Correio B

agenda cultural

Parada Nerd, sarau, exposição, música, cinema e muito mais neste fim de semana

Sétima edição do Parada Nerd, no Shopping Bosque dos Ipês, promove mergulho neste diversificado segmento da cultura pop, com presença de e-atletas, dubladores, campeonato de videogame, shows musicais e outras atrações

Continue lendo...

Interrompida desde 2020, ano em que foi realizada pela última vez, em decorrência da pandemia, o Parada Nerd volta ao calendário de eventos da Capital e chega à sua sétima edição neste fim de semana, ocupando o espaço Bosque Expo (Shopping Bosque dos Ipês) com diversas atividades.


A programação vai de hoje até domingo e oferece um mergulho e tanto para quem quiser conhecer ou se atualizar na chamada cultura nerd, que muitos adeptos preferem chamar atualmente de geek.


Enquanto o nerd seria alguém “viciado” em tecnologia e apostilas e sem muito traquejo social, o indivíduo geek – que não é, necessariamente, um CDF – chafurda na ampla expressão de formatos e narrativas que têm como lastro a tecnologia e a estética eletrônica: quadrinhos, filmes e séries, games, animes, cosplay, k-pop e muito mais.

O geek também costuma adorar uma reunião, seja no mundo virtual, seja presencialmente. Entre os mais inteirados no assunto, a discussão é polêmica.

Mas, de qualquer maneira, quem for ao Bosque verá de tudo um pouco em termos de universo nerd-geek.

As principais atrações da sétima edição são o atleta de e-sports Gabriel Bohm, o Kami, um dos maiores jogadores brasileiros de League of Legends (LoL), e a cantora Felícia Rock, destaque de um gênero recente conhecido como música geek.


Também em destaque no line-up do evento figuram os dubladores Fábio Lucindo, Luísa Horta e Luiza Caspary, responsáveis por dar voz a personagens do cinema, de animes e de games, como Ash, de “Pokémon”, Kira Yukimura, da série “Teen Wolf”, e Ellie, do game “The Last of Us”.


Nesta sexta-feira, atendendo aos pedidos de ingresso na “cotação 0800”, o shopping firmou parceria com o Sesc MS e oferece entrada social, com acesso liberado mediante doação de um quilo de alimento ou de ração.


No domingo acontece o grande evento de cosplay, com jurados convidados de renome nacional. Será realizado também o Quebra Torto, um campeonato de videogames com a participação de competidores de fora do Estado e mais de R$ 10 mil em premiações.

Mais informações e programação completa no Instagram @paradanerd. Os ingressos estão à venda pelo site https://paradanerd.com.br/ingressos e na loja Trilogia Nerd (Shopping Bosque dos Ipês).

SARAU DO UNIÃO


A região do União é o endereço do Sarau no Parque deste domingo. O projeto volta ao bairro e, desta vez, ocupa o Bosque Camburé, com atrações gratuitas. Do cordel ao sertanejo, a programação conta com diferentes linguagens artísticas (teatro, dança, artesanato, artes visuais, etc.). Um dos destaques é a artista circense Nathália Maluf (Espaço Bricantes).


Confira algumas das outras atrações: Colônia Paraguaia, MC La Brisa (rap); Palhaço Leco; dupla Ado Sousa e José Victor (música sertaneja); Companhia Par e Grupo Conexão (dança); dupla Jhenyfer & Gustavo; Aurineide Alencar (literatura de cordel); e o DJ Paulo Freitas. Das 16h às 20h, na Rua Antônio João Escobar. Mais informações no Instagram @saraunoparquems e no Facebook.

SEMANA DA ASA


Para celebrar a Semana da Asa, a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim presta homenagem a Santos Dumont (1873-1932), o pai da aviação, com uma exposição de maquetes de aeronaves precursoras e modernas, do 14-Bis até ônibus espaciais.


O objetivo da mostra é apresentar experiências e conhecimentos sobre a vida de Dumont e seus feitos no campo da aviação, contados em painéis descritivos, revistas de aeronáutica e mídias diversas. Até 31 de outubro, das 8h às 17h30min, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, térreo, Vila Carvalho.

