tático. Tem gente dizendo que a experiência mostra que nunca foi bom brigar com quem é dono da bola. Afinal, como ensina o velho ditado: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”.

No páreo

O Brasil está concorrendo em oito categorias no prêmio Wanderlust Reader Travel Awards 2024, três delas de melhores do mundo. A premiação anual de turismo e viagens é organizada pela Wanderlust – uma das mais importantes revistas do Reino Unido voltada para o setor.

Mais

Segundo a Embratur, o Brasil pode ser indicado como país mais desejado em Natureza e Vida Selvagem, Aventura, Cultura, Gastronomia e Sustentabilidade. A votação é pública e pode ser feita no site: wanderlusttravelawards.com.

Carol Civita e Serpui Marie

Das sombras

O festival de baixarias e ataques feitos às ocultas contra candidatos está a pleno vapor. Em Campo Grande, Rose Modesto, que disputa a prefeitura, bateu à porta da Polícia Federal para denunciar fake news contra sua honra. Em Nova Andradina, o ataque teve como alvo a ex-deputada Dione Hashioka, que disputa o cargo de prefeita. Nesse caso, a juíza eleitoral tomou decisão contra os autores, obrigados a pagar multa e a publicar vídeo de retratação.

Sem máscaras

Alguns candidatos ao cargo de vereador de Campo Grande que vinham tentando pegar carona no nome do ex-presidente Jair Bolsonaro devem ter perdido o rumo de casa. Ele lançou site com a relação de quem está apoiando nos municípios de todo o País. Com essa medida, tirou as máscaras de muita gente e adotou antídoto contra possíveis traíras no futuro. O endereço: vereadordobolsonaro.com.br.

Lista

No site do ex-presidente constam os nomes de 30 candidatos do PL, alguns que já cumpriram mandados e outros que estão estreando na política. Entre eles está o de Ana Portela, filha do presidente estadual da sigla, Tenente Portela, amigo de Bolsonaro e suplente da senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. Há ainda, na relação, um ex-vereador, um ex-deputado estadual e um ex-deputado federal. Na plataforma consta que a atualização está sendo feita diariamente.

aniversariantes

  • Larissa Moraes Cantero Pereira,
  • Patricia Jacob de Brito,
  • Dra. Ellen Priscile Xandu Kaster Franco,
  • Maria Clara Pontes Alvares,
  • Dra. Catarina Maria Fagundes Magalhães,
  • Argemiro Rodrigues Machado,
  • Catarina Yukiko Tsuge,
  • Jaime Carlos de Oliveira Filho,
  • Arnildo Ferre Irbe,
  • Marcelo Ferreira Miranda,
  • Nilson Neves Barbosa,
  • Rita Hildebrand Almeida,
  • Stelvia Gomes Moreno,
  • Edson dos Santos Sales,
  • Thietre Pires,
  • Mário Sérgio Vasquez Dorneles,
  • Jacson Mateus Alba,
  • Oscar Rocha,
  • Ivan Gibim Lacerda,
  • Julliane Suzzie Ramos de Lima,
  • Maikon Barbosa,
  • Joel Pizzini,
  • Thiago Sartori Dib,
  • Dr. Alfredo Alves Bobadilha,
  • Marcio Irala de Lima,
  • Andréia Regis Guimarães,
  • Odilson Vitório,
  • Luana Rodrigues do Nascimento,
  • Oscar Inácio Peixer,
  • Luiza Cantero Faria,
  • Pedro dos Santos Filho,
  • José Corrêa Filho,
  • Maria Auxiliadora Ferraz,
  • Dr. Antônio Silveira Leite,
  • Eliane Ferreira Kruki,
  • Narimã de Oliveira Costa,
  • Maria Neide Romero,
  • Adélia Sebastiana Simioli,
  • Yolanda Assunção Barboza,
  • Maria Madalena Conte,
  • Wanda Girão Faria,
  • André Luiz Nacer de Souza,
  • Roberto da Costa,
  • Darci Umbelino Dias,
  • Dra. Norman Regina Brum Gomes, Sidney Carlos Leschine,
  • Luiz Carlos Ribeiro,
  • Valderez Oliveira,
  • Tânia Mara de Andrade,
  • Luciene Vaz Baltuilhe,
  • Marcelo de Araújo Schneider,
  • João Carlos Melli,
  • Vânia Vilalba Acosta,
  • Écio Mendes Garcia,
  • Giovani Nesello,
  • Tatiana de Oliveira,
  • Elza Salvador Albuquerque,
  • Déborah Freitas Soto,
  • Carolina Souza Meier,
  • Hudson Ferreira,
  • Geisa Francisca da Silva,
  • Ynara Santos,
  • Danilo Rocha Silva,
  • José Avelino de Oliveira,
  • Delizete Maria Correa Alves,
  • Edy Fernando de Souza,
  • Isabel Aparecida Fernandes Ribeiro,
  • Dr. Emílio Morita Sakura,
  • Fabíola Meldau Lemos,
  • João Fernando Villela,
  • Paulo Sérgio Franco do Amaral,
  • Roberto Dias Figueiredo,
  • Saul Girotto Júnior,
  • José Antonio Tozzi,
  • Adriane de Mello Nogueira Queder,
  • Hélio César de Mello,
  • Josenir Pereira de Oliveira,
  • Laura Aparecida Ferreira Vieira,
  • Ângela Maria Barbosa de Paula,
  • Henriqueta Garcia Ribeiro,
  • Antonia Aparecida de Souza,
  • Ila da Silva Fernandes,
  • Tayta Regina Drissen de Farias Reis,
  • Marcos Antonio Maganhotte Silva,
  • Olivia Tosta de Macedo Vianna,
  • João Bosco Homem de Carvalho Filho,
  • Thaiz Paulino de Mattos,
  • Juliana Foscaches de Paula,
  • Anivaldo José da Silva,
  • Renato Ferreira Morettini.
  • Ilton Kazushi Yamashita,
  • Ulisses Alberto Vessechia,
  • Luzineis Bernandes Arantes,
  • Carlos Alberto Rodrigues Conessa,
  • Marilda Rolon do Vale,
  • João Jonas da Costa Junior,
  • Eliane Novaes Guimarães Mercadante,
  • Lúcio Ballerini,
  • Anagilda de Oliveira,
  • Lyllian Aparecida Xavier Naglis
  • de Lacerda,
  • Katiuscia Estevam Perez,
  • Solange Silva de Melo,
  • Nelide do Carmo Cremasco Ostetto Oliveira,
  • Wallace Farache Ferreira,
  • Péricles Landgraf Araújo de Oliveira

