Correio B

Dicas

Filmes românticos para assistir no Dia dos Namorados

Dos clássicos aos mais recentes, não faltam opções para quem prefere passar a data no conforto do sofá com seu "amor" ou curtindo a própria companhia

Continue lendo...

O Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho no Brasil. A data movimenta o comércio, seja com presentes ou comemorações. Mas há os casais que preferem celebrar a data no conforto de casa, tendo em vista que muitos restaurantes e locais tradicionais para os enamorados costumam ficar lotados neste dia.

Para estes casais, uma das opções é assistir um filme romântico ao lado do mozão. A dica também vale para os solteiros, que podem aproveitar a própria companhia no conforto do sofá.

O Correio do Estado preparou uma lista com vários filmes românticos e que estão disponíveis em plataformas de streaming.

Confira dicas de filmes para assistir neste Dia dos Namorados:

Um Lugar Chamado Notting Hill

Um dos filmes mais amados para quem gosta do gênero de romance, "Um lugar chamado Nothing Hill" já é um clássico que não pode ficar de fora.
Will, interpretado por Hugh Grant, é dono de uma livraria especializada em guias de viagem. Quando ele recebe a visita inesperada da estrela de cinema Anna Scott, vivida por Julia Roberts, se vê envolvido em um relacionamento cheio de altos e baixos.

Onde assistir: Star+, Prime Vídeo

Cartas para Julieta

Amanda Seyfried vive Sophia, uma estadunidense que vai passar férias com seu noivo (Gael García Bernal) em Verona, a charmosa cidade italiana que serviu de cenário para a célebre história de amor de Romeu e Julieta. Ao visitar a casa de Julieta, um dos pontos turísticos da cidade, Sophia encontra um muro onde os apaixonados deixam cartas para a trágica heroína Julieta Capuleto. Ao encontrar uma dessas carta, de 1957, escrita por uma inglesa que se apaixonou por um italiano em sua juventude, mas deixou escapar a oportunidade de ficar com ele, Sophie decide escrever à autora. Inspirada pela atitude de Sophie, Claire decide procurar pelo seu grande amor.

Onde assistir: Telecine, Prime Vídeo

Questão de tempo

No aniversário de 21 anos, Tim Lake (Domhnall Gleeson) fica sabendo que os homens de sua família têm o dom de viajar no tempo. No início, ele duvida do segredo contado pelo pai (Bill Nighy), mas logo se empolga com a novidade e decide usar o poder para conquistar o coração da mulher dos seus sonhos e salvar o salvar o seu amigo de um desastre profissional. Logo ele percebe que viajar no tempo e alterar o que já aconteceu pode provocar consequências inesperadas.

Onde assistir: Netlix, Prime Vídeo, Telecine

Antes do Amanhecer

Com Ethan Hawke e Julie Delpy, o filme é o primeiro da trilogia que narra o amor do americano Jesse e a francesa Celine, que se conhecem em um trem rumo a Paris. Encantados um pelo outro, decidem fazer uma escala em Viena para se conhecerem melhor, sem esperar o que o destino os reserva. Gradativamente, vão se envolvendo em uma paixão crescente, mas existe uma verdade inevitável: no dia seguinte ela irá para Paris e ele voltará para os Estados Unidos. Com isto, resta aos apaixonados aproveitar o tempo que lhes resta.

Onde assistir: Max

A descoberta perfeita

Jenna Jones é uma editora de moda que foi demitida da empresa onde trabalhava e, para piorar, terminou seu relacionamento de forma humilhante. Para se reerguer profissionalmente, ela decide voltar para Nova Iorque e aceita trabalhar para a magnata Darcy Hill , que no passado foi sua rival no jornalismo de moda. Durante uma festa, ela beija um rapaz mais novo chamado Eric , por quem acaba se apaixonando. Entretanto, para sua surpresa, Jenna descobre que Eric é filho de Darcy e o jovem será o novo cinegrafista na empresa onde trabalha. 

Onde assistir: Netflix

(Des)Encontro Perfeito

Nancy tem 34 anos de idade e não tem muita sorte no amor. Quando ela viaja a Londres para o aniversário de casamento de seus pais, conhece Jack, que confunde Nancy com a garota que ele está esperando para um encontro às cegas. Sem desfazer a confusão, Nancy assume a identidade da garota que Jack esperava, e passa uma ótima noite ao lado do pretendente. Mas uma hora a mentira vai acabar sendo descoberta.

