Correio B

DIÁLOGO

Confira a coluna Diálogo na íntegra, deste sábado/domingo, 04 e 05 de março de 2023

Por Ester Figueiredo ([email protected])

Continue lendo...

José Saramago - escritor português

"Talvez mais do que ser esteticamente sensíveis ou politicamente corretos, o que nós devemos mesmo ser é ativamente bons”.

FELPUDA

Dizem que o tal do vírus “arrogantius extremus” estaria circulando em importante órgão e até causando espanto, tamanha a forma pouco amigável como alguns profissionais vêm sendo tratados.

O detalhe é que o dono da bola é considerado, digamos, uma pessoa de fino trato, enquanto o “jogador” em questão não serviria nem para ser gandula. No popular: “Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza”. Dá licença, vai!

Sim, mas...

“Herdeira” de 34 obras paralisadas na Capital, a prefeita Adriane Lopes tem 21 meses para colocar a casa em ordem, sob pena de enfrentar problemas para a sua reeleição. Na audiência pública com os vereadores para tratar a questão, os representantes do município atribuíram essa situação à burocracia.

Detalhe: anunciaram que, referentes à gestão 2020-2024, há 150 obras em execução e “até concluídas”, além de processos de licitações em andamento. Sendo assim...

Cautela

Os parlamentares estaduais petistas, cujo partido tem cargos no governo e, por isso, integra a base aliada de Eduardo Riedel, ainda têm lampejos de oposição. Porém, como ninguém é de ferro, adotaram o sistema “morde e assopra”, para não ficar muito feio, mas também não ferir suscetibilidades. Até quando, não se sabe.

Em conjunto

Com a finalidade de tentar sanar falhas no sistema de notificação das infrações de trânsito que envolvam os veículos do Tribunal de Justiça de MS, o presidente daquele poder, desembargador Sérgio Martins, e o diretorpresidente do Detran, Rudel Trindade, capitanearam uma reunião.

Discutiram a necessidade de cadastramento de e-mail institucional e de celular para que as questões relacionadas à frota sejam automaticamente comunicadas. Hoje, há muita dificuldade na identificação do condutor multado.

Habilidades

A especialista em Desenvolvimento Humano Dani Gil ministrará o curso Inside Training, que tem como objetivos utilizar ferramentas internas para lidar consigo e com os outros, aprender a se comunicar de maneira assertiva, entre outros. Será nos dias 25 e 26, em Campo Grande. Mais informações pelo WhatsApp (67) 99282-2874.

Sim & Sim

O casamento de Mariana Massani Romero Dyson e Harley Dyson ocorreu no dia 17 de fevereiro, em Melbourne, na Austrália. Ela é filha de Albino Romero e de Carmen Massani Romero. Ele é filho de Craig Dyson e de Penny Dyson. Os cliques são da La Moment Photography.

Aniversariantes

 

SÁBADO (4)

