Depois do difícil período pandêmico, que inclusive inspirou seu último livro de poesia, o psiquiatra e escritor Marcos Estevão dos Santos Moura, recentemente empossado na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), decidiu reunir histórias do dia a dia em um livro de contos com abordagem leve e bem-humorada. “Um Vivo Entre os Mortos” será lançado hoje, a partir das 19h, no Katarina Coffee & Tea.
“Na poesia abordei muito um lado triste da época, já nos contos quis algo mais alegre, mais cômico, talvez para amenizar um pouco essa situação, já que a escrita era meu refúgio durante esse período”, explica Moura.
O título do livro faz referência a um dos contos favoritos do autor que estão na obra, baseado em uma história que ele ouviu de um paciente e amigo. “Vou transformar isso em um conto”, prometeu ele, à época, mas infelizmente o responsável pela inspiração acabou falecendo por conta de um infarto antes de poder ver a história publicada.
“O conto ficou como uma homenagem a essa pessoa. O fato de ele não poder ter visto o texto pronto me moveu a ponto de escolhê-lo como título do livro. Talvez as pessoas pensem que é uma história de terror, mas isso é só para gerar curiosidade, o livro é muito bem-humorado”, detalha o autor.
Seguindo por essa linha de reunir histórias leves, bem-humoradas e até cômicas, os contos têm como tema fatos e situações do dia a dia observados pelo escritor. A escrita se tornou uma prática quase que diária para o psiquiatra, um escape da rotina por vezes pesada no consultório, mas ele afirma que o hábito vem desde a adolescência.
O PRIMEIRO
“As pessoas gostam de contar e de ouvir histórias, por que não colocar essas histórias em contos? A visão consciente, objetiva, não produz arte, mas a visão subjetiva, que está dentro da gente”, define. “Parece que, quando você se programa para contar histórias, elas vão saindo, vão aparecendo no papel”, completa.
Esse é o primeiro livro de contos de Marcos Estevão, depois de seis outras obras de poesia e de enfoque técnico, relacionadas à sua área de atuação na psiquiatria. Foram três anos de trabalho na produção dos contos, com inspiração em nomes como Luis Fernando Verissimo e Machado de Assis, que o autor classifica como suas maiores referências nessa área.
“Sempre gostei muito de conto, desde criança, porém não achava que fosse capaz de produzir nessa área. Mas a arte é diversa, quando você percebe, tem condições de fazer muitas coisas. Sair da poesia para o conto foi muito surpreendente, gostei muito”, finaliza.
SAIBA
O livro “Um Vivo Entre os Mortos”, do psiquiatra e escritor Marcos Estevão dos Santos Moura, titular
da cadeira nº 24 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), publicado pela Life Editora, será lançado hoje, dia 9 de agosto, a partir das 19h, no Katarina Coffee & Tea, que fica na Rua Chaadi Scaff, nº 762 – Itanhangá Park. Entrada gratuita.


Felipa Araujo Coimbra e Edson d’Alcantara Rodrigues Coimbra, que comemoram 57 anos de casamento neste domingo