Onde assistir: Prime Vídeo

Quando em Roma

Beth Harper é uma bem-sucedida curadora de arte, mas sem muita sorte no amor. Em Roma para o casamento da irmã, ela conhece o charmoso repórter Nick  e visita a Fontana D'Amore, onde ao invés de jogar uma moeda como manda a tradição, decide roubar algumas que estavam no fundo. A partir de então, acaba atraindo alguns pretendentes, incluindo um vendedor de salsicha, um mágico de rua e um artista. Quando um persistente repórter a procura, ela se pergunta se o amor é verdadeiro.

Onde assistir: Disney+

O sol também é uma estrela

Natasha é uma jovem extremamente pragmática, que apenas acredita em fatos explicados pela ciência e descarta por completo o destino. Em menos de 24 horas, a família de Natasha será deportada para a Jamaica, mas antes que isso aconteça ela por acaso encontra Daniel, filho de imigrantes coreanos, que a salva de ser atropelada. Decidido a convencê-la que o encontro de ambos foi obra do destino, Daniel a desafia a passar um dia com ele, no qual tem a missão de fazê-la se apaixonar.

Onde assistir: Prime Vídeo

Antes do adeus

Brooke é uma jovem que está correndo para tentar pegar o trem em direção à Boston, mas ela acaba perdendo o último trem após ser assaltada. Sem dinheiro ou amigos, ela está perdida na noite de Nova York. Até que ela conhece, por acaso, o trompetista Nick. O músico decide ajudar Brooke a voltar para casa. A dupla começa a passear em torno da cidade e, depois de uma noite cheia de aventuras inesperadas, eles criam um forte vínculo e cresce um forte sentimento entre eles.

Onde assistir: Prime Vídeo

No Iraque, o primeiro sargento Charles Monroe King mantém um diário de amor com conselhos para seu filho recém-nascido. Dana Canedy revisita a história de seu relacionamento improvável e transformador com King e sua devoção duradoura à família.

  • Representatividade LGBTQIAP+

O Segredo de Brokeback Mountain

Jack e Ennis, personagens de Jake Gyllenhaal e Heath Ledger, são contratados para cuidar de ovelhas em Wyoming, no verão de 1963.
Em meio à solidão das montanhas, vivem uma relação sexual tenra, porém proibida. O que era para ser um episódio escondido no passado se impõe na vida deles quando, já casados, se reencontram e passam anos vivendo encontros amorosos furtivos.

Onde assistir: Star+, Lionsgate+, Netflix

Retrato de uma Jovem em Chamas

Na França do século 18, Marianne, uma jovem pintora interpretada por Noémie Merlant, recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloise, personagem de Adèle Haenelm para seu casamento, sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloise e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo, conforme os dias de liberdade dela antes do iminente se veem prestes a acabar e o ofício logo dá lugar a um romance secreto e idílico.

Onde assistir: Telecine

Hoje eu quero voltar sozinho

Filme nacional gira em torno da história de Leonardo (Ghilherme Lobo), um estudante cego do ensino médio. Ele tenta lidar com os desafios típicos da adolescência e também com a mãe superprotetora, ao mesmo tempo em que busca sua independência. Então, quando Gabriel (Fabio Audi), um novo aluno, chega à cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo. Tudo isso acaba fazendo com que ele descubra mais sobre si e a própria sexualidade.

Onde assistir: Netflix, Telecine

Azul é a cor mais quente

O filme é mais "picante", então é indicado para maiores de 18 anos.
Adèle é uma adolescente que enfrenta os desafios da chegada da maturidade. Sua vida toma um rumo inesperado ao conhecer uma encantadora garota de cabelo azul, com quem começará uma intensa relação e uma viagem de descobertas e prazer.

Onde assistir: Youtube 

 

A garora dinamarquesa

Inspirado na história real do pintor dinamarquês Einar Wegener. Na Copenhague de 1926, Gerda decide vestir Einar de mulher para pintá-lo. Einar começa a mudar de aparência, transformando-se em uma mulher e passa a se chamar de Lili Elbe. Com o apoio da esposa, Einar passa por uma das primeiras cirurgias de mudança de sexo da história para se transformar por completo em Lili. Tendo como pano de fundo o glamour e a decadência da Europa da década de 20, A garota dinamarquesa retrata a quase esquecida história de amor entre um homem que descobre sua verdadeira sexualidade e uma mulher disposta a sacrificar tudo por ele. 

