Correio B

Agenda Cultural

Fim de semana tem Zeca Baleiro e Chico César em show gratuito no domingo

Os três cantores, acompanhados de um time de músicos de primeira, embalam o MS ao Vivo deste domingo; bandas Blueasy e On The Road também são destaques da programação; e, nos cinemas, estreia "O Grande Sertão", do diretor Guel Arraes

Continue lendo...

Depois do "Baile Free" de Toni Garrido, no mês passado, chegou a vez de um trio de peso embalar o Parque das Nações Indígenas em mais uma edição do MS ao Vivo.

Quem faz o reclame é Zeca Baleiro, uma das atrações que vai apresentar pelo projeto musical do governo do Estado, com entrada franca.

"Tenho um convite a fazer a vocês. Domingo, agora, eu estarei nessa incrível cidade. Eu [e] meu querido amigo e parceiro Chico César fazendo o show 'Ao Arrepio da Lei' no MS ao Vivo, no Parque das Nações Indígenas. Vai ser um show incrível, eu tenho certeza. Quero ver vocês por lá. E de quebra, ainda teremos a abertura de outro querido parceiro, grande artista, Jerry Espíndola. Será a partir das 17h. Espero vocês por lá", convoca o artista maranhense, que, assim como o paraibano Chico César, é radicado em São Paulo.

"Muito feliz de tocar no MS ao Vivo e reencontrar os amigos Zeca e Chico. Vai ser uma noite muito especial pra mim", subscreve Jerry, que subirá ao palco primeiro para fazer "40 Tons", o show de abertura, acompanhado por Sandro Moreno na percussão eletrônica e bateria, Rodrigo Teixeira no baixo e Gabriel de Andrade na guitarra.

O show repassa as quatro décadas de atuação do cantor e compositor campo-grandense. Com 12 álbuns lançados e mais de 140 músicas gravadas por ele e vários artistas conhecidos nacionalmente, como Ney Matogrosso, Paulinho Moska e Zélia Duncan, Jerry sintetiza na apresentação o melhor de sua trajetória.

Um percurso que vem desde a década de 1980, quando Jerry participou da cena do rock brasileiro como vocalista da banda Incontroláveis.

A caminhada ali iniciada rendeu muitos shows e prêmios importantes para o artista, como o Prêmio de Composição Popular, atribuído pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) em 2008.

No repertório, canções pop, polca-rock, um dos emblemas do som do cantor, compositor e instrumentista, e canções que refletem a extensa influência musical de Jerry Espíndola, da música fronteiriça ao rock.

CHICO E ZECA

"Ao Arrepio da Lei" é o nome do álbum que Chico César e Zeca Baleiro lançaram em março deste ano, quando também iniciaram uma turnê por algumas das principais cidades e capitais do País. No repertório do show, algumas das canções novas da parceria de 32 anos e sucessos de ambos, "algumas mais quentes, outras mais reflexivas".

No palco, eles estarão acompanhados por Alexandre Fontanetti (guitarra), Aline Falcão (teclado), Jota Erre (bateria), Layla (percussão) e Swami Jr. (baixo e direção musical).

Quando os shows e gravações pararam, por conta da pandemia, Chico César e Zeca Baleiro começaram a compor bastante juntos.

Entre maio de 2020 e o início de 2021, foram mais de 20 composições reggaes, baladas, xotes e rocks. Como os dois compõem letra e música, o processo de criação foi em conjunto, com muitas experimentações.

Swami Jr., que já trabalhou com Chico e Zeca em shows e discos, foi convidado para produzir o álbum. Outra parceira artística de ambos desde os anos 1980, Vange Milliet, foi convidada para fazer as fotos de divulgação e para a capa do álbum, que tem projeto gráfico de Andrea Pedro.

"Concretiza-se, assim, o encontro de três décadas. Parece que demorou, mas tudo tem seu tempo, o período de maturação. A pandemia, de certo modo, veio nos dizer da necessidade de estar perto das pessoas com as quais nos identificamos e nos vinculamos em ética e estética", diz Chico César.

