Correio B

Gastronômia

FÉRIAS? HAMBÚRGUER, PIPOCA E MILK-SHAKE!

Convide a garotada para montar um cardápio de férias bem ao gosto do freguês mirim com as três deliciosas sugestões de receitas de hoje; sua cozinha vai virar uma lanchonete de primeira e você vai gastar menos do que pensa

Continue lendo...

“Tive a experiência de cozinhar com a minha mãe na infância. Eu subia em cima do fogão para cozinhar”, conta Maria das Dores Luiz. “Tenho a lembrança do bolinho de chuva que a minha mãe sempre fazia”, se recorda Norielly Fonseca de Souza. Maria das Dores é cozinheira profissional há 22 anos e Norielly, que atualmente trabalha como vendedora em uma loja de materiais para construção, foi dona de lanchonete por sete anos.


As duas carregam – assim como muita gente – fartas reminiscências das sessões de cozinha no ambiente doméstico, grudadas na “barra da saia” da mãe, como se dizia antigamente. E hoje você tem a chance de protagonizar o seu dia de mestre-cuca para os pequenos com três sugestões de receitas imperdíveis e bem fáceis de fazer: hambúrguer caseiro, pipoca com leite em pó e milk-shake de chocolate.


Mas antes de pendurar 


o avental no pescoço e convocar a tropa, acompanhe um pouco mais da história das duas convidadas de hoje. “Eu adorava cozinhar no fogão a lenha, fazer um franguinho. O mais marcante foi aprender a fazer cuscuz, mas tem tanta coisa. Tipo frango com quiabo ou com pequi. Tudo isso me marcou. Aprendi tudo com ela a partir de uns 8 anos”, prossegue Maria das Dores.


“No tempo de frio, no tempo de férias, no tempo de chuva. Não podia chover que ela já fazia um bolinho de chuva. Isso é bem registrado, bem marca nossa, da nossa família mesmo. Todos os filhos sabem fazer. Não igual ao da minha mãe, é claro, mas todos sabem. Aprendi [com ela] desde muito nova. Tenho lembranças desde quando eu tinha uns 5, 6 anos. A gente foi aprendendo gradualmente com ela”, afirma Norielly.


“Me marca porque era o que ela fazia de melhor, vamos dizer assim, em questão de comida. O bolinho de chuva dela, nossa, até as pessoas de fora [da família] falam ‘o bolinho da tia Nora’, que é o nome da minha mãe. Tenho uma filha de 17 anos e ela já manda muito bem na cozinha. O meu filho tem 12 anos e já é mais sossegado em questão de cozinha, mas ele gosta também. Principalmente de comer”, brinca a ex-proprietária da Gasparzinho Lanches, abrindo um sorriso.

O HAMBÚRGUER


Norielly administrava o estabelecimento na região do Bairro Universitário em parceria com o marido. “Era uma tradição da família dele, e assumimos de 2012 até 2018”, diz, já emendando a conversa com o seu conhecimento sobre o preparo do hambúrguer:  


“O segredo do hambúrguer caseiro é o tempero, e a qualidade do que se usa manda muito. Ter produtos de qualidade. O essencial é o seu tempero, fazer com paciência, com zelo”.


Certo. Paciência, zelo, mas qual tempero exatamente? 


“Na minha receita, a base do tempero é o alho. Amo alho. Alho e sal são o essencial”, garante Norielly, que faz uma recomendação bem precisa: “Evite colocar produtos industrializados, coisas muito gordurosas ou com conservantes. Tipo Sazón. Nunca usar Sazón. Acho que 
é uma coisa bem descartável e é muito comum o uso”, alerta.


“Assim, creio que vai ser muito mais saboroso. Tem que ser bem feito, usar uma carne boa, usar um tempero bom, que não seja tão industrializado para ele [o hambúrguer] ser mais natural. Creio que isso dá toda a diferença”, reforça a vendedora.

