Culinária e Receitas

receita

A+ A-

O inverno pede sopa: como fazer em casa a de ervilha e de espinafre

O inverno pede sopa: como fazer em casa a de ervilha e de espinafre

Continue lendo...

O inverno chegou e com ele o frio. Além das baixas temperaturas, a estação tem como características a cozinha saborosa e os pratos quentes. Aprenda duas receitas especiais para fazer em casa: sopa de ervilha e sopa de espinafre.

A história da sopa começa bem antes do que podemos imaginar. Pesquisadores dizem que ela é o alimento mais antigo do mundo, surgindo mesmo antes do fogo.

As primeiras sopas eram frias; consistiam em carne e legumes triturados, misturados à água. Quando o homem descobriu o fogo e o processo de cozimento, as sopas foram ganhando espaço no cardápio da humanidade, tendo diferentes registros de receitas por todo mundo.

Com sua simplicidade, os caldos estiveram presentes em, praticamente, todas as épocas da humanidade, tendo destaque na antiguidade entre os egípcios, romanos, chineses e gregos, dentre muitos outros.

Depois de tanta história, a hora é de aproveitar o friozinho da estação e experimentar as receitas práticas e deliciosas. 

Sopa de Ervilha

Ingredientes:
1 lata de ervilhas frescas em conserva escorrida (200g)
500 ml de água       
1 tablete de caldo de carne       
1 colher de sopa de manteiga        
½ cebola picada         
2 fatias de bacon picadas         
Sal a gosto        
100g de calabresa picada em cubos bem pequenos       
Pimenta, cheiro verde, manjericão a gosto 

Modo de preparo:
Ferva a água com o caldo de carne até que o tablete se dilua no líquido. Bata este “caldo” com as ervilhas escorridas num liquidificador até ficar cremoso. Refogue a cebola, o bacon e a calabresa na manteiga, até dourar, e adicione os temperos. Por fim, adicione o creme batido no liquidificador e misture até ficar homogêneo.

Sopa de Espinafre

Ingredientes:      
400g de espinafre picado
4 colheres de sopa de manteiga       
1 cebola média picada
500 ml de água
1 tablete de caldo de carne ou frango
500 ml de leite        
Noz-moscada a gosto       
Sal a gosto       
Queijo ralado a gosto

Modo de preparo:           
Descongele o espinafre em água morna, com 1 colher de sopa de sal. Retire o espinafre e escorra bem, tirando o máximo possível de água.  Em outra panela, adicione a manteiga e leve ao fogo médio. Junte a cebola, adicione o espinafre e mexa bem. Acrescente o tablete de caldo de carne ou de galinha e o leite. Tempere com a noz-moscada ralada. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por apenas alguns minutos. Adicione o queijo ralado e prove, salpicando sal, se necessário.

NATAL

Dez dicas para a Ceia de Natal

Você que ainda está na duvida separamos 10 receitas fácil e tradicional para o Natal

18/12/2023 11h44

Peru é tradicional no Natal

Continue Lendo...

A ceia de Natal é repleta de pratos tradicionais e deliciosos que variam de acordo com as tradições culturais e familiares.

Separamos algumas opções para você que ainda está em dúvida para a Ceia. 

Alguns dos pratos mais típicos e populares incluem:

  1. Peru: Uma ave festiva que se tornou um clássico natalino. Tradicionalmente, é servido assado e pode ser recheado de diversas maneiras.

  2. Bacalhau: Muito popular em países de tradição portuguesa, o bacalhau é normalmente servido em postas ou na forma de bolinho. Sua tradição remonta à Idade Média, quando era consumido durante o jejum natalino por ser o peixe mais acessível na época.

  3. Farofa Natalina: Pode ser feita com frutas secas, nozes, amêndoas e outros ingredientes saborosos, diferenciando-se da farofa servida nas refeições cotidianas. Esta iguaria tem raízes na gastronomia indígena brasileira, adaptada para as festividades natalinas.

  4. Arroz de Natal: Geralmente preparado com uvas-passas, cenoura, ervilha, cheiro verde e outros ingredientes coloridos, trazendo um toque festivo à mesa.

  5. Salpicão: Uma receita brasileira que combina frango ou peru com temperos e frutas diversas, misturados em um molho cremoso. Existem várias versões, incluindo variações com atum, frango, bacalhau e outros ingredientes.

  6. Panetone: Um doce tradicional de origem italiana, com variações que incluem frutas cristalizadas, chocolate e doce de leite.

  7. Rabanada: Um prato doce feito com pão, leite e ovos, com origem na Península Ibérica e que se tornou um clássico natalino no Brasil.

  8. Biscoitos Natalinos: Biscoitos de mel e gengibre, muitas vezes decorados em formato de bonecos, são uma tradição que vem de monges europeus ou da realeza da Inglaterra.

  9. Tender: Um prato norte-americano que consiste em um pedaço de pernil de porco cozido e defumado, normalmente preparado com mel, abacaxi e cravos-da-índia.

  10. Pernil: Em muitas famílias brasileiras, o pernil assado é um prato tradicional de Natal, muitas vezes escolhido devido à sua acessibilidade em comparação com outras carnes.

Geralmente preparado com uvas-passas, cenoura, ervilha, cheiro verde e outros ingredientes coloridos, trazendo um toque festivo à mesa.Arroz de Natal é preparado com uvas-passas, cenoura, ervilha, cheiro verde e outros ingredientes coloridos

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).