Além da decoração, música para ajudar no clima de Natal nas ruas do centro comercial de Corumbá. A banda de música Manoel Florêncio se apresentou na esquina das ruas Dom Aquino e Frei Mariano, nesta segunda-feira, 20 de dezembro, com canções do repertório natalino.
Com a banda caracterizada com gorros de Papai Noel, os músicos chamaram a atenção de quem a pé, de moto ou de carro descia a rua Frei Mariano. Para quem estava motorizado, uma pausa no semáforo e ganhava-se mais tempo para apreciar a apresentação.
Regida pelo maestro e professor José Carlos, a banda fez das apresentações natalinas nas ruas da cidade, uma tradição ao longo dos últimos anos. “Estamos sempre preparados para esse momento porque faz parte do calendário da cidade. O Natal é uma época festiva e a gente colabora com isso”, disse o maestro que destaca que oportunidades de estar próximo ao público sempre são uma boa experiência para os músicos.
Para a superintendente de Cultura de Corumbá, Heloísa Urt, o papel da banda nas festividades de final de ano é muito importante. “Ela ajuda a criar esse clima, esse espírito de Natal. A apresentação da banda é super importante, alegra as pessoas, esse é o objetivo: alegrar as pessoas”, disse ao Diário.
Do outro lado da rua, a música invadia o espaço e contagiava quem andava pelas calçadas. Foi o caso da senhora Maria do Carmo que, na companhia da netinha, Maria Eduarda, de 1 ano e três meses, curtia o repertório à sombra de um flamboyant.
“Estou achando muito lindo, uma emoção muito grande pra gente porque é uma lembrança dos entes queridos que comemoravam essa data junto com a gente. A música ajuda muito a criar esse clima, a lembrar, a festejar”, disse Maria do Carmo.
Além da Banda de Música Manoel Florêncio, estão acontecendo em várias partes da cidade, apresentações do grupo de street dance da Oficina de Dança e do Coral Cidade Branca.
Auto de Natal
Um dos momentos mais aguardados dentro da programação de final de ano na cidade é o Auto de Natal, representação teatral do nascimento de Jesus Cristo.
A apresentação está marcada para hoje, 21 de dezembro, a partir das 20 horas, em frente ao prédio da Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA). Participam da representação: os músicos da banda Manoel Florêncio, os bailarinos da Oficina de Dança, os artistas circenses da Cia. da Lona, o Coral Cidade Branca e atores da cidade. “A fachada do prédio do ILA, inclusive ganhou nova pintura para o momento”, comentou Heloísa Urt ao lembrar que a apresentação é aberta ao público que contará com cadeiras para assistir a encenação.
“Por isso é importante que as pessoas cheguem cedo para garantir lugares nas cadeiras. Quem não conseguir, pode assistir em pé mesmo”, disse ao reforçar que o importante é não perder a apresentação que acontece uma única vez ao ano.

Helio Mandetta e Maria Olga Mandetta
Thai de Melo


