Correio B

parada cardíaca

Morre aos 68 anos, o cantor sertanejo José Rico, que fazia dupla com Milionário

Ele fez dupla sertaneja com Milionário, uma das mais conhecidas do Brasil

G1

03/03/2015 - 14h45
Continue lendo...

Morreu nesta terça-feira (3) o cantor sertanejo José Rico, 68, da dupla com Milionário. Ele estava internado desde segunda-feira (2) no hospital Unimed, de Americana (SP), cidade onde morava. Segundo o boletim médico, ele teve insuficiência do miocárdio, seguido de parada cardíaca.

O velório está marcado para esta terça-feira, a partir das 21h, na Câmara Municipal de Americana, de acordo com a funerária Americana.

"O maior de todos se foi... O mito, a melhor voz desse país! Meu coração está despedaçado... Muito muito triste. Obrigada por tudo, Zé Rico! Me sinto privilegiada de ter convivido um pouco com você!", escreveu a assessora.

"José Rico Alves dos Santos foi internado hoje de manhã em Americana (SP) com complicações no coração, rins e joelho e não resistiu", diz a página da dupla no Facebook. 

Biografia

As Gargantas de Ouro

Conhecidos com a alcunha de "As gargantas de Ouro do Brasil", contam com 28 discos gravados desde 1973, e dois filmes, Na Estrada da Vida, de 1980, e "Sonhei com você", de 1989.

A música lendária

A música Estrada da Vida, de autoria de José Rico em 1978, tornou-se lendária, entitulando até o filme, onde Milionário e José Rico atuam, interpretando eles próprios. A simpatia de Jose Rico pelos mais variados estilos musicais como a gaúcha, mexicana, paraguaia e cigana dotou essa dupla de um estilo caracteristico e inconfundível. O uso de instrumentos como harpas, trompetes e em especial o acordeon, demonstraram esta miscigenação e riqueza musical.

José Rico

José Alves dos Santos, o José Rico, nasceu em São José do Belmonte, estado de Pernambuco no dia 29/06/1946. Por ter sido criado na cidade de Terra Rica, no estado do Paraná desde os dois anos de idade, acabou adotando, e registrando em Cartório, o nome José Rico Alves dos Santos, em alusão à cidade paranaense onde viveu sua infância. O apelido foi inventado por um padre, ainda durante a infância de José Rico.

A formação da dupla

O filme Na Estrada da Vida relata que assim que se conheceram já foram chamados para apresentarem-se em um circo. Foi o início da vitoriosa trajetória de Milionário e José Rico.

O primeiro LP

A dupla gravou, em 1973, seu primeiro LP, pela Continental/Chantecler, com destaque para as músicas "Inversão de Valores" (Prado Júnior - João Armando Perrupato), "De Longe Também Se Ama" (José Rico - Jair Silva Cabral), "Paraná Querido" (Paulinho Gama - Goiá) e "Coração de Pedra" (Belmiro).

Aparecida, a Chefe

No filme Na Estrada da Vida, há um relato interessante. A dupla foi até o Santuário de Aparecida, e, ao entrarem na Igreja, pediram para que a Santa se tornasse a "Chefe", para que a "Padroeira do Brasil" fizesse com que as pessoas compreendessem a música da dupla, que falava de amor, natureza, do povo, e como eles não tinham nada para oferecer à Santa, deixaram um disco no altar como presente. O Padre, ao deparar-se com o disco, imaginou que, quem o tinha deixado na Igreja não precisava de nada, pois não havia nem um bilhete com pedido à Santa, e um garoto que acompanhava o Padre disse que a dupla deveria ser podre de rica, a julgar pelo nome, então o Sacerdote mandou entregar o disco na rádio de Aparecida para que os programadores vissem se o mesmo poderia ser aproveitado. O locutor, ao ouvir, gostou e resolveu tocar o disco, e então os ouvintes começaram a escrever para a rádio para que tocasse o disco. A partir desse momento, Nossa Senhora Aparecida já era a "Chefe" da dupla, que começou a emplacar um sucesso atrás do outro, gravando um disco atrás do outro, tornando-se a dupla que o Brasil conhece tanto.