DICAS


A pipoca e o milk-shake não têm tanto mistério. Já o hambúrguer, de fato, requer um pouco mais de cuidado. Nada que você e a turminha, principalmente, não possam dominar.
Basta seguir algumas dicas. Por exemplo, procure obter em cada peça carne e gordura na medida certa. O hambúrguer que se preza, digno do nome, não deve levar farinha, ovo ou qualquer outro ingrediente além da carne, do sal e da pimenta – salvo exceções conforme o gosto, como o alho sugerido por Norielly.


Para garantir a suculência, a maciez e o sabor, faça uma mistura de carnes. O patinho vai bem como base da mistura. A gordura responde por 30%, mais ou menos, do peso total de cada hambúrguer. 


Pode ser bacon moído ou outro corte mais gorduroso. É a gordura que vai ajudar a modelar e a dar firmeza ao hambúrguer, além de irrigar e dar sabor à carne durante o cozimento.
Não se preocupe em utilizar cortes caros no preparo. Os chefs garantem que isso é gastar dinheiro à toa. Cortes de músculos, como acém e paleta, dão um sabor mais acentuado à carne e cor vermelha intensa. Outras opções, além do patinho, são a fraldinha, a maminha e, para os mais ousados, o cordeiro, o frango ou a carne de porco, que surpreendem – no bom sentido – no conjunto do sabor. O fundamental aqui é dispor de uma peça fresca e de qualidade garantida. Importante: o ideal é que a carne seja moída na hora, seja no açougue, seja em casa.


Outra coisa essencial é que a chapa, a grelha, a frigideira ou a churrasqueira estejam bem quentes ao colocar o hambúrguer, para que a carne fique mais saborosa e douradinha.
Não deixe de preaquecer o utensílio onde vai fritar o hambúrguer em fogo alto e dê preferência às frigideiras mais grossas, caso o utensílio seja o escolhido.

Elas seguram o calor por mais tempo. Unte levemente com óleo apenas no começo, para evitar que o primeiro hambúrguer grude. A partir daí, a gordura da carne já faz o restante do serviço. O sal nunca deve ser colocado na carne antes de o disco de hambúrguer estar pronto. Motivo: o sal reage com a proteína do músculo, dissolvendo-a, o que deixa a carne com textura pesada e desidratada, sem suculência. Para moldar, você pode usar aros para ovos fritos ou fazer com as mãos mesmo. Quanto mais alto o hambúrguer, mais suculento fica.

Não se esqueça de acrescentar o sal na carne e um pouco de pimenta-do-reino segundos antes de ir para o fogo.Selar o pão com um pouco de manteiga torna o sanduíche mais perfeito, pois evita que o suco da carne penetre  e deixe o pão molhado. E para a montagem, coloque o queijo em cima da carne e, em seguida, acrescente uma fatia de tomate. O vegetal se grudará ao queijo e não ficará deslizando pelo pão. Depois, adicione uma folha de alface (ou rúcula) bem seca. Pepino em conserva, cebola caramelizada ou ovo frito podem enriquecer 
a experiência. Agora, ao trabalho e bom apetite.

Hambúrguer caseiro

Ingredientes:
> 1 kg de carne moída;
> 150 g de bacon moído (sem o couro);
> Sal e pimenta-
do-reino a gosto;
> Cheiro verde e alho a gosto (opcional);
> Pão de hambúrguer 
e ingredientes a gosto para complementar o sanduíche.
Modo de Preparo
Em uma vasilha, misture todos os ingredientes e modele 
os hambúrgueres com 
mais ou menos 100 g cada. 


Leve para congelar em porção individual. Para grelhar ou fritar, não precisa descongelar.

Montagem
Corte o pão, passe molhos a gosto, coloque o hambúrguer, outros recheios e queijos, 
se assim preferir. Finalize o sanduíche com batata frita ou anéis de cebola no prato.

Imagem Reprodução

Pipoca de leite em pó

Ingredientes:
> 1 xícara de milho para pipoca;
> 1 xícara de água;
> 1 xícara de leite em pó;
> 1 xícara de açúcar;
> ½ xícara de óleo.