colaborou tatyane gameiro

Correio B

Expogrande terá oficina gratuita de churrasco e drinks com café

Os cursos com vagas limitadas serão oferecidos pelo Senar/MS e representam uma oportunidade de aprender técnicas que serão ensinadas para aplicar no dia a dia

08/04/2025 18h23

Crédito FreePik

Continue Lendo...

A Expogrande 2025 terá cursos gratuitos de churrasco e bebidas à base de café, oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande.

A ideia é levar conhecimento prático com base em técnicas culinárias que sejam acessíveis e cheias de sabor.

Os amantes da cafeína irão se deleitar com a Oficina de Bebidas à Base de Café, que será realizada nesta quarta-feira (9), das 15h às 18h.

Já para quem deseja aprimorar a técnica de assar carne, no dia 12 de abril será ofertada a Oficina de Churrasco, das 10h às 13h.

As oficinas serão realizadas no estande do Sistema Famasul. A atividade é aberta ao público, mas atenção: as vagas são limitadas. As inscrições serão feitas no local, por isso é recomendado chegar com antecedência.

Carne na brasa

No curso de churrasco, os participantes irão aprender técnicas que vão desde o preparo da churrasqueira até como limpar e assar diferentes tipos de cortes, além de conhecer o ponto da carne e o preparo de acompanhamentos que valorizam o sabor.

Para o coordenador educacional do Senar/MS, Carlos Henrique de Paula Geraldo, a ação proporciona a oportunidade de levar para casa um conhecimento prático, com técnicas que podem ser usadas no dia a dia.

“Nem todo mundo tem experiência para acender o fogo ou limpar uma peça de carne, e essas são tarefas que fazem parte da rotina de muitas famílias do campo. É uma chance de adquirir habilidades práticas, entender a importância de cada etapa e ganhar mais segurança na execução dessas atividades.”

Amantes do café

A oficina que irá ensinar sobre o café terá como enfoque a versatilidade do grão. Os inscritos irão aprender diversas formas de preparo e colocar a mão na massa na criação de bebidas geladas e outros produtos.