O volume 2

No entanto, após o sucesso alcançado com o primeiro LP, Milionário e José Rico já haviam sido contratados pela Continental/Chantecler, gravadora que acabou sendo responsável pela quase totalidade dos discos da dupla. E em 1975, gravaram o Volume 2, intitulado "Ilusão Perdida" que é, por sinal, o disco preferido do Milionário! Destaque para "Ilusão Perdida" (Milionário - José Rico) e "Dê Amor Para Quem Te Ama" (José Rico - Peão Carreiro).

Vieram depois, o Volume 3, intitulado "Livro Da Vida", em 1976, e o Volume 4, com o título de "As Gargantas De Ouro Do Brasil", em 1977, e o sucesso da dupla cada vez era maior. E ainda no mesmo ano de 1977, eles conheceram a consagração definitiva, com o estrondoso sucesso da Canção Rancheira "Estrada da Vida", de autoria do próprio José Rico, que foi faixa-título do LP Volume 5 (capa do LP acima e à direita), e é sem dúvida, o maior sucesso da dupla.

Estrada da vida - o filme

A música "Estrada da Vida" proporcionou a venda de mais de dois milhões de cópias e originou o roteiro do filme Na Estrada da Vida, baseado na própria vida dos integrantes da dupla e dirigido por Nelson Pereira dos Santos, onde Milionário e José Rico interpretam eles próprios.

Com sucesso enorme em todo o Brasil, o filme Na Estrada da Vida conquistou o primeiro lugar no Festival Internacional de Filmes de Brasília e foi vendido para diversos países, inclusive a China. Milionário e José Rico foram convidados pelo Governo Chinês a se apresentarem naquele país no ano de 1985, uma excursão que durou um mês, num Intercâmbio Cultural, no qual a dupla foi mostrar sua música para o "outro lado do mundo".

 

Diálogo

Comentários fortíssimos dão conta de que vento estaria, parafraseando... Leia na coluna de hoje

Por Ester Gameiro ([email protected])

18/12/2024 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Fabrício Carpinejar - escritor brasileiro

Agradeço meus limites. 
Não me suportaria infinito. 
Os limites são vantagens”.

FELPUDA

Comentários fortíssimos dão conta de que vento estaria, parafraseando a ex-presidente Dilma Rousseff, sendo “estocado” e deverá ser liberado em 2025. Aliás, dizem até que será o “ano da ventania”, cujos estragos seriam imprevisíveis. Os mais precavidos estariam até mesmo passando creme hidratante nos tornozelos para receber conhecido “mimo eletrônico”. Ô louco!...

Diálogo

Documentário

Será hoje, às 19h, no Teatro Aracy Balabanian, a pré-estreia do documentário “Onde Estava Você”, que tem como tema o sentimento da população e suas impressões sobre momentos históricos como a criação, em 1977, e a implantação, em 1979, 
do estado de Mato Grosso do Sul.

Mais

A obra é do historiador Roberto Figueiredo (IM), com gravações da UCDB. Fausto Brites, Lenilde Ramos, Américo Calheiros, Marília Leite, Yara Penteado, Humberto Espíndola, Jonir Figueiredo, Gelásio Roque, Marisa Machado e Douglas Alves Silva foram os convidados para falar do tema.

DiálogoNeca Bumlai, Pedro Chaves dos Santos Filho e Terezinha Samways

 

DiálogoStella Jacintho

Na área

Dentro do PP, dois nomes estão sendo considerados como possíveis pré-candidatos, em 2026, a uma das vagas ao Senado. O engenheiro civil Ednei Marcelo Miglioli, atual secretário de Infraestrutura de Campo Grande, é um deles. O outro é o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Marcelo Bertoni, que, inclusive, estaria filiado ao partido. 

