Correio B

MÚSICA

Conheça o repertório e os detalhes da turnê do cantor Ney Matogrosso

Conheça o repertório e outros detalhes da turnê "Bloco na Rua Ginga pra Dar & Vender", do cantor Ney Matogrosso, que vem rodando o País desde 2022 e passa por Campo Grande, no Bosque Expo, na próxima semana (8/11); ingressos a partir de R$ 175

Continue lendo...

Não é a primeira vez que Ney Matogrosso passa tanto tempo – cinco anos – com a mesma turnê. Foi assim com “Atento aos Sinais” (2013), que, aliás, como essa “Bloco na Rua”, começou no palco antes de virar disco. A diferença é que, se na anterior o artista caiu na estrada sem puxar o freio de mão, a atual excursão passou por um pouso forçado de dois anos provocado pela pandemia.

O que o público de Campo Grande terá, portanto, perante os olhos e ouvidos na próxima semana é uma versão “deluxe” do show que estreou em 2019.

Tanto que, desde a retomada, em 2022, o nome da turnê acabou ganhando um acréscimo, tornando-se “Bloco na Rua – Ginga pra Dar & Vender”. Como na anterior, o cantor surge no palco com um figurino que recobre a sua cabeça, para logo ficar, bem ao seu modo, “nu com a minha música”, como diz o título de uma canção de Caetano Veloso que batiza o EP lançado por Ney em agosto de 2021.

Também como na turnê que antecedeu a atual, há nos créditos três compositores que emprestam suas canções, não as mesmas, para o repertório.

Dan Nakagawa, Alzira E e Itamar Assumpção (1949-2003) estão lá e cá, se bem que com composições diferentes. Na direção musical, está mais uma vez o tecladista Sacha Amback, que, com os mesmos músicos de “Atento aos Sinais” – Marcos Suzano e Felipe Roseno (percussão), Dunga (baixo), Mauricio Negão (guitarra), Aquiles Moraes (trompete) e Everson Moraes (trombone) –, acompanha Ney no palco. Mas quem o conhece, sabe: Ney nunca é – nunca foi – o mesmo em cena.

CAMALEÃO SOPRANINO

Talvez, dos artistas da MPB, ele seja o que mais comparativamente mereceu o rótulo de camaleão, mesmo tendo permanecido fiel a uma estampa de exuberância e irreverência, que, sim, lhe acompanha desde sempre a essência de pensamento e voz – em entrevistas, apresentações e outras aparições, como nos papéis que passou a fazer no cinema (de ficção e documental) e no conjunto da expressão de seu legado que emerge da biografia de 2021 assinada por Julio Maria.

Com sua voz incomum de “sopranino”, como nota Alvaro Neder, ou seja, bastante aguda, brilhante e uniforme em qualquer registro, o cantor deu o seu recado desde o início da carreira, em 1973, com o grupo Secos e Molhados, em que primeiramente revelou a beleza e o alcance vocal, aliados à personalidade irrequieta, que em parte escondiam e em parte revelavam o passado de menino ao mesmo solitário e talentoso no canto, na pintura, no teatro.

Vê-lo em cena é sempre testemunhar e atualizar esse furacão, no qual o item da (homo)sexualidade – assumida antes dos 20 anos de idade, e muito antes do estrelato – só lhe faculta uma condição de primazia no que diz respeito à liberdade pessoal, à militância de gênero, à independência artística, à renovação de costumes e a um surpreendente furor criativo, que, somados, fizeram de seu nome uma matriz de inventividade e inspiração capaz de atravessar incólume uma trajetória de cinco décadas.

REPERTÓRIO

“Bloco na Rua – Ginga pra Dar & Vender” é, sim, o legado de tudo isso. Mas centra seu alvo, em termos de repertório, em coisas que Ney cantou ou ouviu com o seu público mais veterano, aquele que o acompanha desde os anos 1970 e já era adulto ou quase nos anos 1980, antes de consolidar uma abertura política até então incerta, com direitos a ecos que chegam aos anos 1990 e aos tempos atuais. Sim, como um “rolling stone”, sempre à sua maneira, o cantor de 83 anos nascido em Bela Vista (MS) sabe que “pedras que rolam não criam limo”.

E assim procede no palco nesta turnê, que embora invista, em parte, no resgate de um cancioneiro dos anos de chumbo, o faz sem o menor risco de naftalina, desde os arranjos e execução instrumental ao apuro visual, fazendo do efeito cênico, com a figura magnética do cantor conduzindo luz e sombra, som e brilho, também uma música para se “ouvir” com os olhos. “Quis abrir mais para o meu repertório.