"Eu e o Chico nos conhecemos desde 1991, ano em que cheguei em São Paulo. Nos tornamos amigos e parceiros desde então, mas a real é que nunca fizemos muitas músicas juntos. A parceria se dava mais em um plano de troca estética e admiração mútua. Com a pandemia e o isolamento, alguma mágica rolou, algum pavio criativo acendeu. Resolvemos gravar as novas canções por reconhecer nessa produção o coroamento de uma longa história de amizade e afinidade musical", afirma Zeca Baleiro.

PRAÇA BOLÍVIA

Dedicando a programação deste domingo, das 9h às 14h, ao Dia dos Namorados (12/6), a feira cultural Praça Bolívia apresenta, entre as atrações musicais dessa edição, o power-trio Blueasy Flávio Mota (vocais e baixo), William Nogueira (guitarra) e Jaime Miguel Barrera, o Miguelito, uma referência incontornável do rock de MS, na bateria.

Com uma química sonora, do blues-rock ao soul, que costuma funcionar e muito bem na vibe do público, eles vão mandar um repertório que se pode considerar infalível, partindo de canções autorais, a exemplo de "Come Back to Me Baby" e "Hot Woman", e seguindo por Rolling Stones, Creedence Clearwater Revival, medalhões do blues, etc.

As bandas Skuderia, James Rock e Linha de Fuga, o rapper General R3, Paulinho Manassés e Renato Jackson completam a lista de atrações musicais. Dani Mancilla (dança) e o Grupo Teatro Imaginário Maracangalha, com o espetáculo "Tragicomédia de Dom Cristóvão e Sinhá Rosinha", também estão entre os destaques da programação. Endereço: Vila Nova Ipanema (Santa Fé), entre as ruas das Garças, Barão da Torre, Aníbal de Mendonça e Dias Ferreira.

TORRESMOFEST

O Torresmofest, que seguirá até este domingo, das 12h às 22h, no estacionamento do Shopping Campo Grande, com entrada franca, apresenta uma programação de vários shows.

Hoje, às 20h, a banda On The Road apresentará covers do Guns N' Roses. Amanhã será a vez de Leandro Duo (voz e violão), às 14h, da banda Kefla, apresentando covers do Charlie Brown Jr., às 17h, e da banda Alziras, com covers do Mamonas Assassinas, às 20h.

No domingo, vão se apresentar Rafael (rock internacional), às 14h, Junior Parente (pagode), às 17h, e Bohemian Rock (covers do Queen), às 20h.

ARRAIÁ AACC

Com toda a renda revertida para a Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC), que cuida de crianças e adolescentes com câncer de Mato Grosso do Sul e países fronteiriços, o Arraiá da AACC-MS, neste sábado, das 12h às 22h, no Bosque Expo (Shopping Bosque dos Ipês), terá muita comida típica, quadrilhas e atrações musicais, como Dieguinho (pagode), das 12h às 13h, Plano Zero (pop), das 15h30min às 16h30min, e Rafa & Roger (sertanejo), das 20h30min às 22h.

LAGOA ADORMECIDA

O escritor Renan Dourado, de 84 anos, lançará hoje, às 19h, no Senac Hub Academy, o segundo volume do livro "Lagoa Adormecida", um "sonho realizado" do autor.

Depois de criar quatro filhos, passar por diversas experiências profissionais e por várias mudanças de cidade, ele retomou esse sonho que o acompanhou durante toda a vida de escrever um livro, que teve de ser dividido em duas partes, por conta do material robusto.

Assine o Correio do Estado.

GASTRONOMIA

Da entrada à sobremesa

Conheça os chefs e outros detalhes do 20º Festival da Guavira, em Bonito, que chega ao fim neste sábado, e aprenda uma receita exclusiva assinada pelo chef Sylvio Trujillo

23/11/2024 10h00

Continue Lendo...

Fruta típica do Cerrado e símbolo de Mato Grosso do Sul, referendado inclusive por meio da Lei Estadual nº 5.082/2017, a guavira está incorporada à cultura de Bonito – considerado o melhor destino de ecoturismo do Brasil pela 18ª vez – desde o ato de colher no pé, na beira das estradas de acesso ao destino e nos campos, ao aproveitamento do seu suco para incrementar novos pratos e enriquecer a gastronomia regional.