Onde assistir: Prime Vídeo e Google Play Filme

Meu policial

Marion e Tom Burgess se encontram na costa de Brighton nos anos 1950 e se apaixonam. Todavia, surge em suas vidas Patrick Hazelwood, um curador do Brighton Museum, que acaba desenvolvendo sentimentos pelo policial Tom. Os homens iniciam um caso apaixonado – apesar da homossexualidade ser ilegal naquele período. Por um tempo, o trio abraça uma dinâmica em comum, até que o ciúme destrói o acordo. Muitos anos depois, Patrick retorna à vida dos agora casados Marion e Tom, desenterrando sentimentos e questões mal resolvidas deixadas de lado - mas que ainda possuem o poder de assombrar a vida dos três.

Onde assistir: Prime Vídeo

Queer

A trama segue a vida de William Lee (Daniel Craig), um expatriado americano que vive na Cidade do México após ser dispensado da Marinha. Lee vive entre estudantes universitários americanos e donos de bares que, como ele, sobrevivem com empregos de meio período e benefícios do GI Bill, uma lei que auxiliou veteranos da Segunda Guerra Mundial. Em meio à vida boêmia da cidade, Lee conhece Allerton, um jovem por quem desenvolve uma intensa paixão. 

Onde assistir: Prime Vídeo

  • Romances nacionais

Eduardo e Mônica

A comédia romântica é baseada na música homônima de Renato Russo, da banda Legião, Urbana.
Em um dia atípico, situado em Brasília na década de 1980, uma série de coincidências leva Eduardo (Gabriel Leone) a conhecer Mônica (Alice Braga), tendo como pano de fundo uma festa estranha com gente esquisita. Uma curiosidade é despertada nos dois e, apesar de não serem parecidos, eles se apaixonam perdidamente. Depois de começarem um namoro, esse amor precisará amadurecer e aprender a superar as diferenças.  Mas é aquilo: "Quem um dia irá dizer que não existe razão nas coisas feitas pelo coração". 

Onde assistir: Globo Play

Talvez uma história de amor

Quando chega em casa, depois de mais um dia corriqueiro no trabalho, Virgílio (Mateus Solano) liga a secretária eletrônica e ouve um recado perturbador. É uma mensagem de Clara (Thaila Ayala), comunicando o término do relacionamento dos dois. Virgílio, contudo, não faz a menor ideia de quem é Clara.  Perturbado devido ao seu jeito metódico e controlador, ele não se lembra de ter se relacionado com ninguém, mas todos ao seu redor pareciam saber do relacionamento dos dois, perguntando como ele está se sentindo com o término. Agora, ele precisa encontrar essa mulher misteriosa.

Onde assistir: Max

Um ano inesquecível

São quatro filmes que compõem a tetralogia de romances, todos adaptações de uma série de contos do livro homônimo de Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira e Babi Dewet. Cada filme se baseia em uma estação do ano.
"Um Ano Inesquecível – Verão" se passa no Carnaval carioca, com o romance em meio aos preparativos e desfile das escolas de samba. "Um Ano Inesquecível – Outono" nos leva para a agitação e rapidez de São Paulo, onde se passa a história de um casal improvável: ela odeia música e ele é um jovem músico de rua que sonha em viver da sua arte. "Um Ano Inesquecível – Inverno" leva o público diretamente para as montanhas nevadas do Chile e "Um Ano Inesquecível – Primavera" se passa na cidade histórica de Ouro Preto, Minas Gerais.

Onde assistir: Prime Vídeo

Perdida

Baseado no sucesso de vendas da autora Carina Rissi, o filme ‘'Perdida'' conta a história de Sofia (Giovanna Grigio). Uma garota moderna e independente, mas quando o assunto é amor, os únicos romances da sua vida são aqueles do universo literário de Jane Austen. Após utilizar um celular emprestado, algo misterioso acontece e ela é transportada para o século 19. Sofia é acolhida pela família do encantador Ian Clarke (Bruno Montaleone), enquanto tenta desesperadamente encontrar uma forma de retornar a sua vida.  Em meio às suas buscas, o que Sofia não esperava era que encontraria seu conto de fadas em um século que não é seu.

