Uma jovem e talentosa atriz...
Thayla Luz tem apenas 24 anos, nasceu em Niterói e foi criada no Rio de Janeiro. Ela é graduada em Artes Cênicas, cursou a CAL e a Universidade Cândido Mendes.
Desde que cursou teatro não se imaginava fazendo outra coisa. “Depois que entrei no teatro, não conseguia pensar em fazer mais nada. Tudo nesse universo me chama muito a atenção e me gera muito interesse”, lembra.
Seu primeiro trabalho profissional foi na TV, em 2016, na novela "Rock Story", dirigida por Dennis Carvalho e Maria de Médicis. Natália, sua personagem, foi a responsável por motivar e determinar, de fato, o caminho que escolheu seguir.
Desde então, vinha trabalhando de forma independente produzindo curtas-metragens buscando novas experiências no mercado artístico.
“Após a novela me envolvi em um projeto de co-criação artística ministrado por mim e mais um amigo durante alguns meses e também produzi dois curta-metragens, ambos finalistas do Lift-Off Global Network. Um deles foi protagonizado por mim e no outro fiz a direção de fotografia”, explica a atriz.
Em 2021 surgiu o convite para dar vida à "Silvana", em "Além da Ilusão", atual novela das 18 h da maior emissora do país dirigida por Luiz Henrique Rios.
“A primeira coisa que fiz quando soube que faria uma personagem italiana foi procurar uma professora de italiano, que me ensinou e ainda ensina muito sobre a cultura, o local, a língua, o gestual, e principalmente o contexto histórico e o movimento partigiano. Estudamos com base em filmes, peças de teatro, biografias, documentários e vídeos de mulheres reais que participaram da Resistência”, relata.
"Silvana", no auge dos seus 20 anos, é uma das muitas mulheres que lutou na Resistência Italiana, movimento armado que se deu durante a Segunda Guerra Mundial, contra o governo fascista de Benito Mussolini e a ocupação da Itália pela Alemanha nazista.
"Ela representa e homenageia todas as mulheres que, com muita coragem, muito sacrifício e muito empenho, combateram ou ajudaram de alguma forma na luta de Liberação exigindo liberdade, justiça, democracia e igualdade social. Isso porque, apesar de imprescindível, o papel dessas mulheres foi, por muito tempo, inviabilizado ou pouquíssimo reconhecido, algo não tão distante do que permanece acontecendo nos dias de hoje em pequenas, médias e grandes proporções", ressalta Thayla que completa:
"Seria impossível, não dedicar esse trabalho também à todas as vidas que se foram e à todas as pessoas que lutam diariamente para tornar esse mundo um lugar melhor -e menos cruel- pra se viver", expõem ela sobre a guerra na Ucrânia.
Thayla Luz é a nossa Capa do Correio B+ desta semana. Em entrevista exclusiva, ela fala sobre seu forte papel na novela ‘Além da Ilusão’ da TV Globo, seu primeiro papel na televisão em 2016, projetos independentes e sonhos.
Confira a entrevista dela na íntegra...
CE - Porque você escolheu a atuação? Vocação?
TL - Depois que entrei no teatro, não conseguia pensar em fazer mais nada. Tudo nesse universo me chama muito a atenção e me gera muito interesse.
CE - Como foi estrear na TV tão jovem e na maior emissora do país?
TL - Tudo era muito novo e empolgante. Aprendi muito, durante todo o processo, sobre o ofício dentro e fora de set, e vou aprender muito mais...
CE - Rock Story foi uma novela de audiência e muito sucesso. Como surgiu o convite para participar dela?
TL - Minha agência da época me indicou para o teste. Saí de lá com a certeza de que não passaria, mas fui surpreendida meses depois com uma ligação da produtora de elenco. E aconteceu!
CE - E sobre o seu personagem?
TL - Minha personagem se chamava Natália. Ela era fiel escudeira de Yasmin e vivia dando conselhos amorosos para sua melhor amiga, mas ela mesma acabou sem seu crush na trama. Foi um trabalho lindo!
CE - Após a novela você trabalhou em projeto independentes, poderia nos contar um pouco?
TL - Após a novela me envolvi em um projeto de co-criação artística ministrado por mim e mais um amigo durante alguns meses e também produzi dois curta-metragens, ambos finalistas do Lift-Off Global Network. Um deles foi protagonizado por mim e no outro fiz a direção de fotografia.
CE - Como foi pra vc o período de isolamento e pandemia?
TL - Não foi um período fácil pra ninguém. Na medida em que tivemos que nos adaptar forçadamente a uma realidade completamente distinta. Mas me reconheço muito privilegiada de poder ter tido a escolha de ficar em casa quando era necessário. Aproveitei para focar nos meus estudos e projetos pessoais.
