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Meu top 5 dos filmes de Tom Cruise

A missão de escolher "apenas 5" é ingrata e vai gerar polêmica, mas foi lançado o desafio

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Por Ana Claudia Paixão

Para se falar de uma missão impossível, basta tentar listar os melhores filmes de Tom Cruise, que há 41 anos é a maior estrela de Hollywood. É um desafio hercúleo.  

Há uma teoria de que 80% do talento de uma estrela (alguns argumentam ser até 90%) é saber escolher seus projetos. 

Se for assim, Tom Cruise é (quase) impecável nas suas opções. Mesmo seus poucos derrapes em geral têm uma origem justificável. 

Por exemplo, A Lenda o uniu a Ridley Scott, que dirigiu o filme. 

O musical Rock of Ages foi um mega sucesso na Broadway com um ensemble cast que poderia ter dado certo, sendo que o ator não pode ser responsabilizado sozinho pelo fracasso. 

Os filmes românticos, como Encontro Explosivo ou Um Sonho Distante poderiam sugerir que ele não segura comédias ou dramas voltados para um público feminino, mas Jerry Maguire e Cocktail fizeram sucesso para contradizer a teoria.

Embora seja efetivamente em produções de ação que costume brilhar sem competição, com franquias como Missão Impossível, Jack Reacher e Top Gun, o foco de Tom Cruise sempre foi o de trabalhar com os melhores do mercado, para entregar o melhor. Essa estratégia, mesmo com críticos questionando sua versatilidade como ator, é campeã. 

Sua disciplina lendária, sua assinatura de fazer pessoalmente o máximo que puder das cenas de ação, sua educação e paciência com jornalistas e fãs, mostram que o ator alcançou o equilíbrio perfeito entre fama, trabalho e diversão. 

E não se desculpa por quem não gosta de sua forma de viver e trabalhar. Aos (quase) 60 anos, ele tem direito e razão, não é?

Voltando ao desafio de eleger os 5 melhores filmes de Tom Cruise, se dividíssemos em décadas ajudaria, mas aqui a ousadia é ser ampla. 

Com uma filmografia de mais 40 filmes, sendo metade deles facilmente apontadas como “clássicos”, quase desisti. Sabendo que cada um tem a sua lista (A Rotten Tomatoes tentou ranquear todos, minha lista diverge justamente no topo) aqui vão os 5 melhores filmes de Tom Cruise e que estão nas plataformas no Brasil..

5- Trovão Tropical  

 

É apenas uma ponta de poucos minutos, com fãs originalmente só descobrindo que se tratava de Tom Cruise nos créditos, mas hoje certamente Les Grossman é uma de suas personagens mais icônicas. 

Tanto que ainda há rumores e desejos de spin off, e o ator topou subir nos palcos caracterizado como Les em uma entrega do VMA. 

A concepção visual da personagem é sua, foi Tom que brigou para estar gordo, careca, com mãos gigantes e suando. 

A dança também é 100% invenção sua. A veia cômica do astro ficou eternizada nas telas. O filme está no acervo da Amazon Prime Video, no Brasil.

4- Magnólia

 

Mais um filme no qual Tom faz parte do “ensemble”, com uma participação de minutos, mas, tão essencial e forte que mereceu a indicação ao Oscar. Frank T. J. Mackey é uma das personagens politicamente mais incorretas das telas, uma surpresa que um astro tão ciente de sua imagem pública como Tom Cruise tenha topado fazer. 

Machista, abusivo e até criminoso, Mackey é o que nós mulheres chamamos de um nojo. 

Havia um paralelo pessoal da relação da personagem que reflete o que o ator viveu com o próprio pai, por isso não é surpresa que ainda seja a sua melhor atuação dramática, por isso precisa estar no topo. Para assistir, o filme está no acervo do Telecine/ Globoplay.

3- Top Gun: Maverick

 

O filme vai estrear está pronto para os cinemas desde 2019, com lançamento previsto para 2020 e só sendo liberado agora em 2022, para que seja visto nas salas de projeção. 

Ele entra no ranking também para representar seu original, Top Gun – Ases Indomáveis, de 1986, que fez de Tom Cruise o ator mais rentável e famoso de Hollywood desde então.

