Correio B

CULINÁRIA

Para esses dias mais frios, aprenda a fazer uma canja deliciosa

Com o fim do verão, a temperatura cai e o tempo fica na medida para você saborear os pratos quentinhos desta página: canja de galinha e vaca atolada

Continue lendo...

“São as águas de março/fechando o verão/é a promessa de vida/no teu coração”. O friozinho chegou e, junto com a lembrança da canção de Tom Jobim (1927-1994), surge aquela vontade de deixar o corpo mais quentinho também na hora de saborear uma refeição. 

Que tal abrir o outono com dois clássicos da temporada? Hoje você tem a chance de aprender, ou retomar, o preparo da canja e da vaca atolada.

São dois pratos que, na verdade, acompanham muitos glutões durante o ano inteiro. Mas, que, a partir desta época, parecem despertar o desejo de um gostinho a mais – com perdão da insistência nos diminutivos – na hora da mesa.  

O sul-mato-grossense costuma viver com intensidade os pratos da estação, assim chamados de acordo com a oferta de insumos em cada período do ano ou, de fato, por decorrência da variação nos cardápios domésticos e de restaurantes.

ECONOMIA

O menu pode sofrer alteração tanto conforme a disponibilidade dos itens – na lavoura, no pasto, no rio (ou nos tanques de aquacultura), na prateleira do supermercado – ou, como temos visto nos últimos meses, variar seguindo a cotação do petróleo, que, com a alta do barril, joga os preços lá em cima.

Nesse sentido, você já sai ganhando com as sugestões deste sábado, já que, verificando na ponta do lápis, vai logo ver que o custo da canja e da vaca atolada fica bem mais em conta do que diversas opções supostamente “baratas”.

FÁCIL DE FAZER

Há quem considere que o preparo da canja seja mais fácil, e talvez tenha razão quem pensa assim. Fazer uma canja é mesmo muito prático e pode ser também bem mais rápido do que o modus operandi necessário para a conquista do sabor de uma vaca atolada digna do nome.

Com uns 30 minutos a mais, e uma dose extra de disposição, a vaca atolada também pode ser sua. Basta aceitar que ela é, sim, mais trabalhosa e vai exigir paciência e atenção no cumprimento do passo a passo da receita. Se você for com fé no sabor, a complexidade do preparo não chega a assustar.

DE GALINHA

A canja de galinha, como diz o ditado popular, “não faz mal a ninguém”. Mas, cuidado. Se um chef de alta cepa estiver por perto, é melhor evitar o “de galinha”. 

Para os especialistas, é canja e pronto; mencionar o animal, sabe-se lá o porquê, torna-se um pleonasmo. Com a vaca atolada, não temos esse problema. Ficam valendo o nome e o sobrenome do prato.

A origem da canja se perde em uma tradição doméstica da culinária brasileira. Ela vem da sopa de caldo de galinha e arroz que se costumava comer na hora do jantar. 

A substituição da galinha por frango, anota o crítico Ignacio Medina, faz o resto. A carne do frango, bem picada, ajuda a engordar o prato. Em Portugal, informa o crítico, uma das variações é acrescentar os miúdos do frango à sopa. Por que não tentar?

COM PIMENTA

Os ossos da costela bovina atolados no caldo grosso que a mandioca bem cozida vai produzindo. 

É do aspecto final do prato que se tirou o nome da vaca atolada. Prato principal, ou consommé, já que se trata de uma receita bastante apreciada, do mesmo modo, para servir de entrada, apesar de nutrir e saciar com potência e com satisfação no sabor.

Além da pimenta-do-reino, a vaca atolada deixa um espaço generoso em seu mix de aromas para as pimentas pós-preparo, “pingadas” individualmente no prato de quem quiser se refestelar sem medo do ardor na finalização do gosto de cada colherada que se leva à boca. Pode ser a malagueta, a preferida de muita gente, a dedo-de-moça ou a pimenta-de-cheiro.

GALINHA ATOLADA

Outra sugestão é “atolar” o frango no lugar da costela de boi, ajustando-se, naturalmente o tempo de cozimento, que também pode ser menor caso a opção seja por uma consistência mais firme. Um pouco de colorau, para dar uma corzinha, também vai bem. Agora, ao trabalho. E bom apetite!

Canja

ingredientes (seis porções)

> 600 gramas de carne de frango;

> 200 gramas de arroz;

> 1 cebola grande;

> 4 tomates;

> 3 cenouras;

> 1 talo de aipo;

> 4 ramos de salsa;

> 2 litros de água;

> Pimenta-do-reino;

> Sal.

Modo de Preparo

Prepare um caldo com o frango, a cebola, o tomate, as cenouras, o aipo e a salsa – tudo cortado em pedaços – em dois litros de água. 

Deixe ferver em fogo alto e retire a espuma. Baixe o fogo, tampe e deixe cozinhando durante uma hora. Tire o frango, desosse e desfie a carne. Reserve. Coe o caldo, passe para outra panela e retire a gordura.

