Correio B

DIA DAS BRUXAS

Halloween: como comemorar o Dia das Bruxas no Brasil

A comemoração tradicionalmente festejada nos Estados Unidos, vem sido aderida pelo Brasil

Continue lendo...

Halloween ou Dia das bruxas, é a comemoração mundialmente conhecida do dia 31 de outubro. 

Em uma mistura de terror e brincadeira, a festividade tem como seu público alvo crianças e adolescentes que se fantasiam de personagens assustadores para pedir doces ou travessuras. 

Sendo tradicionalmente comemorada em países como os Estados Unidos e Canadá.

Crianças na cozinha: aprenda 3 receitas fáceis e divertidas para fazer com os pequenos.

O que é o halloween?

A palavra se origina da expressão inglesa “hallow evening”, o termo Hallow significa “santo”, enquanto eve quer dizer “véspera”. 

Isso acontece porque dia 31 é a véspera do Dia de todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.

A comemoração leva a população para as ruas, todos fantasiados de personagens aterrorizantes, como Bruxas, Vampiros, Zumbis, personagens de filmes de terror e muito mais. 

O intuito é pedir doces ou travessuras batendo de porta em porta, além de se divertir com as produções inusitadas e ousadas realizadas nessa época do ano. 

Diferente do que muitos acreditam, a data comemorativa não foi criada nos Estados Unidos e sim na Europa. 

Que dia se comemora o dia das Bruxas no Brasil?

Halloween ou Dia das Bruxas é comemorado no dia 31 de outubro no Brasil, mas a festividade que se espalhou por todo o mundo foi aderida recentemente pelo País.

A comemoração, levada muito a sério por norte-americanos, foi apresentada para a população brasileira através de filmes e séries da indústria cinematográfica, além de escolas de línguas que introduzem a festividade como forma de interação com a cultura estrangeira. 

No entanto, existe uma certa resistência quanto a adesão da comemoração no País. Isto porque algumas pessoas justificam que o Brasil tem o seu folclore e ignorá-lo para celebrar um evento estrangeiro seria desrespeitoso com a nossa própria cultura e valores. 

Foi pensando nessa divergência de opiniões que a lei nº 2.762/2003 foi sancionada, oficializando o dia 31 de outubro como o Dia do Saci, personagem do folclore brasileiro retratado por um menino travesso que vive na mata.

Personagem do Dia das Bruxas: conheça algumas lendas

Bruxa também é personagem do HalloweenBruxa também é personagem do Halloween (Foto: Pixabay)

A Bruxa

Ao longo fa história, a bruxa é retratada como uma mulher antiquada, em alguns países essa figura é descrita como uma mulher com nariz grande, encarquilhada, com uma risada terrivelmente assustadora, manipuladora e má.

No dicionário português, bruxa é um substantivo feminino, e se refere a uma pessoa que pratica bruxaria, feitiçaria ou prática de magia que pretende alcançar, por meios ocultos, efeitos sobrenaturais ou extraordinários sem explicação aparente ou razões determinadas pelas leis naturais.

Em 1600, mulheres que não queriam se casar, que tinha conhecimento sobre plantas, eram parteiras ou tinham marcas de nascença, eram acusadas de bruxaria e como punição eram queimadas vivas.

O julgamento mais famoso retratado na história mundial foi o de Salem, no Estado americano de Massachusetts, no século XVII, a onde 20 pessoas foram mortas. 

No entanto, pesquisadores apontam que o maior número de execuções de "bruxas" aconteceu na atual Alemanha, estima-se que 25 mil pessoas perderam suas vidas. 

Vampiro

Conforme a crendice, vampiros são mortos-vivos que se alimentam de sangueVampiros são mortos-vivos que se alimentam de sangue

Os vampiros sugiram no início do século XVIII na fronteira da Áustria com a Hungria. Conforme os primeiros relatos registrados, um vampiro é uma pessoa morta, que volta a vida e se alimenta de sangue humano. 