  • Valdir João de Oliveira Gomes,
  • Regina Maura Pedrossian,
  • Hélio Fogolin,
  • Ednéia de Fátima Urzedo Costa,
  • Ezaldino Xavier,
  • Francisco Fernandes da Costa,
  • Graciela Simone de Souza,
  • Amauri Palmiro,
  • Dayane Higa Shinzato,
  • Joel Marques Gomes Dias,
  • Dr. Romeu Arantes Silva,
  • Elizete Vieira Carneiro,
  • Nereu Alamini,
  • Liana Helena de Souza Cury,
  • Vitória de Rosa Silva Dacal,
  • Andréia Castanheira,
  • Marise Cicalise Bossay,
  • Adriana Pereira,
  • Aline Ayoub,
  • Sérgio Antonio Braghim,
  • Guilherme Augusto Zan,
  • José Barbosa Batista,
  • Leondina da Silva Soares,
  • Dr. Cesar Augusto de Oliveira,
  • Fernanda Maciel Mendonça,
  • Ayrton Bachi de Araujo Neto,
  • Ligia Braga Hvala,
  • Sérgio Dias Campos (Jacaré),
  • César Fróes,
  • Robson Rodrigues Arantes,
  • José Pereira Filho,
  • Lucimar Gonçalves,
  • Dalton Albuquerque,
  • Taís Alvarez Machado,
  • Waldir Ramires,
  • Eneida Maciel Chama,
  • Paulo Cesar Bezerra Alves,
  • Edilon Rolim,
  • Dr. Casimiro Mendes,
  • Fábio Moura Ribeiro,
  • Leandro Teixeira,
  • Mário Gonçalves da Costa Lima,
  • Vera Brandão de Souza,
  • Gerson Hiroshi Yoshinari,
  • Átila de Mello Paleo,
  • Maria Helena Tourinho,
  • Dr. Durval Batista Palhares,
  • Luiz Eduardo Rodrigues dos Reis,
  • Maria Aparecida Kuffner dos Anjos,
  • Olívio Zago,
  • Eva Rute de Souza Vaz Almoas,
  • Maria Madalena Godoy Amada,
  • Israel Rabelo Guimarães,
  • Patricia Reis Vendramin,
  • Sérgio Cândia Scaffa (Paxá),
  • Badya Bourdokan,
  • Carolina Maria Heliodora de Góes Araújo Feijó Braga,
  • Mahiele Gomes de Freitas Perondi,
  • Zuleica Maciel Oliveira,
  • Tâmara de Mattos,
  • Ana Maria Ribeiro da Rocha,
  • Cristiano de Sousa Carneiro,
  • José Maria Torres,
  • Ruth Gusmão Nunes,
  • Lindomar Silva de Souza,
  • Riverton Barbosa Nantes,
  • Celso Bejarano Junior,
  • Luiz Alberto Miralles de Oliveira,
  • Maki Aparecido Lanzarini,
  • Osmil Luiz Tonini,
  • Walter Ferreira Azambuja,
  • Fábio de Oliveira Camillo,
  • Ilário Hissashi Suematsu,
  • Marcela Mari Higahi Hirata,
  • Rosa Maria Aquilino Lani,
  • Adair Hardmann,
  • Pietra Escobar Yano,
  • Izabel Cristina dos Santos Peres,
  • Luiz Aurélio Adler Ralho,
  • Tarik Alves de Deus.

DOMINGO (5)

  • Dr. Aleixo Paraguassú Neto,
  • João Henrique Pestana,
  • Ivan Rossi Sambrana,
  • Ademir Francescon,
  • Janaina Gonçalves Theodoro de Faria,
  • Edgar Pereira de Lima,
  • Francisco Silva de Souza,
  • Adolfo Barrios Vasques,
  • Helena Janice Meloni,
  • Marco Aurelio Santullo,
  • Altamiro Brites Cardoso,
  • Silmara Fabrao Moraes Oliveira,
  • Gerson Fortuna,
  • Araquen Gomes Pereira,
  • Christiany Rodrigues,
  • Adriano Loeff,
  • Cristian Jader Alves do Nascimento,
  • Margarida Ramos de Figueiredo,
  • Roberto Blasczyk,
  • Geise Cristina Grilo,
  • Gilda Maria Pinheiro de Vasconcelos Dias,
  • Elizabeth Haralampidis,
  • José Francisco Baccaro,
  • Gecy Machado Lemes,
  • Antônio Bosco da Costa,
  • Sílvia Rahe Pereira,
  • Eliane Chenzarian,
  • Maria Madalena Domingues,
  • Lídio Ledesma,
  • Yeda Almeida Guimarães,
  • Luiz Alexandre Palmieri,
  • Maria de Fátima Pires Ortiz,
  • Maria Margarida dos Santos,
  • Maria Helena Mesquita Quadros,
  • Vera Lúcia Corrêa de Viana Bandeira,
  • Flávia Muniz de Albuquerque Dias,
  • Mônica Rabello de Figueiredo Carvalho,
  • Ana Carolina Corrêa Tezza,
  • Jussara Loubet da Rosa,
  • Henrique Freitas Vincoletto,
  • Sandra Regina Lopes Anache,
  • José Henrique Esteves Mendes,
  • Vanoni Torraca,
  • Fátima Heritier Corvalan,
  • Silvio Arevalo,
  • Renato Higashi,
  • Aparecida Martins Borges,
  • Denise Dal Farra,
  • Márcia Faria Scatena,
  • Dr. Edson Carlos Silva,
  • Mayara Renata Martins,
  • Dr. Max Henrique Bortotto Garcia,
  • Fernando Ávalos Cabanha,
  • Vanessa Consolini Ávalos,
  • Maria Aparecida Cicarelli Damasceno,
  • Ana Julia Yule de Mello,
  • Renata Calado da Silva,
  • Ruiller César Ferreira Dias,
  • Ari Mougenot,
  • Bruna Malheiros Mauro,
  • Eduardo Pelissari de Rodrigues,
  • Fernando Franco Serrou Camy,
  • Dr. José Ricardo da Silva Filho,
  • Luiz Alberto Mascarenhas Salamene,
  • Andreia Aparecida Scariot,
  • Alberto Jorge de Azambuja Martins,
  • Marleide Georges Karmouche,
  • Ana Maria Gimenez Santiago,
  • Cristiane Gonçalves de Melo Ferro,
  • Lorena Milanesi.