Onde assistir: Disney+ e Star+

Evidências do amor

Em uma noite qualquer, Marco e Laura se conhecem em um karaokê e cantam juntos a música Evidências. Desde então, eles se apaixonaram e formaram um casal que parecia perfeito, até o momento do “sim”. Sem entender o que aconteceu, agora, toda vez que essa música toca, Marco viaja em suas lembranças com Laura para encarar as Evidências Do Amor. Fabio Porchat  e Sandy Leah estrelam essa comédia romântica inusitada e divertida.

Onde assistir: Max

Dona Flor e seus dois maridos

A sedutora Florípedes, conhecida como Dona Flor, é uma professora de culinária de Salvador. Ela é casada com  o malandro incorrigível Vadinho, que morre em pleno Carnaval. Como ainda é jovem e bonita, chama a atenção do farmacêutico Teodoro, com quem se casa. Quando Vadinho volta em espírito, Dona Flor volta a se relacionar com ele, ficando dividida do que fazer com os dois maridos.

Onde assistir: O filme tem duas versões, uma de 1998, disponível na GloboPlay, e outra de 2017, disponível na Netflix.

Procura-se

Alicia é uma mulher que gosta de curtir a vida de solteira, mas isso só é possível graças ao dinheiro de seu avô, que ela ama. Quando o patriarca morre e sua herança é lida para a família, a neta descobre que ficou sem nada no testamento, e isso só poderá ser revertido se ela se casar. Alicia decide, então, anunciar no jornal que está procurando um marido de aluguel para conseguir a fortuna do avô. Ela recebe vários candidatos, mas apenas um pode fazer seu coração bater um pouco mais rápido. Estrelado por Camila Queiroz e Kleber Toledo.

Onde assistir: Max

  • Língua não inglesa

Nossos amantes 

Nossos amantes é um filme espanhol que conta a história do encontro de um homem e uma mulher numa cafeteria de uma livraria, em um momento em que suas vidas estão à deriva, e o fez lembrar da importância de se atrever a sonhar. Desiludidos no amor, eles começam a namorar, mas somente na cafeteria e sem saber nada um do outro. O filme é uma comédia romântica de intensidade dramática, com diálogos marcantes, referências e que foge um pouco dos filmes típicos do gênero.

Onde assistir: Netflix

Mesa para quatro

Mesa Para Quatro é uma comédia romântica italiana que desafia o conceito de almas gêmeas. No longa, quatro amigos solteiros são convidados para um jantar pelo casal Luca e Sara. Eles querem testar uma teoria: existe mesmo a alma gêmea? Chiara, Matteo, Giulia e Dario então chegam para a celebração sem saber das verdadeiras intenções de seus anfitriões. A partir de então, a narrativa acompanha esses quatro personagens em duas realidades alternativas, onde eles formam quatro casais diferentes. Qual deles é real, qual deles é a alma gêmea do outro? Essa é a pergunta que o filme faz.

Onde assistir: Netflix

Como arrasar um coração

Comédia romântica francesa. Alex, sua irmã e seu cunhado administram juntos um negócio inusitado: uma agência especializada em acabar com relacionamentos. Um dia, ele é contratado por um milionário para impedir o casamento da filha, que está noiva de Jonathan e aparentam ser o casal perfeito. Precisando de dinheiro, Alex aceita o desafio e acredita que não terá problemas, até conhecer Juliette, a primeira mulher a resistir aos seus encantos.

Onde assistir: Prime Vídeo

Em seus sonhos

Romance turco. O filme reúne Engin e Pelin, que não acreditam no amor e no casamento, em um sonho. Os caminhos dos dois se cruzam em uma festa, mas no final da noite nenhum dos dois olha para trás. De repente, eles acordam na mesma cama. E prepare-se para essa: como um casal casado! Deve ser só um sonho. Não, um pesadelo. Sem se suportarem, eles tentam diferentes maneiras de acordar desse pesadelo, mas estão cada vez mais conectados um ao outro sob a influência de suas experiências. Quando seus pesadelos estão prestes a se transformar em um sonho de família que eles querem que dure para sempre, eles acordam em suas antigas vidas como dois amantes separados. 