Fontes afirmam que a palavra "vampiro" foi escrita pela primeira vez em 1725, por um médico do exército do Sacro Império Romano-Germânico.

Segundo as histórias contadas, vampiros queimavam quando tinham contato com a luz do sol, desta forma só saiam a noite, durante o dia eles repousavam em um caixão. A única forma possível de matar um, seria com uma estaca de madeira em seu coração. 

Além disso, a criatura teria força descomunal, e agilidade, podendo viver por milhares de anos. 

Com o passar dos anos a história de tais seres começaram a ser retardas em livros, filmes e séries, uma das histórias mais famosas é a do Lord Drácula. 

MúmiaMúmia (Foto: Pixabay)

A múmia 

Quando falamos sobre múmia, logo pensamos em um morto-vivo de milhares anos, enrolado em faixas brancas. A partir disso, surgiu a lenda da Maldição do Faraó. 

Segundo manuscritos, a crença é de que qualquer pessoa que viole a múmia de um faraó do Antigo Egito cairá em uma maldição, pela qual a vítima morrerá em breve. 

A lenda contemporânea surgiu no início do século XX. Ninguém sabe ao certo quem é o responsável por sua elaboração e propagação.

A maldição associada com a descoberta da tumba do faraó Tutancâmon da XVIII Dinastia, é a mais famosa na cultura ocidental. 

Alguns membros da equipe de arqueólogos que desenterraram a múmia do faraó Tutancâmon morreram de causas sobrenaturais na sequência de uma maldição do governante falecido. 

Muitos autores negam que houvesse escrito uma maldição, mas outros dizem que Howard Carter encontrou na antecâmara um óstraco de argila com uma inscrição dizendo: "A morte vai atacar com seu tridente aqueles que perturbarem o repouso do faraó.

Quais são os personagens nacionais

No Brasil existem personagens que compõe o Folclore, criatura de regiões de todo o país com poderes especiais, características peculiares e algumas vezes assustadoras. 

Alguns carregam a fama de serem maus, outros são vistos como protetores. Dentre eles estão; 

  • Saci-Pererê, 
  • Cuca, 
  • Curupira, 
  • Lobisomem, 
  • Mula sem cabeça, 
  • Boto, 
  • Negrinho Pastoreiro, 
  • Iara,
  • Boitatá.

Personagens do folclore brasileiro também fazem parte do Halloween nacionalPersonagens do folclore brasileiro também fazem parte do Halloween nacional (Divulgação)

Origem

O evento surgiu através de uma celebração que ocorria na Irlanda, realizada pelo povo Celta. 

O Festival Samahain era realizado no último dia do verão. Com duração de três dias, o evento cultuava o Rei dos Mortos e as abundantes colheitas do ano. 

Registros apontam que as primeiras comemorações teriam ocorrido há 2,5 mil anos, onde acreditava-se que, no último dia do verão, os mortos e espíritos malignos despertavam para atormentar os vivos. 

Em uma tentativa frustrada de cristianizar o evento pagão, Gregório 3º alterou a data de todos os Santos, comemorada em 13 de maio para 1º de novembro, promovendo a união das datas. 

Devido ao período da Grande fome na Irlanda, em 1845, diversos habitantes do país tiveram de imigrar para os Estados Unidos. Algum tempo depois, em 1870 já se tinha registros da festividade na América.

O que é a brincadeira de Doces ou Travessuras?

A prática de gritar “trick or treats”, na tradução brasileira “doces ou travessuras”, na porta das casas, começou na Grã-Bretanha durante a Idade Média, onde crianças e pobres vestidos de acordo com as tradições do evento na época, batiam de porta em porta se oferecendo para cantar músicas ou realizar orações aos mortos em troca de comida ou dinheiro. 

Com a modernização do evento, ao passar do tempo, músicas e orações não são mais oferecidas. 

Nos dias, as crianças fantasiadas saem com seus sacos e cestas vazias batendo de porta em porta em busca de guloseimas, em caso de o morador da casa negar ou não ter doces para as mesmas, essas poderão fazer uma pequena travessura com o morador. 

