Correio B

Agenda Cultural

Fim de semana tem Zeca Baleiro e Chico César em show gratuito no domingo

Os três cantores, acompanhados de um time de músicos de primeira, embalam o MS ao Vivo deste domingo; bandas Blueasy e On The Road também são destaques da programação; e, nos cinemas, estreia "O Grande Sertão", do diretor Guel Arraes

Continue lendo...

Depois do "Baile Free" de Toni Garrido, no mês passado, chegou a vez de um trio de peso embalar o Parque das Nações Indígenas em mais uma edição do MS ao Vivo.

Quem faz o reclame é Zeca Baleiro, uma das atrações que vai apresentar pelo projeto musical do governo do Estado, com entrada franca.

"Tenho um convite a fazer a vocês. Domingo, agora, eu estarei nessa incrível cidade. Eu [e] meu querido amigo e parceiro Chico César fazendo o show 'Ao Arrepio da Lei' no MS ao Vivo, no Parque das Nações Indígenas. Vai ser um show incrível, eu tenho certeza. Quero ver vocês por lá. E de quebra, ainda teremos a abertura de outro querido parceiro, grande artista, Jerry Espíndola. Será a partir das 17h. Espero vocês por lá", convoca o artista maranhense, que, assim como o paraibano Chico César, é radicado em São Paulo.

"Muito feliz de tocar no MS ao Vivo e reencontrar os amigos Zeca e Chico. Vai ser uma noite muito especial pra mim", subscreve Jerry, que subirá ao palco primeiro para fazer "40 Tons", o show de abertura, acompanhado por Sandro Moreno na percussão eletrônica e bateria, Rodrigo Teixeira no baixo e Gabriel de Andrade na guitarra.

O show repassa as quatro décadas de atuação do cantor e compositor campo-grandense. Com 12 álbuns lançados e mais de 140 músicas gravadas por ele e vários artistas conhecidos nacionalmente, como Ney Matogrosso, Paulinho Moska e Zélia Duncan, Jerry sintetiza na apresentação o melhor de sua trajetória.

Um percurso que vem desde a década de 1980, quando Jerry participou da cena do rock brasileiro como vocalista da banda Incontroláveis.

A caminhada ali iniciada rendeu muitos shows e prêmios importantes para o artista, como o Prêmio de Composição Popular, atribuído pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) em 2008.

No repertório, canções pop, polca-rock, um dos emblemas do som do cantor, compositor e instrumentista, e canções que refletem a extensa influência musical de Jerry Espíndola, da música fronteiriça ao rock.

CHICO E ZECA

"Ao Arrepio da Lei" é o nome do álbum que Chico César e Zeca Baleiro lançaram em março deste ano, quando também iniciaram uma turnê por algumas das principais cidades e capitais do País. No repertório do show, algumas das canções novas da parceria de 32 anos e sucessos de ambos, "algumas mais quentes, outras mais reflexivas".

No palco, eles estarão acompanhados por Alexandre Fontanetti (guitarra), Aline Falcão (teclado), Jota Erre (bateria), Layla (percussão) e Swami Jr. (baixo e direção musical).

Quando os shows e gravações pararam, por conta da pandemia, Chico César e Zeca Baleiro começaram a compor bastante juntos.

Entre maio de 2020 e o início de 2021, foram mais de 20 composições reggaes, baladas, xotes e rocks. Como os dois compõem letra e música, o processo de criação foi em conjunto, com muitas experimentações.

Swami Jr., que já trabalhou com Chico e Zeca em shows e discos, foi convidado para produzir o álbum. Outra parceira artística de ambos desde os anos 1980, Vange Milliet, foi convidada para fazer as fotos de divulgação e para a capa do álbum, que tem projeto gráfico de Andrea Pedro.

"Concretiza-se, assim, o encontro de três décadas. Parece que demorou, mas tudo tem seu tempo, o período de maturação. A pandemia, de certo modo, veio nos dizer da necessidade de estar perto das pessoas com as quais nos identificamos e nos vinculamos em ética e estética", diz Chico César.

"Eu e o Chico nos conhecemos desde 1991, ano em que cheguei em São Paulo. Nos tornamos amigos e parceiros desde então, mas a real é que nunca fizemos muitas músicas juntos. A parceria se dava mais em um plano de troca estética e admiração mútua. Com a pandemia e o isolamento, alguma mágica rolou, algum pavio criativo acendeu. Resolvemos gravar as novas canções por reconhecer nessa produção o coroamento de uma longa história de amizade e afinidade musical", afirma Zeca Baleiro.

