Correio B

ENTREVISTA

Everaldo Marques faz primeira incursão pelo entretenimento na Globo no Zig Zag Arena

O narrador esportivo completou recentemente 25 anos de trajetória profissional

Continue lendo...

Everaldo Marques sempre foi bastante decidido sobre os rumos de sua vida. Ainda na infância, ao notar suas poucas habilidades esportivas, ele encontrou outra forma de participar das brincadeiras com os colegas: a narração.

 No entanto, o que era apenas uma diversão entre amigos virou uma trajetória profissional bastante sólida e que completou 25 anos recentemente. 

E é no cenário impressionante e tecnológico do “Zig Zag Arena” que Everaldo resgata suas primeiras emoções e memórias como narrador. 

Com luzes e cores, a mega-arena reproduz brincadeiras, como pique-pega, pique-esconde e queimado. 

“Nesse projeto, eu volto para a minha infância. Eu gostava de narrar os meus amigos competindo nos esportes tradicionais, como o futebol. Agora, a minha função é narrar brincadeiras como pega-pega, polícia e ladrão... É uma oportunidade de colocar um pezinho no entretenimento também. Pude dar uma turbinada na leveza que já apresento nas minhas narrações do esporte”, afirma.

Com passagens pela Jovem Pan e ESPN Brasil, Everaldo acumulou modalidades esportivas em sua carreira, como Fórmula 1, NFL, NBA, futebol e, mais recentemente, chamou a atenção do público ao comandar as disputas de surfe e skate durante as Olímpiadas de Tóquio, na Globo. Ao longo de seu trabalho na tevê, o narrador ficou conhecido pelo bordão “você é ridículo(a)”. 

“Foi ‘open bar’ de bordão durante o ‘Zig Zag’. Todo mundo mereceu. Tiveram momentos muito especiais. Todo mundo que participou saiu apaixonado e querendo voltar”, vibra.

 

Bate-papo

 

P – Após quase dois anos no esporte do Grupo Globo, o que mais chamou a sua atenção nessa oportunidade no entretenimento? 

R – Fiquei muito feliz de ter sido chamado para esse projeto. Durante as gravações, eu pude relembrar o meu sonho de ser narrador. Era um sonho de infância. Eu era muito ruim de bola. Pensa em alguém ruim de bola... eu era pior. Por isso, eu jogava pouco ou nem jogava. Então, ficava narrando as brincadeiras dos meus amigos. Foi muito gostoso relembrar como cheguei até essa minha profissão de narrador. Fiz 25 anos de profissão esse ano. O “Zig Zag” foi uma viagem no tempo para mim.

P – Como assim? 

R – Quando narrava aquelas brincadeiras na infância, eu não era o Everaldo de 10 anos de idade. Eu era o Galvão Bueno, Luciano do Valle, Silvio Luiz, Osmar Santos... Meus amigos não eram o Cacau, Rogério ou Fábio. Eram o Careca, Maradona e Pelé. Criança pensa que está em um filme (risos). Sonha tudo gigante. Sabe aquele meme início de um sonho, deu tudo certo. Então, deu tudo certo e posso celebrar minha carreira de narrador. No “Zig Zag”, volto para minha infância e pago a dívida das coisas que não narrei.

P – Com 66 modalidades narradas no currículo, você conseguiu buscar algum tipo de referência profissional em outras experiências para o “Zig Zag”? 

R – Acho que o desafio de todo mundo foi começar de uma folha em branco. Tem esportes que eu nunca narrei. Se amanhã eu for narrar golfe ou karatê, vou ver outras transmissões como referência. No “Zig Zag”, eu parti do zero. Eu não fazia a menor ideia de como narrar o “Zig Zag”. Fui aprendendo ao longo da temporada. Tenho certeza de que terminei melhor do que comecei. Inclusive, quando me convidaram, eu disse: “Vou narrar o programa 18 melhor do que o primeiro”. Eu fui testando, vendo o que funcionava em cada fase, ajustando umas coisas e retirando outras. Fui evoluindo a cada programa que era gravado. Quando a temporada acabar, vou atualizar a minha “bio” de modalidades narradas (risos). 

P – Você sentiu muita diferença das narrações tradicionais para as realizadas no programa? 

R – Mais ou menos. A minha ideia era narrar tudo com seriedade, mas isso não significaria não ter leveza. Eu descrevia a competição, narrava a emoção, falava das chances de virada, as dinâmicas do jogo... Em boa parte dos programas, os vencedores ganhavam muito perto do limite. Coloquei o que tenho de mais intenso nessas narrações. Foi, aliás, “open bar” de “você é ridículo” durante a competição.

