Correio B

CORREIO B

Natureza, cultura, religião e gastronomia: conheça a Itália

País é destino de muitos turistas que procuram viver e explorar todos os atributos da Terra da Bota

EDUARDO MIRANDA

28/03/2019 - 07h00
Continue lendo...

Há quem viaje motivado para ver de perto belezas naturais, há quem viaje por questões culturais e de costumes, há quem viaje para estar diante de opções de consumo diferentes das que se têm perto de casa, e há quem viaje para descobrir novos sabores da culinária de uma região. 

São poucos os países que num espaço geográfico compacto reúnem todos esses atributos, e a Itália, seguramente, é um desses destinos. Um “giro” por alguns dos mais famosos destinos do país, com território em formato de “bota”, pode significar praias paradisíacas com paisagens de perder o fôlego, o encontro com o que de mais refinado e belo o homem produziu nos últimos séculos e o charme leve e simples (não menos sofisticado) que torna sua gastronomia e os hábitos de seu povo um dos mais celebrados do planeta.

É por esses motivos, por ser “tudo” o que se procura em uma só, que a Itália é um dos destinos turísticos mais visitados do mundo. Seja uma viagem para fins religiosos (há incontáveis templos católicos no país), históricos (o território foi nada menos que a sede do Império Romano), culturais (o país, sobretudo, a cidade de Florença, é o berço do Renascimento), naturais (balneários de Cinque Terre e Costa Amalfitana), gastronômicos (o destino é um festival de massas, azeites, vinhos e sorvetes) ou românticos (Veneza, historicamente importante e a cidade medieval onde os carros não circulam, é um paraíso único do encontro), a Itália é o destino que certamente vai satisfazer um ou mais de seus anseios.
Imersão e sensibilidade

Antes de chegar à Itália e para aproveitar bem o destino, é bom ter em mente a seguinte dica: a distância entre o simples e o sofisticado é mais curta que pressupõe a nossa vã impressão sobre o mundo. Apesar de a indústria do consumo separar o luxuoso do convencional de uma forma muito ríspida, usando o preço dos produtos como fronteira, na Itália é possível perceber a relação tênue – e unificada – entre a sofisticação e a simplicidade. E a explicação, em que pese a repetição de palavras, é simples: a forma de encarar as coisas do mundo, desde a preparação de uma massa, ou mesmo ao se escolher uma peça de roupa, é feita por todos de uma maneira muito prática, mas com muito bom gosto. 

Não à toa, é possível entender que o país é o berço de marcas que estão no topo de seus respectivos segmentos, como Prada e Dolce & Gabanna na moda; Ferrari e Lamborghini nos automóveis; ou mesmo Ray-Ban, entre os óculos. Isso que não passamos nem perto da gastronomia, mundialmente celebrada. A boa notícia é que lá se tem acesso a bens muito bem-acabados e refinados (porém, não dessas marcas) pagando-se pouco.  

O turista notará que o bom gosto italiano se mostra no esmero, no acabamento de tudo que é feito e é uma das marcas do italiano. É aí que entramos nas informações sobre o destino. 

Religião

Como dissemos anteriormente, para os religiosos, há cidades como Roma, Assis e Siena, em que se pode ter acesso a alguns dos templos mais importantes do catolicismo, como as basílicas de São Pedro, de São Francisco de Assis e de Santa Catarina. Nessa última igreja, em Siena, é possível ver – intacta – a cabeça da santa venerada pelos italianos. A igreja diz tratar-se de um milagre. Em Assis, a atmosfera é da simplicidade tão pregada por Santa Clara e por São Francisco de Assis, do qual a trajetória e o papel na igreja tornou a cidade conhecida em todo o mundo. 

Falando em Francisco, quem estiver na metrópole (há milhares de anos) Roma terá a oportunidade de ver o papa, todas as quartas e sextas na cidade do Vaticano.

Cultura e História

Roma, cidade que já foi considerada a capital do mundo, o berço do império que controlou o mundo ocidental por aproximadamente mil anos, vai muito além do turismo religioso. Basta circular nas ruínas da cidade para verificar isso. Caminhar pelas ruínas do Coliseu, do Monte Palatino e dos foros de Júlio César, Augusto e Trajano é certamente viajar no tempo. 

Mas também existe uma Roma moderna, onde se tem acesso a tudo o que a Itália oferece de bom. Descobrir restaurantes fora do circuito turístico, sentar-se na escadaria da Praça Espanha ou atravessar o Rio Tibre para curtir bons bares de jazz no Trastevere é algo a se fazer na cidade. 

Mas, quando se trata de cultura, importantes cidades como Nápoles, Florença e Veneza não podem ficar de fora. Elas têm um papel importante na construção do pensamento humano moderno. Por isso, visitar as galerias Academia e Ufizzi, em Florença, é exercício praticamente obrigatório para entender parte do pensamento racional que temos hoje. Michelangelo e Leonardo da Vinci, diga-se de passagem, são de Florença. 