Onde assistir: Prime Vídeo

Sintonizada em você

Produção original sul-coreana. Durante os anos 1990, Mi Soo e Hyun Woo se conhecem em uma padaria. Ela está trabalhando na padaria que a mãe havia deixado para ela quando de repente, antes da abertura, um estranho entra e pede algo com tofu. Não podendo oferecer algo do gosto do estranho cliente, Mi-soo oferece leite de soja, que ela também não possui. Ela informa ao estranho que tem um mercado ao final da rua e ele sai. O estranho volta e começa a trabalhar na padaria junto com Mi-soo e se apaixonam enquanto compartilham histórias. Porém, o tempo e as oportunidades parecem fazer de tudo para separá-los.

Onde assistir: Netflix

Um dia para sempre

Romance alemão. Em Um Dia Para Sempre, Zazie mora com amigos incapazes de se relacionar, em um apartamento compartilhado. Um dia, chega para ela o convite para o casamento do seu melhor amigo. Porém, ele está se casando com a arquirrival dela, Franziska. Ela vai em busca do amigo para fazer com que ele não siga com o casório, a fim de salvá-lo de uma das piores decisões de sua vida. Sua tentativa de sabotar o casamento falha miseravelmente e pior, por causa de um loop temporal, Zazir tem que reviver o dia toda vez, levando a protagonista à loucura em meio a diversas tentativas falhas de não permitir o casamento.

Onde assistir: Prime Vídeo

Como pétalas que caem

Romance dramático japonês. Haruto é um aspirante a fotógrafo que se apaixona por uma cabeleireira alegre e cheia de vida chamada Misaki. Os dois vivem momentos muito felizes e querem passar o resto da vida juntos, mas uma reviravolta do destino muda tudo: a moça sofre de uma rara doença que faz com que ela envelheça mais rápido do que o normal.

Onde assistir: Netflix

Cidade de gelo

Filme russo. Cidade de Gelo conta a história de Matvey, um jovem que trabalha como entregador em uma padaria local. Filho de um pobre acendedor de lâmpadas, seu único tesouro são os patins prateados que herdou do pai. Ao ser demitido injustamente, ele se junta a uma gangue de batedores de carteira. Enquanto isso, a filha de um oficial de alto escalão, Alice, se sente prisioneira em sua mansão. Ela sonha em estudar ciências, o que vai contra as opiniões conservadoras de seu pai sobre o papel da mulher na sociedade. Em um belo dia, os caminhos de Matvey e Alice se cruzam.

Onde assistir: Netflix

Correio B+

B+: Especialista explica o que é o red pill, que ganhou repercussão após caso de Thiago Schutz

"Não é influência positiva, é propaganda de misoginia". Especialista em relacionamentos, a Dra. em psicologia Vanessa Abdo explica como a ideologia do movimento afeta nos direitos das mulheres e contribui para o incentivo à violência

13/12/2025 17h00

B+: Especialista explica o que é o red pill, que ganhou repercussão após caso de Thiago Schutz

B+: Especialista explica o que é o red pill, que ganhou repercussão após caso de Thiago Schutz Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O termo “red pill” tem gerado em muitos debates nas redes sociais devido à denúncia de agressão e tentativa de estupro de Thiago Schutz, conhecido como “Calvo do Campari”. O coach foi detido em Salto (SP) no último dia 29 de novembro, após ser denunciado para a Polícia Civil pela namorada. Thiago Schutz é considerado influenciador do movimento “red pill”, por produzir conteúdos e ser autor de livro que aborda o tema.

Mas afinal, você sabe o que significa o movimento “red pill” e por que ele afeta violentamente as mulheres? Para responder a essa pergunta e esclarecer outras dúvidas sobre o tema, conversamos com a doutora em Psicologia Vanessa Abdo.

Sobre o termo

O nome “red pill” (pílula vermelha, em português) vem de um conceito fictício do filme “Matrix” (1999), em que a pílula vermelha seria a escolha para "despertar" e ganhar "consciência" da realidade do mundo.

Com essa narrativa, o movimento red pill passou a criar teorias da conspiração que incentivassem os homens a “acordem para a realidade” e não serem “dominados” pelas mulheres.

“O red pill se apresenta como uma ‘verdade sobre as relações’, mas na prática é um conjunto de ideias que reduz mulheres a objetos, corpos, funções ou serviços e coloca os homens como dominantes e superiores. É uma ideologia que traveste controle e desprezo como se fossem ‘ciência comportamental’. Quando os nossos corpos são objetificados, não tem graça. Isso não é sobre relacionamento, é sobre poder”, afirma a psicóloga Dra. Vanessa Abdo.

