Correio B

MÚSICA

De Campo Grande à Inglaterra, blues rock de MS promove shows para arrecadar doações em prol do RS

"Decidi não cruzar os meus braços", diz o guitarrista Luis Ávila, organizador de um festival em Londres neste sábado

Continue lendo...

Quase quatro décadas depois do Live Aid, em 1985, a maior mobilização de roqueiros já vista em prol de uma causa social (combater a fome na Etiópia), o blues rock de Mato Grosso do Sul está fazendo barulho para tentar ajudar o povo gaúcho, que sofre com grandes volumes de chuva desde o dia 27 de abril. E a coisa já começou a dar resultado.

A noite de rock solidário, pilotada pela frontwoman Leca Harper, no pub O Irlandês, na segunda-feira, reuniu seis atrações e um tanto de doações que “a gente vai contabilizar melhor”, mas que deu para encher “uma Doblô e uma Fiat Strada de doações que serão entregues para envio ao RS”.

Do outro lado do Atlântico, em Londres, capital da Inglaterra, o guitarrista Luis Ávila está à frente de um festival, a ser realizado neste sábado, a partir das 16h (11h no horário MS).

“Vivemos em um mundo onde existe injustiça, desbalanço. Algumas pessoas ignoram isso, algumas pessoas decidem trabalhar por um mundo mais igual, e eu sou uma pessoa que decidiu não cruzar os braços porque, enquanto tiver gente passando fome e não tendo as mesmas oportunidades, a gente precisa lutar contra isso”, afirma o guitarrista, que começou a colocar a mão na massa para concretizar o London to Porto Alegre Music Festival uma semana antes do evento, no dia 11, assim que conseguiu um espaço para a iniciativa.

MIGUELITO PRESENTE

As seis atrações que tocaram de graça, na segunda-feira, no pub O Irlandês, que fica na Avenida Afonso Pena, quase em frente à Morada dos Baís, foram Gio Resquin, Prepotentes, Leca Harper & A Cozinha Cabeluda, Lua e Os Cometas, Coquetel Blue e o DJ Diego DS.

“Fora a casa, que cedeu o espaço e o time”, diz Leca Harper, incluindo a importância do pub na viabilização do Rock Solidário.

À frente da banda A Cozinha Cabeluda, em formação de trio, com Guilherme Napa fazendo a bateria e dividindo os vocais e Gabriel Curumim no baixo, a cantora e guitarrista apresentou canções de seu repertório autoral e versões de clássicos do rock brasileiro, como “Bete Balanço” (Barão Vermelho), e de movimentos como o Clube da Esquina.

Para registro: além dos integrantes do grupo Os Alquimistas, que estavam lá a serviço da Coquetel Blue, projeto paralelo que mantêm em parceria com Pedro Espíndola, marcou presença o celebrado multi-instrumentista Jaime Miguel Barrera, conhecido como Miguelito, um veterano de bastante prestígio e influência na cena local, que foi homenageado pelo Campo Grande Jazz Festival em março e marcou presença no pub como batera do Prepotentes. 

A contagem de público de Leca bate com a estimativa do repórter.

“De plateia, tivemos mais de 120 pessoas na casa, fora os que só vieram para deixar as doações”, celebra.

“A gente fica muito feliz com o ocorrido, de poder ajudar o próximo, e isso com a nossa arte. O melhor de tudo é sentir uma positividade, alimentando nossa crença de que o nosso melhor reside no bem, na empatia, no se preocupar e se mobilizar pelo outro. O que está acontecendo lá [RS] toca o mundo e a gente está tentando dar uma força”, diz a artista.

DO RS E DE MS

Radicado em Londres desde 2018, fora outros períodos em que viveu na cidade, o paulistano – de coração e alma campo-grandense – Luis Ávila mora na Fulham Road, próximo do Stamford Bridge, o estádio do Chelsea, e a menos de 10 quilômetros do Temple of Art and Music (TAM) do Mercato Metropolitano, na Newington Causeway, onde será o festival de música London to Porto Alegre.

“Maior zoeira aqui em dia de jogo”, diverte-se Ávila, renomado instrumentista na Capital Morena, com serviços prestados a grupos como Bêbados Habilidosos, que ajudaram a diminuir a distância entre o Mississippi e o Rio Paraguai.

“Fregueses do meu Curintcha [Corinthians]”, segue, com o humor, o slowhand, como se chama no meio bluesy os grandes guitarristas, graças à genialidade de Eric Clapton. 

