Correio B

MÚSICA

Conheça o repertório e os detalhes da turnê do cantor Ney Matogrosso

Conheça o repertório e outros detalhes da turnê "Bloco na Rua Ginga pra Dar & Vender", do cantor Ney Matogrosso, que vem rodando o País desde 2022 e passa por Campo Grande, no Bosque Expo, na próxima semana (8/11); ingressos a partir de R$ 175

Continue lendo...

Não é a primeira vez que Ney Matogrosso passa tanto tempo – cinco anos – com a mesma turnê. Foi assim com “Atento aos Sinais” (2013), que, aliás, como essa “Bloco na Rua”, começou no palco antes de virar disco. A diferença é que, se na anterior o artista caiu na estrada sem puxar o freio de mão, a atual excursão passou por um pouso forçado de dois anos provocado pela pandemia.

O que o público de Campo Grande terá, portanto, perante os olhos e ouvidos na próxima semana é uma versão “deluxe” do show que estreou em 2019.

Tanto que, desde a retomada, em 2022, o nome da turnê acabou ganhando um acréscimo, tornando-se “Bloco na Rua – Ginga pra Dar & Vender”. Como na anterior, o cantor surge no palco com um figurino que recobre a sua cabeça, para logo ficar, bem ao seu modo, “nu com a minha música”, como diz o título de uma canção de Caetano Veloso que batiza o EP lançado por Ney em agosto de 2021.

Também como na turnê que antecedeu a atual, há nos créditos três compositores que emprestam suas canções, não as mesmas, para o repertório.

Dan Nakagawa, Alzira E e Itamar Assumpção (1949-2003) estão lá e cá, se bem que com composições diferentes. Na direção musical, está mais uma vez o tecladista Sacha Amback, que, com os mesmos músicos de “Atento aos Sinais” – Marcos Suzano e Felipe Roseno (percussão), Dunga (baixo), Mauricio Negão (guitarra), Aquiles Moraes (trompete) e Everson Moraes (trombone) –, acompanha Ney no palco. Mas quem o conhece, sabe: Ney nunca é – nunca foi – o mesmo em cena.

CAMALEÃO SOPRANINO

Talvez, dos artistas da MPB, ele seja o que mais comparativamente mereceu o rótulo de camaleão, mesmo tendo permanecido fiel a uma estampa de exuberância e irreverência, que, sim, lhe acompanha desde sempre a essência de pensamento e voz – em entrevistas, apresentações e outras aparições, como nos papéis que passou a fazer no cinema (de ficção e documental) e no conjunto da expressão de seu legado que emerge da biografia de 2021 assinada por Julio Maria.

Com sua voz incomum de “sopranino”, como nota Alvaro Neder, ou seja, bastante aguda, brilhante e uniforme em qualquer registro, o cantor deu o seu recado desde o início da carreira, em 1973, com o grupo Secos e Molhados, em que primeiramente revelou a beleza e o alcance vocal, aliados à personalidade irrequieta, que em parte escondiam e em parte revelavam o passado de menino ao mesmo solitário e talentoso no canto, na pintura, no teatro.

Vê-lo em cena é sempre testemunhar e atualizar esse furacão, no qual o item da (homo)sexualidade – assumida antes dos 20 anos de idade, e muito antes do estrelato – só lhe faculta uma condição de primazia no que diz respeito à liberdade pessoal, à militância de gênero, à independência artística, à renovação de costumes e a um surpreendente furor criativo, que, somados, fizeram de seu nome uma matriz de inventividade e inspiração capaz de atravessar incólume uma trajetória de cinco décadas.

REPERTÓRIO

“Bloco na Rua – Ginga pra Dar & Vender” é, sim, o legado de tudo isso. Mas centra seu alvo, em termos de repertório, em coisas que Ney cantou ou ouviu com o seu público mais veterano, aquele que o acompanha desde os anos 1970 e já era adulto ou quase nos anos 1980, antes de consolidar uma abertura política até então incerta, com direitos a ecos que chegam aos anos 1990 e aos tempos atuais. Sim, como um “rolling stone”, sempre à sua maneira, o cantor de 83 anos nascido em Bela Vista (MS) sabe que “pedras que rolam não criam limo”.