Qual a relação do red pill com a misoginia?

“A base do red pill é a crença de que as mulheres valem menos, sentem menos, pensam menos ou merecem menos. Isso é misoginia. O movimento estimula o desprezo pelas mulheres, especialmente as fortes e independentes, justamente porque homens que aderem a esse discurso precisam de parceiras vulneráveis para manter no seu controle. A misoginia não é efeito colateral do red pill, é sua espinha dorsal.”

Por que o red pill é tão perigoso para toda a sociedade, principalmente para as mulheres?

“Porque ele normaliza a violência. Quando você cria uma cultura em que mulheres são tratadas como objetos descartáveis, a linha entre opinião e agressão se dissolve. Esse tipo de discurso incentiva violências físicas, psicológicas, sexuais e digitais, que são camufladas como humor ou “liberdade de expressão”. Uma sociedade que naturaliza o desprezo por mulheres adoece, retrocede e coloca todas em risco.” 

Nas redes sociais, muitos homens fazem uso de um discurso de ódio às mulheres disfarçado de humor. Qual a diferença da piada para a incitação à violência?

“A piada provoca riso, não medo. A piada não tira a humanidade do outro. Quando o ‘humor’ reforça estereótipos, desumaniza mulheres e legitima agressões, ele deixa de ser brincadeira e se torna uma arma. A diferença está na intenção e no efeito. Se incentiva o desrespeito, a dominância ou a violência, não é humor, é incitação.

É importante reforçar que combater a misoginia não é sobre guerra dos sexos, é defesa da vida. Toda vez que normalizamos piadas que objetificam mulheres, abrimos espaço para violências maiores. Precisamos ensinar homens, especialmente jovens, a construir relações baseadas em respeito, não em dominação. E precisamos dizer claramente que humor não pode ser usado como máscara para ódio.”

Na internet, muitas pessoas consideram quem prolifera o movimento red pill como “influenciadores digitais”. Qual a sua opinião sobre isso?

“Influenciadores pressupõem responsabilidade social. Quem difunde ódio e objetificação influencia, sim, mas influencia para o pior. Não podemos romantizar a figura de alguém que lucra reforçando violência simbólica e emocional contra mulheres. É preciso nomear corretamente: isso não é influência positiva, é propaganda de misoginia.”

Sobre o caso de Thiago Schutz, surgiram muitos julgamentos sobre as mulheres que tiveram um relacionamento com ele mesmo cientes do posicionamento que ele adota nas redes sociais. Como você avalia isso?

“Culpar mulheres é repetir a lógica da violência. O discurso misógino desses movimentos é sedutor exatamente porque se disfarça de humor, lógica ou ‘verdade inconveniente’. Relacionamentos abusivos não começam abusivos, eles começam carismáticos. Além disso, mesmo quando uma mulher percebe sinais de risco, ela pode estar emocionalmente envolvida, vulnerável ou acreditar que será diferente com ela. O foco não deve ser questionar as mulheres, mas responsabilizar quem propaga discursos que desumanizam e ferem.”

Como uma mulher pode identificar um homem misógino?

“Existem sinais claros:

* Desprezo por mulheres fortes ou independentes.

* Humor que sempre diminui o feminino.

* A crença de que mulheres devem ser controladas ou colocadas ‘no seu lugar’.

* Incômodo com a autonomia da parceira.

* Falas generalizantes, como ‘mulher é assim’ ou ‘toda mulher quer…’.

Desconfie de homens que desprezam mulheres, especialmente as fortes. Eles precisam que a mulher seja vulnerável para se sentir poderosos.”

Como uma mulher pode identificar que está dentro de um relacionamento abusivo?

“O abuso aparece em forma de controle, medo e diminuição. Se a mulher começa a mudar sua vida, roupas, amizades ou rotina para evitar conflitos, se se sente culpada o tempo inteiro; se vive pisando em ovos, se sua autoestima está sendo corroída, se há chantagem, humilhação, manipulação ou isolamento, isso é abuso. Não precisa haver agressão física para ser violência.”

Como podemos ajudar uma mulher que é vítima de um relacionamento abusivo?

“O principal é acolher, não julgar e não pressionar. Ela já vive em um ambiente de medo e culpa. Oferecer apoio prático, ouvir, ajudar a montar uma rede de proteção, encaminhar para serviços especializados e incentivar ajuda profissional é mais efetivo do que dizer: ‘saia desse relacionamento’. O rompimento precisa ser planejado. Segurança vem antes de tudo.”