ROCK EM CONCERTO


Corumbá recebe a turnê da Nova Orquestra em homenagem à banda Charlie Brown Jr., neste domingo, a partir das 20h, no Moinho Cultural. O concerto contará com a participação de 10 músicos do Moinho e da Orquestra de Câmara do Pantanal (Ocamp). O espetáculo se chama “Dias de Luta, Dias de Glória – Um Tributo a Charlie Brown Jr.” e tem entrada franca. 

BRÔ E MCN


O Som da Concha deste domingo, a partir das 18h, traz ao palco da Concha Acústica Helena Meirelles o hip hop de MCN e o rap indígena do BRÔ MC’S. MCN é artista da cultura de rua há 15 anos, atuando com grafite, skate, rap e lançou o disco “O Sonho Não Acabou”, que dá nome ao seu show, recentemente.

Formado por indígenas das aldeias jaguapiru e bororó, de Dourados, o Brô MC’s leva à Concha o “Retomada”, que o grupo apresentou no Rock in Rio em setembro. Entrada franca.

“ADÃO NEGRO”


Nos cinemas, o destaque é o longa-metragem “Adão Negro”, com Dwayne Johnson no papel principal. Em cartaz em todo o circuito de shopping centers da Capital, em versões dubladas e legendas e em diversos horários.

EXPOSIÇÃO

Fotógrafo e documentarista que registrou mais de quatro décadas da história de MS é homenageado

Fotógrafo e documentarista que registrou mais de quatro décadas da história de Mato Grosso do Sul, Rachid Waqued é homenageado com exposição fotográfica no MIS

25/02/2026 08h10

Rachid Waqued, fotógrafo e documentarista

Rachid Waqued, fotógrafo e documentarista Divulgação

Continue Lendo...

O Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS) abre as portas amanhã, às 19h, para a exposição “Fotografia e Memória”, uma homenagem ao fotógrafo Rachid Waqued, reconhecido como um dos principais documentaristas da história sul-mato-grossense.

Com entrada gratuita e visitação aberta até 30 de abril, a mostra marca oficialmente o início do ciclo de celebrações pelos 50 anos de criação de Mato Grosso do Sul, que serão comemorados no dia 11 de outubro de 2027.

A exposição integra o projeto Rota Cine MS, iniciativa estratégica da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) voltada ao fortalecimento do audiovisual, à democratização do acesso à cultura, ao fomento da economia criativa e à valorização da diversidade regional.

“Essa exposição é um reconhecimento à importância da fotografia para a construção da memória e da identidade sul-mato-grossense. Valorizar os fotógrafos de Mato Grosso do Sul reforça nosso compromisso com a preservação e a difusão da cultura. Que esta imersão na obra de Waqued e de seus contemporâneos inspire a todos nós, fortalecendo o orgulho de pertencermos a este território e o desejo de continuarmos a construir, juntos, uma história de ainda mais realizações culturais e criativas”, frisa Eduardo Mendes Pinto, diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Com curadoria de Melly Senna, Cris Freire, Ligia Rocha, Pedro Ortale, Elis Regina e do próprio Rachid Waqued, a mostra reúne dezenas de registros fotográficos que atravessam mais de quatro décadas de história.

Para além da trajetória individual do fotógrafo, a exposição apresenta um recorte significativo de um dos mais importantes acervos visuais sobre a formação cultural, política, social e urbana de Mato Grosso do Sul.

Ao longo de sua carreira, Waqued consolidou-se como um cronista visual das transformações do Estado.

Seu trabalho acompanha desde o crescimento urbano de Campo Grande até manifestações culturais tradicionais, passando por obras de infraestrutura, retratos políticos e cenas cotidianas que hoje ajudam a compreender a identidade sul-mato-grossense.

A mostra propõe ao visitante não apenas contemplar imagens isoladas, mas percorrer uma narrativa que conecta passado e presente às vésperas do cinquentenário estadual.

Rachid Waqued, fotógrafo e documentaristaApós dois meses fechado para reforma, Museu da Imagem e do Som reabre para o público - Foto: Graciana Goedert

A EXPOSIÇÃO

O recorte curatorial evidencia o olhar documental e sensível do fotógrafo. As imagens estão organizadas em seis eixos temáticos: Cultura, Natureza, Indústrias e infraestrutura, Colaboradores de MS, Coordenadores de MS e Arquitetura urbana.

