Correio B

SAÚDE

Professora mostra como a prática do yoga ajuda a manter o equilíbrio

Posturas e exercícios estimulam o relaxamento e a recuperação pós-festas para encarar melhor 2024

Continue lendo...

O dia a dia tem se tornado cada vez mais agitado, com uma sobrecarga específica para a maioria das mulheres.

Com redes sociais, maior necessidade de produtividade, ansiedade, entre outros motivos de pressão e de cobrança, tanto o fim quanto o começo do ano podem ser momentos de estresse e de correria.

No entanto, cada vez mais mulheres estão encontrando refúgio na prática do yoga para equilibrar corpo e mente durante essa época.

De acordo com a professora de yoga Bruna Tiboni Kaiut, especializada no método Kaiut Yoga, a prática pode ajudar a desacelerar e a evitar a ansiedade típica de fim de ano.

“O yoga tem uma série de técnicas que ajudam a relaxar, a ter consciência do presente, maior qualidade de vida, cuidados com a saúde, e ajuda a afastar a ansiedade, que pode ser bastante comum nesta época do ano”, detalha.

Meditação

“O fim de ano pode ser o fim de um ciclo, um período com a tomada de decisões importantes, e torna-se necessária a prática de relaxamento para se recuperar de um ano que, muitas vezes, pode ter sido cansativo”, ressalta Bruna Kaiut.

A prática da meditação, afirma, deve ser feita sozinha ou guiada por um profissional, o que pode ser mais indicado para iniciantes.

“A meditação guiada é feita pelo aluno por meio de alguns comandos dados pelo instrutor, o que pode ser feito sozinho, conforme ganha-se prática. O foco da meditação é a busca de uma reconexão entre mente e corpo e a regulação do sistema nervoso, o que afasta a ansiedade e o estresse, que podem interferir na clareza de pensamento para a definição de metas para o ano novo, por exemplo”, pontua a especialista, que atua em Curitiba (PR).

“Para meditar, é preciso estar em um local calmo, preferencialmente sentar-se com a coluna relaxada e com uma respiração consciente, o que também pode-se aprender com os ensinamentos do yoga. Depois, é buscada uma autoconsciência por meio do relaxamento, sentir suas emoções e clarear a mente. Ela pode sofrer variações de acordo com o objetivo pelo qual se medita, podendo também ser associada às posições do yoga”, explica Bruna.

Para ela, a busca exclusiva por afastar pensamentos durante a meditação é o principal erro dos iniciantes na prática.

“É comum observarmos muitas pessoas que começam a meditar e, durante a prática, tentam manter a mente absolutamente limpa, afastando qualquer tipo de pensamento. Isso não traz tantos benefícios práticos”, afirma.

“O mais importante é saber lidar com seus pensamentos e decidir os que merecem maior atenção, isso permite, por exemplo, reprogramar seu padrão de pensamento e afastar reações negativas que surgem no dia a dia e podem desencadear situações de estresse, ansiedade, procrastinação, entre outras”, destaca. “A meditação tem um especial efeito quando se trata de redirecionamento dos hábitos de vida, mas nunca usada separadamente dos demais”, completa.

Corpo e mente

A prática do yoga pode ajudar, ainda, no fortalecimento da saúde física e mental, gerando um ambiente propício para mudanças de estilo de vida no novo ano, destaca a especialista.

“Além disso, as festas de fim de ano podem ser mais que um momento de confraternização, sendo também um momento de reflexão para a tomada de decisões importantes sobre a sua qualidade de vida, como, por exemplo, deixar de fumar, praticar mais atividade física, se alimentar melhor, passar a meditar, entre outros”, lista Bruna Tiboni.

“O yoga também ajuda nesse processo, por isso, muitas vezes é tido como o primeiro degrau para uma profunda mudança de estilo e de qualidade de vida. Então, por que não incluir o yoga na sua lista de objetivos no ano de 2024?”, indaga a especialista.