Dessa vez eu misturei coisas que já gravei com repertório de outras pessoas”, afirma Ney em uma entrevista.
De volta ao cotejo com “Atento aos Sinais”, o repertório abandona Lenine, Pedro Luís, Vitor Ramil e Criolo para abraçar Rita Lee (“Jardins da Babilônia”, “Corista de Rock”), Raul Seixas (“A Maçã”), Chico Buarque (“Yolanda” e a mais recente “Tua Cantiga”), Milton Nascimento (“Coração Civil”), Caetano Veloso (“Como 2 e 2”) e o Ney do começo, no Secos e Molhados, com as canções de João Ricardo e Solano Trindade (“Tem Gente com Fome” e “Mulher Barriguda”), além de “Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua”.

A canção de Sérgio Sampaio, de 1973, mesmo ano da eclosão do fenômeno Ney, com o Secos e Molhados, ganha texturas mais contemporâneas – de synths, metais e guitarras –, com algumas variações no andamento que lhe trazem para o século 21, sem perder a chance de uma evocação ao sentido original de festa e guerrilha, graças ao sentimento um quê nostálgico que o cantor lhe emprega ao entoar o refrão. O que não a impede de articular bem, por exemplo, em termos de organicidade, com “O Último Dia”. Pelo menos, no disco.

Essa segunda, de Billy Brandão e Paulinho Moska, combina funk carioca e marcha carnavalesca em um arranjo cheio de ginga para a letra instigante que convoca ao desbunde a partir da pergunta “o que você faria?”. “Pavão Mysteriozo” (Ednardo), “Postal do Amor” (Fagner/Fausto Nilo), “Sangue Latino” (João Ricardo) e “Inominável” (Nakagawa/Amback) também fazem parte do setlist “oficial”, que, no Allianz, teve ainda “Poema” (Frejat/Cazuza), a faixa de Ney mais tocada, “Balada do Louco” e “Roendo as Unhas”.

As três meio que vão dando um fecho no vai e vem do tempo que o artista sul-mato-grossense parece neutralizar com a escolha de repertório transdécadas e sua sempre tão propalada longevidade, em cena e fora dela. “Balada do Louco” (1972), de Arnaldo Baptista e Rita Lee, é dos tempos dos Mutantes e, gravada por ele em 1986, repõe o tema, contumaz em qualquer época, do quão relativa é a sanidade. “Roendo as Unhas” (1973), de Paulinho da Viola, samba a todo custo “fiel” ao próprio eu-lírico, vem de “Atento aos Sinais”.

E, no arremate, “Pro Dia Nascer Feliz” recupera Ney a flertar com o rock dos anos 1980, bem como com o grande amor de sua vida, Cazuza (1958-1990). Mas outras podem rolar, como “Álcool (Bolero Filosófico)”, do filme “Tatuagem” (DJ Dolores) e “O Beco”, do Paralamas. É um show e tanto, com direção de arte criada por Batman Zavareze, figurino de Lino Villaventura e videocenário de Luiz Stein. A iluminação leva a assinatura do cantor (supervisão), em parceria com Juarez Farinon.

Assine o Correio do Estadod 

FAÇA VOCÊ MESMO

Veja ideias de decorações fáceis de Halloween para fazer em casa

Data é celebrada no dia 31 de outubro e há diversas opções para decorar com itens que você já tem casa ou gastando pouco

31/10/2024 07h30

Itens decorativos podem ser feitos com papel

Itens decorativos podem ser feitos com papel

Continue Lendo...

O Halloween, celebrado no dia 31 de outubro, é uma festa muito tradicional em vários países e que tem se popularizado no Brasil nos últimos anos.

Com uma temática que remete a personagens mais "assombrosos", há alguns itens mais característicos, como a famosa abóbora esculpida.

Na data, diversos restaurantes e lanchonetes oferecem cardápio personalizado e decoração típica. Mas se você é do time que prefere ficar em casa, ou mesmo dar uma festa, é o momento perfeito para transformar o ambiente  em um verdadeiro cenário de Halloween.

O Correio do Estado compilou algumas ideias para decorar de forma fácil e econômica, com projetos no estilo “faça você mesmo” que não exigem habilidades especiais ou grandes investimentos.

Com materiais simples, que você provavelmente já tem em casa ou que podem ser adquiridos a baixo custo, você pode criar uma atmosfera assustadora e divertida para receber amigos e familiares.

Dicas de decoração no estilo faça você mesmo para o Halloween

Fantasmas e abóboras de balão 

Itens decorativos podem ser feitos com papel

Materiais Necessários:

  • Balões nas cores laranja e branco
  • Barbante
  • Tesoura
  • Marcador permanente ou canetinha na cor preta

Passo a passo:

Decida o tema da sua decoração. Você pode optar por fantasmas, abóboras, monstros ou uma combinação de todos.