Correio B+

Cinema B+: Os primeiros sinais do Critics Choice 2026

A lista de indicações revela forças, silêncios e tendências que devem marcar toda a temporada de premiações. Sinners domina, Wagner surpreende e Cynthia fica de fora.

13/12/2025 14h00

Cinema B+: Os primeiros sinais do Critics Choice 2026

Cinema B+: Os primeiros sinais do Critics Choice 2026 Foto: Divulgação

Continue Lendo...

As indicações ao Critics’ Choice deste ano chegaram com aquela mistura deliciosa de obviedades confirmadas, surpresas estratégicas e ausências que vão ecoar pelas próximas semanas. Não é exagero dizer que, com essa lista, o jogo realmente começou e já com algumas peças bem posicionadas no tabuleiro.

Sinners no comando absoluto

O grande fato é inescapável: Sinners saiu da largada como o filme da temporada. São 17 indicações, um número que não deixa espaço para debate. Ele entra em tudo: Filme, Diretor, Ator, Roteiro, categorias técnicas, Elenco, Trilha, Canção. Quando uma produção aparece em quase todos os campos possíveis, ela naturalmente assume o posto de eixo gravitacional do ano. É aquele combo que a crítica adora: força dramática, acabamento técnico, ambição estética e performances que sustentam o pacote. Sinners não só lidera, ele estabelece o tom.

Logo atrás, One Battle After Another surge com 14 indicações, enquanto Hamnet e Frankenstein empatam com 11. É um grupo que revela o gosto de 2025/2026: cinema com assinatura, com textura, com direção que guia narrativa e atmosfera. Nada de lugar-comum — mesmo quando lidam com obras literárias ou universos de fantasia, esses filmes chegam com personalidade.

Bugônia cresce, Avatar diminui

Entre os movimentos mais reveladores da manhã está Bugônia entrando em Melhor Filme. Até pouco tempo, muitos tratavam a presença de Avatar: Fire and Ash como automática nas listas amplas, mas a vaga ficou com Bugônia. E isso não é acidental: o filme também aparece em Melhor Atriz (Emma Stone) e em Roteiro Adaptado, o que sinaliza que não é um candidato “alternativo”, mas uma força real na temporada. Avatar, ao contrário, ficou restrito ao espaço inevitável: Efeitos Visuais. Para um projeto concebido como megaevento, é um baque. O Critics’ Choice deixa claro que a escala, sozinha, não define relevância este ano.

Wagner Moura atravessa fronteiras

Um dos momentos simbólicos — e históricos — da lista é a indicação de Wagner Moura em Melhor Ator por O Agente Secreto, somada à presença do filme em Melhor Filme em Língua Estrangeira. Não é comum um protagonista de um filme internacional furar a bolha das categorias principais de atuação. Quando isso acontece, desloca a conversa. A indicação reforça tanto a força do filme quanto o impacto da performance. É um marco real para a presença latina nas premiações americanas e abre caminho para que O Agente Secreto circule mais amplamente na temporada.

Melhor Ator: a categoria mais competitiva do ano

A lista de Melhor Ator deixa claro que a corrida está mais apertada do que parecia. Além de Wagner, aparecem nomes que já estavam no radar e outros que chegam para consolidar suas chances:

• Joel Edgerton, por Train Dreams • Ethan Hawke, por Blue Moon • Mais Michael B. Jordan, Lee Byung-hun, George Clooney, entre outros
Com tantos filmes fortes aparecendo também em categorias de topo, essa é uma daquelas disputas que pode mudar semana a semana. Train Dreams, por exemplo, cresceu muito: entrou em Filme, Ator e Roteiro Adaptado e isso automaticamente fortalece Edgerton. Já Hawke, vindo de um filme mais isolado, depende do carinho dos votantes.