Modo de Preparo
Em uma panela, coloque o óleo, a água, o açúcar e o milho de pipoca e leve ao fogo, misturando todos os ingredientes. Mantenha em fogo alto até começar a estourar a pipoca. Depois do estouro, baixe o fogo, feche a panela e mexa de vez em quando, sacudindo a panela até ouvir as pipocas pararem de estourar. Assim que as pipocas demorarem entre 3 e 5 segundos para estourar, desligue o fogo. Após pronta, ela vai ficar caramelizada e um pouco colada uma na outra por conta da calda formada. Adicione o leite em pó e misture bem.

 

 

Crédito: Pixabay

 

 

Milk-shake de chocolate

Ingredientes:
> 5 bolas de sorvete de chocolate;
> 150 ml de leite gelado;
> 4 pedras de gelo;
> Calda de sorvete, granulado e chantili para decoração.


 

 

Modo de Preparo
Em um liquidificador, bata o sorvete, o leite e o gelo. Decore a taça com a calda e o granulado. Despeje o conteúdo em um copo de milk-shake e decore com chantili.

Assine o Correio do Estado

GASTRONOMIA

Confira 10 sugestões, entre pratos principais e sobremesas, para o fim do ano

Apesar da comoção religiosa e da expectativa dos presentes, a ceia permanece como o grande momento do Natal para a maioria das pessoas; confira 10 sugestões, entre pratos principais e sobremesas, que podem abrilhantar o seu banquet

20/12/2025 10h00

A ceia é uma tradição que se fortalece a cada ano, pois combina sabores diferentes do menu usual ao encontro com quem se gosta

A ceia é uma tradição que se fortalece a cada ano, pois combina sabores diferentes do menu usual ao encontro com quem se gosta Divulgação

Continue Lendo...

Tem as orações, tem as cantatas, tem os presentes, tem os figurinos. Mas, para a maioria das pessoas, o que importa mesmo na celebração do Natal é a comilanç…, quer dizer, a ceia.

O cardápio vem repleto de itens tradicionais, que muitas vezes degustamos somente nesta época, fazendo do encontro à mesa um momento bastante singular, pois, além de saborearmos um monte de delícias, a ideia é que se faça isso ao lado de quem se gosta.

Preparar cada receita para a celebração pode ser mais prático do que parece. O importante é planejar, para evitar o corre-corre de última hora, gastar menos e não ser apanhado por imprevistos, como a falta de gás, alguma especiaria ou mesmo de um item básico como o sal.

Você pode inovar, sim. Mas manter a tradição – peru assado, arroz à grega, salpicão, farofa – não é nenhum pecado. Sobremesa também não pode faltar. Dê uma olhada nas sugestões do Correio B e confira também a receita de um biscoito natalino maravilhoso.

ARROZ

Um dos pratos para ceia de Natal é o arroz, também conhecido como arroz com passas. Nessa receita está liberado adicionar mais ingredientes para deixar o arroz o mais colorido possível.

Dica: Misture ervilhas, cenoura, cheiro-verde e faça a receita completa para sua ceia nota 10.

FAROFA

Sendo essencial para acompanhar o peru, a farofa está sempre presente em meio às comidas de Natal. Algumas pessoas preferem uma farofa mais leve, com amêndoas e frutas secas.

No entanto, muitos cozinheiros também gostam de incorporar pedaços de bacon ou miúdos do próprio peru (ou de frango) nessa mistura. As duas estão valendo. Ambas ficam deliciosas.

CHESTER

O peru é importante, sim, no Natal, mas o chester é concorrente há tempos. Ele é um tipo de frango que tem o peito e as coxas mais carnudas, não é muito gorduroso e perfeito para alimentar toda a família. As chamadas aves natalinas têm o mesmo sabor.

SALPICÃO

A maionese é a base do salpicão, enquanto vários outros alimentos, como milho, frango desfiado e batata palha, são misturados. Além de ser uma receita muito saborosa, ela pode ser servida fria e dar aquele toque leve e refrescante no paladar.

TENDER

O tender é um tipo de presunto geralmente servido espetado por cravos. Trata-se de uma ótima opção para quem quer comidas da Natal mais práticas, já que é simples de assar e fica ótimo quando acompanhado de pratos básicos, como arroz e farofa. 