PRAÇA BOLÍVIA

Dedicando a programação deste domingo, das 9h às 14h, ao Dia dos Namorados (12/6), a feira cultural Praça Bolívia apresenta, entre as atrações musicais dessa edição, o power-trio Blueasy Flávio Mota (vocais e baixo), William Nogueira (guitarra) e Jaime Miguel Barrera, o Miguelito, uma referência incontornável do rock de MS, na bateria.

Com uma química sonora, do blues-rock ao soul, que costuma funcionar e muito bem na vibe do público, eles vão mandar um repertório que se pode considerar infalível, partindo de canções autorais, a exemplo de "Come Back to Me Baby" e "Hot Woman", e seguindo por Rolling Stones, Creedence Clearwater Revival, medalhões do blues, etc.

As bandas Skuderia, James Rock e Linha de Fuga, o rapper General R3, Paulinho Manassés e Renato Jackson completam a lista de atrações musicais. Dani Mancilla (dança) e o Grupo Teatro Imaginário Maracangalha, com o espetáculo "Tragicomédia de Dom Cristóvão e Sinhá Rosinha", também estão entre os destaques da programação. Endereço: Vila Nova Ipanema (Santa Fé), entre as ruas das Garças, Barão da Torre, Aníbal de Mendonça e Dias Ferreira.

TORRESMOFEST

O Torresmofest, que seguirá até este domingo, das 12h às 22h, no estacionamento do Shopping Campo Grande, com entrada franca, apresenta uma programação de vários shows.

Hoje, às 20h, a banda On The Road apresentará covers do Guns N' Roses. Amanhã será a vez de Leandro Duo (voz e violão), às 14h, da banda Kefla, apresentando covers do Charlie Brown Jr., às 17h, e da banda Alziras, com covers do Mamonas Assassinas, às 20h.

No domingo, vão se apresentar Rafael (rock internacional), às 14h, Junior Parente (pagode), às 17h, e Bohemian Rock (covers do Queen), às 20h.

ARRAIÁ AACC

Com toda a renda revertida para a Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC), que cuida de crianças e adolescentes com câncer de Mato Grosso do Sul e países fronteiriços, o Arraiá da AACC-MS, neste sábado, das 12h às 22h, no Bosque Expo (Shopping Bosque dos Ipês), terá muita comida típica, quadrilhas e atrações musicais, como Dieguinho (pagode), das 12h às 13h, Plano Zero (pop), das 15h30min às 16h30min, e Rafa & Roger (sertanejo), das 20h30min às 22h.

LAGOA ADORMECIDA

O escritor Renan Dourado, de 84 anos, lançará hoje, às 19h, no Senac Hub Academy, o segundo volume do livro "Lagoa Adormecida", um "sonho realizado" do autor.

Depois de criar quatro filhos, passar por diversas experiências profissionais e por várias mudanças de cidade, ele retomou esse sonho que o acompanhou durante toda a vida de escrever um livro, que teve de ser dividido em duas partes, por conta do material robusto.

Assine o Correio do Estado.

Inclusão social

Inclusiva, escola de teatro tem professora com deficiência intelectual e múltipla

Aluna da Escola de Teatro Adote há 5 anos, Evelyn recebeu a oportunidade de ministrar aulas na instituição

12/07/2024 15h30

Evelyn Machado Soares durante apresentação do espetáculo

Evelyn Machado Soares durante apresentação do espetáculo "Filhos do Pantanal" Divulgação

Continue Lendo...

A Escola de Teatro Adote abriu inscrições para nova turma da oficina de Iniciação Teatral. A novidade do curso, com duração de três meses e voltado para atores e não atores acima de 14 anos, é a presença de Evelyn Machado Soares, uma professora de teatro com deficiência intelectual e múltipla, que liderará as aulas com o apoio de Daniel Smidt e Beth Terras, responsáveis pela escola que já conta com mais de 100 alunos.

Evelyn, com mais de cinco anos de experiência na Adote, tem se destacado tanto nos espetáculos da escola quanto em sua atuação na companhia de teatro da APAE. Recentemente, a companhia conquistou o primeiro lugar com o espetáculo "Filhos do Pantanal" no Festival Nossa Arte, vencendo também as etapas regional e estadual. Em dezembro de 2024, o grupo disputará a etapa nacional no Rio de Janeiro, sob a direção de Daniel Smidt.