A pegadinha mais comum praticada pelos jovens é jogar papel higiênico em árvores da residência.

Brincadeira de doces ou travessuras é mais comum no exteriorBrincadeira de doces ou travessuras é mais comum no exterior (Divulgação)

Símbolos do dia das Bruxas?

O primeiro pensamento que nos vem à cabeça quando pensamos em Halloween ou Dia das Bruxas automaticamente são: Bruxas, abóboras iluminadas, espantalhos, zumbis, caveiras e monstros assustadores. 

A famosa abóbora esculpida com um rosto não muito amigável é um tradicional e importante símbolo do evento. A luminária é uma adaptação da lenda Jack O` Lantern, um homem mesquinho que quando morreu não pode ir para o céu e nem para o inferno, tendo que ficar perambulando pela terra segurando um nabo com uma brasa dentro para iluminar seu caminho.

O nabo esculpido com um rosto se tornou um símbolo de proteção contra almas como a de Jack.

Quando a tradição do evento chegou nos Estados Unidos, o alimento mais abundante era a abóbora motivo da substituição.

Os mortos vivos, mais conhecidos zumbis, são os seres que voltam a terra em busca de vingança. 

As bruxas ocupam o lugar do misticismo e da magia. Sendo um importante produto da agricultura norte-americana, o milho foi incluído na festividade e espantalhos usados para dispersar os pássaros das plantações eram usados como componentes decorativos. 

Lendas urbanas criadas para assustar crianças relata que, ao anoitecer, os bonecos ganham vida própria.

Dicas para o Halloween

Filmes de Terror 

Produções cinematográficas de terror ganham visibilidade nessa época do ano. É pensando nos sustos que você pode passar o dia curtindo um filminho.

Preparamos uma lista especial para os nossos leitores, com produções recentes. 

  • Alive: é uma produção sul-coreana que retrata um surto não esperado de zumbis.
  • Bulbbul: produção indiana aclamada pela crítica, o filme conta a história de um homem que retorna para casa e se depara com assassinatos misteriosos em sua aldeia.
  • A Babá: Rainha da Morte 2: o filme norte-americano categorizado pelo gênero comédia de terror, conta a hístoria de uma babá nada convencional e seus amigos.
  • Quatro Histórias de Fantasmas: o filme contém quatro segmentos, apresentando histórias de terror antológico.
  • Vampiros contra o Bronx: é uma comédia de terror, que aborda um grupo de adolescentes que tentam proteger sua vizinhança de vampiros.
  • O Halloween do Hubie: comédia americana de terror, conta a história de um morador de Salém que ama o Halloween e precisa salvar a cidade de um sequestrador no da festividade.
  • Abracadabra 2: A comédia live-action Abracadabra 2 é uma continuação assombrosa do clássico cult de 1993. O enredo se passa na época do Halloween.
  • A maldição de Brfge Hollow: Um pai e a filha adolescente são obrigados a se unir para salvar a cidade do caos quando um espírito antigo e travesso faz as decorações de Halloween ganharem vida.

Maquiagens de Dia das Bruxas

Próximo a data comemorativa, todos buscam inspirações de como entrar na brincadeira. E as maquiagens artísticas tomam conta das redes sociais. 

A maquiadora sul-mato grossense Maria Clara, atualmente moradora em Marietta, na Geórgia, explicou: “Minhas inspirações vêm de filmes e vídeos que vejo, acho incrível podermos nos transformar no que quisermos ser”, pontuou.

Em seu Instagram, Maria Clara divulga inspirações realizadas por ela.

Maria Clara faz maquiagens temáticasMaria Clara faz maquiagens temáticas (Foto: Reprodução)

Atividades para as crianças no Dia das Bruxas

Pedir doces é legal, mas com o passar dos anos, brincadeiras foram criadas para deixar essa época do ano ainda mais divertida como:

Contando histórias: A brincadeira é realizada em um círculo com todos os participantes, uma primeira pessoa escolhe o tema para criar uma história assustadora, cada participante deve contribuir com uma parte, até que todos tenham falado. 