Confira três posições simples de yoga indicadas por Bruna Kaiut para reduzir a ansiedade no fim de ano.

Virasana

“Sente-se de joelhos e acomode o quadril em cima dos calcanhares. Relaxe a coluna e deixe a respiração fluir naturalmente. Se tiver dor nos joelhos, coloque um travesseiro ou uma almofada em cima dos pés para ficar mais adequado. Feche os olhos e fique nessa posição enquanto estiver confortável”.

Nadi Shodana

Consiste na respiração alternada pelas narinas. “Sente-se confortavelmente e bloqueie a narina direita com o polegar e inspire pela narina esquerda. Depois, bloqueie a narina esquerda com o dedo anelar e expire pela direita. Repita alternando as narinas. Essa técnica ajuda a relaxar rapidamente”.

Viparita Karani

“Deite-se perto de uma parede e coloque as pernas estendidas verticalmente ao longo da parede. Respire profundamente e relaxe enquanto acalma o corpo. Se ficar confortável, entrelace os dedos embaixo da cabeça. Mantenha de cinco a 20 minutos”.

 

Assine o Correio do Estado

ATLETISMO

Maratona de Campo Grande terá dois novos percursos

Quarta edição da competição, de 4 a 6 de julho, passa a ter prova de 5 km, além da categoria de 10 km, substituindo a categoria de 7 km; a meta do evento é de atingir cinco mil participantes neste ano, superando os três mil inscritos de 2024

17/03/2025 10h00

Com o tempo de 2 horas, 31 minutos e 43 segundos, Rodrigo Santana, de 31 anos, foi o vencedor da prova de 42 km (percurso oficial de uma maratona) na edição de 2024 do evento

Com o tempo de 2 horas, 31 minutos e 43 segundos, Rodrigo Santana, de 31 anos, foi o vencedor da prova de 42 km (percurso oficial de uma maratona) na edição de 2024 do evento Foto: Gleison Nascimento/Correio do Estado

Continue Lendo...

A Maratona de Campo Grande já se prepara para a realização da sua quarta edição, que será no dia 6 de julho, com largada e chegada nos Altos da Afonso Pena, com novidades nos percursos. Pesquisa nacional realizada em 2024 pela Olympikus, em parceria com a Box1824, constatou que existem 13 milhões de corredores no Brasil, fazendo da corrida o quarto esporte mais praticado no País. É nesse contexto que a prova quer chegar, neste ano, a 5 mil corredores, um crescimento de 350% desde a primeira edição, em 2022.

“Fazer a Maratona de Campo Grande é, ao mesmo tempo, desafiador e apaixonante. Estamos colecionando histórias lindas de superação, cura de doenças físicas e mentais e mudanças de estilo de vida. Neste ano, estamos sendo ousados em ter como meta 50% a mais de público que no ano passado, mas essa meta visa colocar nossa capital e Mato Grosso do Sul no palco das grandes corridas do Brasil. Por isso, contamos com a participação de todos”, afirma Kassilene Cardadeiro, responsável pela organização.

A grande novidade para este ano são os novos percursos de 5 km e 10 km, que substituem o anterior de 7 km, visando ainda mais inclusão de corredores iniciantes. Segundo a organização, a mudança vem para atender ao interesse dos próprios corredores, pois dados da pesquisa Olympikus/Box1824 apontam que 47% dos entrevistados correm até 5 km por semana. Já a meia-maratona e a prova principal permanecem, com pequenos ajustes para melhorar ainda mais a experiência dos participantes.

“A corrida de rua cresceu cerca de 40% em 2024 no Brasil, e sentimos isso nas provas. Com esse crescimento, temos, sim, muitos iniciantes e temos também os corredores que estão amadurecendo e partindo para distâncias maiores, como a maratona e a meia-maratona. Nossa prova é, assim como a corrida, muito diversa e inclusiva. Em 2024, tivemos corredores de todas as faixas etárias, inclusive com categoria para mais de 70 anos na maratona, e tivemos mulheres em todas as faixas etárias de todos os percursos, com o público feminino representando 45% dos atletas inscritos no evento”, detalha Kassilene.