Correio B+

Pet B+: Pets enjoam da ração? Entenda os motivos do seu animal perder o interesse pelo alimento

Médica-veterinária explica que cães e gatos não têm o mesmo comportamento alimentar dos humanos e aponta possíveis razões para recusarem a ração

13/12/2025 15h30

Pet B+: Pets enjoam da ração? Entenda os motivos do seu animal perder o interesse pelo alimento

Pet B+: Pets enjoam da ração? Entenda os motivos do seu animal perder o interesse pelo alimento Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Não é raro os responsáveis por pets observarem que seu animalzinho perdeu o interesse pelo alimento oferecido, e a primeira coisa a se pensar é que ele enjoou da ração. Afinal, a ideia de comer a mesma coisa todos os dias, em todas as refeições, não parece muito atrativa para nós, seres humanos. E como os pets, de modo geral, costumam ter uma única fonte de alimento, o desinteresse seria um sinal de que está na hora de trocá-lo.

Para quem se pergunta se o animal de companhia “enjoa” da ração, a resposta, do ponto de vista biológico, é que cães e gatos não precisam de trocas frequentes de alimentos apenas por variedade de sabor. Estudos mostram que os cães têm menos botões gustativos do que os humanos e são muito mais influenciados pelo olfato, pela textura e pela forma como o alimento é apresentado do que pela “novidade” do sabor em si.

Já os gatos são reconhecidamente mais seletivos, especialmente em relação ao aroma, à textura, à crocância e ao formato do alimento, o que ajuda a explicar por que podem recusar determinadas rações com mais facilidade.

“Enquanto os cães têm o olfato e a audição muito apurados em comparação aos seres humanos, o paladar é menos desenvolvido, de modo que eles tendem a aceitar bem uma dieta constante, sem necessidade de trocas frequentes apenas para evitar um suposto “enjoo”. Já os gatos, por serem mais exigentes quanto ao aroma e à textura, podem recusar o alimento quando há mudanças na formulação, no formato ou na crocância”, explica a médica-veterinária Amanda Arsoli.

Outro ponto importante é que os alimentos de qualidade são formulados para oferecer alta palatabilidade, uma combinação de fatores que envolve o aroma, a textura, o sabor e até a forma como é processado e apresentado. Esse conjunto de características estimula o consumo e garante que cães e gatos se alimentem de forma adequada, mantendo sua saúde e vitalidade.

Mas se os pets não costumam enjoar do alimento, por que então podem passar a recusá-lo? Amanda Arsoli explica que a falta de apetite é um sinal de alerta. “A redução ou até a recusa da alimentação pode estar ligada a fatores como estresse, alguma doença, mudanças no ambiente ou na rotina, chegada de outro animal ao convívio ou ainda alterações na formulação do alimento.

Diante de uma recusa persistente, é importante consultar o médico-veterinário de confiança, para que avalie o histórico do animal, realize os exames físicos e laboratoriais necessários e oriente, de forma adequada, sobre a necessidade – ou não – de mudança do alimento”.

Para complementar, Amanda Arsoli lista algumas razões que podem fazer com que o pet passe a recusar o alimento oferecido:

- Armazenamento incorreto, o que pode fazer com que o alimento perca aroma e outras características importantes. O ideal é que a ração seja mantida na embalagem original, pois ela foi desenvolvida para preservar as propriedades do produto. Além disso, a embalagem deve estar bem fechada e em local fresco e arejado, longe da luz, umidade e de produtos químicos;

- O comedouro estar em local inadequado, como ambientes muito quentes ou próximo de onde o animal faz suas necessidades;

- O alimento ficar muito tempo exposto no comedouro, perdendo suas características e atraindo pragas que possam contaminá-lo;

- Em dias muito quentes, o animal pode não ter vontade de comer nos horários de costume. O ideal é oferecer o alimento pela manhã e final do dia, por serem horários mais frescos;

- Oferecer petiscos em excesso, o que pode prejudicar o apetite e fazer com que o pet rejeite a ração.

 

Entender o comportamento alimentar dos pets, ficar atento ao quanto o animal está ingerindo diariamente e manter consultas periódicas ao médico-veterinário são atitudes essenciais para preservar a saúde e o bem-estar de cães e gatos ao longo de toda a vida.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).