O último da roda é quem encerrará a história, quanto mais personagens e coisas estranhas, melhor a brincadeira se torna. 

Frankenstein: Dê as crianças revistas, cola, cartolina e tesoura. O objetivo é montar um frankenstein com recortes de diferentes pessoas, o dono da melhor colagem ganha um doce.

Verruga de Bruxa: Em um papel pardo desenhe uma bruxa com a altura das crianças que estiverem participando da brincadeira, em seguida, dê goma de mascar para as crianças. A criança que conseguir colar o chiclete no nariz da bruxa recebe um prêmio. 

Conclusão

O Halloween ou Dia das Bruxas é um evento de história, descontração e união. As alterações na comemoração ao longo do tempo é o resultado da imigração da cultura por diversos países. 

Nos Estados Unidos o dia é considerado feriado nacional e gera forte impulsionamento na economia do país, ultrapassando a páscoa em 2019. 

Assine o Correio do Estado

LITERATURA

Ângelo de Arruda lança amanhã seu terceiro livro de poesias

Ângelo Marcos Vieira de Arruda lança amanhã, na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, "Deserto das Ideias", seu terceiro livro de poesias, em que conta "segredos" escritos durante a pandemia; conversa com o amigo Fayez Rizk motivou publicação

31/10/2024 10h00

Ângelo Arruda:

Ângelo Arruda: "A minha criação é simples, livre e de muita observação. Aprendi com os filósofos da Grécia antiga a pensar observando. Sou assim, um pouco arquiteto, que observa, um pouco músico, que cria pensando, e um pouco poeta

Continue Lendo...

Também arquiteto e urbanista, além de compositor, Ângelo Marcos Vieira de Arruda lança amanhã, às 19h, na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (Rua Dr. Ferreira, nº 28, Vila dos Ferroviários), “Deserto das Ideias” (Editora Traços & Capturas), seu terceiro livro de poesias. Na orelha da publicação, o amigo e colega de ofício Fayez José Rizk faz um convite ao leitor: “Ao ler as páginas de ‘Deserto das Ideias’, faça-o em voz alta e deixe-se levar pelo ritmo: você se transformará em compositor de melodias!”.

São 50 poemas, os quais Ângelo chama de “segredos”, escritos em “plena pandemia”, alguns tendo a Covid-19 e a paralisação do planeta como tema. “São poemas escritos em Florianópolis e outras localidades do País”, diz o autor. Trata-se do seu terceiro livro de poesias – o primeiro é “A Invenção do Silêncio” (2017) e o segundo, “A Simplicidade do Abismo” (2021). O prefácio do novo livro é da também arquiteta, professora e poeta Sonia Marques.

“Eu escrevo desde os 17 anos e nunca parei. Mas somente aos 60 anos resolvi publicar o primeiro livro, que teve o apoio cultural do Sesc e foi um sucesso quando o lancei, em 2017, na Morada dos Baís. Esse é a continuidade de uma atitude: escrever para compreender e deixar o outro pensativo. Refletir sobre momentos, sentidos e significados. É assim que chegam os motivos para escrever a publicar: melhorar as pessoas”, afirma Ângelo.

Segundo o poeta, o leitor encontrará versos para pensar, se apaixonar e refletir sobre a vida, a sua vida e das pessoas mais próximas. “Mas também vai encontrar uma novidade grande. Quase no final dele, onde eu escrevo o ‘Palavras do Autor’, tem um QR code. Clique e escute uma música feita, eletronicamente, pelo meu sobrinho, autor dessa música e, especialmente, da capa do livro. Coloque um fone e escute a música lendo os poemas. É uma experiência”, antecipa.