A categoria perfeita com o buraco mais comentado: Melhor Atriz

O grupo de indicadas a Melhor Atriz está impecável no conjunto, mas não sem um peso: a ausência de Cynthia Erivo por Wicked: For Good. Com seis vagas, deixar de fora a protagonista de um filme indicado em várias categorias, inclusive Melhor Filme, não passa despercebido. O Critics’ Choice abraça Amanda Seyfried, Emma Stone, Rose Byrne, Chase Infinity e outras grandes performances, mas o silêncio em torno de Erivo fala alto. Ela era tratada como nome praticamente garantido, e essa esnobada agora se torna um fantasma que a temporada precisará exorcizar — ou confirmar — nas próximas rodadas.

Direção: del Toro dentro, outros nomes fortes de fora

Na categoria de Direção, o espaço para Guillermo del Toro por Frankenstein já era esperado: o filme é um projeto de paixão e chegou com a marca emocional e visual que os votantes costumam prestigiar. Mas sua entrada implica ausências significativas: diretores que vinham sendo tratados como fortes na temporada ficaram de fora. Isso reforça uma tendência do ano: a crítica está priorizando obras com assinatura estética e emocional muito clara e sendo mais seletiva com continuações de franquias ou com cinema político mais direto.

Coadjuvantes e roteiros mSinners é o candidato mais completo. • One Battle After Another, Hamnet e Frankenstein consolidam o “centro de prestígio” da temporada. • Bugônia deixa de ser aposta lateral e entra no jogo grande. • Wagner Moura rompe a barreira da atuação internacional. • Cynthia Erivo vira a grande ausência que todos vão vigiar. • Vários filmes médios, autorais e arriscados entram onde era mais difícil — roteiro, coadjuvante, técnica — e ganham fôlego real. É uma lista que, mais do que premiar, define quem está autorizado a continuar a conversa até o Oscar.

E, como sempre, quem fica de fora da conversa sofre mais do que quem perde o troféu. Na segunda teremos as indicações ao Golden Globes e aí sim, os finalistas para o Oscar já ficarão mais evidentes mostram onde a crítica está arriscando.
As categorias de coadjuvante e de roteiro ajudam a desenhar o segundo plano da temporada:

• Amy Madigan e Ariana Grande ganham força em Atriz Coadjuvante. • Jacob Elordi conquista espaço com Frankenstein. • O elenco de Sinners aparece em categorias diversas, reforçando a força coletiva do filme.

Em roteiro, o Critics’ Choice faz escolhas que deixam clara a intenção de ampliar a conversa:


- Weapons e Sorry Baby entram em Original, abrindo espaço para filmes fora do eixo óbvio. • Train Dreams, Bugônia, Hamnet e Nenhuma Outra Escolha formam um Adaptado sólido e variado. Quando um filme vai forte em roteiro, automaticamente fortalece seus nomes de atuação — é o caso de Train Dreams e Bugônia. O que a lista diz, no fim das contas o Critics’ Choice deste ano não só acende a temporada: ele revela um movimento coletivo. 

Sinners é o candidato mais completo. • One Battle After Another, Hamnet e Frankenstein consolidam o “centro de prestígio” da temporada. • Bugônia deixa de ser aposta lateral e entra no jogo grande. • Wagner Moura rompe a barreira da atuação internacional. • Cynthia Erivo vira a grande ausência que todos vão vigiar. • Vários filmes médios, autorais e arriscados entram onde era mais difícil — roteiro, coadjuvante, técnica — e ganham fôlego real. É uma lista que, mais do que premiar, define quem está autorizado a continuar a conversa até o Oscar. E, como sempre, quem fica de fora da conversa sofre mais do que quem perde o troféu. Na segunda teremos as indicações ao Golden Globes e aí sim, os finalistas para o Oscar já ficarão mais evidentes.
 

CULINÁRIA

Motivo de discórdia na ceia natalina, uva-passa traz benefício à saúde

Item obrigatório para uns ou dispensável para outros no cardápio das ceias natalinas, a uva-passa, embora divida opiniões, traz benefícios à saúde; especialista destaca seu valor nutricional e versatilidade no preparo de receitas

13/12/2025 09h00

Além de saudáveis, as uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações, combinadas com maçã, queijos, castanhas e carnes

Além de saudáveis, as uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações, combinadas com maçã, queijos, castanhas e carnes Divulgação

Continue Lendo...

Todo ano ocorre o mesmo debate nas famílias brasileiras: a inclusão – ou não – da uva-passa nas receitas natalinas. Enquanto uns defendem o toque agridoce que ela agrega aos pratos, outros nem querem ouvir falar da fruta desidratada no cardápio.