Além da presença de Evelyn à frente da turma, a escola também está em novo endereço na Av. Tamandaré, nº 356, sala 11, Bairro Vila Planalto, que proporciona maior acessibilidade aos alunos pela amplitude e preparação do espaço para receber pessoas diversas.

Inclusão 

Evelyn Machado Soares enfatiza a importância desta oportunidade. "Estou sendo inserida no mercado de trabalho das artes cênicas, o que representa uma oportunidade muito grande. A visão das dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam para entrar no mercado de trabalho das artes cênicas é complicada, e ter a oportunidade que o grupo Adote está me dando, abrindo as portas para ministrar aulas, é algo rico e grandioso."

Daniel Smidt e Beth Terras, coordenadores da Escola de Teatro Adote, destacam o impacto transformador da arte e a importância da inclusão. "A oficina de Iniciação Teatral é uma oportunidade única para os participantes explorarem o mundo da arte cênica, desenvolvendo suas habilidades e potencialidades", comenta Beth.

"O teatro tem o poder de transformar vidas, e essa oficina é uma porta de entrada para aqueles que desejam se aventurar nesse universo. Estamos empenhados em proporcionar uma experiência enriquecedora e acolhedora para todos os participantes, promovendo a arte e a inclusão de forma cada vez mais ampla e significativa", complementa Daniel.

"Ela [Evelyn] está com a gente há muitos anos e tem um potencial muito grande. Eu sinto que ela tem pouca oportunidade, né? Ela sente isso também. Então a gente queria proporcionar algo diferente para ela. Então ela vai receber por isso como os outros professores", explica Daniel.

Escola de Teatro Adote

Para jovens e adultos, a Escola de Teatro Adote oferece cursos específicos para atores aos sábados e domingos, com técnicas de renomados mestres como Meisner, Chekov e Stella Adler. O curso para atores e não atores, disponível em horários variados, explora temas como comunicação, criatividade, estudo de cena e conceitos de Stanislavski. Para as crianças de 7 a 12 anos, a escola oferece um curso de iniciação às quartas-feiras.

Além dos cursos, a Adote proporciona oportunidades de casting para curtas-metragens, como o longa "Me Deixe Ficar". Sob a liderança de Daniel Smidt e Beth Terras, a escola é conhecida por espetáculos de sucesso, como "Boca de Ouro" e "O Beijo no Asfalto", e pelo sarau beneficente SARAGUÁ.

Com professores como Beatriz Bergler, Iago Arimura e Giovanna Zottino, a Adote oferece certificação de conclusão, portal do aluno e um portfólio diversificado de atividades, tornando-se o local ideal para desenvolver talento e paixão pela arte teatral.

As aulas da oficina estão previstas para começar em agosto de 2024 e ocorrerão todas as terças-feiras, das 19h às 20h30. O curso abordará técnicas de expressão corporal, voz, improvisação e interpretação, fundamentais para o desenvolvimento artístico dos participantes.

Para mais informações entre em contato pelo WhatsApp (67) 98117-9379

Assine o Correio do Estado

 

AGENDA CULTURAL

Viva o Rock!

No fim de semana do Dia do Rock, a celebração vai além da data oficial, neste sábado, e já começa hoje, com Coquetel Blue e Leca Harper no novo endereço da Cervejaria Canalhas; samba, reggae e filme com Scarlett Johansson também são opções

12/07/2024 10h00

A banda de thrash metal toca, de graça, na Plataforma Cultural, neste sábado, logo após a projeção de estreia do documentário

A banda de thrash metal toca, de graça, na Plataforma Cultural, neste sábado, logo após a projeção de estreia do documentário "Barulho do Mato" Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Tem festival, tem filme inédito e lançamento de videoclipe, tem exposição e tem bandas de diversos estilos do gênero na agenda da Capital para celebrar o Dia do Rock. A data oficial é amanhã, mas a sonzeira dos roqueiros já ocupa vários espaços de Campo Grande a partir de hoje.

Na Cervejaria Canalhas, por exemplo, são duas atrações nesta sexta-feira, marcando a estreia do novo endereço da casa especializada em cervejas artesanais.

A Canalhas passa a funcionar na Rua Oceano Atlântico, nº 99, Chácara Cachoeira, e recebe hoje os shows da banda Coquetel Blue e de Leca Harper, acompanhada da banda Cozinha Cabeluda, com entrada franca até as 20h. Leca também está lançando hoje o videoclipe da canção “Feriados”, que é produzido pela RedBurn e traz, na gravação da faixa, feras como Gabriel de Andrade, Zé Fiúza e Renan Nonato. Quem toca por lá amanhã é o grupo Codinome Winchester, com ingressos pelo Sympla.