É com entusiasmo que ele fala sobre os parceiros de lineup deste sábado no TAM. O “templo” tem capacidade para “umas” 300 pessoas. A entrada é franca e as doações serão somente em dinheiro.

“Uma das bandas confirmadas é a Crazy Rooster, ‘galo doido’, em português [risos]. É uma banda de blues da qual eu sou baixista e em que todos os integrantes são brasileiros”, afirma.

“Na sequência, tem a Charlie Rock, que é uma banda de rock e hard rock, toca essas coisas, assim, [dos] anos 1980, 1990, Guns N’ Roses, essas paradas. E que também tem vários integrantes brasileiros, inclusive o vocalista [Carlão], que é de Porto Alegre, e o [guitarrista] Zé Rodolfo Ortale [sobrinho do músico Pedro Ortale]. Vai rolar o Zepp, que é um amigo meu de longa data”, prossegue Ávila.

“Ele faz música brasileira nos bares aqui, nos cafés brasileiros. Existe o circuito de música brasileira, e o Zepp é meu amigo da comunidade católica. Tocávamos juntos na igreja aqui em Londres. Não sou músico que toca com ele costumeiramente, mas, como somos amigos e não nos vemos há muitos anos, provavelmente vou dividir o palco com ele em alguma música. O Zepp vai fazer um pouco de samba também porque [para] os gringos, se falar que vai ter música brasileira e não rolar um samba, vai ter problema também”, diz o músico.

BLUES E DJAVAN

“Tem vários artistas da cena do blues de Londres também que vão se apresentar na jam session. Tem o projeto Musicalia, que é um projeto de música brasileira do qual eu também faço parte [risos], em duo, eu e o baterista Rodrigo Braga, que é de Minas Gerais”, conta Ávila, arriscando o repertório do que pode virar um power trio.

“Talvez vamos fazer um trio e o nosso foco é o rock dos anos 1980 e 1990. Paralamas do Sucesso, Titãs, Barão Vermelho, Legião Urbana, Jota Quest, Cidade Negra, Skank, até Charlie Brown Jr. rola também, quase anos 2000 já. Então vai rolar pop rock brasileiro. Provavelmente vou tocar alguma coisa do Djavan, que eu amo de paixão”, adianta.

DESDE A FACULDADE

As doações mediadas pelo London to Porto Alegre serão feitas diretamente para uma conta bancária da Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Abergs) ou, visando estimular os depósitos de quem estiver presente na jam session, em uma conta londrina.

No fim da noite, um telão no TAM mostrará ao público o valor arrecadado e os comprovantes. Por exemplo, na cotação de ontem da libra esterlina (R$ 6,45), poderá ser arrecadado R$ 1.935 se cada pessoa do público doar 1 libra, caso o local estiver lotado.

“A galera acha que o trabalho que eu tive com o Zé Pretim não deixou de ser causa social também. É uma forma de retribuir para o universo ou para a sociedade essa bênção que eu recebi, que é poder tocar um instrumento. Quando estive no Brasil, durante a pandemia, eu estava trabalhando na Cufa [Central Única das Favelas]. Faz parte da minha vida”, relembra o guitarrista, que se tornou ativista social quando cursava a faculdade de Educação Física.

“Aqui em Londres, fazia tempo que eu não me envolvia com uma causa dessas, e estava sentindo um buraco dentro do peito. Gostaria muito de que essa catástrofe não estivesse acontecendo, mas, já que aconteceu e que me vi em condição de ajudar, não pensei duas vezes em me colocar a serviço disso”, diz o músico, estendendo seus agradecimentos a mais um parceiro, o guitarrista italiano Mazza.

ASSINE O CORREIO DO ESTADO

AGENDA CULTURAL

Amy Winehouse nos cinemas, artes cênicas e muita música

Mostra Boca de Cena entra na reta final com 29 apresentações gratuitas de hoje até domingo; nos cinemas, estreia a biografia de cantora britânica; e, na Orla Ferroviária, grupo de jazz celebra Dia Internacional dos Museus

17/05/2024 10h00

A cinebiografia da cantora Amy Winehouse, com Marisa Abela no papel principal, é o destaque nos cinemas

A cinebiografia da cantora Amy Winehouse, com Marisa Abela no papel principal, é o destaque nos cinemas Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Depois de dezenas de espetáculos encenados desde segunda-feira, no Teatro Aracy Balabanian (TAB) e em outros locais na região central, a 15ª Mostra Boca de Cena – Semana do Teatro e do Circo de MS chega à reta final a partir de hoje, com nada menos que 29 apresentações gratuitas.