E assim procede no palco nesta turnê, que embora invista, em parte, no resgate de um cancioneiro dos anos de chumbo, o faz sem o menor risco de naftalina, desde os arranjos e execução instrumental ao apuro visual, fazendo do efeito cênico, com a figura magnética do cantor conduzindo luz e sombra, som e brilho, também uma música para se “ouvir” com os olhos. “Quis abrir mais para o meu repertório.

Dessa vez eu misturei coisas que já gravei com repertório de outras pessoas”, afirma Ney em uma entrevista.
De volta ao cotejo com “Atento aos Sinais”, o repertório abandona Lenine, Pedro Luís, Vitor Ramil e Criolo para abraçar Rita Lee (“Jardins da Babilônia”, “Corista de Rock”), Raul Seixas (“A Maçã”), Chico Buarque (“Yolanda” e a mais recente “Tua Cantiga”), Milton Nascimento (“Coração Civil”), Caetano Veloso (“Como 2 e 2”) e o Ney do começo, no Secos e Molhados, com as canções de João Ricardo e Solano Trindade (“Tem Gente com Fome” e “Mulher Barriguda”), além de “Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua”.

A canção de Sérgio Sampaio, de 1973, mesmo ano da eclosão do fenômeno Ney, com o Secos e Molhados, ganha texturas mais contemporâneas – de synths, metais e guitarras –, com algumas variações no andamento que lhe trazem para o século 21, sem perder a chance de uma evocação ao sentido original de festa e guerrilha, graças ao sentimento um quê nostálgico que o cantor lhe emprega ao entoar o refrão. O que não a impede de articular bem, por exemplo, em termos de organicidade, com “O Último Dia”. Pelo menos, no disco.

Essa segunda, de Billy Brandão e Paulinho Moska, combina funk carioca e marcha carnavalesca em um arranjo cheio de ginga para a letra instigante que convoca ao desbunde a partir da pergunta “o que você faria?”. “Pavão Mysteriozo” (Ednardo), “Postal do Amor” (Fagner/Fausto Nilo), “Sangue Latino” (João Ricardo) e “Inominável” (Nakagawa/Amback) também fazem parte do setlist “oficial”, que, no Allianz, teve ainda “Poema” (Frejat/Cazuza), a faixa de Ney mais tocada, “Balada do Louco” e “Roendo as Unhas”.

As três meio que vão dando um fecho no vai e vem do tempo que o artista sul-mato-grossense parece neutralizar com a escolha de repertório transdécadas e sua sempre tão propalada longevidade, em cena e fora dela. “Balada do Louco” (1972), de Arnaldo Baptista e Rita Lee, é dos tempos dos Mutantes e, gravada por ele em 1986, repõe o tema, contumaz em qualquer época, do quão relativa é a sanidade. “Roendo as Unhas” (1973), de Paulinho da Viola, samba a todo custo “fiel” ao próprio eu-lírico, vem de “Atento aos Sinais”.

E, no arremate, “Pro Dia Nascer Feliz” recupera Ney a flertar com o rock dos anos 1980, bem como com o grande amor de sua vida, Cazuza (1958-1990). Mas outras podem rolar, como “Álcool (Bolero Filosófico)”, do filme “Tatuagem” (DJ Dolores) e “O Beco”, do Paralamas. É um show e tanto, com direção de arte criada por Batman Zavareze, figurino de Lino Villaventura e videocenário de Luiz Stein. A iluminação leva a assinatura do cantor (supervisão), em parceria com Juarez Farinon.

Assine o Correio do Estadod 

Diálogo

Na busca pelo comando da Câmara Municipal de Campo Grande... Leia na coluna de hoje

Por Ester Figueiredo ([email protected])

26/11/2024 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Adélia Prado - escritora brasileira

Sofro por causa do meu espírito de colecionador-arqueólogo.
Quero pôr o bonito numa caixa com chave
para abrir de vez em quando e olhar”.

FELPUDA

Na busca pelo comando da Câmara Municipal de Campo Grande, tem chamado atenção e até causado certo espanto uma das chapas, da qual fazem parte dois representantes, um da direita e outro da esquerda, obviamente, agora unidos. Há quem diga que isso seria o mesmo que afirmar que Lula (PT) e Bolsonaro (PL) decidiram atuar juntos em um projeto de poder. Como dizem por aí que a política é a única que consegue misturar água com óleo, resta aguardar para ver aonde vai dar.