Para resgatar essa tradição e o seu cultivo, a cidade criou o Festival da Guavira, que começou na quinta-feira.

A 20ª edição do evento, que segue até este sábado, além de contar com apresentações artísticas na Praça da Liberdade, onde fica o Monumento das Piraputangas, também foca a sua programação principalmente na gastronomia local.

Na Cozinha Show, onde estão sendo realizadas oficinas e experimentos com o aproveitamento da saborosa fruta, a presença de renomados chefs garante o lastro de qualidade e requinte. Neste ano, foi criado um concurso de novos talentos da gastronomia bonitense e serão premiados os melhores pratos criados a partir da guavira.

CATA GUAVIRA

Sendo novembro o mês indicado para a colheita da fruta – e em Bonito existe até o tradicional Cata Guavira, simbolizando o hábito de consumo herdado dos índios terena –, o período é ideal para visitar o destino, conciliando o passeio pelos guavirais com a agenda de acompanhar o festival e desfrutar das belezas naturais.

A programação do evento, com início sempre depois das 16h, permite agendar passeios matutinos. E mais: é época de baixa temporada no turismo, com tarifário mais acessível.

NA CULINÁRIA

Com degustação e acesso gratuito à população e aos turistas na tenda armada na praça, a Cozinha Show deste ano conta com a participação dos chefs premiados na última temporada do reality show “Sabor à Prova”, da TV MS (Record), de Campo Grande. São eles: Ana Moura (campeã), Jandira Thomasia e Graça de Oliveira.

Presença ainda de Edu Rejala, da Capital, além de Jack Loureiro (Espaço Jack) e Sylvio Trujillo (Bacuri Cozinha Regional), donos de badalados restaurantes regionais bonitenses.

“Realmente superou as nossas expectativas. Foram selecionados quatro participantes, com premiação do primeiro ao terceiro lugares. Eles apresentaram suas criações com a guavira na abertura do festival [21/11]”, explicou Trujillo. 

O resultado será anunciado neste sábado.

O chef é um dos especialistas escalados para a elaboração dos pratos neste sábado. Você confere nesta página, com exclusividade, a receita que ele apresentará no evento: porco na lata com barbecue de guavira e palitos de mandioca. A tarde também contará com a performance da chef Graça de Oliveira (“Sabor à Prova”).

A guavira é um dos principais ingredientes na culinária da cidade, e as receitas típicas e variadas podem ser encontradas em restaurantes, sorveterias, confeitarias e até no café da manhã dos hotéis.

As receitas vão desde o prato de filé de pintado, lombo de porco e pastel ao molho e calda da fruta até os sucos, os sorvetes, as geleias, os doces, as mousses, os gelatos, os licores, enfim – e isso sem falar da caipirinha de guavira, muito apreciada pelos turistas. Pequenos produtores também comercializam a fruta durante o festival.

MAIOR GUAVIRA

O evento organizado pela prefeitura de Bonito realiza neste sábado o concurso Maior Guavira, que obedece a rigoroso regulamento (a fruta não poderá apresentar nenhuma alteração, como enxerto de água) e que conta com a participação da comunidade local.

As atrações deste sábado no palco da Praça da Liberdade são a Grupo de Dança Flor de Camalote (Ladário), a companhia de dança Estrelas do Pantanal (Corumbá) e o show da dupla Vitor Gregório & Marco Aurélio.

Desde o início do festival, já passaram por lá a Banda Municipal de Bonito, Garoto Cidadão, Bolinha e Kalu, Festeiros de MS e Gilsão e Banda.

Receita - Porco na lata com barbecue de guavira e palitos de mandioca

Ingredientes

> 1 kg de costeleta suína 
ou seu corte preferido;
> 1 kg de banha suína;
> 1 kg de tomate rasteiro;
> 300 ml de molho inglês;
> 100 g de especiaria de guavira (proveniente das cascas 
e das sementes desidratadas 
e trituradas da fruta);
> 500 g de polpa de guavira;
> 200 g pimenta dedo-de-moça;
> 100ml de shoyu;
> 300 g de açúcar mascavo;
> 300 g de rapadura;
> 1 litro de óleo;
> 200 ml de vinagre de maçã;
> 100 g de extrato de tomate;
> 1 colher de sopa de páprica defumada ou picante;
> 4 limões;
> 3 dentes de alho;
> 100 g de amido de milho;
> Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Preparo

Porco da lata

Tempere bem as costeletas com sal, pimenta-do-reino, alho picado e o suco dos limões. Deixe marinar por 
pelo menos três horas. 

