Mato Grosso do Sul é destaque na VIII Mostra Sesc de Cinema, a maior vitrine do cinema independente nacional. Três produções do estado foram selecionadas para compor a programação: o curta “Kuñange 18 Anos”, exibido no Panorama Brasil; “Enigmas do Rolê”, no Panorama Infantojuvenil; e “Metástase Iulik”, como Destaque Estadual.
Ao todo, foram escolhidas 48 obras nacionais, sendo 7 longas, 1 média e 40 curtas para serem exibidas em todo o país nas unidades do Sesc durante 1 ano, a partir de setembro.
Nesta edição, foram mais de 2.145 filmes recebidos na Mostra, um recorde de inscrições, com um aumento de 40% em relação ao ano de 2024. Destes, 60% são obras inéditas.
O curta “Kuñange 18 Anos”, de Marineti Pinheiro, retrata a força, a memória e a trajetória de luta das mulheres indígenas ao longo de 18 anos de mobilização e resistência.
Já “Enigmas do Rolê”, com direção de Ulísver Silva, no Panorama Infantojuvenil, conta a história de Andread, um estudante de física que propõe charadas a seus sobrinhos em troca de um presente. Ulísver usou elementos de sua própria experiência acadêmica, mostrando personagens que enfrentam vários desafios ao mesmo tempo que buscam a construção das relações familiares.
A edição de 2025 da Mostra, além do destaque na participação de Mato Grosso do Sul, também indicou crescimento da presença feminina na direção das obras: das 48 produções, 26 foram dirigidas ou codirigidas por mulheres.
Ao todo, foram destinados R$200 mil para o licenciamento das obras. Assim, será possível exibi-las durante um período de 12 meses em unidades do Sesc em todo Brasil, a partir de setembro. As produções podem ser exibidas de forma nacional ou em mostras regionais e estaduais, formando um repertório de 286 filmes.
As produções foram avaliadas por comissões compostas por especialistas convidados e técnicos do Sesc. Isso contribui para a valorização da diversidade estética e da temática do audiovisual brasileiro.
Mostra Sesc de Cinema
Criada em 2017, a Mostra Sesc de Cinema se consolidou como uma das principais iniciativas de fomento ao audiovisual independente no país. O projeto visa promover a produção cinematográfica brasileira, especialmente aquelas que não alcançam o circuito comercial de exibição.
É um espaço de lançamento e promoção de artistas e filmes brasileiros, priorizando produções independentes e obras que abordem temas relevantes para a cultura e a realidade do país. Desde sua criação, mais de 400 obras já foram licenciadas e exibidas em todo o Brasil.



