Correio B

LUTO

Cultuado músico americano Daniel Johnston morre aos 58 anos

Cultuado músico americano Daniel Johnston morre aos 58 anos

Continue lendo...

O cultuado músico americano Daniel Johnston, conhecido pela música True Love Will Find You In The End, morreu aos 58 anos. A informação foi divulgada pelo jornal Austin Chronicle, jornal da cidade onde ele vivia desde os anos 1980. Ele teve um ataque cardíaco, de acordo com seu ex-empresário, Jeff Tartakov.

Admirado por músicos como David Bowie, Tom Waits, Kurt Cobain e Jeff Tweedy, Johnston tinha transtorno bipolar e esquizofrenia, passando por hospitais psiquiátricos ao longo da sua trajetória, e em anos recentes enfrentou complicações de diabetes, infecção nos rins e hidrocefalia, uma condição em que os fluidos do cérebro causam desequilíbrio. As doenças marcaram também seu trabalho na música.

Ele lançou 17 discos durante a carreira, o mais célebre provavelmente foi Hi, How Are You (1983). O vocalista do Nirvana ajudou a popularizar o trabalho de Johnston ao usar com frequência uma camiseta com a capa do álbum no início dos anos 1990.

"Estou trabalhando em um novo álbum Brian Beattie por anos, e espero que ele seja lançado logo", Johnston disse ao Chronicle em 2018.

Conhecido pela música chamada de lo-fi, geralmente gravada com equipamentos simples em sua própria casa, ele é comumente associado à cena indie do final dos anos 1980 ao lado de bandas como Flaming Lips, Yo La Tengo e Built to Spill, embora todas já tenham professado uma admiração especial por ele.

Mas sua produção tem uma qualidade única que parte do seu mundo extremamente pessoal, acentuado pelas condições mentais, num mundo de fantasia inocente que coincide com a realidade de uma maneira desconcertante. Suas músicas são pontuadas por referências à cultura pop e permeadas por declarações de amor hiper-sinceras.

Um de seus admiradores, David Bowie, chegou a dizer em uma entrevista que as canções de Johnston tinham "letras belas, embora dolorosas, e melodias que agarram o coração como veludo congelado".

Em 2013, o músico tocou no Brasil (depois de cancelar um show um mês antes ao ter desistido de embarcar para a América Latina), no Beco 203, em São Paulo, com uma banda formada por músicos locais.

Em 2005, ele foi tema do documentário The Devil and Daniel Johnston, exibido no Festival de Sundance e disponível na Netflix.

Além da trajetória na música, Johnston construiu uma carreira particular como desenhista, chegando a ter trabalhos expostos no Whitney Museum, em Nova York.

Em uma matéria do The New York Times em 2017, quando Johnston estava prestes a embarcar naquela que seria sua turnê final, o líder do Wilco, Jeff Tweedy, uma das bandas da turnê, creditou ao músico uma grande inspiração. "Daniel aprendeu a criar apesar da sua doença mental, não por causa dela. Ele tem sido honesto no retrato de sua luta sem chamar atenção demais para isso."

O novo álbum mencionado por ele em 2018 ainda não apareceu, mas relatos da mídia americana dão conta de que sua família possui mais de 1,5 mil fitas com material inédito.

"Eu não posso parar de escrever", ele disse ao Times em 2017. "Se eu parar de fato, pode haver o nada. Talvez tudo pare. Então eu não vou parar. Tenho que continuar."

Programação Natalina

Cidade do Natal tem apresentação de Erika Espíndola e Flávio Bernardo

Com início às 19h, haverá ainda a tradicional Parada Natalina, contando com a presença do Senhor e da Senhora Rena, além da jovem Capivara

25/12/2024 09h00

Divulgação Prefeitura Municipal de Campo Grande

Continue Lendo...

A Cidade do Natal encanta com a programação especial deste feriado, nesta quarta-feira (25), com apresentações musicais de Erika Espíndola e Flávio Bernardo, nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande.

Neste ano, a programação contou com a tradicional “Caravana dos Bairros”, que percorreu diversas regiões. Na região do Imbirussu, por exemplo, as atividades foram realizadas no CRAS Albino Coimbra.

Divulgação Prefeitura Municipal de Campo Grande

Caravana nos Bairros

Foram atendidos vários bairros, como: Parque Tarsila do Amaral, no Bairro Vida Nova, região do Segredo; Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas, região do Bandeira; Comunidade da Homex, na região urbana do Anhanduizinho; CRAS Noroeste, região do Prosa; e no Lagoa, com uma festa no Caiobá.

