Correio B

Nacional

Mutirão de cirurgias plásticas atenderá mais de 200 pessoas com fissura labial

Condição impacta não apenas a fala, mas também a nutrição, respiração e auto-estima

AGÊNCIA BRASIL

12/10/2015 - 14h07
Continue lendo...

Até a próxima sexta-feira (16), mais de 200 pessoas diagnosticadas com fissura labiopalatina em todo o país serão atendidas por meio de um mutirão de cirurgias reconstrutivas. A Campanha Nacional de Conscientização da Fissura Labiopalatina começa hoje (12), promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) em parceria com a Smile Train.

A expectativa é que pelo menos dez estados participem da ação – Ceará, Paraíba, Sergipe, Amazonas, Acre, Pará, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Estão previstas 70 cirurgias plásticas realizadas gratuitamente na Região Nordeste, 60 no Norte, 55 no Centro-Oeste, 30 no Sudeste e dez no Sul.

De acordo com a SBCP, a campanha tem como objetivo conscientizar a população e atender a uma demanda de pacientes que necessitam da intervenção reconstrutiva, contribuindo para diminuir a fila de espera pela cirurgia no Sistema Único de Saúde (SUS) e também para a formação de novos residentes no país.

A fissura labiopalatina é uma má formação do lábio superior que também pode atingir o céu da boca e resulta do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato enquanto o bebê está se formando na barriga da mãe. A condição impacta não apenas a fala, mas também a nutrição e a respiração, levando o paciente, em muitos casos, a uma espécie de isolamento social.

“Com um diagnóstico rápido, uma cirurgia que leva apenas 45 minutos e a devida assistência médica, é possível reverter esse quadro e dar a criança a oportunidade de ter uma vida sem limitações”, informou a Smile Train. Estima-se que, no Brasil, a cada 700 nascimentos, uma criança tenha fissura labiopalatina.

Veja abaixo a lista dos centros participantes da ação em todo o país:

- Fortaleza (CE)

Associação Beija-Flor FUNFACE

Hospital Infantil Albert Sabin

- Sobral (CE)

Santa Casa de Misericórdia de Sobral

- João Pessoa (PB)

Instituto de Fissura Labiopalatal da Paraíba

Hospital Arlinda Marques

- Aracaju (SE)

Hospital São José

- Manaus (AM)

Hospital Infantil Dr. Farjado

- Rio Branco (AC)

Fundação Hospital Estadual do Acre

- Marabá (PA)

Instituto Sorriso Legal

Hospital Municipal de Marabá

- Cuiabá (MT)

Hospital Geral Universitário de Cuiabá

- Brasília (DF)

Associação Brasiliense de Apoio aos Fissurados

Hospital Regional da Asa Norte

- São Paulo (SP)

Centro de Estudos e Pesquisas Defeitos da Face

Hospital Darci Vargas

- Rio de Janeiro (RJ)

Centro de Tratamento de Fissurados Labiopalatais

Hospital Municipal Nossa Senhora do Loretto

- Caxias do Sul (RS)

Hospital Circulo Operário Caxiense

Correio B

Ao lado de Corumbá, Ladário antecipará carnaval com três shows nacionais

Confira a programação

12/01/2025 14h20

Continue Lendo...

 

Sede de um distrito da Marinha desde 1873, Ladário influenciou diretamente a formação de uma forte comunidade carnavalesca com a presença de cariocas que colocou Corumbá no topo dos melhores carnavais do interior do Brasil. Com 23 mil habitantes, Ladário é um município minúsculo em relação a Corumbá, que tem 64 mil km², e uma peculiaridade: limita-se por todos os ângulos com a Capital do Pantanal, da qual foi bairro um dia.

Este ano, depois de tentativas de medir forças com a cidade vizinha, que evoluiu na passarela do samba em direção ao profissionalismo de suas dez escolas de samba, Ladário não quer competição, mas atrair as agremiações corumbaenses. Por iniciativa do prefeito da cidade, Munir Sadeq, e o sim da população, a cidade decidiu antecipar o seu carnaval para 20 a 23 de fevereiro, com apresentação das escolas de samba de Corumbá e shows nacionais.