CELULAR E ABSTRAÇÃO

“Eu quero atingir a maior quantidade de leitores que possa se aproximar, ainda mais, dos versos que escrevo. Adoro escrever, amo pensar frases que se conectam com os outros. A minha criação é simples, livre e de muita observação. Aprendi com os filósofos da Grécia antiga a pensar observando. Sou assim, um pouco arquiteto, que observa, um pouco músico, que cria pensando, e um pouco poeta, que se encanta com as palavras”, diz o escritor, que produz seus versos no celular.

“Minha rotina é bem calma e simples. Eu escrevo sempre usando um aplicativo no celular, e ali eu guardo tudo que escrevo. Ando de ônibus, vejo algo, escrevo; assisto a algo na tevê ou no cinema, escrevo sobre. É assim. A gente constrói versos usando letras, números, palavras e tudo vira poema. Sou fã de Manoel de Barros [1916-2014] e me inspiro na sua simplicidade e no entorno de minha vida”, conta Ângelo.

E o que pretende com os seus escritos?

“O maior desafio é fazer o leitor se mexer. Não apenas compreender ou criar ilusões, mas, essencialmente, fazer a dinâmica da vida acontecer. Meus versos são ricos em abstração e verdades e, portanto, penso mesmo em provocar o outro para que ele possa refletir sobre tudo que acontece na vida”, responde.

“Eu sou um arquiteto com 45 anos de diplomado. Já fiz de tudo na vida e, hoje, com 67 anos e aposentado, escrever com tranquilidade é sensacional. O arquiteto cria. O poeta cria. O primeiro, faz coisas reais, edificadas. O poeta nem sempre. Meus poemas têm muita abstração e muita simbologia, e especialmente poucas verdades. É assim que eu me manifesto”, prossegue Ângelo, que se desmancha de alegria com o produto final da nova obra.

“Tá lindo. O formato é 15 cm x 15 cm, um novo padrão literário que eu adotei no segundo livro e que deu certo. A capa do meu sobrinho, o artista plástico Guto Barros, tem muita simbologia e irrealismo. O título, quis pensativo: ‘Deserto das Ideias’. O que temos para fazer sem ideias? Ah, nunca paro de escrever, portanto, contem com o próximo livro para breve”, promete o autor, que faz questão de agradecer ao poeta André Soltau, de Itajaí (SC), seu editor, e o apoio cultural da Construtora Lumis. Está feito, poeta.

Assine o Correio do Estado

FAÇA VOCÊ MESMO

Veja ideias de decorações fáceis de Halloween para fazer em casa

Data é celebrada no dia 31 de outubro e há diversas opções para decorar com itens que você já tem casa ou gastando pouco

31/10/2024 07h30

Itens decorativos podem ser feitos com papel

Itens decorativos podem ser feitos com papel

Continue Lendo...

O Halloween, celebrado no dia 31 de outubro, é uma festa muito tradicional em vários países e que tem se popularizado no Brasil nos últimos anos.

Com uma temática que remete a personagens mais "assombrosos", há alguns itens mais característicos, como a famosa abóbora esculpida.

Na data, diversos restaurantes e lanchonetes oferecem cardápio personalizado e decoração típica. Mas se você é do time que prefere ficar em casa, ou mesmo dar uma festa, é o momento perfeito para transformar o ambiente  em um verdadeiro cenário de Halloween.

O Correio do Estado compilou algumas ideias para decorar de forma fácil e econômica, com projetos no estilo “faça você mesmo” que não exigem habilidades especiais ou grandes investimentos.

Com materiais simples, que você provavelmente já tem em casa ou que podem ser adquiridos a baixo custo, você pode criar uma atmosfera assustadora e divertida para receber amigos e familiares.

Dicas de decoração no estilo faça você mesmo para o Halloween

Fantasmas e abóboras de balão 

Itens decorativos podem ser feitos com papel

Materiais Necessários:

  • Balões nas cores laranja e branco
  • Barbante
  • Tesoura
  • Marcador permanente ou canetinha na cor preta

Passo a passo:

Decida o tema da sua decoração. Você pode optar por fantasmas, abóboras, monstros ou uma combinação de todos.

Use um inflador ou encha os balões com ar manualmente. Varie o tamanho dos balões para criar uma composição mais interessante.