Cada núcleo revela uma camada distinta da construção histórica de Mato Grosso do Sul e, juntos, compõem um panorama das transformações sociais, políticas e econômicas do território.

No eixo Cultura, o público encontra registros de manifestações que ajudaram a moldar a identidade regional, como celebrações religiosas, expressões populares e personagens marcantes da vida artística e social.

Entre os destaques estão imagens ligadas às tradições pantaneiras, às raízes árabes presentes em Campo Grande e a momentos simbólicos de fé e pertencimento, como a entrega da Bandeira do Divino em Coxim.

São fotografias que capturam gestos, rituais e rostos que traduzem o sentimento de pertencimento a um território plural.

Ao avançar para o núcleo Natureza, o olhar se amplia para paisagens emblemáticas, como o Pantanal do Rio Negro. A força ambiental que sustenta o imaginário sul-mato-grossense aparece registrada com rigor documental e sensibilidade estética.

A natureza não surge apenas como cenário, mas como elemento estruturante da identidade do Estado, dialogando com modos de vida, tradições e processos econômicos.

Em Indústrias e infraestrutura, Waqued documenta a expansão da malha ferroviária e outras obras que impulsionaram o crescimento econômico. As imagens revelam trilhos, estações, construções e estruturas que conectaram territórios e consolidaram o desenvolvimento estadual.

O registro dessas transformações permite compreender como o espaço físico foi moldado ao longo das décadas.

Já em Arquitetura urbana, o visitante encontra fotografias de edifícios, praças e transformações na paisagem de Campo Grande. A capital é retratada em diferentes momentos de sua expansão, compondo uma narrativa visual que evidencia mudanças no traçado urbano, no perfil arquitetônico e na dinâmica social da cidade.

O eixo Colaboradores de MS valoriza trabalhadores, cidadãos comuns e cenas cotidianas. São fragmentos de uma história construída coletivamente, em que o protagonismo é compartilhado por homens e mulheres anônimos que, com seu trabalho e sua presença, ajudaram a erguer o Estado.

Por fim, o núcleo Coordenadores de MS reúne retratos de todos os governadores do Estado, formando um painel político que atravessa diferentes gestões e momentos decisivos da trajetória sul-mato-grossense.

“Ao longo do tempo, meu trabalho foi credenciando meu nome como alguém com vocação para documentar. Sempre atuei com seriedade, compromisso com a história e pesquisa para descobrir e registrar as coisas, ajudando a divulgar o nosso Estado. Sou um documentarista do meu tempo. Minhas fotos são documentos visuais que acompanham as transformações do espaço urbano e das pessoas na nossa região. Eu fotografo Campo Grande há décadas justamente para registrar essas mudanças. Por isso é tão emocionante receber essa homenagem ainda em plena atividade, e se torna ainda mais especial por integrar as celebrações dos 50 anos de Mato Grosso do Sul, em 2027. Eu acompanhei essa trajetória de perto, fui testemunha ocular desse movimento e dessa construção histórica”, frisa Rachid Waqued.

Além das obras do homenageado, a exposição apresenta um painel com trabalhos de outros 14 fotógrafos e fotógrafas sul-mato-grossenses: André Bittar, Alexis Prappas, Bolivar Porto, Denilson Secreta Nantes, Elis Regina Nogueira, Gabriel Gabino, Luiz Felipe Mendes, Marithê do Céu, Marycleide Vasques, Saul Schramm, Sebastião Guimarães, Vânia Jucá, Wagner Guimarães e Melina Moraes.

Pensada para alcançar públicos diversos, a exposição incorpora recursos de acessibilidade, como piso tátil, intérprete de Libras no vídeo depoimento do homenageado e áudio-descrição das obras.

QUEM É RACHID WAQUED?

Fotógrafo, documentarista e pesquisador, Rachid Waqued nasceu em Campo Grande, em 1953, filho de pai libanês e mãe corumbaense, filha de sírios.

Formado em Engenharia Civil, História e Artes Visuais, construiu ao longo de mais de quatro décadas uma trajetória marcada pelo compromisso com o registro das transformações sociais, políticas e econômicas de Mato Grosso do Sul.

Foi pioneiro na introdução da tecnologia digital na fotografia no Estado e acompanhou momentos decisivos da consolidação sul-mato-grossense.