Pete “Maverick” Mitchell é a persona ao qual mais associamos o ator como imaginamos que seja fora das telas: ousado, complicado e talentoso. 

Volta 36 anos depois, para ainda lidar com seu passado, mas agora com um Tom Cruise no comando e domínio de narrativas, por isso a unanimidade da crítica em colocar Top Gun de novo, bem, no topo. 

A sequência só deve chegar às plataformas digitais no final de 2022, mas o filme original de 1986 está na Starplus.

2- Jerry Maguire

 

A comédia romântica de Cameron Crowe coloca Tom Cruise em dos papéis mais doces e complexos de sua carreira. Tom, que nem foi a primeira opção para o papel, está impecável em todas as cenas, divertido e emocionante com iguais medidas. Também foi indicado ao Oscar, perdendo para Geoffrey Rush em Shine.

São tantas falas e cenas clássicas, que Jerry Maguire rendeu a Tom Cruise o crédito de um anti herói moderno, que agrada a todos os públicos e certamente merece ser chamado de “clássico”. Jerry Maguire está disponível no Starzplay.

1- A franquia Missão Impossível

 

Estou roubando, claro, ao juntar “todos” em uma posição, mas nem mesmo Tom Cruise vislumbrou em 1996, quando adquiriu os direitos da marca da ex-série de TV, que teria em suas mãos ouro tão puro. Ethan Hunt é o melhor espião em resposta a James Bond no cinema americano (sim, Jason Bourne também merece ser elogiado, mas não está há 24 anos quebrando recordes de bilheteria como Ethan). 

Antes mesmo de iniciar a parceria vencedora com Christopher McQuarrie, em 2015, foi em 2006, 10 anos depois do primeiro filme, que Tom trouxe com precisão elementos pessoais da vida de Ethan Hunt para a trama, permitindo uma virada emocional para personagem que é divertida, trágica e cômica nas medidas certas. 

Desde então, impossível passou a ser encontrar falhas no filme que é perfeito entretenimento e reinventou o astro de ação mais velho.

Sim, Tom Cruise parece ter uns 15 anos a menos e nada sugere que Ethan Hunt se mantenha nas bilheterias por outras décadas, passando a ser a personagem mais importante e emblemática da filmografia do astro. Merecidamente. Para ver todos os filmes, quem assina Starplus pode aproveitar um binge.

Estão de fora da lista os filmes que Tom fez para trabalhar com seus ídolos, como A Cor do Dinheiro (Paul Newmann e Martin Scorcese); Rain Man (Dustin Hoffmann); Nascido em 4 de julho (Oliver Stone); Minority Report e A Guerra dos Mundos (Steven Spielberg); Dias de Trovão (Robert Duvall); De Olhos Bem Fechados (Stanley Kubrick); Leões e Cordeiros (Meryl Streep e Robert Redford); A Firma (Gene Hackman) ou Questão de Honra (Jack Nicholson), entre outros. Nem mesmo sua ousadia em A Entrevista com Vampiro, que o colocou dividindo a tela com Brad Pitt, pôde ser mencionado. Talvez a lista mais fácil seja quem pensar em quem ainda falta trabalhar com Tom Cruise por que ele sempre trabalhou com os melhores entre os melhores. 

E me diz, qual seria o seu ranking?

DE GRAÇA E NA RUA

2º Campo Grande Jazz Festival

15/12/2025 11h30

Felipe Silveira e Daniel Dalcantara

Felipe Silveira e Daniel Dalcantara Montagem / Divulgação

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Após uma primeira edição histórica em 2024, com apresentações em terminais de ônibus e no Armazém Cultural, onde, inclusive, a Urbem conheceu Ryan Keberle, o Campo Grande Jazz Festival deste ano se volta exclusivamente para espaços a céu da capital sul-mato-grossense com grande circulação de pessoas.

É a edição “rua” do festival, que acontece de quarta-feira a domingo, levando o jazz para o cotidiano da população campo-grandense.

A programação vai contar com uma série de cinco jam sessions, sendo três em terminais de ônibus, uma na Rua 14 de Julho (esquina com a Avenida Afonso Pena) e uma na Avenida Calógeras, próximo à Plataforma Cultural.