Com o marcador ou canetinha, desenhe características divertidas como olhos grandes ou dentes.

Amarre os balões em diferentes alturas e cores para criar uma composiçao mais colorida. 

Coloque os arranjos em mesas, cantos da sala ou ao longo de corredores.

Se você quiser que os balões flutuem, encha-os com gás hélio. Amarre um fio em cada balão e prenda-os ao teto ou a um suporte.

Janela temática com desenhos de papel

Itens decorativos podem ser feitos com papel

Materiais:

  • Papel ou EVA preto ou colorido
  • Tesoura
  • Fita adesiva
  • Molde (pode ser retirado da internet)

Passo a Passo:

Corte formas de Halloween, como abóboras, morcegos e fantasmas, em papéis da cor de sua preferência.

Cole as formas na janela com fita adesiva, criando uma cena de Halloween.

As decoraçoes de papel também podem ser colocadas em várias partes da casa, como paredes e portas, ou penduradas com barbante para ficarem pendentes no teto, dependendo do tema escolhido.

Toalha de mesa fantasma

Itens decorativos podem ser feitos com papel

Materiais

  • Toalha de mesa branca ou de cor clara
  • Tecido, papel ou marcador permanente preto
  • Tesoura
  • Fita adesiva ou cola
  • Lápis (para marcar)

Passo a Passo

Use uma toalha de mesa branca ou de cor clara para que se pareça mais com um fantasma.

Com um lápis, desenhe formas ovais para simular olhos e boca e recorte.

O desenho pode ser feito em papel ou tecido preto, ou diretamente na toalha de mesa com uso de uma canetinha ou marcador permanente.

Se você optou pelo tecido ou papel, basta pegar os desenhos já recortados e colar na toalha com fita adesiva.

Se desejar, adicione mais elementos decorativos em cima da mesa.

Copos e taças decorados

Itens decorativos podem ser feitos com papelEscreva a legenda aqui

Materiais

Taça de vidro ou acrílico
Marcadores permanentes

Passo a Passo

Comece limpando a taça com um pano para remover qualquer sujeira ou gordura. Isso ajuda os marcadores a aderirem melhor.

Com o marcador, faça desenhos na taça, simulando um rosto.

Se quiser fazer uma abóbora assustadora, desenhe olhos e boca com o marcador preto. Para uma abóbora mais amigável, faça formas sorridentes.

Deixe o desenho secar por alguns minutos. Se necessário, faça retoques.

Para completar a decoração, coloque bebidas de cor laranja na taça.

Abóbora esculpida

Itens decorativos podem ser feitos com papel

Materiais

  • Abóbora
  • Faca (ou ferramenta de esculpir)
  • Colher
  • Caneta ou marcador
  • Papel toalha
  • Velas LED 

Passo a Passo

Escolha uma abóbora com casca firme e sem manchas.

Com a faca, faça um corte em forma de círculo na parte superior da abóbora. O corte deve ser grande o suficiente para que você consiga colocar a mão dentro.

Uma boa dica é cortar em um ângulo para que a tampa não caia dentro da abóbora.

Use a colher para raspar o interior da abóbora, removendo as sementes e a polpa.

Com o marcador, desenhe o rosto que você deseja esculpir na abóbora. Você pode optar por um rosto assustador, divertido ou tradicional.

Usando a faca ou ferramenta de esculpir, siga as linhas que você desenhou e comece a remover a polpa da abóbora. Faça cortes pequenos e cuidadosos para ter mais controle.

Para detalhes mais finos, como os olhos e a boca, use ferramentas menores, se tiver. Isso permitirá que você adicione características mais detalhadas à sua escultura.

Após terminar a escultura, limpe os excessos de polpa e sementes do exterior da abóbora com um pano úmido.

 Coloque uma vela LED dentro da abóbora para ficar com o detalhe de lanterna.

Exiba sua lanterna de abóbora em um local seguro, como na entrada da sua casa ou na mesa de Halloween.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).