Perspectivas

A Associação Comercial e Industrial de Campo Grande tem boas perspectivas para a geração de oportunidades de trabalho neste fim do ano. Pesquisa foi realizada com 100 empresários.

Mais

Ela mostra que a maioria já empregou ou pretende contratar mão de obra para o período. Considerando o trimestre de outubro a dezembro, a expectativa é de que sejam abertas cerca de 3 mil vagas de trabalho no setor.

Diálogo

A Exposição Castelo Rá-Tim-Bum, que vem acontecendo no Solar Fabio Prado, em São Paulo, foi prorrogada até janeiro de 2025. Considerado um dos grandes sucessos da TV Cultura, “Castelo Rá-Tim-Bum” foi produzido e exibido pela emissora entre 1994 e 1997. Com 90 episódios, a série ganhou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 1994, e virou filme, em 1999. A arquitetura da maquete do Castelo foi inspirada no estilo modernista do artista catalão Antoni Gaudí, que projetou 
a Basílica da Sagrada Família, uma das atrações turísticas de Barcelona. Mais informações: www.expocasteloratimbum.com.br.

DiálogoOrgulhosa que só, dra. Jaceguara Dantas e o filho Gabriel Dantas, clicados no dia em que ele recebeu sua carteira da OAB -MS

 

DiálogoLucas Pretti

Quem sabe?

Em recente solenidade, em que estavam presentes a senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias e seu colega Nelson Trad Filho, foi sinalizado que uma possível aliança poderá acontecer em 2026. Quando uma repórter perguntou se a parlamentar tinha nomes para o Senado, ela sorriu e abraçou o colega, dizendo: “Aqui, ó! Estamos juntos”. Em seguida, pediu: “Tira essa foto aqui”. Depois, disse que, embora o pleito seja daqui a dois anos, as conversações estão sendo realizadas. Mas como na política 
o assovio é só o início da cantiga...

Espaço

A uma futura aliança que estaria desenhada para 2026, unindo Tereza Cristina aos ainda tucanos governador Eduardo Riedel e ex-governador Reinaldo Azambuja, não se descartaria abrir espaço para Nelson Trad Filho disputar a reeleição em possível evento de coligação com o PSD. São duas vagas para o Senado, e, em uma composição para ampliar o poder, Trad viria a contribuir politicamente para isso.

“Satélites”

Desde já, os principais partidos nem pensam em disputar o governo. MDB tem compromisso firmado para a reeleição de Eduardo Riedel. O PSD não teria um nome com forte potencial eleitoral para a disputa. Os demais são “satélites”, na sua maioria, em órbita em torno das administrações municipal e estadual. Assim, a briga mesmo será pela “unção” às vagas do Senado.

