O que são implantes? Quais as indicações? E quanto ao enxerto ósseo? Quem responde a todas estas perguntas é o implantodontista Johnny Khouri, do Studio Oral Group.
O que são implantes odontológicos?
Implantes odontológicos são procedimentos feitos para a substituição de dentes perdidos ou comprometidos. São implantados no tecido ósseo, tanto na mandíbula quanto na maxila.
O implante pode sofrer rejeição?
O implante dentário é feito de titânio, que e biocompatível com nosso organismo. Às vezes, tem-se o insucesso por alguns motivos, como falha na execução da técnica cirúrgica, prótese com toques prematuros ou falta de cooperação do paciente.
Qualquer pessoa pode fazer os implantes odontológicos?
A indicação dos implantes odontológicos depende de fatores como a quantidade e a qualidade dos ossos. Pacientes jovens que não apresentam o crescimento ósseo terminado, que é estimado entre os 16 anos para as mulheres e 17/18 anos para os homens, não são indicados para fazer o tratamento. Mas, a princípio, todo paciente que estiver gozando de uma boa saúde geral é um bom candidato.
Existe alguma contraindicação ao implante odontológico?
Não há contraindicações aos implantes; há fatores de riscos, entretanto, que podem estar associados ao processo cirúrgico. Os fatores que devem ser avaliados são: condição geral de saúde, idade, psicologia (motivação) e disponibilidade.
E quanto ao sucesso dos implantes odontológicos?
O sucesso dos implantes depende, em grande parte, do profissional escolhido, da saúde local e sistêmica do paciente e dos cuidados de manutenção do implante odontológico.
Quais cuidados devemos ter com os implantes?
O implante total dos dentes deve ser tratado com os mesmos cuidados de um dente normal: a boa escovação e higiene bucal garantem a durabilidade do implante total dos dentes. Os dentes implantados, por serem artificiais, não estão sujeitos às cáries, mas pode ocorrer uma inflamação na gengiva e no osso ao redor do implante total dos dentes que causa sérios problemas bucais.
O que é implante odontológico de carga imediata?
A maior vantagem desse tratamento é o tempo reduzido da colocação completa dos implantes e dentes para o paciente.
E quanto ao enxerto ósseo?
Alguns pacientes apresentam reabsorção óssea, isso é, pouca altura ou espessura óssea, o que impede a colocação do implante odontológico. Nesses casos, o dentista pode optar por fazer uma cirurgia de enxerto ósseo, que consiste no ganho de altura e espessura do tecido ósseo para futura instalação do implante odontológico, visando maior longevidade e o sucesso do tratamento.
O que é uma cirurgia guiada?
A cirurgia guiada vem revolucionando as reabilitações com implantes osseointegráveis, valendo-se do grande avanço tecnológico nos sistemas de aquisição de imagens, tanto por meio de tomografias e escâneres intraorais, bem como a melhora contínua dos softwares de planejamento e das impressoras 3D.
Trata-se de uma técnica minimamente invasiva. Podemos operar o paciente sem incisões e descolamentos de fibromucosa, o que diminui muito o sangramento, finalizando a cirurgia sem suturas. O pós-operatório torna-se muito mais tranquilo, diminuindo a morbidade e o uso de medicamentos para dor. Além dessas vantagens, o cirurgião obtém o correto posicionamento tridimensional dos implantes, otimizando os resultados protéticos.
Em decorrência da técnica, alertamos para a abertura restrita de boca, necessidade de extrações múltiplas com regularização óssea no momento da instalação dos implantes e quantidade de osso insuficiente, sendo necessário enxerto prévio aos implantes.
A cirurgia guiada é indicada para todos os casos?
A técnica é indicada para os desdentados totais, tanto em maxila como mandíbula, bem como para os desdentados parciais, seja para um caso unitário ou múltiplo.
Pessoas idosas e com osteoporose podem se submeter ao procedimento de implante dentário?
O cirurgião-dentista que atuará na população idosa com osteoporose deverá ter a capacitação do entendimento sistêmico e clínico dessa doença, de maneira a contribuir efetivamente na qualidade de vida a partir da promoção da saúde bucal. A troca de informações, principalmente na evolução e repercussão dessa enfermidade com a saúde bucal, é de extrema importância.
O implante osseointegrado não é contraindicado para pacientes com osteoporose, desde que todas as medidas de anamnese, avaliação clínica e de exames complementares sejam rigorosamente executadas. É um procedimento odontológico benéfico para o paciente idoso, pois contribui para a melhoria da mastigação, fala, sorriso e autoestima.
Hoje, com a evolução dos materiais e softwares, conseguimos atender a quase todas as demandas no quesito implante dentário, além de estarem mais acessíveis para a polução em geral.
Avaliação – Nesta sexta e sábado, o Studio Oral Group estará com plantão exclusivo para avaliação de pacientes para implantes odontológicos. Serão somente 30 vagas! Agende seu horário pelo WhatspApp: (67) 98151-3099 ou ainda, se preferir, ligue para: (67) 3382-7373. Chegou a hora de você voltar a sorrir com segurança.
O Studio Oral Group fica na Rua Pernambuco, 1.772, e também é possível entrar em contato pelo site www.studiooral.com.br, Facebook (facebook.com/studiooralclinica) ou Instagram (@studiooral).
Foto: Divulgação
Daniel Dalcantara (SP) - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação / Alexis Prappas
Foto: Divulgação / Alexis Prappas


