Quando alguém tem o joelho estalando, diversas situações ou quadros clínicos podem ser a causa ou contribuir para isso.
É importante, primeiramente, perceber se o joelho estalando vem acompanhado de dor ou não.
Se caso não vier acompanhado de dor e não há outra doença presente, não há grande razão para preocupação.
Porém, se o joelho estalando vier acompanhado de dor, inchaço ou limitação de movimento, é importante que o paciente busque atendimento ortopédico para que seja feita uma avaliação.
Algumas causas, como sobrepeso, excesso de carga, artrite, artrose, desgaste da cartilagem devem ser investigadas.
A condromalácia patelar é geralmente uma causa frequente de joelho estalando, com dor. Além dela, sinovite, alterações na cartilagem e lesões em estruturas do joelho, como ligamentos e meniscos.
Condromalácia Patelar
A condromalácia patelar é uma causa frequente de joelho estalando, com a presença de dor. Geralmente a dor é na parte anterior do joelho.
Ela tem como causa principal a falta de fortalecimento do músculo da coxa, chamado de quadríceps. Ela tem cura, mas pode voltar, sobretudo em indivíduos que fazem atividades repetitivas de impacto sobre o joelho.
A condromalácia patelar pode ser avaliada em diferentes graus, conforme o nível de desgaste da articulação.
A fisioterapia é o tratamento indicado para todos os graus, mas graus mais sérios podem necessitar de artroscopia.
Sinovite
A sinovite é a inflamação da membrana sinovial. A membrana sinovial é uma membrana que envolve toda articulação do joelho, na qual estão as inserções de vários ligamentos e músculos.
Essa membrana é responsável pela fabricação do líquido sinovial, que funciona como um lubrificante para a articulação, diminuindo o atrito entre as superfícies ósseas que compõe o joelho.
Alterações Na Cartilagem
O joelho possui cartilagem, que funciona como um amortecedor dos impactos. Algumas situações clínicas podem provocar alterações na cartilagem, portanto um diagnóstico correto é importante para que o tratamento adequado seja instituído.
Lesões Nos Ligamentos
O joelho é uma das articulações mais complexas do organismo, justamente por envolver um osso (patela), superfícies ósseas de outros 2 ossos (fêmur e tíbia) e uma série de ligamentos, como o ligamento cruzado anterior e os meniscos.
Ligamentos não se regeneram, portanto, se houve um trauma (pancada) e houve a ruptura de algum ligamento, a dor será grande e será necessário um procedimento cirúrgico para que o ligamento seja suturado (dado pontos).
Existe também os ligamentos que se desgastam no decorrer dos anos por doenças degenerativas.
No joelho também há os meniscos (2, um mais interno, medial e outro mais externo, lateral), que funcionam como amortecedor, evitando que a cartilagem da articulação sofra todo o impacto.
Lesões nos meniscos podem ser traumáticas (comuns em esportes de contato, como o futebol) ou degenerativas. Assim como os ligamentos, caso haja ruptura, um procedimento cirúrgico pode ser indicado.
Joelho Estalando Com Dor - O Que Fazer?
Se caso o seu joelho começar a estalar e você sentir dor, algumas ações podem ser importantes para tentar minimizar o problema.
Assim que possível, busque orientação médica para que você obtenha um diagnóstico apropriado.
- Algumas ações podem ajudar:
- Diminua ou interrompa a atividade física até obter o diagnóstico adequado. Lembre-se sempre de fazer um bom aquecimento e de usar calçados apropriados para a prática esportiva;
- Faça aplicação de gelo após a atividade física no local. O gelo ajuda a diminuir a dor e o inchaço;
- Evite subir e descer escadas;
- Faça fortalecimento dos músculos da perna;
- Evite sobrecargas no joelho;
- Não fique sentado (a) por muito tempo com a perna cruzada;
- Tenha uma vida ativa, mantendo-se dentro do seu peso ideal.
O Instituto TRATA possui os mais gabaritados profissionais da área de fisioterapia para tratamento de lesões no joelho.