Sob a condução do produtor musical Adriel Santos, intercâmbios criativos unirão músicos experientes da cena local e nacional, explorando a espontaneidade do jazz tradicional e proporcionando encontros musicais de grande importância para o cenário musical sul-mato-grossense.

Felipe Silveira e Daniel DalcantaraFoto: Divulgação

“O festival busca promover a inclusão cultural, contribuir para o bem-estar social e fortalecer o sentimento de pertencimento e identidade cultural da comunidade de Campo Grande. O jazz misturado ao tecido urbano é uma aposta estética e um jeito de levar a experiência musical para onde as pessoas estão”, afirma o músico e coordenador do evento.

Nos terminais de ônibus, o festival propõe intervenções musicais descontraídas e cheias de vigor, desconstruindo a rotina e oferecendo uma experiência inesperada a trabalhadores, estudantes e todos que passam por ali.

Felipe Silveira e Daniel DalcantaraDaniel Dalcantara (SP) - Foto: Divulgação

A música emerge em meio ao fluxo, democratizando-se para um público diversificado que, muitas vezes, não tem a oportunidade de frequentar eventos culturais com ingresso pago.

“Essa estratégia de levar o Campo Grande Jazz Festival para os espaços urbanos reflete um compromisso firme com a democratização do acesso à cultura e a ressignificação dos espaços públicos”, reforça Adriel Santos.

>> Serviço

Programação

Quarta-feira – às 17h30min,
no Terminal Bandeirantes, com Bianca Bacha, Gabriel Basso, Ana Ferreira, Adriel Santos e Junior Matos.

Quinta-feira – às 17h30min,
no Terminal General Osório, com Juninho MPB, Junior Juba, Matheus Yule e Leo Cavallini.

Sexta-feira – às 17h30min,
no Terminal Morenão, com Adriel Santos, Gabriel Basso e Giovani Oliveira.

Sábado – às 17h30min,
na Praça Ary Coelho (R. 14 de Julho com Av. Afonso Pena), com Felipe Silveira (SP), Daniel D’Alcantara (SP) e artistas da cena local do jazz.

Domingo – às 17h30min,
na Av. Calógeras (em frente à Plataforma Cultural), com
Felipe Silveira (SP), Daniel D’Alcantara (SP) e artistas da cena local do jazz.

ENTREVISTA COM BIANCA

"A fauna pantaneira é a base musical das nove composições de 'Pantanal Jam'"

Cantora Bianca Bacha, da Urbem, fala como a paisagem natural de Miranda afetou o processo de criação e gravação do segundo álbum da banda, sobre a diferença entre o canto com letra e as vocalizações que são a sua marca e anuncia projetos nos EUA e Espanha

15/12/2025 11h00

A cantora Bianca Bacha se prepara para mais uma gravação na Fazenda Caiman, em Miranda, em junho deste ano

A cantora Bianca Bacha se prepara para mais uma gravação na Fazenda Caiman, em Miranda, em junho deste ano Divulgação / Alexis Prappas

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ENTREVISTA COM BIANCA

Recuperando para o leitor: como se deu a oportunidade do encontro e da parceria com o Ryan para o projeto do álbum “Pantanal Jam”?

Conhecemos Ryan Keberle no Campo Grande Jazz Festival [em março de 2024] e com ele tivemos uma troca musical instantânea. Tocamos juntos em um show no Sesc [Teatro Prosa] em setembro de 2024 e, a partir de lá, tivemos a certeza de que ainda faríamos muita música juntos.

No Pantanal, onde Ryan esteve pela primeira vez durante as gravações, ficou nítido que ele conseguiu transpassar para o repertório o encantamento que ele estava vivendo em meio a toda aquela natureza.

É o segundo disco, nove anos depois de “Living Room”. O que “Pantanal Jam” representa para a Urbem?

Este projeto é o nosso território sonoro: onde a música que criamos se entrelaça à natureza que nos guia em forma de jam. Na música, uma jam significa um encontro musical sem aviso prévio, as coisas vão acontecer ali na hora, portanto, o inesperado é bem-vindo e, com ele, você improvisa.

Qual seria o conceito geral do álbum?