A Caravana dos Bairros levou atrações que incluíram brinquedos infláveis, pintura facial, distribuição de pipoca, sorteio de brindes e, claro, a presença do Papai Noel, que chegou acompanhado por uma banda musical no ônibus do City Tour.

 

 

Feriado de Natal (25)

Após a apresentação musical de Erika Espíndola e Flávio Bernardo, que tem início às 19h, ocorre a tradicional Parada Natalina, a partir das 21h. O evento encanta o público com a presença do Senhor e da Senhora Rena, além da jovem Capivara, a mais nova integrante do grupo.

Encanto natalino

Desde sua inauguração, no dia 15 de dezembro de 2022, a Cidade do Natal se tornou uma tradição para os campo-grandenses e sul-mato-grossenses que visitam a Capital para aproveitar a experiência e vivenciar momentos para toda a família.

Para as crianças, a diversão fica por conta da Área Kids, que oferece escorregadores, brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, veículos para passeio e espaços dedicados a atividades artísticas.

Além disso, o carrossel tem encantado a criançada e também alegra os adultos, proporcionando momentos perfeitos para registrar boas fotos e vídeos.

Outro atrativo é a presença de artesãos, que expõem trabalhos temáticos e criativos.

O local conta ainda com uma praça de alimentação, que oferece uma variedade de opções gastronômicas a partir de R$ 6.

Quer mais motivos para visitar? O Presépio, símbolo do Natal, proporciona um espaço para a família viver momentos de reflexão e apresentar a tradição aos pequenos.

Programação e horários

Com entrada gratuita, a Cidade do Natal funciona diariamente a partir das 17h30, até o dia 31 de dezembro. Confira a programação dos próximos dias:

  • 25/12 (quarta-feira): Erika Espíndola – 19h30
  • 27/12 (sexta-feira): Max Henrique – 19h30
  • 28/12 (sábado): Sampri – 19h30
  • 29/12 (domingo): Frequência Zero – 19h30
  • 31/12 (terça-feira): Daran Junior – 20h30 / DJ BWM – 22h30

Assine o Correio do Estado

Correio B

Saiba como evitar refluxo após a ceia de Natal

Médico dá dicas para quem sofre com a doença

24/12/2024 14h01

Foto: Bruno Peres / Agência Brasil

Continue Lendo...

As delícias das ceias de Natal e Ano novo podem se tornar um grande problema para quem sofre com refluxo. Pratos mais gordurosos, bebidas com gás e nossa tendência ao exagero podem ativar o problema.

Segundo o Ministério da Saúde, neste ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou atendimento de 62 mil pacientes com sintomas na Doença do Refluxo Gastroesofágico. Mais de 3.200 tiveram que ser internados.

Quem tem refluxo precisa ter uma atenção maior com pratos como tender, pernil, salpicão com muita maionese, espumante, chocolate, especialmente em excesso, conforme o médico endoscopista Hugo Guedes.

"Esses alimentos acabam piorando o refluxo porque, de alguma forma, ou eles aumentam a demanda de produção de ácido para serem digeridos ou podem potencializar em grande volume o retorno do ácido que está no estômago para o esôfago. Então, a gente tem que tomar cuidado com esse tipo de alimento na ceia de Natal".

Não é preciso deixar de aproveitar a ceia. O médico recomenda comer em menor quantidade, não beber durante a refeição, dar um intervalo de 30 minutos, pelo menos, antes ou depois de comer.

Se a pessoa passar mal, a orientação é dar tempo para a digestão.

"Tente aí manter um tempo de jejum para que possa ter a passagem do alimento para a intestino e a digestão possa acontecer. Não deite logo após se alimentar. Fique um tempo sentado, caminhadas leves ou atividades leves podem ajudar. E, caso os sintomas não melhorem, você pode recorrer aos medicamentos, inicialmente com os antiácidos, e, em casos mais sintomáticos, os protetores gástricos propriamente ditos", afirma Hugo Guedes.

Sintomas

Os sintomas típicos do refluxo são queimação no estômago, azia, dor no peito, enjoo, regurgitação, tosse, pigarro e sensação de garganta arranhada.

Se as dores ou os sintomas não melhorarem, é necessário procura um médico para o tratamento correto.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).