Ferva o caldo, junte o frango e acrescente o arroz assim que levantar fervura. Tempere, baixe o fogo e cozinhe durante 20 minutos. Corrija o sal e a pimenta antes de dar a última fervura e sirva.

Vaca atolada

Ingredientes (seis porções)  

> 1,5 quilo de costelas de boi;

> 700 gramas de mandioca;

> 1 litro de água quente;

> 3 dentes de alho;

> 2 colheres (sopa) de óleo;

> 1 cebola grande;

> 2 tomates;

> Cheiro-verde;

> Pimenta-do-reino;

> Sal.

Modo de Preparo

Limpe as costelas e pique em pedaços pequenos. Tempere com sal, pimenta e alho amassado. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e frite a cebola. 

Acrescente as costelas e deixe fritar bem, por cerca de 10 minutos. Junte os tomates – sem pele nem sementes e picados. 

Adicione a água, tampe e cozinhe por 30 minutos, sob pressão, em fogo médio. Em uma panela comum, cozinhe até a carne ficar macia. 

Enquanto isso, descasque a mandioca, lave-a bem e corte em pedaços. Coloque na panela e cozinhe por mais 25 a 30 minutos, sob pressão, ou até ficar cremosa. 

Acrescente água se considerar necessário. Pique o cheiro-verde e junte uma parte à preparação. Sirva em seguida em tigelas individuais. Salpique o restante do cheiro-verde sobre cada tigela.

Diálogo

Estaria havendo "ruídos" entre a Prefeitura de Campo Grande e o governo do... Leia a coluna de hoje

Leia a coluna desta quinta-feira (18)

18/12/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Margaret Thatcher - política britânica

Não existe dinheiro público. Existe apenas dinheiro do pagador de impostos”.

Felpuda

Estaria havendo “ruídos” entre a Prefeitura de Campo Grande e o governo do Estado. O Ministério Público de Mato Grosso do Sul abriu inquérito civil para acompanhar e cobrar providências voltadas ao aprimoramento da regulação de acesso aos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) nas áreas de urgência e emergência da Capital e da macrorregião Centro. O procedimento decorre de manifestações do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. Este último órgão alertou para potenciais impactos negativos da centralização e que não estaria havendo, segundo documentação, integração efetiva entre Município e Estado.

Mais um

Nos meios políticos, há quem não descarte a possibilidade real do surgimento de um pré-candidato ao governo que possa aglutinar o grupo da direita considerado extremamente conservador.

Mais

Fala-se, inclusive, que essa turma estaria conversando e que o nome para encarar a empreitada seria o do deputado federal Marcos Pollon, que estaria pronto para desembarcar do PL, porque o partido fechou as portas para candidatura própria.

Diálogo

A jornalista Maria Cândida foi a mestre de cerimônia do Araruna Fest, no dia 11, que recebeu, entre outras atrações, Lobão Power Trio. Na foto, Maria e os artistas Willian Paiva, Guto Passos, Lobão e o empresário Patrick Gontier, da 93 Produções. O evento foi realizado no Bosqueexpo e sua segunda edição acontecerá em maio de 2026, com a participação de Frejat.

DiálogoEstener Ananias de Carvalho e Renata dos Santos Araújo de Carvalho

 

DiálogoAnderson Varejão, Luiz Fruet e Aylton Tesch

Dupla

O fim do ano chega com dois nomes colocados como futuros candidatos ao governo do Estado. No caso, Eduardo Riedel (PP), que tentará a reeleição, e Fábio Trad (PT). Até o momento, não há outro nome posto que realmente possa conseguir entrar em campo com partido que tenha força política e estrutura. A direita e a esquerda, portanto, estariam representadas. Resta saber o que vem por aí.

Retroativo

O Senado aprovou na terça-feira projeto que autoriza os estados, o Distrito Federal e os municípios a pagarem para servidores, retroativamente, direitos remuneratórios congelados durante a pandemia de Covid-19. A proposta foi aprovada com 62 votos favoráveis, 2 contrários e 2 abstenções e agora segue para sanção presidencial. O texto trata de benefícios como anuênio, triênio, quinquênio, sexta parte, licença-prêmio e mecanismos equivalentes, sem transferência de encargos a outro ente.

Para todos

Os pagamentos são referentes ao período de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021. Os benefícios serão pagos desde que o ente federativo tenha decretado estado de calamidade pública em razão da pandemia da Covid-19 e conte com orçamento disponível. Antes da votação, o projeto sofreu alteração: a expressão “a servidores públicos” foi trocada por “ao quadro de pessoal”. Assim, a mudança valerá para os servidores públicos efetivos e para os empregados públicos contratados por CLT.