“A oficina de bebidas à base de café é uma oportunidade de explorar novos sabores e possibilidades com um ingrediente tão presente na nossa cultura, aprendendo receitas simples que podem ser reproduzidas em casa e até mesmo gerar renda. Nosso objetivo é proporcionar um aprendizado que valorize o saber tradicional, mas também traga novas técnicas e orientações”, explicou Carlos Henrique.

Assine o Correio do Estado

LÍNGUA PORTUGUESA

Academia de Letras oferece oficina sobre literatura e gramática

Com três neste mês, os eventos começam amanhã, na UEMS, e clube de leitura sobre García Márquez, na quinta-feira, na sede da entidade, com participação de André Luiz Alvez

08/04/2025 10h00

Ricardo Cavaliere e Henrique de Medeiros

Ricardo Cavaliere e Henrique de Medeiros Foto: Divulgação/ASL

Continue Lendo...

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Livro (23), a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) promove nada menos que três eventos, destacando autores regionais, nacionais e de fora do País. Mas talvez a grande homenageada seja a língua portuguesa, com uma oficina sobre o cotejo entre literatura e gramática a ser ministrada pelo filólogo e linguista Ricardo Cavaliere (RJ), membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Cavaliere vai conduzir a oficina a partir do tema “O vínculo eterno entre literatura e gramática”, amanhã, às 14h, no curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), no Bairro José Abrão. Na quinta-feira, será a vez do clube de leitura da ASL centrar foco no colombiano García Márquez (1927-2014). E, no dia 24, a roda acadêmica da entidade homenageará a autora corumbaense Oliva Enciso (1909-2005). 

INCULTA E BELA

Tida poeticamente por Olavo Bilac (1865-1918) como “inculta e bela”, a língua portuguesa – “inculta”, por ter sido a última a derivar do chamado latim vulgar, e “bela”, por um crivo personalista do poeta parnasiano – certamente receberá um tratamento de primeira linha de Ricardo Cavaliere, um dos maiores especialistas no idioma, que abordará a relação entre a arte literária e a disciplina gramatical.

O renomado linguista adianta que vai tratar da “vinculação entre a literatura e a gramática, que nos últimos decênios tem sido objeto de crítica devido a possíveis inadequações, tais como o excessivo descompasso entre a língua literária e o padrão culto contemporâneo”.

O imortal da ABL – na qual ocupa a cadeira número 8, cujo patrono é o árcade Cláudio Manuel da Costa (1729-1789) – resume o evento, que será aberto ao público, como “um painel da relação entre a arte literária e a disciplina gramatical desde a Antiguidade Clássica até os dias atuais”.

É recorrente o próprio idioma servir de mote à criação literária. Em Guimarães Rosa (1908-1967), os neologismos saltam aos olhos, ecoando uma dimensão metalinguística. Na poesia, além do exemplo de Bilac, destaca-se o concretismo, que teve lugar a partir dos anos 1950.

Na canção popular, a irônica e divertida letra de “Assaltaram a Gramática” (1984), de Waly Salomão e Lulu Santos, sucesso na gravação dos Paralamas do Sucesso, serve de grande exemplo.

Mas, de modo geral, a indústria cultural mais recente e o estilo telegráfico do universo virtual, entre outras razões, têm maltratado a “última flor do Lácio”, a ponto de muitos erros ou desvios passarem a soar como norma.

“Apesar das críticas, a literatura continua a ocupar lugar necessário na descrição da denominada norma-padrão, sobretudo devido à sua especial relevância como expressão maior das potencialidades da língua no plano estilístico”, pontua Cavaliere.

Henrique de Medeiros, presidente da ASL, afirma que esse primeiro evento no formato de oficina, uma parceria com a ABL, pode abrir novos projetos, inclusive buscando uma participação ainda maior de professores e estudantes junto à Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

O evento faz parte do projeto ABL na ASL: Palestras Imortais, realizado pela ASL em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

RICARDO CAVALIERE

O imortal da Academia Brasileira de Letras é graduado e licenciado no curso de Letras (português/inglês) e graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Obteve o título de mestre e doutor em Língua Portuguesa pela mesma instituição. Sua ênfase é na descrição do português e na historiografia dos estudos linguísticos.

Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Também é membro da Academia Brasileira de Filologia, conselheiro do Liceu Literário Português e tem experiência como conselheiro no Real Gabinete Português de Leitura, onde tem o título de grande benemérito.