ALÍVIO DE TENSÕES

Com os novos percursos, são esperados novos corredores, tanto quem está iniciando na corrida como quem se prepara para sua primeira maratona, já que a prova é a única maratona oficial de Mato Grosso do Sul e atrai corredores de todo o Brasil.

Mas há quem esteja evoluindo ano a ano com a prova, como o gerente de contas Marcos José Targino Nogueira, de 50 anos. Ele correu os 42 km em todas as edições e baixou seu tempo em 35 minutos do primeiro ano para 2024. Neste ano, estará novamente se desafiando.

“A corrida é onde eu alivio as tensões do trabalho, e a maratona acabou sendo um desafio para mim, pois sempre jurei que nunca faria uma, por ser muito difícil, porém, após a primeira, que foi a Maratona de Campo Grande, agora tenho uma relação especial com a prova: enquanto eu tiver condições e Deus permitir, quero escrever o meu nome em todos os anos”, conta.

TREINOS GRATUITOS

A prova será aferida por dois medidores oficiais da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) e terá uma certificação internacional, além do apoio e do acompanhamento da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS).

“A corrida de rua hoje virou uma prática comum na busca de mais qualidade de vida, e a FAMS vê com bons olhos essa evolução. Nosso trabalho durante as provas é acompanhar para garantir que as normas sejam cumpridas e que tudo esteja de acordo com a Lei Geral do Esporte, como uma segurança tanto para o atleta como para o organizador”, comenta Ageu de Oliveira, presidente da FAMS.

Neste ano, serão realizados novamente os treinos gratuitos promovidos pela prova, com datas a serem divulgadas nas próximas semanas. A premiação em dinheiro será mantida para os cinco primeiros colocados da maratona, com pagamento de bônus de 50% para os atletas que bateram recordes, tanto na categoria masculina quanto feminina. No ano passado, houve quebra de recorde nas duas categorias, com os tempos a serem batidos agora fixados em: 2h31min43 (homens) e 3h10min56 (mulheres).

A prova já está em seu quarto lote de inscrições. Os primeiros lotes esgotaram rapidamente, antecipando a grande expectativa dos corredores de todo o Brasil.

AS PROVAS

A Maratona de Campo Grande será realizada pelas ruas de Campo Grande e terá, além da maratona que carrega no nome, percursos de 5 km, 10 km, 21 km (meia-maratona) e o kids, especial para crianças de 3 a 13 anos. Além das provas, haverá também outras programações no evento na Cidade da Maratona (Altos da Afonso Pena). As inscrições estão no quarto lote e as vagas são limitadas. Inscrições: www.maratonadecampogrande.com.br.

Assine o Correio do Estado

DIÁLOGO

Alguns dos tucanos de Campo Grande decidiram não ficar apenas...Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta segunda-feira (17)

17/03/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Benjamin Disraeli - escritor inglês
"Não se queixe, não se explique, não se desculpe. Aja ou saia. Faça ou vá embora”.

FELPUDA

Alguns dos tucanos de Campo Grande decidiram não ficar apenas no ninho, mas também pousar em outro endereço, como forma de política de boa vizinhança. Estarão prontos para ajudar a cuidar da casa onde estarão como visita, auxiliando nos trabalhos necessários, inclusive, cuidando para que a “dona da residência” não venha a ser perturbada por algum tipo de “animal estranho”, evitando que consiga seu intento. Para isso, estarão com os bicos afiadíssimos. Dizem que a determinação teria partido de tucano-mor que já está de olho no futuro.

Diálogo

Mantida 

O Tribunal de Justiça de MS manteve a decisão da 1ª Vara Cível de Corumbá, que julgou improcedente ação que solicitava o reingresso de um adolescente à escola estadual da qual havia sido expulso. A decisão também negou o pedido de indenização por danos morais.

