Em interação direta com quem estiver no salão, a Cia Dançurbana celebra os seus 20 anos promovendo três noites do espetáculo-festa “Cavucada – A Festa Não Será Amanhã”, hoje, amanhã e no domingo, sempre a partir das 20h, no Ponto Bar (Rua Dr. Temístocles, nº 103, Centro).
A proposta é que os artistas e o público se encontrem na pista de dança, sem divisão entre palco e plateia, para mexer o corpo livremente, brindar e celebrar a trajetória da cia. O espetáculo faz parte do projeto Jam, bancado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS).
“O título do espetáculo faz referência a um passo de dança do brega funk chamado cavucada. O espetáculo rememora coreografias do nosso repertório, fragmentos de obras criadas nesses 20 anos, além de danças festivas de diversas referências presentes em filmes, videoclipes, TikTok, entre outras fontes. Tudo isso como um estímulo para o público se mover junto conosco e participar dessa celebração tão especial”, conta Marcos Mattos, diretor da Cia Dançurbana.
Em cena, apresentam-se Ariane Nogueira, Daniel Andrade, Jackeline Mourão, Livia Lopes, Marcos Mattos, Maura Menezes, Ralfer Campagna, Reginaldo Borges, Renata Leoni, Roberta Siqueira, Rose Mendonça e Wagner Gomes.
São intérpretes com diferentes experiências artísticas que vão do hip hop à dança contemporânea, do vogue às danças sensuais de empoderamento feminino. A direção é da dupla Jorge Alencar e Neto Machado, de Salvador (BA).
Os ingressos estão esgotados, mas com chance de acesso para quem não garantiu o seu pela “lista da esperança”. Basta se identificar (e cruzar os dedos!) na entrada. Mais informações pelo site dancurbana.com.br e pelas redes sociais Facebook e Instagram.
MATO E MATOS
No Sesc Cultura, um dos destaques é a exposição “Alumia em Manifestação”, de Kim Matos. A artista se manifesta por meio de pintura, desenho, performance, poesia e vídeo. Suas criações, diz o programa da mostra, propõem uma provocação sobre a desconexão entre a humanidade e a natureza, neste caso, o Cerrado. “Toda gente é água, terra, fogo e ar. ‘Alumia em Manifestação’ nos convida a adentrar o santuário nosso, meu e seu”, convida Kim.
Hoje e amanhã, às 19h, o espaço cultural volta a receber, pela janela do Sesc Encena, o espetáculo de dança “O Que Sinto por Você?”, com a Cia do Mato. A montagem resulta de uma intensa investigação da bailarina e coreógrafa Rosa Antuña com os integrantes da cia, que “evidencia o corpo social como um organismo completo: por vezes fluido, por vezes em conflito”.
DESBLOQUEANDO
Neste sábado, às 16h, o quadrinista e artista visual Fabio Quill realizará uma oficina de desbloqueio de processo criativo. A oficina propõe a otimização das capacidades criativas e do pensamento lógico ao “sair da caixa”. Por meio da troca de ideias e de exercícios práticos, além do uso de ferramentas e de técnicas, a intenção é aperfeiçoar esses mecanismos mentais que despertam a experiência criativa.
“Criatividade não é dom, tampouco talento. Criatividade é a capacidade de encontrar respostas para problemas e pode ser usada em todos os campos. Todos somos capazes de exercer pensamentos e ações criativas”, explica o artista.
O curso é voltado para pessoas interessadas em potencializar a criatividade, independente de sua área de atuação ou aplicação da matéria. A oficina será realizada na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim (Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 559).
NOVA ANDRADINA
A banda Projeto Kzulo monta acampamento em Nova Andradina, amanhã, com a turnê “Memória e Identidade”, que também foi contemplado com recursos do FIC-MS. A agenda começa a partir das 15h, com três vivências artísticas no Centro de Convenções Ubaldino de Souza: gestão de projetos culturais na área musical; musicalização, ritmo e percussão; e composição musical.
Às 20h30min, apresentam-se, na Praça das Luzes, o cantor Theagá e, em seguida, o Projeto Kzulo. Os interessados em participar das oficinas devem fazer inscrição pelo site: projetokzulo.com/memoria-e-identidade. Também estão previstas na programação as participações do grupo teatral Enygma, do rapper 2B e do grupo de dança Fever. Outras informações pelo Instagram da banda @projetokzulo. É tudo de graça.
CINEMA
Nos cinemas, além da estreia de “Guardiões da Galáxia – Volume 3”, mais uma sequência da saga da Marvel, um dos destaque é o documentário “O Último Chamado de Maria”. Dirigida por Erik Cotrina, a produção panamenha, de cunho religioso, põe foco na aldeia de Medjugorje, na Bósnia-Herzegovina, onde eventos sobrenaturais, que atraem peregrinos desde 1981, são tidos como testemunho do suposto retorno de Maria, mãe de Jesus Cristo. (mais agenda cultural na página B4)


Foto: Divulgação / Alexis Prappas
Foto: Divulgação / Alexis Prappas
Ryan Keberle, trombonista - Foto: Divulgação / Alexis Prappas