ANIVERSARIANTES

Roberto Higa, 
Lívia Fagundes Mendonça,
Maria Aparecida da Silva dos Santos,
Anagê Filisbino dos Santos,
Dr. Belmires Soles Ribeiro, 
Camila Reis Vendramin,
Ricardo Trad Filho,
Adelci Paulo Flores,
Naira Silva Guimarães,
Baltazar Rojas Pereira,
Ivo de Oliveira Lopes,
Marcelo Rodrigues da Cruz,
Rosana Aparecida Monte 
Siqueira Teixeira,
Cássio Medeiros Ahmed, 
Hebe Albuquerque Pessoa de Queiroz,
Maria Luiza Neves Dias Dutra,
Ana Cassia de Souza Pisciolaro,
Eloiza de Aquino Lopes,
Quênia Ratier Catanante Dodero,
Atair Pertinhes,
Dr. Manoel Catarino Paes Peró, 
Dra. Alline Billerbeck Fontoura,
Stefany Gutierres de Araújo,
Jeferson Umada Monteiro,
Cintya Rogéria Rodrigues Taiar,
Neide Oshiro Adania,
Dra. Ana Paula Rozalem Borb,
Mário Ney Correa Anastácio,
Gerson Luiz dos Santos,
Marcos César Reis Gasperini,
Miguel Filartiga,
Maurício Roberto Garcia de Brito,
Mônica Maria de Souza Araújo,
Júlio César Benitez Lacerda,
Mary Marinho,
Sebastião Domingos de Souza,
Welington Rafael de Oliveira,
José Lustosa de Lima,
Wagner Pereira,
Ivone Assunção Pereira Lima,
Joel Joerke,
Maria Clara Navarro Dias Gonçalves,
Dra. Tessaline Luciana Higuchi Viegas dos Santos, 
Dr. Emilio Nage Haddad Coutinho,
Lúcio Queiroz Moreira,
Ivone Nazarko,
Célia Flores Acosta,
Antonio Gaiotto,
Bento Romeiro,
Sady Guilherme Schimidt,
José Mondadori,
Carolina Ribeiro de Andrade,
Adilson Gomes Netto,
Luiz Alvaro dos Santos,
Maria Ines Pereira de Souza, 
Sérgio Brandão de Almeida,
Neide Francisca Mendes,
Heide Gelain Cuel,
Divanir Antônio Campos Lopes,
Edir Silva dos Santos,
Sebastião Pinto de Arruda,
Antonio Pereira da Silva, 
Sumie Ade Kokubum,
Ivo Martins da Silva,
Dra. Eliana Lima Facchini Miozzo, João Pécora,
Kauê Paschoaletto Gimenes,
Dione Michels Souza,
Olívia Gonçalves de Almeida,
Sesinaldo da Silva Feitosa,
José Eduardo Venturelli Martins,
Sidnei Vieira,
Antônio Martins da Fonseca,
Julio Cesar da Silva,
Astrogildo Carlos Freire Palhano,
José Eulalio da Rocha,
Magisdelaine Vieira,
Daniela Rodrigues de Melo,
Cristina Barros Rocci da Silva,
Maria do Socorro Gomes,
Elizangela Dias Fernandes,
Fabio Augusto Barbosa Alves,
Delson de Moraes Papa,
Geny da Costa Cambara,
Solange Akemi Yoshizaki Saruwatari,
Thiago Afonso Klein,
Dra. Belmira Vilhanueva, 
Bruna Cecília Souza Staudt,
Dra. Natália Ibrahim Barbosa,
Dra. Mariana de Barros Oliveira,
Antônio Ailton Benone Sabbá,
Neyde Terezinha Louzinha Razuck, 
Marcos Rogério Gianotto,
Ricardo Almeida Delvalhes,
Claudia Gislaine Bonato Vieira,
Gilberto Carlos Barusso,
Fernando Roberto Ferreira Valente,
Julie Anne Gorski,
Solange Murad Gomes,
Dr. Roger Christian de Lima Ruiz,
Isabella Lopes Anache,
Fernando Zavarize,
Fernanda Evelin Ruiz 
Giovana Bompard,
Janaina Bono de Oliveira Martini,
Persio Ailton Tosi.

*Colaborou Tatyane Gameiro

Horóscopo

Confira o horóscopo de hoje (25/11)

Veja o que os astros dizem sobre o seu signo

25/11/2024 03h00

Reprodução / IA

Continue Lendo...

A semana começa e os astros trazem novas energias para você enfrentar os desafios e recomeçar com foco renovado. Veja como seu signo pode aproveitar este dia para organizar as metas e plantar boas intenções.

Áries

Áries, esse Mercúrio Retrógrado que inicia hoje irá mexer com sua fé, estudos superiores e viagens. Use esse momento para refletir sobre crenças antigas e revisar projetos acadêmicos. Mas não é o momento de comprar passagens ou decidir grandes mudanças de vida, ok? Reorganize suas ideias e prepare-se para ajustar planos mais adiante.

Touro

Assuntos ligados a dinheiro compartilhado, dívidas e emoções profundas vêm à tona a partir de agora, touro. Evite fazer grandes investimentos ou mexer com heranças. Esse Mercúrio retrógrado quer que você resolva pendências emocionais ou financeiras antigas. Vale também revisar segredos e contratos antes de qualquer passo.