Use um inflador ou encha os balões com ar manualmente. Varie o tamanho dos balões para criar uma composição mais interessante.

Com o marcador ou canetinha, desenhe características divertidas como olhos grandes ou dentes.

Amarre os balões em diferentes alturas e cores para criar uma composiçao mais colorida. 

Coloque os arranjos em mesas, cantos da sala ou ao longo de corredores.

Se você quiser que os balões flutuem, encha-os com gás hélio. Amarre um fio em cada balão e prenda-os ao teto ou a um suporte.

Janela temática com desenhos de papel

Itens decorativos podem ser feitos com papel

Materiais:

  • Papel ou EVA preto ou colorido
  • Tesoura
  • Fita adesiva
  • Molde (pode ser retirado da internet)

Passo a Passo:

Corte formas de Halloween, como abóboras, morcegos e fantasmas, em papéis da cor de sua preferência.

Cole as formas na janela com fita adesiva, criando uma cena de Halloween.

As decoraçoes de papel também podem ser colocadas em várias partes da casa, como paredes e portas, ou penduradas com barbante para ficarem pendentes no teto, dependendo do tema escolhido.

Toalha de mesa fantasma

Itens decorativos podem ser feitos com papel

Materiais

  • Toalha de mesa branca ou de cor clara
  • Tecido, papel ou marcador permanente preto
  • Tesoura
  • Fita adesiva ou cola
  • Lápis (para marcar)

Passo a Passo

Use uma toalha de mesa branca ou de cor clara para que se pareça mais com um fantasma.

Com um lápis, desenhe formas ovais para simular olhos e boca e recorte.

O desenho pode ser feito em papel ou tecido preto, ou diretamente na toalha de mesa com uso de uma canetinha ou marcador permanente.

Se você optou pelo tecido ou papel, basta pegar os desenhos já recortados e colar na toalha com fita adesiva.

Se desejar, adicione mais elementos decorativos em cima da mesa.

Copos e taças decorados

Itens decorativos podem ser feitos com papelEscreva a legenda aqui

Materiais

Taça de vidro ou acrílico
Marcadores permanentes

Passo a Passo

Comece limpando a taça com um pano para remover qualquer sujeira ou gordura. Isso ajuda os marcadores a aderirem melhor.

Com o marcador, faça desenhos na taça, simulando um rosto.

Se quiser fazer uma abóbora assustadora, desenhe olhos e boca com o marcador preto. Para uma abóbora mais amigável, faça formas sorridentes.

Deixe o desenho secar por alguns minutos. Se necessário, faça retoques.

Para completar a decoração, coloque bebidas de cor laranja na taça.

Abóbora esculpida

Itens decorativos podem ser feitos com papel

Materiais

  • Abóbora
  • Faca (ou ferramenta de esculpir)
  • Colher
  • Caneta ou marcador
  • Papel toalha
  • Velas LED 

Passo a Passo

Escolha uma abóbora com casca firme e sem manchas.

Com a faca, faça um corte em forma de círculo na parte superior da abóbora. O corte deve ser grande o suficiente para que você consiga colocar a mão dentro.

Uma boa dica é cortar em um ângulo para que a tampa não caia dentro da abóbora.

Use a colher para raspar o interior da abóbora, removendo as sementes e a polpa.

Com o marcador, desenhe o rosto que você deseja esculpir na abóbora. Você pode optar por um rosto assustador, divertido ou tradicional.

Usando a faca ou ferramenta de esculpir, siga as linhas que você desenhou e comece a remover a polpa da abóbora. Faça cortes pequenos e cuidadosos para ter mais controle.

Para detalhes mais finos, como os olhos e a boca, use ferramentas menores, se tiver. Isso permitirá que você adicione características mais detalhadas à sua escultura.

Após terminar a escultura, limpe os excessos de polpa e sementes do exterior da abóbora com um pano úmido.

 Coloque uma vela LED dentro da abóbora para ficar com o detalhe de lanterna.

Exiba sua lanterna de abóbora em um local seguro, como na entrada da sua casa ou na mesa de Halloween.

 

Horóscopo

Confira o horóscopo de hoje (31/10)

Veja o que os astros dizem sobre o seu signo

31/10/2024 03h00

Reprodução / IA

Continue Lendo...

A energia astral está em movimento! Este é um bom momento para expandir ideias e dar passos importantes. Descubra o que o universo reserva para você e tome as melhores decisões.

Áries

A tensão entre suas emoções e a sua família pode gerar conflitos hoje para você, ariano. Busque equilíbrio entre suas relações e a necessidade de sempre se sentir seguro e cuidado(a). Evite agir por impulso e foque em trazer harmonia para a sua casa. A paciência e o diálogo aberto vão ajudar a evitar desentendimentos e a fortalecer as conexões com as pessoas que você ama.