Pupilos

Famasul é a instituição que representa a força do agro de Mato Grosso do Sul e é filiada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. De suas hostes, foram projetadas para a política lideranças atuais, como o governador Eduardo Riedel (PSDB) e a senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (PP). A entidade foi constituída em 1977, fundada efetivamente em 1979, com assinatura da Carta Sindical pelo Ministério do Trabalho, e atualmente congrega 69 sindicatos rurais.

Chapa única

Está marcada para as 9h de hoje a eleição da nova Mesa Diretora do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul. Será durante a sessão plenária. Formam a chapa os conselheiros Flávio Kayatt (presidente), Jerson Domingos (vice-presidente) e Marcio Monteiro (corregedor-geral). Esse será o último ato do ano dessa Corte, pois, após a eleição, começará o recesso. A posse será
no dia 1º de fevereiro de 2025.

ANIVERSARIANTES

David Souza,
Marina Mazzini Thomaz,
Alexandre Augusto Brandes, 
Renata Potrich Dolzan,
Rubião Silva Ferraz,
Dr. Paulo de Tarso Rosa Delfini,
Antônio Koester,
Neusa Maria de Almeida Correia,
Daniela Lopes,
José Antonio Soares,
Moises da Silva Pereira,
Dirceu Roveda Deboni, 
Cleuvanir Barbosa de Lima,
Sônia Maria Penrabel Galhardo,
Elídio Morales,
Elisabete Garcia Gomes,
Leila Cristina Sabino Pinho, 
Marcelo dos Santos Felipe,
Alderi Dal Lago,
Maria Ângela Correia Lúcio,
Viviane Aparecida Lino de Almeida,
Helbert Basso, 
Maria Cândida Vieira Praxedes,
João Nelson Lyrio Filho,
Dr. Clério Pereira Ferreira, 
José Ferreira do Nascimento,
Bernardino Lopes,
Edna Batista de Carvalho da Silva,
Môrgana Gaspar do Valle,
Célia Sanches Nunes,
Aurea Cecília Villarinhos,
Wilian de Siqueira,
Régia Jussara Fagundes,
Amanda Rui Maia,
Laucídio Valdez de Barros,
Janete Isabel Galand de Bazan,
Cooracy Galdino,
Carlos Maurício Corrêa da Costa,
Edson Antunes,
Adalberto Ledesma dos Santos,
Thiago Vinicius Domingues,
Eloi de Lima,
Carlos Alexandrino de Arruda,
Tatiana Seda,
Zenaíde de Lemos Barroso,
Reinaldo Camacho Braga,
Tânia Maria Lima Miguel, 
Dra. Maria Isabel Dutra,
Jeane Gleice Camargo Barros,
Antonio Cezar Naglis,
Tiago Castriani Quirino,
Cleusa Benevides Gonçalves,
Zita Olinda Verçoza de Matos,
Cristiane Lopes Miranda,
Alaide de Castro,
Carlos Frederico de Souza Baís,
Flávio Pedra,
Maria Elipia Ferreira dos Santos,
Zuleika Freitas de Oliveira,
Renata de Oliveira Costa, 
José Gonçalves de Lima,
Hilde Brandão Souza Barbosa,
Elena Alves dos Santos,
Cristiane Borges Netto Medeiros,
Regina de Souza Vasco,
Anazuia Guedes Sá Earp,
Odive Soares da Silva,
Karina Gindri Soligo Fortini,
Flávia Correia Lima,
Lucy Chinzarian, 
Paulo Tadeu Klidzio, 
Edson Gonçalves de Aguiar,
Gisele Camargo de Oliveira,
Rosilene Rosa Valota,
José Carlos Crisostomo Ribeiro,
Flávio Antonio de Almeida,
Joaquim Guimarães Honorio, 
Daisson Saraiva,
Hilton Pereira Vargas,
Joanice Vieira Ramos,
Adenalcides Azevedo Silva,
Lindamir Fernandes Santos Ávila,
Ângela Maria de Jesus Gonzaga,
Josiley Costa de Oliveira Silva,
Ana Lúcia Pietramale Ebling,
Hilário Antonio Dalbosco,
Rosilda Ribeiro Rodrigues,
Clóvis Sylvestre Sant´Ana,
Antonio Cavalheiro Ocampos, 
Eduardo de Oliveira Mendes, 
Thaysa Cervantes Ennes,
Michelle Melo de Melo,
Rubens Dario Ferreira Lobo Junior, Valfrido Pereira do Prado,
Sirlena Aquino de Oliveira,
Roberto Tognoli Alves da Silva,
Eleonor Carvalho Lossio,
Higor Thiago Pereira Mendes,
Tobias Jacob Feitosa Gomes,
Wilton Cordeiro Guedes,
Ivan Corrêa Leite,
Jair Augusto de Almeida Lara,
Leila Benites Ricardo,
Jean Rodrigues Andrade,
Carlos Henrique Menezes,
Maria Júlia Ferreira Lemes,
Lorena Teixeira Bastos,
Mário Sérgio de Oliveira Barbosa,
Célia de Mattos Correia,
Conrado da Silva Mendes,
Liliane Assis Pereira,
Luma de Barros Souza.