Gêmeos

Hoje você pode sentir uma tensão entre o que você precisa emocionalmente em casa e as demandas dos seus relacionamentos, gêmeos. Enquanto o lar pede atenção, suas relações exigem que você esteja presente. A dica é encontrar equilíbrio entre cuidar do seu espaço pessoal e manter a harmonia com o outro. Não se sobrecarregue tentando agradar ambos os lados.

Câncer

No trabalho, esse Mercúrio Retrógrado vai pedir atenção extra, canceriano. Refaça tarefas e revise detalhes, porque falhas podem passar despercebidas. Cuide também da sua saúde, retomando hábitos que abandonou. Além disso, evite iniciar novos projetos. Concentre-se em melhorar rotinas e ajustar o que não está funcionando.

Leão

Leão, Mercúrio retrógrado impacta sua criatividade e romances a partir de hoje. Pode surgir nostalgia de amores antigos, o famoso “oi, sumido(a)” ou projetos criativos parados. Revise o que você ama fazer, mas sem tomar grandes decisões afetivas ou artísticas agora. É um bom momento para explorar o prazer com leveza e reflexão.

Virgem

Em casa, esse período pede revisões no ambiente familiar, virgem. Pode haver confusões ou desentendimentos com parentes. Aproveite para reavaliar antigos problemas de família e arrumar o que está desorganizado. Evite mudanças drásticas em casa ou nas relações com entes queridos. Reflita com carinho.

Libra

Cuidado com a comunicação nos próximos dias, libra! Mercúrio retrógrado pode gerar desentendimentos, atrasos em viagens curtas e problemas tecnológicos. Revise mensagens antes de enviar e seja paciente com imprevistos. Aproveite para rever cursos e retomar leituras deixadas de lado também. E cuidado com mágoas passadas com irmãos. 

Escorpião

Seus valores e finanças estarão em revisão a partir de agora, escorpião. Mercúrio retrógrado pede cautela em gastos e contratos financeiros, ok? Evite compras impulsivas e reorganize seu orçamento. Pode ser um bom momento para revisitar fontes de renda antigas ou refletir sobre como valorizar seus talentos de forma mais prática.

Sagitário

Esse mercúrio retrógrado mexe diretamente com você, sagitariano, afinal ele acontece no seu signo! Questões pessoais e de identidade podem parecer confusas agora. Evite mudanças radicais de visual ou iniciar novos projetos pessoais. Reflita sobre sua imagem e o que deseja ajustar em si mesmo. Autoconhecimento é a chave agora.

Capricórnio

Velhos fantasmas e questões inconscientes podem retornar durante esse Mercúrio retrógrado para você, capricórnio. Aproveite o momento para se recolher e refletir. Reorganize sua vida interna, lide com medos antigos e revise padrões que te prendem. Sonhos podem trazer insights valiosos, fique atento. Trabalhe a sua fé e espiritualidade.

Aquário

Amizades e projetos coletivos entram em revisão a partir de agora, aquário. Podem surgir reencontros inesperados com velhos amigos, mas cuidado com desentendimentos. Evite decisões definitivas em grupos ou projetos sociais. Use esse período para refletir sobre suas conexões e como colaborar de forma mais efetiva.

Peixes

Mercúrio Retrógrado sacode sua vida profissional e objetivos de longo prazo de hoje em diante, peixes. Evite tomar decisões definitivas no trabalho e revise metas de carreira. Reflita sobre seu papel profissional e como quer se posicionar. Velhos contatos podem ressurgir, então mantenha a diplomacia, ok?

FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL

Astral do dia

Chegou o temido MR: Mercúrio fica retrógrado no signo de Sagitário, e isso pode deixar as coisas um pouco confusas, né? A gente sabe que Mercúrio retrógrado geralmente traz mal entendidos, problemas de comunicação e até atrasos. Sagitário é bem expansivo, então a vontade de viajar, aprender ou se aventurar pode ser forte, mas cuidado com promessas que você não consegue cumprir. Minha dica é: aproveite essa fase para refletir sobre suas crenças e objetivos. O que realmente faz sentido pra você? Revise seus planos, mas sem pressa de agir. É um bom momento para reavaliar e reorganizar suas ideias. E se surgir algum desentendimento, tente ser flexível e aberto ao diálogo. Mantenha a calma e use essa energia para crescer internamente. Boa sorte para nós!

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).