Sobre Nápoles: culinária e a impressionante Pompeia. Sobre Veneza, o desafio: não se encantar com a imponente Praça da Catedral de São Marcos. Ao redor, tudo o que existe é mágico. Sobre arte e bom gosto, citados anteriormente, vale um passeio de barco à Ilha de Murano, conhecida pelos vidros e cristais ornamentais e úteis. 

Natureza

Para quem quer combinar um certo bucolismo de pequenos vilarejos com o azul brilhante do Mar Mediterrâneo, a dica é ir aos vilarejos de Cinque Terre, colônia de pescadores da Ligúria descoberta nesta década pelos turistas e que tornou-se parque nacional. E a visita ao parque é um dos melhores presentes aos olhos (os outros sentidos, como o paladar, também vão adorar) que se pode dar. 

O turista pode ficar hospedado em uma das cinco vilas: Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola ou Riomaggiore. Para quem for ficar nestas cidades, não tente chegar lá de carro, o acesso é bem restrito. Prefira ficar na portuária La Spezia e vá de trem (rapidamente) às cinco vilas. 

Além dos banhos de mar, e das muitas fotos (e muitos degraus de escada), uma taça de vinho branco de Cinque Terre em frente ao vilarejo de Manarola é foto de cartão-postal.

SAÚDE NO VERÃO

Entenda os efeitos das ondas de calor em mulheres que estão na menopausa

Temperaturas elevadas intensificam ondas de calor e desconfortos da fase marcada pela queda dos níveis hormonais e alterações no organismo da mulher; ginecologista orienta como amenizar os efeitos para enfrentar o verão com mais conforto

16/12/2025 09h00

Temperaturas elevadas intensificam ondas de calor e desconfortos comuns durante essa fase da vida da mulher

Temperaturas elevadas intensificam ondas de calor e desconfortos comuns durante essa fase da vida da mulher Foto: Divulgação/Freepik

Continue Lendo...

A menopausa é um processo natural da vida feminina que marca o fim do período reprodutivo, geralmente entre os 45 anos e os 50 anos. A queda dos níveis hormonais, especialmente de estrogênio, provoca uma série de alterações físicas e emocionais, como ondas de calor, insônia, ressecamento da pele, secura vaginal, depressão, variações de humor, ganho de peso, diminuição da libido e sensação de fraqueza.

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, muitos desses sintomas tendem a se intensificar. Isso ocorre porque o calor externo potencializa os mecanismos internos de termorregulação, tornando as ondas de calor mais frequentes, intensas e prolongadas.

Segundo a ginecologista Loreta Canivilo, essa combinação pode prejudicar o bem-estar e a qualidade de vida de mulheres que já convivem com os efeitos da menopausa.

“A elevação da temperatura no verão atua diretamente sobre o centro regulador de calor no cérebro, que já está mais sensível durante a menopausa. Por isso, os episódios de fogachos podem se tornar mais desconfortáveis”, explica Loreta Canivilo. Os fogachos são ondas de calor súbitas e intensas no rosto, no pescoço e no peito.

ALIVIANDO OS SINTOMAS

Apesar do desconforto, algumas atitudes simples podem reduzir os impactos da menopausa durante os dias mais quentes.

> Utilizar roupas leves e de tecidos naturais;
Hidratar-se constantemente;
Praticar atividades físicas regulares;
> Priorizar alimentos naturais e ricos em nutrientes;
> Reduzir o consumo de cafeína, bebidas alcoólicas e comidas muito picantes.

METABOLISMO

De acordo com Loreta Canivilo, essas medidas ajudam a estabilizar a temperatura corporal, a melhorar o humor e a favorecer o equilíbrio metabólico.

“Pequenas mudanças na rotina geram grandes resultados. A alimentação adequada e a hidratação, por exemplo, têm impacto direto na redução das ondas de calor e da irritabilidade”, reforça a médica.

TRATAMENTOS E REPOSIÇÃO

Em casos nos quais os sintomas são mais intensos, a reposição hormonal pode ser uma alternativa eficaz. O tratamento, porém, deve ser sempre conduzido com acompanhamento médico criterioso.

Os principais hormônios utilizados são estrogênio e progesterona, mas a testosterona também pode ser indicada em situações específicas, assim como versões modernas da terapia, incluindo o uso de gestrinona.

CADA UMA É UMA

“Cada mulher vive a menopausa de maneira única e nem todas as mulheres podem fazer reposição hormonal. Por isso, antes de iniciar qualquer reposição é indispensável realizar uma avaliação completa, levando em conta histórico médico, exames atualizados e necessidades individuais”, orienta a médica Loreta Canivilo.