O conceito do álbum nasce da escuta profunda da fauna pantaneira. Os cantos dos pássaros, o esturro da onça e os sons das águas e dos ventos não são efeitos nem pano de fundo: são a base musical das nove composições. A natureza atua como um músico a mais na banda de jazz, dialogando conosco em frases de pergunta e resposta.

Sandro Moreno registrou esses sons in loco, mergulhando no Pantanal para captá-los com precisão. Depois, analisou esse vasto material para identificar melodias, ritmos e motivos que se tornariam a essência das composições.

E, para fechar o ciclo, o álbum também foi gravado no coração do Pantanal. Com geradores a gasolina e um estúdio móvel, nós, a Urbem e o trombonista Ryan Keberle, levamos a música para o ambiente que a inspirou. E ali criamos, novamente in loco, em plena natureza selvagem.

Que tipo de referências buscaram para os arranjos, as sonoridades e as texturas?

Toda a referência e textura do álbum “Pantanal Jam” nascem dos próprios sons do Pantanal. A imersão no território e a escuta atenta transformaram cantos de pássaros, esturros, movimentos da água e vozes da mata em matéria-prima musical.

Cada faixa traduz essa convivência direta com a fauna e seus ritmos naturais, convertendo sons de bichos em música. Viva, orgânica e profundamente enraizada na paisagem pantaneira.

Isso está bastante perceptível. Os sons e toda a atmosfera do Pantanal atravessam o mood e talvez a própria concepção dos temas. Pode comentar um pouco mais sobre essa presença de elementos da natureza – e dessa natureza tão singular de MS – na criação de vocês?

A fauna, a luz, o silêncio amplo, os ventos, os cantos e até os vazios típicos da paisagem pantaneira influenciam diretamente a forma como criamos. É como se o ambiente nos orientasse musicalmente: às vezes guiando uma melodia, às vezes sugerindo um pulso, às vezes impondo uma pausa.

Esse encontro com a natureza não é decorativo, é estrutural. Ela atravessa tudo, o gesto musical, o espírito do disco e a maneira como a banda se relaciona com o som.

No “Pantanal Jam”, a paisagem não é cenário: é presença, é voz, é parceria criativa. É música.

A cantora Bianca Bacha se prepara para mais uma gravação na Fazenda Caiman, em Miranda, em junho deste anoFoto: Divulgação / Alexis Prappas

Onde exatamente estiveram e gravaram? E quando foi?

As gravações foram feitas na Fazenda Caiman, em junho deste ano, num cenário que não poderia ser mais inspirador. Foram escolhidas pela produtora três locações diferentes, e para cada uma delas, três músicas.

A cantora Bianca Bacha se prepara para mais uma gravação na Fazenda Caiman, em Miranda, em junho deste anoFoto: Divulgação / Alexis Prappas

Com uma equipe ultraprofissional que trouxe segurança e leveza para uma gravação ao vivo numa condição completamente inusitada.

E quanto ao repertório? Como chegaram às nove canções do disco?

Entre as composições, temos duas músicas do Paulo Calasans [“Swingue Verdejante” e “Suspiro da Terra”], um dos maiores produtores, arranjadores e instrumentistas do País, além de duas canções do Ryan Keberle junto com Sandro Moreno [“Paisagem Invertida” e “Entre Folhas”] e cinco composições nossas [“Espiral”, “Pluma”, “Voo Curvo”, “Barro” e “Canção do Ninho”].

Penso que o Pantanal é experimentado de um jeito bem particular por cada pessoa. Como é para você? Como aquele ambiente lhe toca e eventualmente interfere no seu jeito de cantar?

Tudo ali era extremamente inspirador. Dormir e acordar naquele lugar por alguns dias já me fazia até respirar de jeito diferente, com menos pressão e mais imersão.

Isso com certeza influenciou no jeito de cantar. Porém, o mais impressionante era saber que estava gravando um disco com toda aquela fauna ao redor, um jacaré no lago ao lado e uma onça a alguns quilômetros.

Embora domine há duas décadas o canto com letra e muitas vezes cante dessa forma em apresentações ao vivo, na Urbem, você investe sempre nos vocalizes e scats.

Todas as músicas do álbum “Pantanal Jam” usam a voz como instrumento, ou seja, não há letras nas músicas. Além de ser uma característica jazzística, esse estilo de canto se aproxima mais do cantar dos pássaros, a busca por seus fonemas e emissões.