P – Ao longo do programa, você está ao lado da ex-jogadora de basquete Hortência e do humorista Marco Luque. Como foi trabalhar ao lado desses comentaristas?

R – O entrosamento foi incrível. Ninguém sabia o que o outro iria falar. As piadas do Luque, por exemplo, não estavam combinadas. Ele tinha umas sacadas durante as disputas. Tivemos uma química muito legal. Além disso, a Fernanda (Gentil) também é um fenômeno. Trabalhei com muita gente fera, mas fiquei impressionado com o domínio de palco dela, a facilidade de girar entre as trocentas câmeras, a rapidez do improviso. Já era fã como espectador e agora só comprovei como ela é “ridícula” (risos).

 

Diálogo

Estaria havendo "ruídos" entre a Prefeitura de Campo Grande e o governo do... Leia a coluna de hoje

Leia a coluna desta quinta-feira (18)

18/12/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Margaret Thatcher - política britânica

Não existe dinheiro público. Existe apenas dinheiro do pagador de impostos”.

Felpuda

Estaria havendo “ruídos” entre a Prefeitura de Campo Grande e o governo do Estado. O Ministério Público de Mato Grosso do Sul abriu inquérito civil para acompanhar e cobrar providências voltadas ao aprimoramento da regulação de acesso aos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) nas áreas de urgência e emergência da Capital e da macrorregião Centro. O procedimento decorre de manifestações do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. Este último órgão alertou para potenciais impactos negativos da centralização e que não estaria havendo, segundo documentação, integração efetiva entre Município e Estado.

Mais um

Nos meios políticos, há quem não descarte a possibilidade real do surgimento de um pré-candidato ao governo que possa aglutinar o grupo da direita considerado extremamente conservador.

Mais

Fala-se, inclusive, que essa turma estaria conversando e que o nome para encarar a empreitada seria o do deputado federal Marcos Pollon, que estaria pronto para desembarcar do PL, porque o partido fechou as portas para candidatura própria.

Diálogo

A jornalista Maria Cândida foi a mestre de cerimônia do Araruna Fest, no dia 11, que recebeu, entre outras atrações, Lobão Power Trio. Na foto, Maria e os artistas Willian Paiva, Guto Passos, Lobão e o empresário Patrick Gontier, da 93 Produções. O evento foi realizado no Bosqueexpo e sua segunda edição acontecerá em maio de 2026, com a participação de Frejat.

DiálogoEstener Ananias de Carvalho e Renata dos Santos Araújo de Carvalho

 

DiálogoAnderson Varejão, Luiz Fruet e Aylton Tesch

Dupla

O fim do ano chega com dois nomes colocados como futuros candidatos ao governo do Estado. No caso, Eduardo Riedel (PP), que tentará a reeleição, e Fábio Trad (PT). Até o momento, não há outro nome posto que realmente possa conseguir entrar em campo com partido que tenha força política e estrutura. A direita e a esquerda, portanto, estariam representadas. Resta saber o que vem por aí.

Retroativo

O Senado aprovou na terça-feira projeto que autoriza os estados, o Distrito Federal e os municípios a pagarem para servidores, retroativamente, direitos remuneratórios congelados durante a pandemia de Covid-19. A proposta foi aprovada com 62 votos favoráveis, 2 contrários e 2 abstenções e agora segue para sanção presidencial. O texto trata de benefícios como anuênio, triênio, quinquênio, sexta parte, licença-prêmio e mecanismos equivalentes, sem transferência de encargos a outro ente.

Para todos

Os pagamentos são referentes ao período de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021. Os benefícios serão pagos desde que o ente federativo tenha decretado estado de calamidade pública em razão da pandemia da Covid-19 e conte com orçamento disponível. Antes da votação, o projeto sofreu alteração: a expressão “a servidores públicos” foi trocada por “ao quadro de pessoal”. Assim, a mudança valerá para os servidores públicos efetivos e para os empregados públicos contratados por CLT.