*Colaborou Tatyane Gameiro

Campo Grande

Parada Natalina chega à Rua 14 de julho nesta terça-feira

Confira a programação da atração para os próximos dias

17/12/2024 13h30

Divulgação

Continue Lendo...

Parada Natalina, uma das principais atrações do Natal campo-grandense, retorna à Rua 14 de Julho às 18h30 da noite desta terça-feira, trazendo alegria ao público. Um dos destaques da apresentação é a Família Rena, que cativa crianças por onde passa.

A atração volta ao local na próxima quinta-feira (19), e nos dias 21 e 23 de dezembro, também às 18h30.

Para os próximos dias, a programação das paradas natalinas continua na Cidade do Natal, nos altos da Avenida Afonso Pena, levando ainda mais magia às noites de fim de ano.

Cidade do Natal

Nesta terça-feira (17), a Cidade do Natal oferece uma programação especial com a apresentação do Coral Canto em Campo, às 19h, que promete emocionar o público com canções natalinas. O local, que já se consolidou como ponto de encontro para famílias, segue com uma agenda repleta de atrações musicais e gastronômicas até o fim do mês.

Além das apresentações culturais, os visitantes da Cidade do Natal podem desfrutar de uma ampla diversidade gastronômica na praça de alimentação, com opções para todos os gostos e preços acessíveis, a partir de R$ 6. Entre as delícias oferecidas, destacam-se cupim soleado com mandioca, comida japonesa, opções veganas e diversos lanches.

City Tour de Natal

O City Tour de Natal segue com saídas da Cidade do Natal às 18h, 19h e 20h, oferecendo uma experiência completa para quem deseja conhecer mais da decoração natalina pela cidade. O tour acontece até o dia 30 de dezembro, exceto em dias específicos.

A Cidade do Natal funciona diariamente das 17h30 às 22h30, até o  dia 31 de dezembro. Confira a programação cultural para a semana no local:

Programação cultural

16/12 – Segunda-feira

  • Coral das Hosanas – 19h30

17/12 – Terça-feira

  • Coral Canto em Campo – 19h

18/12 – Quarta-feira

  • Edenis Music Inspiration - Otávio Neto – 19h30

19/12 – Quinta-feira

  • Coral e Orquestra Adoração (IEADMS) Maestro Paulo Silva – 19h

20/12 – Sexta-feira

  • Haywana – 19h30

21/12 – Sábado

  • Dany Cristinne – 19h30

22/12 – Domingo

  • Voz Mece – 19h30

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).