Destacam-se, entre suas obras, os títulos “Fonologia e Morfologia na Gramática Científica Brasileira” e “Pontos Essenciais em Fonética e Fonologia”. A Medalha do Mérito Filológico da Academia Brasileira de Filologia e o Prêmio Celso Cunha da União Brasileira de Escritores estão entre os prêmios obtidos.

Cavaliere assina mais de uma centena de trabalhos acadêmicos em sua especialidade, entre eles, “Palavras Denotativas e Termos Afins: Uma Visão Argumentativa” e “A Gramática no Brasil: Ideias, Percursos e Parâmetros”. É membro de diversas associações nacionais e internacionais, entre elas, a Société de Linguistique Romane, a Henry Sweet Society for the History of Linguistic Ideas e a Associação Brasileira de Linguística.

GARCÍA MARQUÉZ

O projeto Leituras e Conversas na ASL, clube de leitura que teve início em março, prossegue nesta quinta-feira, com entrada franca, no auditório da instituição (Rua 14 de Julho, nº 4.653, Altos do São Francisco), às 19h30min, abordando a obra do romancista Gabriel García Márquez, Nobel de Literatura em 1982.

Coordenado por Lenilde Ramos, Maria Adélia Menegazzo e Sylvia Cesco, o clube contará com participação do escritor André Luiz Alvez.

Para Henrique de Medeiros, “a abertura do projeto na sua primeira apresentação teve excelente repercussão e presença de público, e espera-se que passe a ser um programa de referência para os amantes da literatura em Campo Grande”. García Marquéz segue a alternância entre autores regionais, nacionais e estrangeiros na sequência das atividades. No mês passado, o autor em destaque foi Paulo Leminski (1944-1989).

O convidado André Luiz Alvez é escritor, publicitário e cronista do Campo Grande News com a coluna Beba das Crônicas. Já foi cronista do Correio do Estado e é autor de diversas obras, entre elas, “A Bruxa da Sapolândia”, “Todo Bicho Alado Sente Medo do Vento” e “A Mão Esquerda”.

Um dos mais influentes e celebrados autores desde os anos 1950, García Marquéz, conhecido carinhosamente como Gabo, cresceu na casa de seus avós maternos, cujas histórias e tradições culturais influenciaram profundamente sua imaginação e estilo literário.

Sua obra mais famosa, “Cem Anos de Solidão” (1967), é considerada uma das maiores contribuições à literatura mundial. O livro combina realismo mágico com reflexões profundas sobre a condição humana, a história da América Latina e os efeitos do isolamento. “O Amor nos Tempos do Cólera” (1985), “Crônica de Uma Morte Anunciada” (1981) e “O Outono do Patriarca” (1975) estão entre as suas principais obras. 

RODA

Na roda acadêmica deste mês, no dia 24, a homenagem será para a professora, escritora e ex-deputada Oliva Enciso, com palestras de Raquel Naveira, Reginaldo Araújo e Rubenio Marcelo e, ainda, performance musical do projeto Movimento Concerto: Música Erudita e suas Fronteiras (UFMS). Às 19h30, com entrada franca e traje esporte.

Língua Portuguesa

Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela...

Amo-te assim, desconhecida e obscura.
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela,
E o arrolo da saudade e da ternura!

Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,

Em que da voz materna ouvi: “meu filho!”,
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o amor sem brilho!

(Olavo Bilac)

Assaltaram a Gramática (trechos)

Assaltaram a gramática
Assassinaram a lógica
Hum, botaram poesia
Na bagunça do dia a dia
Sequestraram a fonética
Violentaram a métrica
Hum, meteram poesia
No meio da boca, uma língua
Ô, ôu
Só não pode beber com a boca no gargalo
Não perca o show do intervalo
Lá vem o poeta
Com sua coroa de louros
Bertalha, pimentão, agrião, boldo
O poeta é a pimenta do planeta
(...)
Estupraram a gramática
Senhora datilógrafa, anota aí na máquina
O Zagalo vai mudar de tática
E no intervalo, eu quero ver a matemática
Dessa pelada
Violentaram o segundo tempo
Sequestraram meus melhores momentos
Expulsaram a lógica, chutaram a fonética
Eu vou de arquibancada ou de cadeira (elétrica)
Ô frangueiro, bate logo o tiro de métrica
Eu entro de carrinho
E faço um gol de bicicleta (ergométrica)
O poeta é a pimenta do planeta
Passa essa bola que eu vou meter de letra
Eu entro em cena, tô na área
Se derrubar é pena, pena, pena
Penalidade máxima

(Waly Salomão/Lulu Santos)

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).