Cada música exige uma altura e um escolher apropriado de sílabas que encaixem com a afinação e a expressão.

Adoro o canto com letras. Ali você tem palavras, interpreta, coloca ênfases. É até uma emissão de voz diferente. Só que comecei a me encantar com o mundo do jazz e toda essa coisa do canto que não usa palavras, o vocalize. E comecei a ouvir cantoras que cantam assim.

Tatiana Parra [cantora, compositora e professora paulistana] canta assim, nossa, de um jeito maravilhoso. A [portuguesa] Sara Serpa também. Tem também as divas mais antigas que faziam mais questão de improviso, o scat singing.

O canto sem palavra é muito desafiador porque ele é mais cru, mostra mais imperfeições de respiração, de emissão, de escolha de sílabas. E é muito improvisado. Porque a cada dia você pode usar uma sílaba diferente, pode caracterizar de uma outra forma.

Num dia vou fazer “u”, no outro dia posso fazer “a”, no outro posso fazer “e”. E você tem que descobrir ali, numa forma você com o seu corpo. E além de ter o desafio de você demonstrar o interpretar com emoção sem ter palavras.

Então é muito jazz [risos]. E acho muito bonito. Sempre vai ser um desafio. Sou com o meu corpo, com as palavras que eu escolho, que nem sempre são pensadas.

Claro que tem uma questão técnica de que o “i” você vai mais para um agudo, no “u” também; nos graves, você vai para outras escolhas, as consoantes também interferem. Gosto muito de passear pelas duas áreas. Tanto a área da interpretação com letra quanto a área dos vocalizes e texturas.

E Nova York? Pode contar um pouco sobre a recente temporada de vocês por lá?

O “Pantanal Jam” foi lançado em novembro deste ano com um show memorável em Nova York, durante a feira internacional de turismo Visit Brazil Gallery [na Detour Gallery], e a recepção foi extraordinária.

Pessoas do mundo inteiro, agentes de turismo, diretores da National Geographic, fotógrafos de natureza e profissionais de diversas áreas assistiram ao show com atenção absoluta.

Desde a primeira música, compreenderam nossa proposta e permaneceram maravilhados até o fim. Foi um momento histórico para Mato Grosso do Sul e para a arte sul-mato-grossense.

Esse resultado só foi possível graças ao apoio total da Fundtur e do seu diretor-presidente, Bruno Wendling, que acreditou no projeto desde o início e se comprometeu a nos apoiar tanto nas etapas de captação no Pantanal quanto no lançamento em Nova York. Além disso, segue impulsionando a campanha contínua de apresentar o “Pantanal Jam” ao mundo.

E faz sentido: ouvir o Pantanal desperta o desejo de visitá-lo, conhecê-lo e preservá-lo. O projeto reúne arte, natureza, conservação, turismo e toda a beleza única do nosso bioma, uma combinação que emociona e conecta o público global ao coração do Pantanal.

Além do álbum que já está lançado em todas as plataformas, temos uma série de vídeos das nove músicas e um minidocumentário.

Quando teremos shows da Urbem? Quais os próximos passos e projetos da banda?

A Urbem se sente profundamente entusiasmada em seguir os passos de Manoel de Barros, da família Espíndola, de Guilherme Rondon, Paulo Simões, Grupo Acaba, Geraldo Roca e tantos artistas que sempre beberam dessa fonte primária que é o Pantanal, transformando-a em arte para o mundo.

Recentemente, pesquisadores de Harvard e professores da UFMS colheram sons do Pantanal [pelo projeto Pantanal Sounds, que conta, entre outros, com nomes como o do violoncelista e professor William Teixeira], e esse movimento nos inspirou a ir a campo gravar os sons pantaneiros e a fazer composições dentro da nossa linguagem jazzística, incorporando esses registros naturais ao nosso modo de compor e evidenciando em música as belezas pantaneiras.

Temos planos de retornar aos Estados Unidos em breve e estamos em diálogo com a Embaixada do Brasil em Barcelona, onde palestraremos em março.

Além disso, a Urbem participará do Campo Grande Jazz Festival de Rua, no dia 21 de dezembro [neste domingo], em uma jam session com músicos locais e de São Paulo.

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