A médica reforça que, quando bem indicada e acompanhada, a reposição hormonal reduz significativamente os desconfortos, melhora o sono, aumenta a libido e contribui para o bem-estar geral da paciente.

“Menopower”

(Rita Lee/Mathilda Kovak)

Vestida para matar em pleno climatério
A velha senhora só vai ficar mocinha no cemitério
Chega de derramamento de sangue
Cinquentona adolescente
Quem disse que útero é mangue
Progesterona urgente

Menopower pra quem foge às regras
Menomale, quando roça e esfrega
Menopower pra quem nunca se entrega
Melancólicas, vocês são piegas

Haja fogacho pra queimar essa bruxa em idade média
Em mulher não se pode confiar com menos
de mil anos de enciclopédia
O “chico” é tão incoerente
Ah, me deixa tiririca ao chegar
O “chico” quando vem é absorvente
E quando falta só rezando pra baixar

Menopower!
Pra quem foge às regras
Menomale quando roça e ah, ah, ah, ah
Menopower!
Pra quem nunca se entrega
Melancólicas, você são piegas

Tampax, tabelinha, ora pílulas, ora DIU
Diafragma, camisinha, vão pra mãe que não pariu
Chega do creme de aveia da véia perereca da vizinha
Chega do bom caldo e da “sustância” da galinha

Yeah, yeah yeah, yeah
Yeah, yeah, yeah

Menopower!
Pra quem foge às regras
Menomale, quando roça e esfrega
Menopower!
Pra quem nunca se entrega
Melancólicas, você são piegas.

Assine o Correio do Estado

Diálogo

O desempenho para se ganhar um debate não é creditado apenas ao conheciment... Leia a coluna de hoje

Leia a coluna desta terça-feira (16)

16/12/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Lya Luft - escritora brasileira

Perder dói! Não adianta dizer não sofra, não chore; só não podemos ficar parados no tempo chorando nossa dor diante das nossas perdas”.

Felpuda

O desempenho para se ganhar um debate não é creditado apenas ao conhecimento dos temas, mas também à forma e à desenvoltura em sua apresentação. Assim, devem começar os ensaios para que futuro candidato consiga melhorar sua performance, diante dos embates que vêm por aí. Pretenso adversário é considerado “expert” na oratória e com poder de convencimento pelas palavras. Se a “briga” fosse hoje, adversário poderia levar a taça de campeão, avaliam aliados, e, por isso, acham que está na hora de figurinha ir treinando para não fazer feio na “hora H”

Planos

Diferentemente de partidos como PL e PP, que têm como projeto reeleger o governador e tentar conquistar maior número de cadeiras no Legislativo estadual e federal, o PT pensaria diferente.

Mais

Conversa é de que o objetivo seria manter as três vagas dos atuais parlamentares estaduais e brigar pela eleição de Vander Loubet ao Senado. E que ele até poderia ser primeiro-suplente de Simone Tebet.

Diálogo

Quem desembarcou no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP), no início deste mês, foi atanásio, um rinoceronte-branco de 5 anos, que pesa 1,96 tonelada. Proveniente do Chile, ele nasceu em cativeiro e, apesar da denominação “rinoceronte-branco”, sua cor é acinzentada. também conhecido como rinoceronte-de-lábios-quadrados, pertence à maior das cinco espécies existentes no mundo. após os trâmites oficiais, o animal foi encaminhado ao zooparque de itatiba (SP).

DiálogoHelio Mandetta e Maria Olga Mandetta

 

DiálogoThai de Melo

Barreira

Ao aceitar ser o pré-candidato ao governo do Estado pelo PT, Fábio Trad terá que enfrentar uma barreira forte de partidos aliados que apoiarão a reeleição do governador Eduardo Riedel. As opiniões se dividem nos meios políticos: uns dizem que é “missão kamikaze” e outros acham que sua participação poderá forçar o segundo turno com ele na disputa. Mas, lógico, terá que combinar com os eleitores, né?

No pulso

Nos bastidores, os comentários são, entre outros, de que Fábio Trad terá uma candidatura “gessada”, pois terá que seguir determinações do deputado José Orcírio dos Santos, que colocou sua esposa, Gilda dos Santos, como vice na chapa. Terá também que obedecer ao deputado federal Vander Loubet, que comanda há tempos a maior ala do PT. Os dois nunca abriram mão de defender seus interesses políticos.

Lambança

A possibilidade de o MDB fazer aliança com o PT não está descartada em MS. Na opinião de alguns políticos, isso aconteceria caso a ministra Simone Tebet decida realmente disputar o Senado. Mas há um problema: o partido pretende integrar o grupo de apoio à reeleição do governador Eduardo Riedel. Simone tem reafirmado que também estará no palanque dele. Porém, anuncia que é Lula 4. É a tal conta que não fecha...