A maratona já começa às 08h30min de hoje, com dois espetáculos no mesmo horário: “Manual de Barro II – Concerto a Céu Aberto para Solos de Objeto”, da Arte Riso Companhia de Animação, no TAB, e “Bobolito – Um Espetáculo sobre a Bobagem e o Nada”, de Pietro Lara, na lona de circo Boca de Cena, armada ao lado do Memorial da Cultura (Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 559, Vila Carvalho).

Às 14h, no TAB, tem o teatro de bonecos da trupe Deslimites, que vai apresentar “Navegantes”, peça infantojuvenil de pegada ecológica e muito humor. Meia hora depois, na lona Boca de Cena, será a vez de “O Grandioso Mini Cirquim das Arábias”, do grupo Circo do Mato.

A partir das 17h, na Praça Ary Coelho, a Cia Apoema apresentará “Requebra Torto” (espetáculo circense). No TAB, às 19h30min, Gabriella Thais estará em cena com performance “A/Partir de Mim”, e, às 20h, o grupo Identidade Teatral vai fazer rir e pensar com “O Vil Metal”.

Na peça, dirigida por Fernando Lopes, três trabalhadores da limpeza pública precisam de dinheiro para resolver problemas pessoais. Fechando a sexta-feira, o Núcleo Cena Viva apresentará, na lona, às 21h, “A Vida nos Traz Presentes Inesperados”.

Amanhã, na Praça Ary Coelho, terá “Pipocket Pernalhaça” (Trupior, às 10h), “Ani-Animal Não Identificado” (Diogo Adriani, às 11h), “Estorvos, Se Essa Rua Fosse Nossa!” (Coletivo Clandestino, às 11h30min), “Des-Calço – Um Espetáculo sobre Avós” (Terra e Luto, às 17h), e “Dança-Teatro Filhos de Gaia” (Ariane Cordeiro, às 19h). No TAB, pocket show musical de Marcos Moura, às 19h30min, e o espetáculo teatral “Como Nascem as Estrelas”, com Laura Santoro, às 20h.

Um dos destaques da temporada 2023, “Como Nascem as Estrelas” é um tour de force de Laura, em que a atriz, também criadora da dramaturgia, alinhava com inspiração e esmero suas inquietações e delírios de artista iniciante, entrecruzando com a sua biografia a trajetória de Glauce Rocha, Clarice Lispector e, em um segundo plano, a de outras figuras femininas de força angular na arte brasileira, a exemplo de Aracy Balabanian, que dá nome à sala em que a peça será encenada.

Ainda no sábado, sob a lona de circo da mostra, a partir das 21h, o Cabaré Boca de Cena fará desfilar no picadeiro uma série de atrações: Intervenção Circo-Poética, Magia da Dança Aérea em Lira Americana, Peço a Bênção para Passar, Pintor do Absurdo, Malabares Ando, Teleomentário, Fogo que Toca, A Mulher do Futuro Fim do Mundo, Los Chicos-Latinos, Latentes e Calientes e Luz Acrobacias Aéreas.

No domingo, o último espetáculo a ser conferido na lona é “Era Uma Vez en La Fronteira Selvagem”, com o Orendive Teatro Intercultural, a partir das 17h. Mais duas sessões no TAB, também no domingo, encerram a programação deste ano da Mostra Boca de Cena: “Dom Casmurro”, com o Grupo Casa, a partir das 16h, e “O Experimento Tirésias”, de Rick Thibau, a partir das 20h.

SARAU DOS MUSEUS

O grupo de jazz El Trio (Adriel Santos na bateria, Gabriel Basso no contrabaixfo e Gabriel de Andrade na guitarra) será uma das atrações musicais do Sarau do Dia Internacional dos Museus, amanhã, das 16h às 22h, na Praça da Locomotiva – Orla Ferroviária (esquina da Avenida Mato Grosso com Avenida Calógeras), com acesso gratuito. Também se apresentarão a banda Santo de Casa e o Grupo Acaba.

O sarau contará, ainda, com estandes de arte, artesanato, literatura e gastronomia e intervenções artísticas com vários criadores apresentando performances ou fazendo obras ao vivo aos olhos do público, a exemplo do projeto Memórias do Trecho, pinturas de histórias vividas nos tempos em que a ferrovia ainda estava em operação, que será finalizado durante o sarau. O acesso é gratuito.