RABANADA

Também conhecida como fatia dourada, fatia de ovo ou fatia de parida, a rabanada é um doce feito de pão de trigo em robustas fatias molhadas em leite, vinho ou calda de açúcar. Aliás, elas também são passadas nos ovos e podem ser fritas ou assadas e finalizadas com açúcar e canela.

PAVÊ

O pavê de chocolate, além de ser uma opção maravilhosa para adoçar a mesa de Natal, ainda é uma opção de fácil preparo. Alterne as camadas do doce entre o creme de chocolate e biscoitos e cubra com pedaços de chocolate ou morangos.

FRUTAS

Além de servirem de acompanhamento nos pratos principais, as frutas são uma ótima pedida como sobremesa na mesa e ainda funcionam como decoração. Uvas, maçãs, melancia, pêssegos e melão estão entre as mais populares para a ceia.

TRONCO

Tipicamente natalino e pouco conhecido no Brasil, o tronco natalino possui formato parecido com um tronco de árvore. Trata-se de um rocambole recheado com creme de nozes e coberto com ganache.

BISCOITOS

Da tradição alemã para o mundo, os biscoitos de Natal com baunilha e cobertura de limão são mais uma tentação imperdível no cardápio deste período. E muitas famílias servem a iguaria ao longo de todo o mês de dezembro, especialmente, nos domingos de advento (que antecedem a noite da ceia).

RECEITA Biscoito de Natal

A ceia é uma tradição que se fortalece a cada ano, pois combina sabores diferentes do menu usual ao encontro com quem se gosta

Ingredientes

500 g de farinha de trigo;
150 g de manteiga em ponto de pasta;
250 g de açúcar;
3 ovos;
1 colher (chá) de fermento químico em pó;
1/2 colher (chá) de essência de baunilha.

Cobertura

1 unidade de clara de ovo;
1 colher (sopa) de suco de limão;
150 g de açúcar de confeiteiro;
Corantes alimentícios.

Modo de Preparo

Misture a farinha de trigo peneirada e o fermento em um recipiente;
Adicione o açúcar e misture;
Acrescente a manteiga, misturando com as mãos até que se forme uma espécie de farofa;
Adicione os ovos, porém, um de cada vez, amassando a mistura até que a massa vá soltando das suas mãos;
Acrescente mais farinha se notar que é necessário;
Acrescente a essência de baunilha, continuando a misturar;
Depois de finalizar a mistura, enfarinhe uma superfície lisa, abrindo a massa com um rolo;
Na hora de recortar a massa, use o formato desejado e pode aproveitar a criatividade para deixá-los nas formas mais natalinas;
Coloque-os no forno, em temperatura média de 180ºC até dourar.

Cobertura

Bata a clara na batedeira até que ela fique firme;
Em seguida, insira o suco de limão, batendo com as claras para misturar;
Siga adicionando o açúcar de confeiteiro e bata bem. Se achar necessário, pode colocar mais açúcar na receita;
Divida a mistura em alguns potes e adicione gotas de corantes para proporcionar cores diferentes;
Por fim, é só colocar a cobertura em um daqueles saquinhos de confeitar e decorar os biscoitos de forma criativa.

Assine o Correio do Estado

Diálogo

Os últimos acontecimentos políticos no País, que possibilitaram a retirada... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna deste sábado (20)

20/12/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

André Alvez - poeta de MS

Pode ser só o silvo do vento essas vozes que escuto. Mas há o som do moinho, um quintal de saudades e restos de melancolia. então me acalmo, abraço a certeza: tudo é poesia”

Felpuda

Os últimos acontecimentos políticos no País, que possibilitaram a retirada do balão de oxigênio da esquerda não teve somente iniciativa de vários segmentos interessados em se manter no controle do que aí está, conforme a maioria da direita. Experiente político cá dessas bandas, afirmou que a oposição em todos os níveis ao governo de Lula não marcha unida e sim, dividida. Lideranças da direita, segundo ele, baixaram guarda quando começaram a se solapar para tentar assumir o espólio político de Bolsonaro.