Parte significativa de sua produção é dedicada à cultura pantaneira e à documentação da malha ferroviária, pesquisa que resultou na obra “Paralelas de Aço: o caminho ferroviário para o Oeste”, referência para estudiosos da história regional.

Waqued também desenvolveu projetos voltados ao resgate dos antigos fotógrafos “lambe-lambe”, contribuindo para a valorização e preservação do patrimônio visual.

Ao se definir como um “contador de histórias visuais”, sintetiza uma carreira construída com rigor técnico, espírito investigativo e paixão pelo ofício.

Atualmente, amplia sua atuação por meio de produções audiovisuais em plataformas digitais, mantendo ativo o trabalho documental e reafirmando seu papel como guardião da memória cultural sul-mato-grossense.

O ROTA CINE MS

A programação do Rota Cine MS terá continuidade ao longo do ano no MIS. Entre maio, junho e julho, o foco será o audiovisual. Já entre agosto, setembro e outubro, a temática será a música, ampliando o escopo do projeto e fortalecendo o museu como espaço permanente de difusão cultural.

A execução do Rota Cine MS é objeto do Termo de Fomento (nº 5499/2025) celebrado entre o governo do Estado, a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), a FCMS e o Instituto Curumins, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab).

>> Serviço

Exposição “Fotografia e Memória”

Abertura: amanhã, às 19h.
Visitação: até o dia 30 de abril.
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) – Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 559, Vila Carvalho.
Entrada: gratuita.

Assine o Correio do Estado

Felpuda

A ironia política está célere que só nos bastidores, diante da posição...Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta quarta-feira (25)

25/02/2026 00h03

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Umberto eco - escritor italiano

"Nem todas as verdades são para todos os ouvidos, nem todas as mentiras podem ser reconhecidas como tais”.

 

FELPUDA

A ironia política está célere que só nos bastidores, diante da posição de figurinha que se diz um dos muitos pretendentes a vaga ao Senado. Por conta de sua manifestação, há quem esteja dizendo que seu slogan de campanha poderia ser “Comigo no Senado”, lembrando que ele acredita que basta apenas colocar a culpa nos “fenômenos climáticos” para continuar lépido e fagueiro com o sonho de ser “ungido” pelo seu partido. Só que sua pretensão, afirmam, está caindo no “buraco negro”... Afinal...

Diálogo

 Cadeira

Jaime Verruck, secretário da abrangente Semadesc, deverá deixar a administração estadual para disputar as próximas eleições. Ele é filiado no PSD, porém, tudo indica que deixará o partido – que está se “esvaziando” em MS –, migrando possivelmente para o PP.

Mais

Até então, ele também vinha falando em tentar ser indicado para a disputa ao Senado, mas isso não deverá acontecer e ele deverá disputar cadeira na Câmara. Conversa que circula por aí é de que ele teria apoio da direção da Federação das Indústrias de MS.

DiálogoDaniel Azevedo, que hoje comemora troca de idade 
DiálogoDra. Liliane Oppermann

 Parceria

O PT deverá ter a senadora Soraya T hronicke como futura parceira. Ela está negociando a saída do Podemos para se abrigar no PSB e disputar a reeleição. Em 2018, ela se elegeu pelo PSL – que depois se uniu ao DEM e virou União Brasil –, usando como slogan “a senadora do Bolsonaro”, obtendo 373.712 votos e desbancando outros candidatos, inclusive o hoje deputado estadual petista José Orcírio dos Santos. Mal iniciou seu mandato e rompeu com Bolsonaro.

Inimiga

Em 2022, Soraya Thronicke disputou a Presidência da República pelo União Brasil e, durante os debates, atacou o então presidente Jair Bolsonaro, que tentava a reeleição. Ele revelou, “olhos nos olhos”, o motivo que a levou a se tornar inimiga de sua administração: desejo por cargos. Desgastada diante do eleitorado por ser considerada “traidora”, obteve apenas 8.082 votos para presidente em MS. Em Campo Grande, contou só com 3.564 votos.

Defesa

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados hoje realiza reunião para ouvir o deputado Coronel Meira na condição de testemunha de defesa do deputado Marcos Pollon e o próprio parlamentar. Ele é alvo de representação que pede sua suspensão por declarações ofensivas ao presidente da Câmara durante ato público realizado em Campo Grande, em agosto de 2025. A reunião, às 14h, integra o andamento do processo e subsidia a deliberação do colegiado sobre o caso.