“Não queremos e nem temos como competir com o carnaval de Corumbá. Vamos antecipar nossa folia, trazer as escolas, os carnavalescos e os corumbaenses e movimentar o nosso comércio, a rede hoteleira e proporcionar diversão aos ladarenses”, explicou o prefeito. Ele anunciou que terá apoio financeiro do Governo do Estado e emendas da senadora Thronicke e do deputado federal Beto Pereira para organizar a festa na Avenida 14 de Março.

Folia para todos

A programação começa no dia 25 de janeiro, com o primeiro esquenta, e o lançamento oficial do carnaval será no dia 8 de fevereiro. No dia 15 do próximo mês, acontecerá o concurso de marchinhas, e no dia 20, a escolha da Corte de Momo. O circuito do carnaval terá palco, praça de alimentação e banheiros químicos. Os shows nacionais estão definidos: Grupo Revelação, MC Jacaré e Carreta do Dogão, de 21 a 23 de fevereiro.

“O prefeito (de Ladário) foi muito perspicaz com essa atitude, é a fusão do carnaval de duas cidades que tem a mesma paixão pelo samba, promovendo folia para todos”, reagiu Victor Raphael, presidente da Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá). “A ideia é viável e as escolas têm condições de fazer uma apresentação completa, com bateria, passistas, mestre-sala e porta-bandeira. Será um teste para os nossos desfiles.”

Assine o Correio do Estado.

Correio B+

Gastronomia B+: Aprenda a fazer drinks com e sem álcool com uma das maiores bartenders do país

Adriana Pino é representante do laboratório de coquetéis Bartenderia na capital paulista, além de possuir títulos importantes em premiações de drinks mundo a fora.

12/01/2025 14h00

Gastronomia B+: Aprenda a fazer drinks com e sem álcool com uma das maiores bartenders do país

Gastronomia B+: Aprenda a fazer drinks com e sem álcool com uma das maiores bartenders do país Foto: Glauco Epov

Continue Lendo...

A bartender Adriana Pino é especialista em transformar bebidas em experiências únicas através da degustação de suas receitas. Perto de completar os seus 20 anos de carreira, ela é um dos maiores nomes de bartenders mulheres no Brasil na atualidade.

A profissional é representante do laboratório de coquetéis Bartenderia, além de possuir em sua trajetória títulos em premiações importantes como “Cocktail Journey 2015”, “Katel One 2015”, “Behind The Barrel 2016” e “WC BR 2018”.

Destaque na gastronomia do Correio B+ desta semana, Adriana nos ensina a fazer dois drinks especiais para você reproduzir na sua casa. Um com e o outro sem álcool, confira!

Drink Ziraldo

Ingredientes:

  • 50 Cachaça princesa Isabel Carvalho
  • 20 ml de limão
  • 20 ml xarope simples
  • 2/3 dashes de angostura bitter

Modo de preparo: 

- Bater os ingredientes na coqueleira e servir em copo baixo com gelo.
- Decorar com zest de limão.

Gastronomia B+: Aprenda a fazer drinks com e sem álcool com uma das maiores bartenders do paísDrink Fitzero - Sem álcool - Foto: Glauco Epov

Drink Fitzero - Sem álcool

Ingredientes:

  • 60 ml chá de gengibre 
  • 20 ml xarope de mel
  • 20 ml limão

Modo de preparo:

*Chá de gengibre

  • 500 ml água filtrada
  • 50 gr de gengibre picado
  • 5 gr zimbro
  • 5 gr cardamomo
  • Casca de 1 limão

- Deixe levantar fervura e desligue o fogo.
- Quando esfriar, peneire.
- Depois bater todos os ingredientes na coqueteleira e servir em copo baixo com gelo.
- Decorar como preferir (Adriana decorou com uma cereja fresca).
 

Gastronomia B+: Aprenda a fazer drinks com e sem álcool com uma das maiores bartenders do paísAdriana Pino - Foto: Glauco Epov

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).