Touro

Touro, desafios podem surgir entre suas coisas do dia a dia e a comunicação com outras pessoas. É importante evitar a teimosia e estar disposto a negociar, especialmente em assuntos práticos, pois sabemos que você é teimoso por natureza. Manter uma mente aberta e flexível vai te ajudar a lidar com as tensões e encontrar soluções que funcionem para todos.

Gêmeos

Gêmeos, conflito entre seus valores e suas emoções pode afetar sua estabilidade financeira no dia de hoje. É importante evitar gastar por impulso ou tentar preencher vazios emocionais com bens materiais, aquela famosa comprinha para aliviar a tristeza. Foque em equilibrar suas necessidades emocionais com a estabilidade financeira que você busca para evitar frustrações no futuro.

Câncer

Câncer, suas emoções e suas ações podem estar em crise hoje, criando tensão em como você se expressa. Tente não deixar que a impaciência ou o estresse interfiram nas suas relações. Encontrar uma maneira de canalizar suas emoções de forma saudável vai ajudar a manter o equilíbrio e a paz interior para você, canceriano.

Leão

A tensão entre sua mente e o seu interior pode trazer desafios e conflitos internos para você hoje, leão. É importante reservar um tempo para descansar e refletir, mesmo que a pressão externa seja alta. A chave está em equilibrar suas responsabilidades com momentos de solitude para evitar que você se desgaste ainda mais. 

Virgem

Virgem, você pode sentir um conflito entre seus valores pessoais e as expectativas sociais. É essencial não deixar que a opinião dos outros te desvie do que é importante para você. Mantenha o foco em seus objetivos e valores, buscando um equilíbrio saudável entre suas necessidades e as demandas da sociedade, virginiano!

Libra

Libra, uma certa tensão hoje entre sua necessidade de paz e as pressões profissionais podem ser intensas. Não sacrifique seu bem-estar em nome das expectativas externas. Encontrar um equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional é essencial para manter sua paz interior e sua autoestima. Afinal, você é regida pela Vênus, precisa de prazer.

Escorpião

Desafios podem surgir entre suas crenças pessoais e a necessidade de expansão. É importante manter a mente aberta e evitar a rigidez. Sua obstinação às vezes te torna muito intransigente. O crescimento vem quando você está disposto a aprender e se adaptar, escorpião, mesmo que isso signifique questionar antigas convicções. Flexibilidade é essencial, ok?

Sagitário

Conflitos podem surgir entre suas emoções mais profundas e questões financeiras no dia de hoje, sagitário. Evite tomar decisões financeiras baseadas em sentimentos impulsivos. É importante equilibrar suas necessidades emocionais com a realidade material, para garantir que suas escolhas sejam firmes e bem pensadas. Não coloque os pés pelas mãos.

Capricórnio

Hoje, uma tensão surge entre seu trabalho e seus relacionamentos pessoais, o que pode ser desafiador. Evite deixar que o trabalho interfira demais nas suas relações. Encontre um equilíbrio saudável entre suas metas e projetos, com a sua vida pessoal. Nem só de trabalho se vive, capricórnio.

Aquário

Você pode sentir uma certa tensão entre suas responsabilidades do dia a dia e o desejo de explorar novas ideias. Evite se sobrecarregar, tentando fazer tudo de uma vez, aquário. Estabeleça prioridades e encontre tempo para se dedicar tanto ao trabalho quanto ao aprendizado e estudos de forma geral. Relaxa um pouco!

Peixes

Dia de conflito entre a sua criatividade e seu lado emocional. É importante não se deixar levar por impulsos sentimentais, mas também não reprimir suas paixões. Busque um equilíbrio que permita a expressão do seu lado criativo sem comprometer sua sanidade. Você é artístico por natureza, vai fluir naturalmente, peixes.

Astral do dia

Uma oposição importante acontece hoje: Mercúrio em Escorpião oposto a Urano em Touro. E o que isso significa? Que brigas podem acontecer, rompantes, explosões, tudo que vinha sendo guardado há muito tempo e que agora vem à tona. Por um lado, essa tensão pode fazer com que você fale coisas que se arrependa depois, coisas para ferir o outro, sabe? Mas, por outro lado, pode ser uma oportunidade de colocar para fora tudo aquilo que você empurrava para debaixo do tapete e dar um fim a essa situação. As estruturas estão sendo mexidas e o que foi construído em base sólida vai aguentar, o que for castelo de areia o vento vai levar. Mas não tenha medo, se algo sair da sua vida, é porque era o melhor para você. 

 

FAÇA AGORA SEU 

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).