Aniversariantes

Daniel Azevedo,
Dr. José Eduardo Silveira dos Santos,
Renata de Rezende Kroetz,
Rosana Maria Orro Razuk,
Ester Quintanilha Nogueira,
Miriam Eliza Schupp Lescano,
José Andrade de Moraes,
Artur Mory Miyashiro,
Anne Yurie Monteiro Oshiro,
Eduardo Shiguenori Yura,
Esther de Arruda Zurutuza,
Evanir Midon Ramos,
Marcelino Henrique da Costa,
Matias dos Santos Miranda,
Kátia Antonn,
Gomercindo Anes Neto,
Sylvio Ribeiro Ferreira,
Emerson Ramos de Moraes,
Nelson Bruno,
Gilberto Smozinski,
Nilma Brito da Silva,
Alice Ferraz Fortes,
Mônica Essir Simioli,
Dr. Marcelo Muniz da Silva,
Dra. Rosane Afonso Borges,
Vergilia Barbosa Mateus,
Nádia Nadalon Viana,
Beatriz Domingues Xavier,
Thaynara de Oliveira Viana,
Carlos Wilhelms,
Achilles Parma Neto,
Kelly Regina de Souza Oshiro,
Dr. Sérgio Willian Anibal,
Daisy Conto,
Daise Barbosa Rodrigues Durães,
Dênis Barbosa Rodrigues,
Devid Barbosa Rodrigues,
Dirce Saab Palmeira,
Sérgio de Souza,
Cleyton Almeida de Olindo,
José Geraldo Loureiro,
Sidney Fernandes de Souza Júnior,
Neli Soares,
João Pedro Pereira Wesner,
Auro Cézar Rigotti,
Dr. Sandro Fabi,
Mirelle dos Santos Ottoni,
Yuki Tobaru Neto,
Edilson Toshio Nakao,
Antônio Cunha Lacerda Leite,
Leonilda Martines Ludvig,
Nely da Cunha Rosa,
Ronny Machado de Moraes,
Julia Botelho Souto,
Juliene Botelho Souto,
Paulo Afonso Aragão Leite,
Armando Oliveira Rodrigues,
Marinaldo Alves da Silva,
Mauro Cezar Ovando,
João Theodoro do Nascimento,
Fábio Alexandre Marques,
Jair Batista de Araujo,
Jolise Saad Leite,
Darci Silva,
Carlos Alberto do Valle Milanez,
Antônio Tadeu Dantas Santos,
Sérgio Murilo Marques,
Laércio Pereira dos Santos,
Leda Henrique Abes,
Celso Katayama,
Dra. Andréa Rodrigues Cantalice,
Gustavo Torraca de Oliveira,
Vander Tornaciole de Oliveira,
Luciano Silva Nunes,
Glaucos da Costa Marques,
Daniel Zequi Araujo,
Beatriz de Barros Figueiredo,
Paulo Mazeti Esteves,
Renata Cristina de Sales da Silva,
Tânia Christina Marchesi de Freitas,
Walter Watanabe,
Aline Prieto Fávaro Pisarro,
Anita Terezinha Nunes Borba,
Manoel Ferro e Silva Junior,
Osmir Fellipi,
Nínivi Zileine Pereira Carneiro,
Joiner Ribeiro Message,
Edson Domingos da Rocha,
Fabiane Brito Lemes,
Paula Francisca da Silva,
Anésio Petelin,
Dr. Joel de Brito Daroz,
Sérgio Caputti de Lima,
Natalino Tsuguio Sakita,
Elisa Maria Girardi Ascenço,
Graziele Christina Ghiraldi Gonçalves,
Luiz do Amaral,
Maria Victória Rivarola Esquivel Martins,
Karen Souza Cardoso,
Elton Lopes Novaes,
Augusto Raimundo Alessio,
Iara Sonia Marchioretto,
Nadia Cristina Hermann,
Giuliani Rosa de Souza,
Valter Antunes Marinho,
Alexandra Brehm de Oliveira Fontoura,
Roberto Sá e Silva,
Clair de Carli,
Maria Auxiliadora Menezes.

COLABOROU TATYANE GAMEIRO

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).