Correio B

Artes plásticas

De MS, artista vai a Dubai participar de maior feira de arte contemporânea de varejo do mundo

Com uma técnica milenar de origem asiática e uma temática que explora a fauna brasileira, Fabricio Alencar vai expor artes que promovem um estado de tranquilidade

Continue lendo...

Entre os dias 17 e 20 de abril acontece a maior feira de arte contemporânea de varejo do mundo, a World Art Dubai. E desta vez, o evento vai contar com representação sul-mato-grossense.

O artista plástico Fabricio Alencar, paraense que reside há 7 anos em Mato Grosso do Sul, vai participar do evento expondo três obras de sua última coleção, "Passarada".

A coleção

Segundo o artista, a ideia da coleção surgiu a partir de memórias de momentos tranquilos passados na natureza, observando os animais em seu habitat natural. A conexão com a natureza e a importância da preservação das espécies as principais motivações.

Nas artes, são representadas espécies de canários e uirapuru, que de acordo com o artista "são aves silvestres de simbologia nacional forte, tanto quanto araras ou papagaios".

"Cada ave traz consigo uma história única, e essa coleção é uma forma de homenagear a liberdade e a graça que elas representam", explica Fabricio Alencar.

"A coleção Passarada simboliza a  rica diversidade das aves silvestres em nosso País e principalmente em nosso estado de Mato Grosso do Sul. As cores e formas me inspiram e eu as traduzo em aquarelas com pinceladas no estilo Sumie (arte milenar chinesa e japonesa)", afirma.

A escolha do estilo artístico não foi por acaso. Conforme explica o pintor, o Sumie é uma técnica que, devido à suavidade de suas pinceladas, promove um estado de consciência zen, o que combina perfeitamente com o tema retratado.

A oportunidade

"Minhas expectativas são muitas, principalmente de conseguir agradar o público exterior com minhas artes, de conseguir espaço no universo das artes no exterior. E conseguir o aval e reconhecimento do público nacional. Acredito que Deus é brasileiro e está comigo (risos)".

Apesar de ser muito abençoado, não dá para dizer que a oportunidade de participar da World Art Dubai caiu do céu. Fabricio teve que correr muito para conquistar o que queria.

Há um tempo o artista vinha tentando criar laços com galerias de arte no exterior, mas foi no Reino Unido que encontrou a maior abertura de portas: a curadora Patricia Evangelista, proprietária da Sfumato Studio Arts Gallery.

"A Patricia me ofereceu um grande apoio, demonstrou apreço pelo meu trabalho e me convidou a participar da seleção da curadoria da World Art Dubai, na qual fui selecionado e aprovado para integrar a exposição coletiva", conta o artista.

Para Fabricio Alencar, é uma honra poder participar do evento, oportunidade à qual é extremamente grato.

"É um imenso prazer em poder participar de um evento grandioso como o Word Art Dubai. De poder representar o Brasil e o Mato Grosso do Sul em um espaço, onde vão estar grandes artistas da arte contemporânea e os grandes marchãs e colecionadores do mundo. Realmente eu só tenho de agradecer por essa oportunidade".

Assine o Correio do Estado

 

 

Estilo de Vida

Professor viajante se encanta com belezas naturais de Bonito

Trabalhando remotamente, o educador cearense fez da estrada sua 'sala de aula' e ficou encantado com a capital do ecoturismo e com os bares da 14 de Julho, em Campo Grande (MS)

31/03/2025 17h00

Reprodução Redes Sociais

Continue Lendo...

Com a liberdade de trabalhar remotamente e viajar, o professor e cearense Paulo Alves, de 53 anos, incluiu Bonito no roteiro, o principal destino turístico de Mato Grosso do Sul (MS).

Além de realizar esse sonho, também construiu uma amizade com Fabiana Nogueira, natural de Campo Grande, que o convidou para conhecer a Cidade Morena.

Formado em Letras pela Universidade Federal do Ceará, com dupla habilitação em ensino de português e italiano, Paulo conta que sua relação com o idioma italiano começou anos atrás.

“Aprendi italiano quando morei na Itália por dois anos. Então, tive essa experiência e, quando voltei ao Brasil, resolvi me aprofundar no idioma e cursei na Casa de Cultura de Italiano, que é uma extensão da própria Universidade Federal do Ceará. Em seguida, prestei vestibular para o curso de Letras”, explicou Paulo.

Adaptação

Desde 2005, trabalha como professor. No entanto, com a pandemia em 2020, que mudou a rotina de muitos brasileiros, foi preciso encontrar uma nova forma de continuar lecionando.

Nesse ínterim, enxergou no ensino híbrido a oportunidade de seguir trabalhando, ensinando italiano por meio de aulas on-line. Com uma turma de alunos que garante sua renda, decidiu "cair na estrada".

Como ele mesmo diz, de segunda a quinta-feira se dedica ao ensino, e, no fim de semana, aproveita as cidades por onde passa.

Em MS

Amante da natureza, incluiu Bonito no roteiro após ouvir relatos de amigos e ficou encantado com as belezas naturais da cidade.

“Como amo muito a natureza, rios e cascatas, me apaixonei por Bonito e incluí a cidade na minha programação no início deste ano”, disse Paulo e completou:

“Em março, consegui fazer minha viagem e passei nove dias na cidade, aproveitando não só para fazer turismo, mas também para trabalhar.”

O professor se hospedou em um hostel, onde conheceu a campo-grandense Fabiana Nogueira, de 37 anos, que, a convite de um amigo, foi passar o aniversário em Bonito.

No hostel, conheceu Paulo, e a interação promovida no espaço abriu portas para uma nova amizade. Foi então que surgiu o convite para que ele conhecesse Campo Grande, a capital sul-mato-grossense.