Segundo uma pesquisa realizada pela Ticket, marca de vale-refeição e vale-alimentação, 37% das pessoas trabalhadoras no Brasil afirmam que colocariam uva-passa em tudo na ceia de Natal. Outros 43% se dizem indiferentes à fruta, enquanto apenas 20% declaram não gostar. A nutricionista Bárbara Tonsic ressalta que, para além do gosto pessoal, a uva-passa tem, sim, seu valor do ponto de vista nutricional.

“Por ser uma fruta desidratada, ela tem maior concentração de açúcar, sendo uma boa fonte de energia. Além disso, é rica em fibras solúveis, como os frutoligossacarídeos, que favorecem a saúde intestinal. Substâncias como o ácido tartárico ainda auxiliam na fermentação por bactérias boas, contribuindo para o equilíbrio da microbiota”, especifica Bárbara.

A uva-passa também se destaca por oferecer vitaminas e minerais importantes, como vitaminas do complexo B, vitamina A, cobre, ferro, cálcio, potássio e magnésio. Bárbara alerta, entretanto, que o consumo deve ser moderado.

“Por conta da alta concentração de carboidratos, ela pode não gerar saciedade tão facilmente e, nesse caso, é comum ultrapassar a quantidade recomendada”, pontua a nutricionista, que também é professora da área em um curso de ensino superior.

Claras e escuras

Outro ponto que gera curiosidade é a diferença entre as passas escuras e claras. Segundo a professora, as escuras têm maior teor de resveratrol e flavonoides, compostos antioxidantes conhecidos por seus benefícios contra o envelhecimento. Já as claras ou verdes têm menores quantidades desses compostos, mas continuam sendo uma boa opção.

E quanto aos pratos que podem ser enriquecidos com o sabor da uva-passa? Além do tradicional arroz natalino, a especialista sugere outras opções como salpicão, farofas, bolos, tortas e até caponatas.

“As uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações no cardápio natalino. Combinações como uva-passa com maçã ou abacaxi, queijos salgados, castanhas e carnes, como frango ou cordeiro, fazem bastante sucesso”, sugere Bárbara.

Corredores

A professora destaca ainda que o consumo regular de uva-passa pode trazer benefícios à saúde, principalmente por sua ação antioxidante e por melhorar o funcionamento intestinal.

Além disso, pode ser uma opção prática para corredores que precisam repor energia durante treinos ou provas mais longas.

“A verdadeira questão é saber combinar os pratos à sua mesa natalina e aproveitar tanto o sabor quanto os benefícios do alimento. Ame ou odeie, a uva-passa tem muito a oferecer”, reforça a nutricionista.

Benefícios da uva-passa:

> Redução de risco da diabetes tipo 2;
> Prevenção do câncer;
> Prevenção do infarto;
> Diminuição da pressão arterial;
> Prevenção da prisão de ventre;
> Melhora a saúde dos ossos;
> Controle de peso;
> Eliminação de radicais livres;
> Prevenção da anemia;
> Proteção à saúde do coração;
> Promove a saúde dos dentes.

*SAIBA

A origem da uva-passa vem da Roma Antiga, onde era utilizada nas celebrações como símbolo de fartura, alegria e prosperidade.

RECEITA Salpicão com uva-passa

Além de saudáveis, as uvas-passas dão um toque agridoce que cai muito bem em receitas clássicas ou até mesmo em inovações, combinadas com maçã, queijos, castanhas e carnes

Ingredientes:

> 2 peitos de frango cozidos e desfiados;
> 1 xícara (chá) de uva-passa;
> 395 g de milho-verde;
> 395 g de ervilha;
> 2 cenouras descascadas e raladas;
> 1/2 xícara (chá) de azeitona verde sem caroço e picada;
> 1/2 xícara (chá) de maionese;
> 1/2 xícara (chá) de creme de leite;
> Sal, pimenta-do-reino moída, salsa picada e batata-palha a gosto.

Modo de Preparo:

Em um recipiente, coloque o frango, a uva-passa, o milho-verde, a ervilha, as cenouras e a azeitona e misture;

Adicione a maionese e o creme de leite e mexa para incorporar;

Tempere com sal, pimenta-do-reino e salsa;

Leve à geladeira por 1 hora;

Finalize com a batata-palha e sirva em seguida.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).