A Indoor é a junção de conforto, praticidade e organização em um único ambiente. Há cinco anos a empresa fundada pela personal organizer Claudia Pessoa, oferece soluções inteligentes para espaços residenciais e profissionais em todo o Brasil, transformando o conceito de organização em qualidade de vida.
"A organização do ambiente pode ter um impacto significativo na saúde mental das pessoas. Quando o ambiente está desorganizado, pode causar estresse e ansiedade, pois há uma sensação de falta de controle e sobrecarga mental.
Por outro lado, estar em um ambiente organizado pode ter efeitos positivos na saúde mental, pois ajuda a reduzir a sensação de sobrecarga e desordem. Quando sabemos onde as coisas estão e podemos encontrar o que precisamos facilmente, isso nos dá uma sensação de controle e segurança.
Além disso, um ambiente organizado pode ajudar a promover uma sensação de calma e tranquilidade, tornando-o mais agradável e confortável. Portanto, a organização do ambiente pode contribuir para a saúde mental, pois pode reduzir o estresse e a ansiedade, aumentar a sensação de controle e segurança, e promover a sensação de calma e tranquilidade", explica a personal.
Claudia Pessoa, 57 anos, é de Niterói (RJ), e tinha a sua própria rede de loja de roupas e sapatos, quando em 2018 decidiu mudar e investir em um novo negócio. A empresária tem sua mãe como fonte de inspiração, pois ela atuava no mercado de design de interiores, e foi assim que herdou o interesse pelo mundo da organização.
“Sempre gostei de trabalhar com algo que proporcionasse algum tipo de bem-estar para as pessoas... Seja ao vestir uma roupa nova ou decorar uma casa, por exemplo. A ideia de poder transformar a vida de alguém de forma positiva é o que me motiva a fazer o que faço. Por isso, decidi ingressar na área fazendo algo que eu já gostava, mas de uma forma diferente”, relembra.
Especialista em organização de espaços, sua empresa oferece serviços para ambientes residencial e profissional, organização para noivos, baby organizer para bebês e crianças, treinamento de colaboradores domésticos, photo organizer para acervo de lembranças com técnicas de conservação e consultoria on-line.
"Organizei o HOME OFFICE de uma médica perita que atuava para 53 varas cíveis e me chamou para organizar os processos por varas, datas e autores pois estava perecendo os prazos e consequentemente o controle de seu trabalho. Após a organização por setores de categorias de processos o problema acabou e a cliente conseguiu se organizar e atender de forma precisa cada caso sem perder prazos e causas importantes", exemplifica a profissional.
A consultoria on-line também é uma opção para quem não mora em Niterói ou no estado do Rio de Janeiro onde Claudia reside, pois ela tem clientes inclusive fora do país.
A consultoria on-line funciona da seguinte forma:
- No primeiro encontro divido a chamada e faço o raio X life stylle da rotina e dia a do cliente.
- Peço vídeos e fotos detalhados do ambiente a ser organizado.
- Depois, através dos vídeos e fotos faço um mapeamento do ambiente e como ele será organizado através de métodos e técnicas e sistemas de organização.
- No segundo e terceiro encontros são para organização propriamente dita com instruções e o passo a passo da organização.
- O último encontro de chamada de vídeo é para adequações e instruções de manutenções de organização.
- São quatro encontros por chamada de vídeo no total, sendo mais de um ambiente adaptamos o período e o número de encontros.
Cláudia também faz organização pré e pós-mudança, no qual a empresa acompanha o cliente durante todo o momento no qual ele vive, seja para facilitar a ida ao novo lar ou tornar a sua chegada mais eficiente. Nesse serviço, são elaboradas técnicas organizacionais que tornam a rotina na nova residência mais leve, adaptável e aconchegante.
Para quem gostaria de viver a experiência da organização, Cláudia dá dicas coringas para a sua rotina e para melhorar o seu dia a dia. "Crie uma rotina matinal, e ao estabelecer essa rotina, você pode começar o dia com um senso de propósito e organização. Reserve um tempo para se exercitar, meditar, tomar um café da manhã saudável ou realizar outras atividades que o ajudem a começar o dia com energia e foco.
Tente manter essa rotina todos os dias, mesmo nos finais de semana. Faça uma lista de tarefas diárias e semanais. Priorize as tarefas mais importantes e tente fazê-las primeiro, isso ajuda a manter o foco e evita a sensação de sobrecarga.
Agrupe tarefas semelhantes, pois tarefas semelhantes podem ajudar a maximizar a eficiência e reduzir o tempo gasto em transições. Por exemplo, agrupe tarefas de e-mail e telefone em um horário específico do dia, ou agrupe tarefas de limpeza em um dia específico da semana.
Tente trabalhar em uma tarefa por um determinado período de tempo e, em seguida, faça uma pausa. Isso pode ajudar a evitar a fadiga mental e manter o foco.Utilize uma agenda ou calendário para programar suas tarefas e compromissos. Isso pode ajudar a manter o foco, a organização e reduzir o risco de esquecer compromissos importantes.
Simplifique suas escolhas, reduza a quantidade de decisões que você precisa tomar diariamente. Simplifique suas escolhas de roupas, alimentos e outras decisões diárias para reduzir a fadiga mental.
Faça pausas regulares durante o dia, tente levantar, caminhar, alongar-se ou meditar durante essas pausas. Lembre-se de adaptar essas dicas às suas necessidades pessoais e experimentar diferentes métodos para encontrar o que funciona melhor para você", finaliza Cláudia.