METAL NA PLATAFORMA

Na Plataforma Cultural, a banda de thrash metal Katastrofe faz show grauito, amanhã, marcando o lançamento do média-metragem “Barulho do Mato”, de Lucas Arruda e Mariana Sena, com projeção no mesmo local, a partir das 19h.

O documentário investiga as origens do heavy metal em Campo Grande e traz preciosos depoimentos de membros de bandas pioneiras, como Alta Tensão, Necroterium e Sacrament, além do Kastastrofe.

Outra banda veterana do rock é tema de “Noites em Claro – Palavras do Bando do Velho Jack”, de Gabriela Dias. A pré-estreia para convidados é hoje, no Espaço Energia (Av. Afonso Pena, nº 3.901, Jardim dos Estados). Amanhã, o documentário será lançado para o público no Shopping Bosque dos Ipês, às 19h, com direito à exposição Rock Cine.

PEDRADA

Neste sábado também acontecerá o Pedrada Sunset Rock Festival, no Sunset Growler Station, nos Altos da Afonso Pena, com abertura dos portões ao meio-dia e participação de cinco bandas: Haiwanna (rock nacional); Ana & Mais (indie rock); Hellora, com um rock clássico “lado B”; Lowdown (grunge); e a paulista Manchester Oasis Cover, revisitando o grupo britânico do irmãos Liam e Noel Gallagher, extinto em 2009. Ingressos por R$ 55 no terceiro lote pelo Sympla.

DIOGO E TON

Com sua mistura de black music e MPB, que já o fez dividir o palco com Milton Nascimento e Marina Peralta, entre outros nomes, Ton Alves faz o show de abertura de mais uma edição do MS ao Vivo, neste domingo, no Parque das Nações Indígenas, a partir das 17h. O EP “Bad in House” (2021) e o single “Nada em Comum” (2019), que o artista divide com Marina, são alguns dos destaques do repertório de Ton, conhecido tanto pelo vozeirão quanto como instrumentista.

“Pé na Areia”, “Alma Boêmia”, “Clareou” e “Sou Eu”, do seu repertório autoral, somam-se a canções do samba de roda da Bahia e outras de Arlindo Cruz, Chico Buarque, Zeca Pagodinho e Tim Maia no show de Diogo Nogueira, que entra em cena após Ton Alves.

O sambista carioca rende, ainda, homenagens ao pai, com “Espelho” (João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro), Cassiano (“Primavera”, de Cassiano e Silvio Rochael), Beth Carvalho (“Andança”, de Danilo Caymmi, Paulinho Tapajós e Edmundo Souto) e Gilberto Gil (“Aquele Abraço”). Faixas de “Sagrado”, mais recente álbum de inéditas do cantor, também estão previstas para a apresentação, que terá uma superbanda de 11 músicos.

REGGAE

Em Três Lagoas, a música de origem jamaicana é o destaque neste sábado, com a festa Fóreggae na Casa do Vô João, que marca a inauguração do Hostel Loft 67 House (Rua João Carrato, nº 1.122) e terá atrações locais – a banda Resistência e o DJ Roots – e de Campo Grande – o reggaeman Sandim e o Rockers Sound System – das 16h21min às 23h.

O espaço conta com uma minirrampa de skate e patins e os ingressos – R$ 25 no primeiro lote – estão disponíveis pelo site www.diango.com.br.

Quem não tiver como pegar a estrada, pode ainda tentar uma vaga na “van oficial” da produção do evento, que sai de Campo Grande neste sábado: R$ 200 por pessoa, com direito a hospedagem, ingresso, café da manhã e retorno à Capital no domingo. Mais informações: (67) 99239-6078/99154-9029.

PRAÇA BOLÍVIA

No domingo, em mais uma edição do Praça Bolívia, também tem rock, com mais um show da Coquetel Blue, de Lua e os Cometas e de Os Walkírias, além de outras atrações musicais: bandas Canela, Barganhas, O Tal do Forró, Brisa do Mato, Beca e Gaia; a cantora Lucy; e a dança de Lisa Lima. Das 9h até as 14h. Na Vila Nova Ipanema, bairro Santa Fé, entre as ruas das Garças, Barão da Torre, Aníbal de Mendonça e Dias Ferreira. Grátis.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).