SARAU NOS TRILHOS

Em sua quarta edição, também amanhã, a partir das 18h, ocorrerá o Sarau nos Trilhos. A Associação do Desenvolvimento do Turismo da Estrada Parque Piraputanga (Atupark) levará à Estação Ferroviária do Distrito de Piraputanga, em Aquidauana, a Lizard Rock, banda de pop rock nacional e internacional que investe no flashback. Em seu repertório, de Legião Urbana e O Bando do Velho Jack até Bon Jovi e Steppenwolf.

A ideia é que “cada um traga a sua cadeira ou esteira, seu cooler ou sua garrafa de vinho, ou simplesmente um sorriso estampado no rosto para passar o tempo apreciando os arredores de um espaço absolutamente especial e histórico”. A sede da Atupark funciona no mesmo local.

Composta de empresários, comerciantes, turismólogos e agentes do trade do turismo, a entidade tem por objetivo organizar, promover, fomentar e incentivar o turismo no distrito de Piraputanga de forma harmoniosa com a natureza e a comunidade.

CINEMA

“Back to Black”, da diretora Sam Taylor-Johnson (“Cinquenta Tons de Cinza”) e com Marisa Abela no papel principal, é um dos destaques entre as estreias da semana nos cinemas.

O filme narra a carreira da britânica Amy Winehouse (1983-2011), cantora de soul e R&B de voz singular, conhecida por sucessos como “Rehab” e “Black to Black”, falecida aos 27 anos por intoxicação alcoólica.

Durante sua curta jornada profissional, ela produziu dois álbuns: “Frank” e “Back to Black”. O segundo lhe rendeu seis prêmios Grammy. Classificação indicativa: 16 anos.

ASSINE O CORREIO DO ESTADO

Diálogo

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta sexta-feira, 17 de maio de 2024

Por Ester Figueiredo ([email protected])

17/05/2024 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Charles Chaplinator inglês

Preocupe-se com sua consciência, não com sua reputação. 
Porque sua consciência é quem você é. E reputação é o que os outros pensam de você. O que os outros pensam de você, isso é problema deles".

FELPUDA

A roleta política está girando e o apostador que tem o maior cacife estaria percebendo que a sua escolha não vem cravando o resultado que deseja. Por enquanto, conforme se comenta nos bastidores, tudo está na base de presença "ajeitadinha'' no cassino, e nadica de nada a mais além disso. Fala-se muito, lá e acolá, que não deverá demorar para que haja a busca por alguém que entenda realmente do jogo. A conferir.

Desconjuro

Figurinha do tal partido do "amor venceu" não ficou nadinha, mas nem um pouco constrangido em mostrar que é "puro ódio" ao declarar, em alto e bom som, que, se preciso for, vai "até ao inferno".

Mais

Isso, para incomodar e fazer seus antigos desafetos pagarem por atos do passado. Diante de tal promessa, teve alguns dos seus colegas que bateram na madeira três vezes e outros ficaram pensando onde arrumariam água benta. Afe!

Gildney dos Santos Alves e Evanise Leal
Virgilio Castro Cunha

Jogou a toalha

O ex-deputado estadual Rafael Tavares anunciou em suas redes sociais que desistiu de ser pré-candidato a prefeito da Capital pelo PL. A causa nem precisou ser explicada: ele vinha sendo "fritado" por aqui, e consta que avaliação mais profunda da cúpula nacional acabou tirando-o do páreo. Porém, ele anunciou que disputará uma das cadeiras da Câmara Municipal.

Adiado

A participação de integrantes da Corte Especial do STJ, na quarta-feira, da missa de sétimo dia de um desembargador levou a suspensão, mais uma vez, do julgamento do processo que poderá tornar réu o conselheiro afastado do TCE-MS Ronaldo Chadid, em denúncia de corrupção e lavagem de dinheiro. Nova sessão está prevista para o dia 8 de junho, e até lá ele terá que continuar afastado e usando tornozeleira eletrônica.

Elas

O União Brasil se equipara ao Progressistas (PP) no que se relaciona a nome com base sólida para a disputa da Prefeitura de Campo Grande. Rose Modesto, que foi exonerada da Sudeco, a pedido, no dia 14, entrará na disputa como pré-candidata de seu partido, do qual, aliás, é presidente estadual e com grupo interno forte de apoiadores. Ela terá como adversária a prefeita Adriane Lopes, que vai brigar pela reeleição e que tem todo amparo político do time da sua "madrinha'', a senadora Tereza Cristina.