“Quando retornei a Campo Grande (MS), tive a satisfação de reencontrar o Paulo antes de ele seguir viagem para seu próximo destino. Nos encontramos, e eu o levei para alguns pontos turísticos da capital”, contou Fabiana.

Campo Grande

Na Cidade Morena, Fabiana cumpriu o papel de anfitriã e, nesse meio-tempo, acabou se reconectando com sua cidade natal, enquanto acompanhava o amigo em sua jornada de descobertas.

“Para mim, foi totalmente nostálgico, pois revisitar esses locais com alguém que os via pela primeira vez foi como retornar no tempo, com o mesmo olhar curioso de explorar e conhecer. Apresentar minha cidade natal a um amigo tão querido, que vem de um dos estados mais visitados do Brasil, foi especial. Brindamos nossa amizade e selamos esse momento com chave de ouro em um bar na Rua 14 de Julho, um dos locais mais novos para conhecer em Campo Grande. Antes, a região era apenas comercial durante o dia, mas agora conta com bares autênticos à noite, trazendo um brilho especial para a cidade, que sempre teve certa resistência ao entretenimento noturno”, comemorou Fabiana.

Reprodução Redes Sociais

O professor costuma dizer que viajar é um processo de aprendizado, já que cada experiência com pessoas e culturas diferentes é enriquecedora.

Esse amor por viagens nasceu com sua mãe, ainda na infância, e só cresceu com o tempo. Paulo já morou com familiares em Brasília e São Paulo, tanto na capital quanto no interior. Fora do Brasil, viveu na Itália e conheceu Portugal, Alemanha e França.

“Aos poucos, fui desenvolvendo o desejo de desbravar o mundo, sabe? Tudo isso começou a se tornar algo sólido dentro de mim, como um caminho que eu queria seguir. Hoje, tenho a oportunidade de ser um professor viajante porque consigo conciliar meu trabalho com as viagens”, pontuou Paulo.

Sobre a Capital de Mato Grosso do Sul, o professor saiu encantado com a cultura local, que descreveu como “bem raiz, bem da terra”, algo que o fascinou.

“Depois de concluir meu percurso maravilhoso em Bonito e realizar tudo o que planejei, fui para Campo Grande. Lá, reencontrei Fabiana, que me levou para conhecer todos os pontos turísticos da cidade, inclusive os barzinhos da Rua 14 de Julho. É uma cidade à qual certamente retornarei no futuro”, comentou Paulo.

Reprodução Rede Sociais

Assine o Correio do Estado

 

Correio B+

Especial B+: Dia Mundial da Saúde e Nutrição - Confira riscos e mitos sobre suplementos nutricionais

Especialista explica que a suplementação pode ser uma grande aliada da saúde, desde que usada com responsabilidade e embasamento científico.

31/03/2025 12h00

Especial B+: Dia Mundial da Saúde e Nutrição - Confira riscos e mitos sobre suplementos nutricionais

Especial B+: Dia Mundial da Saúde e Nutrição - Confira riscos e mitos sobre suplementos nutricionais Foto - Pinterest

Continue Lendo...

Com a crescente busca por uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável, muitas pessoas recorrem à suplementação para suprir necessidades específicas do organismo. No entanto, a desinformação sobre o tema pode levar a erros.

Segundo Ana Beatriz Gaeta Yokoyama (CRN-3 23844), nutricionista da Endogen - healthtech especializada em produtos de nutrição clínica e de Cannabis medicinal -, os suplementos nutricionais são um complemento à alimentação, especialmente quando a ingestão de macro e micronutrientes não é suficiente apenas com a dieta. “A suplementação tem o objetivo de suprir parte das carências nutricionais do indivíduo”, explica.

Mas afinal, quem precisa de suplementos?

De acordo com a especialista, pessoas saudáveis podem recorrer a esses produtos para complementar a alimentação, desde que sob orientação profissional.

Indivíduos com deficiências nutricionais diagnosticadas também encontram na suplementação um aliado para a saúde. Já atletas e praticantes de atividade física podem se beneficiar para melhorar a performance.

Embora o organismo possa emitir sinais de carências nutricionais, como fadiga, queda de cabelo e unhas fracas, Ana Beatriz alerta que a necessidade de suplementação deve ser confirmada por exames laboratoriais periódicos e avaliação profissional.

O uso preventivo dos suplementos

Segundo a nutricionista, a suplementação, geralmente, é empregada para corrigir carências nutricionais, e não como prevenção. Dessa forma, a escolha do suplemento adequado deve ser feita com critério. “É importante consultar um profissional de saúde qualificado para a escolha do produto e seguir suas orientações de uso”, destaca.

Mitos frequentes

Os mitos em torno da suplementação nutricional também são comuns. Entre os mais populares estão a crença de que suplementos engordam, que podem ser usados por qualquer pessoa sem restrições e que seu uso elimina a necessidade de uma alimentação balanceada.

“O uso indiscriminado de suplementos pode trazer riscos, incluindo sobrecarga renal e hepática, além das interações com medicamentos. Por isso, a orientação profissional qualificada garante a segurança e eficácia no uso desses produtos”.

A nutricionista conclui enfatizando que a suplementação, quando usada com responsabilidade e embasamento científico, contribui para o equilíbrio nutricional e uma vida mais saudável.

Dentro deste contexto e com base em ciência e tecnologia para o bem-estar, a Endogen tem um amplo portfólio com produtos elaborados com ingredientes inovadores e eficácia comprovada, que auxiliam o as pessoas a viverem melhor, fortalecendo o sistema imunológico, e trazendo maior equilíbrio para enfrentar os desafios e pressões do cotidiano com mais disposição.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).