ANIVERSARIANTES

Alexandre Augusto Brandes, 
Marina Mazzini Thomaz,
Rubião Silva Ferraz,
Renata Potrich Dolzan,
David Souza,
Dirceu Roveda Deboni,
Dr. Paulo de Tarso Rosa Delfini,
Antônio Koester,
Neusa Maria de Almeida Correia,
Daniela Lopes,
Tânia Maria Lima Miguel,
José Antonio Soares,
Moises da Silva Pereira,
Cleuvanir Barbosa de Lima,
Sônia Maria Penrabel Galhardo,
Elídio Morales,
Elisabete Garcia Gomes,
Leila Cristina Sabino Pinho, 
Marcelo dos Santos Felipe,
Alderi Dal Lago,
Maria Ângela Correia Lúcio,
Viviane aparecida Lino de Almeida,
Maria Cândida Vieira Praxedes,
Lucy Chinzarian,  
Dra. Maria Isabel Dutra,
José Ferreira do Nascimento,
Bernardino Lopes,
Edna Batista de Carvalho da Silva,
Môrgana Gaspar do Valle,
Célia Sanches Nunes,
Aurea Cecília Villarinhos,
Wilian de Siqueira,
Régia Jussara Fagundes,
Amanda Rui Maia,
Laucídio Valdez de Barros,
Janete Isabel Galand de Bazan,
Cooracy Galdino,
Helbert Basso,
Edson Antunes,
Adalberto Ledesma dos Santos,
Thiago Vinicius Domingues,
Eloi de Lima,
Carlos Alexandrino de Arruda,
Tatiana Seda,
Zenaíde de Lemos Barroso,
Reinaldo Camacho Braga,
Dr. Clério Pereira Ferreira,  
Paulo Tadeu Klidzio,  
Antonio Cezar Naglis,
Tiago Castriani Quirino,
Maria Elipia Ferreira dos Santos,
Zuleika Freitas de Oliveira,
Renata de Oliveira Costa,  
Jeane Gleice Camargo Barros, 
Cleusa Benevides Gonçalves,
Zita Olinda Verçoza de Matos,
Cristiane Lopes mMiranda,
Alaide de Castro,
Carlos Frederico de Souza Baís,
Flávio Pedra,
José Gonçalves de Lima,
Hilde Brandão Souza Barbosa,
Elena Alves dos Santos,
Cristiane Borges Netto Medeiros,
Regina de Souza Vasco,
Odive Soares da Silva,
Karina Gindri Soligo Fortini,
Flávia Correia Lima,
Edson Gonçalves de Aguiar,
Carlos Maurício Corrêa da Costa, 
José Carlos Crisostomo Ribeiro,
Flávio Antonio de Almeida,
Gisele Camargo de Oliveira,
Rosilene Rosa Valota,  
Joaquim Guimarães Honorio, 
Daisson Saraiva,
Hilton Pereira Vargas,
Joanice Vieira Ramos,
Adenalcides Azevedo Silva,
Lindamir Fernandes Santos Ávila,
Ângela Maria de Jesus Gonzaga,
Josiley Costa de Oliveira Silva,
Ana Lúcia Pietramale Ebling,
Hilário Antonio Dalbosco,
Rosilda Ribeiro Rodrigues,
Anazuia Guedes Sá Earp,  
Clóvis Sylvestre Sant´ana,
Antonio Cavalheiro Ocampos, 
Eduardo de Oliveira Mendes, 
Thaysa Cervantes Ennes,
Michelle Melo de Melo,
Valfrido Pereira do Prado,
João Nelson Lyrio Filho,  
Sirlena Aquino de Oliveira,
Roberto Tognoli Alves da Silva,
Eleonor Carvalho Lossio,
Higor Thiago Pereira Mendes,
Rubens Dario Ferreira Lobo Junior,
Tobias Jacob Feitosa Gomes,
Wilton Cordeiro Guedes,
Ivan Corrêa Leite,
Jair Augusto de Almeida Lara,
Leila Benites Ricardo,
Jean Rodrigues Andrade, 
Maria Clara Machado Almeida, 
Lúcio Mauro Menezes, 
Carlos Henrique Torres Mendes, 
Carolina de Oliveira Barbosa, 
Amanda de Souza Miranda, 
Rosa Helena Lima Gonçalves, 
Telma Barros Costa, 
Luiz Claudio Ramos da Silva.

*Colaborou Tatyane Gameiro

Correio B

Papa Leão XIV é considerado uma das 55 personalidades mais bem vestidas do ano pela Vogue

A publicação aponta que o pontífice rompeu com os gostos simples do antecessor

17/12/2025 22h00

Papa Leão XIV

Papa Leão XIV Foto; Divulgação

Continue Lendo...

O papa Leão XIV figura na lista das 55 personalidades mais bem vestidas de 2025, segundo lista elaborada pela revista americana Vogue.

A publicação aponta que o pontífice rompeu com os gostos simples do antecessor, mas manteve seu alfaiate e "perpetuou o legado papal de belas vestes litúrgicas".

A revista ainda aponta como melhor traje uma capa de cetim usada na primeira aparição como papa. "Capa de musselina de cetim vermelho e uma estola vermelho-vinho bordada a ouro, combinada com um pingente de cruz e um cordão de seda dourada".

Na avaliação dos especialistas da Vogue, o pontífice tem se "esforçando para modernizar a imagem da Igreja", com destaque para o encontro com astros do cinema ao Vaticano, como Monica Bellucci e Cate Blanchett.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).