ANIVERSARIANTES

  • Thiago Faustino,
  • Déo José Rimoli,
  • Maria Thereza (Tetê) Trad,
  • Adelaido Aparecido dos Anjos,
  • Raphael Perez Scapulatempo Filho,
  • Disney Souza Fernandes,
  • Eurides de Lourdes Almeida Muller,
  • Manoel Gomes Cabral,
  • Paulo Rodrigues de Oliveira,
  • João Pereira Sobrinho,
  • Juvenildo Francisco Sobrinho,
  • Alberto Bonfim Lima,
  • Antônio Duarte Couto,
  • Mitsuru Ogata,
  • Tarlei Ribeiro Rosa,
  • Pedro Coutinho Neto,
  • Youssif Assis Domingos,
  • José Moacir Gonçalves,
  • Estevam Vollet Neto,
  • Rosângela Ferreira da Costa dos Santos,
  • Antonio Maurício Calixto Vieira,
  • Gianfranco Ramires Fonseca,
  • Tommy Menegazzo,
  • Márcia Gasparini Garcia,
  • Dr. Paulo André Machado Borges,
  • Carlos Roberto Leite,
  • Dr. Anísio Lima da Silva,
  • Milena Glauce Anes Veiga,
  • Maria Terezinha da Costa,
  • Cézar Augusto Reinheimer,
  • Mariana Lima Ramos,
  • Djalma Fróes,
  • Paulo Tadeu Martins de Barros,
  • Fernando Willian Ferreira Costa,
  • Glaucya Ourives Alves de Souza,
  • Israel Galvão Vasconcelos,
  • Márcia Maria Granero,
  • Luiz Simabuco,
  • Rosângela Barbosa Gaifatto,
  • Lúcia Carvalho Nicolatti,
  • Flávio Américo dos Reis,
  • Fernando Márcio Vareiro,
  • Antônio José de Medeiros Netto,
  • Luiz Carlos Monteiro de Oliveira,
  • Leonora Dias Martins,
  • Dr. Yasuo Oshiro,
  • Paulo Vitcov,
  • Darilson Ferreira Mello,
  • Antonio Roberto Costa,
  • Augusto Pires Gonçalves,
  • Wiston Ramos de Almeida,
  • Salma Chama Carvalho da Silva,
  • Marcio Shiro Obara,
  • Fábio Santiago,
  • Etelvina Silva Soares,
  • Marcelino Nunes de Oliveira,
  • José Aparecido Lima,
  • Nivaldo Ferreira Dutra,
  • Osvaldo Santos,
  • Zarife Marinho de Rezende,
  • Roque Konorat,
  • Dr. Francisco Romário Wojcicki,
  • Laurita Martins da Silva,
  • Maria Aparecida Gomes,
  • Dr. Enilson Rosa Ribas,
  • Teresa Dalva de Barros,
  • Dr. Mário Chencarek,
  • Aureni Lima,
  • Max Bernhard Matter,
  • Jeremias Lino Pereira,
  • Ida Santos Pereira Rezende,
  • Guilianna Picarelli Cardoso,
  • Regina Higa de Oliveira,
  • Antonio Mauro Campos,
  • Iara Helena Domingos,
  • Eva Vilma Barbosa,
  • Paulo Cesar Camponez Nogueira,
  • Rafael Henrique Fernandes,
  • Elaine Borges Oliveira,
  • Ricardo Sanson,
  • Elizabeth Mari Costa Donato,
  • Fátima Auxiliadora Ribeiro da Costa,
  • Rogério Carlos Frutuoso,
  • Adelaide Benites Franco,
  • Suzana Mara Fernandes,
  • Fernanda Vianna,
  • Alexsandro Mendes Feitosa,
  • Diana Valéria Fontana Stefanello,
  • Donizete Aparecido Ferreira Gomes,
  • Ana Paula de Carlos Valle,
  • Alessandra Pelliccioni Alves Barros,
  • Flávia Giraldelli Peri,
  • Maria Cristina Galiciani,
  • Elenice Inácia Rodrigues,
  • Hamilton Garcia,
  • Larissa Cardoso,
  • Sueli Dias Barbosa,
  • PedroIvo Moreira Alves,
  • Ana Maria Rodrigues Ferreira,
  • Luís Henrique Campos da Silva,
  • Sara Lúcia Maciel,
  • Mário Sérgio Ferroso Lima,
  • Tereza Cristina da Costa Gomes,
  • Regina Helena Assis de Barros,
  • Berenice Lima de Almeida,
  • Maria Luísa Santos da Silva,
  • Antenor Martins Pena,
  • Patrícia Dutra dos Reis,
  • Renato Moreira de Oliveira,
  • Carlos Victor Mello.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).