Sacudida

O deputado Gerson Claro, presidente da Assembleia Legislativa de MS, e que vem articulando para ser o indicado a uma das vagas ao Senado, deverá entrar 2026 com esforço renovado para mostrar o que anda fazendo pelos municípios.

Nos bastidores, conversa é que, para isso, terá que mudar seu modus operandi, deixando de divulgar apenas no conjunto de semáforos que levou para cidades do interior e apresentar à população obras de grande importância que foram implementadas com sua participação.

DiálogoFelipa Araujo Coimbra e Edson d’Alcantara Rodrigues Coimbra, que comemoram 57 anos de casamento neste domingo

De ouro

O Jubileu de ouro da terceira Turma de Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso, hoje Federal de Mato Grosso do Sul, foi comemorado com jantar de confraternização no espaço Dedê Cesco, dia 21 de novembro. A turma de 1975 formou 48 médicos, que foram homenageados pela data em diversos espaços.

A Câmara de Deputados, por exemplo, realizou sessão solene pela data. Em qualquer circunstância, 50 anos é um longo tempo. Mas é muito mais significativo quando esse tempo inclui salvar vidas, mitigar a dor, corrigir defeitos ou melhorar a Saúde Pública.

Diálogo

ANIVERSARIANTES

SÁBADO (20)

  • Yara Maria Brum Penteado,
  • José Tadeu Boeira,
  • Corah Medeiros Fernandes de Almeida,
  • Rodrigo Knorst,
  • Francisco Cassundé Ferreira,
  • Mário Katsumi Okamoto,
  • Virgilio Gonçalves de Souza,
  • Roberto de Almeida Silva,
  • Juarez Kalife,
  • Jussara La Picinelli,
  • Hermas Renan Rodrigues,
  • Dalvir Pandolfo,
  • Lauana Taina Nunes da Silva,
  • Nathalia Oliveira Caetano,
  • Marcionil França Veloso,
  • Domiciana Galeano Hasimoto,
  • Vilmario Nogueira Carvalho,
  • Renan Ferreira Rodrigues,
  • Erson Giovaneti Sales,
  • Breno de Arruda Moraes Ribeiro,
  • Cirene Ribeiro da Costa Vanni,
  • Maria Antonia Ribeiro Gonçalves,
  • Rosemeri Lodi,
  • Rovena Ceccon,
  • Carla Simone Burdzinski,
  • Vicente Oliva Coelho,
  • Ana Marchitto Jacob,
  • Luis Alberto Maksoud Rahe,
  • Dr. Helder Aparecido Souto,
  • José Inácio Schwanz,
  • Armando Corrente de Souza,
  • Walter Almeida Santos,
  • Ronald de Almeida Cançado,
  • Horcino José de Lima,
  • Ubirajara Freitas de Souza,
  • Carlos Natalino Sandim,
  • Daril José de Oliveira,
  • Ana Lídia do Carmo Luna,
  • Romeu Gama do Carmo,
  • Francisco Ribeiro,
  • Paulo de Alvarenga Aguiar,
  • Rodrigo Franzini de Carvalho,
  • Sônia Regina Saab,
  • Aldecir Dutra de Araújo,
  • Ana Lúcia Martins Biffi,
  • Rônnia Martha Moreira,
  • Ival Coelho,
  • Vera Lucia dos Santos,
  • Nely Benevides,
  • Fabiana Ferreira Machado,
  • Nilva Maria de Souza,
  • José Alberto Chaves de Souza,
  • Aristóteles Ferreira Júnior,
  • Mário Cezar Machado  Domingos,
  • Viviane Kodjaoglanian Cardoso,
  • Dr. Mauro Natel de Oliveira,
  • Dr. Carlos Orlando Pinho,
  • Ana Rita Coimbra Motta,
  • Alci da Costa Leite,
  • João Sanches,
  • Anderson Patrik Bordão,
  • Aparecida Camargo Taborda,
  • Eliane Leiko Goto Bomfim,
  • Rogério Vasconcelos Caparelli,
  • Edson Mecchi,
  • Tatiana Baraldi Ferreira Pereira,
  • Stela Chaves Rocha Sales,
  • José Barbosa Ferreira,
  • Luciane Orlandi,
  • Patrícia Zanovello Roberto,
  • Elaine Yuri Ono,
  • Lauriene Latta Lima Molina,
  • Floria Niz Reichardt,
  • Andrea Rodrigues Muller,
  • José Gildasio Mattos Pissini Neto,
  • Elizete Lourdes Pupin,
  • Alcides José Falleiros,
  • Gustavo Costa Cação,
  • Luciene Shirado,
  • Terezinha Aparecida Lukenczuk.