Em seguida, leve ao fogo as costeletas e a banha até que levante fervura baixa. A partir daí, tampe e deixe cozinhar por pelo menos uma hora.

Palitos de mandioca

Cozinhe a mandioca, tire o pavio, amasse bem, tempere com sal e o condimento da sua preferência. Misture 
com o amido de milho. 

Abra a massa em uma forma e leve ao congelador até dar ponto de corte.

Barbecue de guavira

Em uma assadeira, coloque os tomates cortados em quatro. Tempere-os com sal e a páprica e coloque os tomates para assarem a 200°C, até amolecerem bem. 

Enquanto assam, faça uma calda a partir da rapadura, com açúcar mascavo e todos os líquidos da receita, inclusive a polpa de guavira.Mexa até o ponto de estrada (isto é, aparecer o fundo da panela como uma estrada).

Coloque um pouco da especiaria de guavira, mas não tudo de uma vez, para não ocasionar um retrogosto amargo.

Coloque aos poucos e vá provando.

Pegue os tomates assados, o extrato de tomate, a pimenta dedo-de-moça e adicione à mistura, acertando o ponto do sal e integrando tudo de forma homogênea até o ponto de barbecue.

Se gostar dele com pedaços, mantenha assim. Caso contrário, processe o conteúdo em um mixer.

Finalização

Corte a mandioca em bastões e frite por imersão, assim como também as costeletas.

Retire-as da banha e frite por imersão.

Monte em cada lado do prato ou da forma que lhe agradar.

Pincele o barbecue nas costeletas e também sirva à parte (para poder prová-lo com a mandioca). Bom apetite!

Assine o Correio do Estado

Economia Sustentável

Feira adere à Black Friday e reúne mais de 20 expositores no Bosque

Em mais uma edição da Feira Bosque da Paz, quem for prestigiar encontrará itens em promoção e poderá adotar um pet

23/11/2024 09h20

Reprodução Redes Sociais

Continue Lendo...

O final de semana será recheado para os amantes de feiras que apreciam itens personalizados, artesanato, gastronomia e objetos de colecionador.


No sábado (23) e no domingo (24), ocorre mais uma edição da Feira do Bosque da Paz, no Shopping Bosque dos Ipês, que promete ser um esquenta week.

A feira, que está se consolidando como o maior evento cultural do Estado, expandiu e agora serão dois dias, com uma pitada de Black Friday nos preços, garantindo a alegria de quem gosta de comprar itens com desconto.

Economia criativa

Serão mais de 20 expositores reunidos, com produtos que vão desde gastronomia seca, quitutes veganos, moda autoral, geek store, artesanato e até roupinhas para pets.


Os amantes da culinária regional poderão saborear pamonha, cachorro-quente e outras delícias.

Crédito: Freepik

Adoção de pets


Ainda, a partir das 14h, será promovida a adoção de pets, em parceria com a ONG da Dani. A adoção é responsável, e o tutor que levar um filhote peludinho deverá assinar um termo de compromisso; além disso, a castração será previamente agendada.

"A adoção de pets é muito mais do que um gesto de amor – é um compromisso benéfico para todos! Ao adotar, você oferece uma nova chance a um animalzinho que pode ter sido resgatado das ruas ou de situações difíceis. Eles têm um coração cheio de carinho e lealdade para compartilhar, e a alegria que trazem para nossa vida é incomparável. Além disso, adotar ajuda a reduzir o número de animais abandonados e fortalece uma sociedade mais empática e responsável".

 

 

 

 

 

Serviço


Feira do Bosque da Paz
Local: Shopping Bosque dos Ipês (primeiro piso)
Endereço: Av. Consul Assaf Trad, 4796
Bairro: Novos Estados

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).