ANIVERSARIANTES

Dra. Júlia Serra,
Dr. Fabrício Colacino Silva, 
Arielle Silveira Denadai, 
Gilberty da Costa Miglioli, 
Lybia da Costa Miglioli,
Lourdes Coelho Barbosa, 
Antônio Braga, 
Silmara Pulcherio de Assis,
Levy Serrou Camy,
Paulo Guilherme Lins Costa,
Dr. João Nelson Lyrio, 
Armando Luiz Nocera,
Jair Gregório Alves,
Leizo Inoue, 
Júlio César Giansante Rossi, 
Nilza Yonamine Miyahira,
Lucimara Rocha de Oliveira, 
Danilo José Medeiros Figliolino,
Ieda Hessel Amado, 
Marcos Tadeu de Paula Corrêa,
Abrão Diniz Junior,
Paola Nádila Veras Gonçalves ,
Dra. Milce Aparecida Eloy Silva, 
Elizabete Machado Abreu da Silva, 
Dr. Synezio de Oliveira Borges,
Dr. Ozires Vieira de Souza Júnior, 
Aretha Larissa Muritiba,
Jussara Fatima Eloy Gabas,
Mara Cardoso,
Patricia de Andrade Barbieri,
Junior Nocko,
Luizinho Tenório,
Lucas Proença Gonçalves,
Antonio Micnov,
Neide Eliane Gordo de Oliveira,
Nerida dos Passos Pereira,
Tarsis Ayron Santejan Marques,
Geraldo Junior Duarte Brites Cabreira,
Aldo Ferreira da Silva Junior, 
Regina Maria Barreto Frias, 
Ruth Fernandes Vieira,
Manoel Eugênio Nery,
Jorge Aníbal David,
Jarminda Félix Vanderlei,
Maria José Eugenio Pereira, 
Dra. Giovanna Nascimento Hofke, Orlando Silvestre Filho,
Hugo José Bonfim,
Hermindo de David,
Eunice Flores Carretoni,
Dr. Carlos Silva Mattos,
Sidiney Carlos Sabbag, 
Adenir Amaral,
Jerônimo Ferreira da Silva,
Adalgisa Flores Ressiel,
Valdir Pereira Alves,
Ulisses Vieira da Costa,
Hélida Braga de Almeida,
Jurandir Coelho, 
Izabel Lopes Fontoura,
Carmem Lúcia de Andrade,
Filomena Neves Dutra,
Álvaro Soares de Araújo,
Gildo Tavares de Araujo,
Adriana Maria dos Santos,
Reginaldo Moraes Oliveira,
Eduardo Oliveira de Souza,
Josefa Batista Macedo,
Adilson Shigueyassu Aguni,
Orlando Augusto Saab,
José Shinsei Toomi, 
Oscar de Andrade e Souza,
Maria de Fátima Lopes Assunção,
Carlos Roberto de Oliveira Pereira,
Dorisney Lima de Oliveira, 
Ilço Rosa Vilela,
Josnei Ferreira da Cunha,
Caroline Penteado Santana, 
Jacyra Souza de Almeida,
Claudio Augusto Souza Brandão,
Paulo Augusto Jordao Amaral, 
Waldir Alves de Oliveira, 
Jarbas Pavão Chaves,
José Dionizio Fernandes Veigas,
Marco Antônio dos Santos Braga,
Adelurce da Silva Ramos, 
Eliseu de Araujo Menezes,
Ricardo de Souza Nogueira,
Valmir Frota Maciel,
Glaudson da Silva Santana,
Nilo José Leal,
Dr. Edwaner Bondarczuk, 
Luiza Amélia Tavares Lobo Trevizan,
André Luis de Abreu Moreira,
Dr. Eduardo Conceição Reigota,
Leandro Martins Abrão Costa, Marina Furlan e Fraga, 
Francielli Vilela Spani Milani,
João Bosco Sarubbi Mariano,
Amira Ali Salem,
Hannelise Garcez Pinho Chaves Sampaio,
Lenir Lopes Garcia Cabreira,
Liamar Aparecida dos Santos Villassanti,
Arno Adolfo Wegner,
Ravena Maria Cardoso Lopes,
Iris Barbara Laudicena Tulux Rocha,
Marcus Vinicius de Oliveira,
Bruno Roa,
William Márcio Tóffoli Júnior.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).