CE - Como surgiu o convite para participar da novela da TV Globo Além da Ilusão que está no ar e é um grande sucesso?
TL - Fui indicada pelo meu agente para o produtor de elenco, que me chamou para fazer um selftest e um outro teste via plataforma online.
Acabei não passando para a personagem inicial, mas fui convidada pelo diretor artístico para dar vida à Silvana e não poderia estar mais feliz e realizada.
CE – E Como será a sua personagem? Totalmente diferente de Rock Story?
TL - Totalmente! São épocas, nacionalidades, idades e realidades completamente diferentes.
Silvana é uma jovem de 20 anos que viveu a vida inteira na Itália sob o domínio do fascismo durante o governo de Benito Mussolini.
Sem a figura paterna, também perde o noivo durante a Segunda Guerra Mundial, período em que decide participar ativamente da luta, como partigiana, na Resistência Italiana (movimento de oposição ao nazismo e fascismo).
CE - Qual a diferença e semelhança entre elas? Existe alguma?
TL - De semelhança temos duas meninas-mulheres em construção, procurando lidar, cada uma da sua forma, com as adversidades da vida.
CE - Como está sendo a composição desta nova personagem?
TL - A primeira coisa que fiz quando soube que faria uma personagem italiana foi procurar uma professora de italiano, que calhou de ser uma italiana que intercala períodos aqui no Brasil e na Itália, e me ensinou e ainda ensina muito sobre a cultura, o local, a língua, o gestual, e principalmente o contexto histórico e o movimento partigiano.
Estudamos com base em filmes, peças de teatro, biografias, documentários e vídeos de mulheres reais que participaram da Resistência.
Também estudo e crio o arco da personagem junto com uma professora de interpretação que admiro muito o trabalho.
CE - Se sente pronta para viver uma personagem tão forte?
TL - Não sei se “pronta” é a palavra ideal. Me sinto preparada e disposta, mas ao mesmo tempo em processo de construção, como na vida, meu maior e único possível material de trabalho.
CE - O que espera da sua personagem em Além da Ilusão?
TL - São muitos caminhos que a personagem poderia tomar. Não consigo falar mais sobre sem dar muitos spoilers. Mas o que posso dizer é que ainda tem muita água pra rolar!
CE - Quem é a Thayla Luz fora do set de gravação?
TL - Uma pessoa complexa, como qualquer outra. E diria que um pouco inquieta. Quando não estou fazendo algo, estou planejando fazer.
CE - Existe algum personagem em especial que gostaria de interpretar em sua carreira?
TL - Tenho muita vontade de fazer uma biografia.
CE - Uma inspiração...
TL - Todas as mulheres que não se contentam com pouco.
CE - Uma atriz ou ator que seja referência pra você...
TL - Ultimamente minhas referências têm sido Sophia Loren e Monica Vitti. Descobri uma paixão enorme pelo cinema italiano e não consigo desapegar por nada.
CE - Por ser tão jovem e escolher a carreira de atriz você teve alguma interferência da sua família?
TL - Inicialmente foi um susto sim. Existia a pressão da necessidade de ter um plano B. Mas nunca deixaram de ajudar como podiam.
CE - Eles te apoiam?
TL - Sim, acho que hoje em dia mais.
CE - O que toca na sua playlist hoje?
TL - Hoje eu intercalo MPB, com músicas de 1940, canções italianas e hinos de resistência. Bem repetitivo sim.
CE - Você já quis ser modelo? Chegou a modelar?
TL - Quando mais nova, sim. Mas não cheguei a modelar.
CE - Como era o clima de gravação na sua primeira novela? Tinha receio já que era a sua primeira vez?
TL - O clima era leve, mas existia um nervosismo natural como em quando todas as “primeiras vezes” de tudo na vida.
CE - Como foi ser dirigida pelo Denis Carvalho, referência na TV?
TL - Ótimo! Espero ter outras oportunidades de trabalhar com ele.
CE - Você já foi a Disney várias vezes?
TL - Quando menor, sim. Minha mãe nunca cansava e sempre escolhia o mesmíssimo destino.
CE - O que faz para manter a forma e cuidados com a beleza?
TL- Comparado a antigamente, hoje me considero bem minimalista. Dou prioridade para cosméticos naturais e que não sejam testados em animais.
CE - Já pensou em fazer cinema e streaming? O que gostaria de fazer?
TL - Sempre! Sou apaixonada por cinema. Ainda pretendo transitar por muitos gêneros em filmes e séries.
CE - Um sonho profissional...
TL - São muitos! Um deles viajar para fora do país a trabalho.



