A estreia do documentário "Onde Você Estava", dirigido pelo professor Roberto Figueiredo, assassinado na madrugada da última sexta-feira (13), foi mantida para esta quarta-feira (18). O evento começa às 19h, e será realizado no Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande.
Mesmo após a morte do historiador e professor, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e familiares de Beto Fiqueiredo optaram por manter a cerimônia de lançamento do projeto, a fim de atender a um desejo do diretor.
"O professor Roberto insistiu muito para que o documentário fosse exibido ainda neste ano. Em conversa com a família Figueiredo, respeitamos seu desejo e mantivemos a data. A Fundação de Cultura viabilizou a mudança do local para o Teatro Aracy Balabanian, garantindo que o lançamento ocorresse como ele sonhou", destacou Rubia Renata Marques, pró-reitora de Graduação e Extensão da UCDB.
O documentário reúne depoimentos de historiadores, jornalistas, artistas e comerciantes que vivenciaram os acontecimentos que marcaram a divisão de Mato Grosso em 1977 e a instalação de Mato Grosso do Sul dois anos depois. A obra reflete sobre a identidade cultural do estado e os impactos da mudança histórica sob diferentes perspectivas.
Em entrevista concedida no último dia 11, durante a divulgação do lançamento, Roberto Figueiredo compartilhou sua motivação pessoal para criar o documentário.
“Sempre quis entender os sentimentos da população na época da instalação de Mato Grosso do Sul. Eu, por exemplo, morava em Três Lagoas e fazia faculdade, e tudo isso parecia muito distante. Fomos pegos de surpresa, principalmente nós do interior, que não sabíamos nada sobre o movimento separatista ou a lei assinada em 1977. Em 1979, a instalação oficial nos surpreendeu ainda mais. Essa dúvida sempre permaneceu: de onde surgiu essa ideia que se concretizou naquele momento?”, explicou o diretor.
O filme apresenta uma coleção de olhares sobre esse marco histórico, construída a partir de dez entrevistas realizadas com personalidades como Lenilde Ramos, Américo Calheiros, Marília Leite, Yara Penteado, Humberto Espíndola, Jonir Figueiredo, Gelásio Roque, Marisa Machado, Fausto Brites e Douglas Alves Silva. Cada depoimento traz uma perspectiva única, compondo um registro histórico que transcende o simples relato dos fatos.
A exibição do documentário se transforma em um tributo à trajetória de Roberto Figueiredo, que dedicou sua vida à educação e à preservação da memória cultural de Mato Grosso do Sul.
Serviço
Lançamento do documentário “Onde Você Estava?”
Data: 18 de dezembro de 2024
Horário: 19h
Local: Teatro Aracy Balabanian – Campo Grande
Cultura de MS em luto
Roberto, carinhosamente conhecido como "Beto" ou "Betinho", foi responsável pela formação de milhares de acadêmicos em Campo Grande, como bem destacou a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), instituição onde Figueiredo atuava há 39 anos, em sua nota de pesar.
Beto coordenava o grupo de teatro "Senta que o Leão é Manso", de dança "Ararazul", e de música da UCDB, com o "Corda", "Aves Pantaneiras" e "Coral UCDB".
Ministrou aulas em diversos cursos, como História, Design, Arquitetura e Gastronomia. Também foi coordenador dos grupos de teatro, dança e música da universidade, além de membro do Conselho Universitário da UCDB (Consu).
Fora do meio universitário, atuou como presidente da Fundação de Cultura de Campo Grande, e teve passagem como superintendente de Cultura da Capital. Pelo Estado, foi gerente de Patrimônio Histórico da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).