ANIVERSARIANTES

Alexandre Augusto Brandes, 
Marina Mazzini Thomaz,
Rubião Silva Ferraz,
Renata Potrich Dolzan,
David Souza,
Dirceu Roveda Deboni,
Dr. Paulo de Tarso Rosa Delfini,
Antônio Koester,
Neusa Maria de Almeida Correia,
Daniela Lopes,
Tânia Maria Lima Miguel,
José Antonio Soares,
Moises da Silva Pereira,
Cleuvanir Barbosa de Lima,
Sônia Maria Penrabel Galhardo,
Elídio Morales,
Elisabete Garcia Gomes,
Leila Cristina Sabino Pinho, 
Marcelo dos Santos Felipe,
Alderi Dal Lago,
Maria Ângela Correia Lúcio,
Viviane aparecida Lino de Almeida,
Maria Cândida Vieira Praxedes,
Lucy Chinzarian,  
Dra. Maria Isabel Dutra,
José Ferreira do Nascimento,
Bernardino Lopes,
Edna Batista de Carvalho da Silva,
Môrgana Gaspar do Valle,
Célia Sanches Nunes,
Aurea Cecília Villarinhos,
Wilian de Siqueira,
Régia Jussara Fagundes,
Amanda Rui Maia,
Laucídio Valdez de Barros,
Janete Isabel Galand de Bazan,
Cooracy Galdino,
Helbert Basso,
Edson Antunes,
Adalberto Ledesma dos Santos,
Thiago Vinicius Domingues,
Eloi de Lima,
Carlos Alexandrino de Arruda,
Tatiana Seda,
Zenaíde de Lemos Barroso,
Reinaldo Camacho Braga,
Dr. Clério Pereira Ferreira,  
Paulo Tadeu Klidzio,  
Antonio Cezar Naglis,
Tiago Castriani Quirino,
Maria Elipia Ferreira dos Santos,
Zuleika Freitas de Oliveira,
Renata de Oliveira Costa,  
Jeane Gleice Camargo Barros, 
Cleusa Benevides Gonçalves,
Zita Olinda Verçoza de Matos,
Cristiane Lopes mMiranda,
Alaide de Castro,
Carlos Frederico de Souza Baís,
Flávio Pedra,
José Gonçalves de Lima,
Hilde Brandão Souza Barbosa,
Elena Alves dos Santos,
Cristiane Borges Netto Medeiros,
Regina de Souza Vasco,
Odive Soares da Silva,
Karina Gindri Soligo Fortini,
Flávia Correia Lima,
Edson Gonçalves de Aguiar,
Carlos Maurício Corrêa da Costa, 
José Carlos Crisostomo Ribeiro,
Flávio Antonio de Almeida,
Gisele Camargo de Oliveira,
Rosilene Rosa Valota,  
Joaquim Guimarães Honorio, 
Daisson Saraiva,
Hilton Pereira Vargas,
Joanice Vieira Ramos,
Adenalcides Azevedo Silva,
Lindamir Fernandes Santos Ávila,
Ângela Maria de Jesus Gonzaga,
Josiley Costa de Oliveira Silva,
Ana Lúcia Pietramale Ebling,
Hilário Antonio Dalbosco,
Rosilda Ribeiro Rodrigues,
Anazuia Guedes Sá Earp,  
Clóvis Sylvestre Sant´ana,
Antonio Cavalheiro Ocampos, 
Eduardo de Oliveira Mendes, 
Thaysa Cervantes Ennes,
Michelle Melo de Melo,
Valfrido Pereira do Prado,
João Nelson Lyrio Filho,  
Sirlena Aquino de Oliveira,
Roberto Tognoli Alves da Silva,
Eleonor Carvalho Lossio,
Higor Thiago Pereira Mendes,
Rubens Dario Ferreira Lobo Junior,
Tobias Jacob Feitosa Gomes,
Wilton Cordeiro Guedes,
Ivan Corrêa Leite,
Jair Augusto de Almeida Lara,
Leila Benites Ricardo,
Jean Rodrigues Andrade, 
Maria Clara Machado Almeida, 
Lúcio Mauro Menezes, 
Carlos Henrique Torres Mendes, 
Carolina de Oliveira Barbosa, 
Amanda de Souza Miranda, 
Rosa Helena Lima Gonçalves, 
Telma Barros Costa, 
Luiz Claudio Ramos da Silva.

*Colaborou Tatyane Gameiro

Correio B

Papa Leão XIV é considerado uma das 55 personalidades mais bem vestidas do ano pela Vogue

A publicação aponta que o pontífice rompeu com os gostos simples do antecessor

17/12/2025 22h00

Papa Leão XIV

Papa Leão XIV Foto; Divulgação

Continue Lendo...

O papa Leão XIV figura na lista das 55 personalidades mais bem vestidas de 2025, segundo lista elaborada pela revista americana Vogue.

A publicação aponta que o pontífice rompeu com os gostos simples do antecessor, mas manteve seu alfaiate e "perpetuou o legado papal de belas vestes litúrgicas".

A revista ainda aponta como melhor traje uma capa de cetim usada na primeira aparição como papa. "Capa de musselina de cetim vermelho e uma estola vermelho-vinho bordada a ouro, combinada com um pingente de cruz e um cordão de seda dourada".

Na avaliação dos especialistas da Vogue, o pontífice tem se "esforçando para modernizar a imagem da Igreja", com destaque para o encontro com astros do cinema ao Vaticano, como Monica Bellucci e Cate Blanchett.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).