DOMINGO (21)

  • Emannuel Diniz Duim,
  • Carolina Prappas Salles,
  • Vera Lina Marques Vendramini,
  • Mário Carlos Testa,
  • Ângela Josefa Freitas,
  • Dr. Darci Cristiano de Oliveira,
  • Eliezer Costa Sobrinho,
  • Jose Carlos Jose da Silva,
  • Maria Deniz Lopes,
  • Ana Paula Fenelon Moraes,
  • Ana Claudia Heck,
  • Marcelo Rebuá dos Santos,
  • Érica Marisa Rodrigues Poncio,
  • Antonia Conceição Coelho,
  • Rosane Cipriano Roriz,
  • Héderson José Zafalon,
  • José Abdon Saturnino,
  • Ariel Guibu Alves,
  • Vinicius Guerreiro,
  • Ivone Lírio Ribas,
  • José Moacir Gonçalves,
  • Fernando Ramos,
  • Cláudio Roberto Monteiro Ayres,
  • Frederico Luiz de Freitas,
  • Kândia Luana Lovizon,
  • Marcos Aurelio Rodrigues Cordoba,
  • Marília Dibo Nacer Hindo,
  • Maria Mercedes Rubi Falco,
  • Viviane Guedes de Souza Silva,
  • Teiner Tôrres Tinoco,
  • Rosa Maria Vilanova,
  • Eulogio Vieira Pontes,
  • Marilza dos Santos,
  • Bruno Rosa Balbe,
  • Orivaldo Vasconcelos,
  • Carmen Silvia Almeida Garcia,
  • José Roberto Ferreira de Andrade,
  • Marcos Takeshita,
  • Reginaldo Santos Pereira,
  • Eliezer Custódio Alves,
  • Maria Alice Marcon Yotsui,
  • Renata Moreno Machado,
  • Gentil Vargas da Rosa,
  • Eiti Tamai,
  • Márcia Gamarra Reggiori,
  • Cícero Torres Baes,
  • Celba Martins da Silva,
  • Bruno Marques de Assis,
  • Eliane Jorge Haddad,
  • Erick Sander Pinto de Matos,
  • Adalgisa Fernandes Ferreira,
  • Wiliam Rodrigues,
  • Abadia Oliveira de Souza,
  • Paulino Rodrigues de Mello,
  • Cláudia Gasperin Andriguetto Rahe,
  • Michele Loureiro do Valle,
  • Domingos Albaneze Neto,
  • Dra. Ana Rosa Érnica Zeferino,
  • Zelia Tavares Figueira,
  • Renata Popi Cardilo,
  • Maria Helena Oliveira Moura,
  • José Maurílio Scapin Júnior,
  • Mara Raquel Maldonado,
  • Flora Marly Azevedo,
  • Cândida Moreira Marques,
  • Marco Antônio Rios,
  • Roberval Roncatti,
  • Esperidião Amim Helon Filho,
  • Maria Amabini Xavier,
  • Reinaldo Rodrigues,
  • Melgarejo Ferreira,
  • Heloisa Shimabokuro,
  • Nadia Rezende Loubet,
  • Suely Nogueira Strejevitch,
  • Augusto Winkler,
  • Paulo Roberto Martins Portugal,
  • Vânia de Oliveira Barcelos,
  • Tatiana Regina Takahashi Andreu.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).