Mais

Em 2024, o aluno consumiu bebida alcoólica e ministrou remédio controlado. O ocorrido levou à intoxicação de alguns dos seus colegas. Como penalidade, a escola expulsou quatro estudantes envolvidos no acontecimento, incluindo o autor da ação.

Diálogo
Zoraime Coscioni - Foto: Nascimento Fotografia
Diálogo
Stephanie Wenk, Martha Stewart - Foto: Jason Crowley/BFA.com

Céticos

Continua o ceticismo de alguns integrantes da classe política sobre a criação de uma CPI para investigar a concessionária do transporte público. A oposição está ensandecida para incluir a Prefeitura de Campo Grande nesse imbróglio. Caso haja mesmo a comissão, o processo será demorado e terá de passar por uma série de etapas até ser concluído na Câmara Municipal. E isso não significa que estará tudo encerrado, pois aí começa longo caminho jurídico, explicam.

Em alta

A senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (PP), ex-ministra da Agricultura e Pecuária, que teve papel importante em nível internacional na gestão de Bolsonaro e foi campeã de votos nas eleições de 2022, voltou a ter o nome cogitado pelo seu partido para voos mais altos. A parlamentar é lembrada para a Vice-Presidência da República e até mesmo para ser cabeça de chapa na disputa ao Palácio do Planalto.

Tête-à-tête

Como o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, está intensificando conversas com o ex-presidente Bolsonaro, de quem foi ministro da Casa Civil, uma eventual participação de Tereza Cristina nas articulações com vistas a 2026 não estaria descartada. Quando for realizada a próxima eleição, a senadora estará no quarto ano do seu mandato e terá ainda mais quatro anos pela frente.Mas como diria vovó: “Calma, gente! Ainda tem muita água para rolar debaixo da ponte”.

Aniversariantes

  • Zoraime Coscioni Braz, 
  • Flávio César Mendes de Oliveira,
  • Elizabeth Fernandes Leite,
  • Jair Pandolfo,
  • Carla Regina Simões,
  • Leonardo Avelino Duarte, 
  • Clever Antoninho das Graças,
  • Demetrio William de Souza,
  • Elci Aparecida Mariano, 
  • Malena Colucci,
  • Oscar Ribeiro dos Santos,
  • Joselio Silveira de Barros,
  • Luduvina Cardoso de Medeiros,
  • Dr. José Carlos Santos Azambuja,
  • Elias Santos Carlos, 
  • Fernanda Gutierrez Steffen,
  • Nathália Sornas de Almeida, 
  • Iberê Delmar Goldin Lins, 
  • Diana Takai Watanabe,
  • Carlos Gabriel de Freitas (Carlos Gabo),
  • Jose Siqueira Loureiro,
  • Ivan Borges Bittelbrun, 
  • Eliane Carriço de Oliveira Lima,
  • Rosamaria Cox de Moura Leite, 
  • Dr. Arthur Silveira de Figueiredo,
  • Pe. Lauro Takaki Shinorara,
  • Laís Delnegro Peruzzi da Silva Maia,
  • Zenir Adolfo de Rezende, 
  • Delibio Holidio da Silva,
  • João Marcelo Kuhn,
  • Sabrina Rodrigues Ganassin,
  • Iaci Arruda, 
  • Juliana Paes Fernandes,
  • Paulina Malaquias Fernandes,
  • Luiz Miranda Codorniz Lima,
  • Tosio Takayassu, 
  • Edson Medeiros de Moraes,
  • Getúlio Alves Modesto, 
  • Marly Canhete Costa,
  • Maria Matilde Holsback Rocha, 
  • Celso Lázaro de Moraes, 
  • Luiz Patricio Valdes, 
  • Ynara dos Santos Silva, 
  • Sara Leal Paulino Jorge, 
  • Antônio Eurico da Silva Filho,
  • Karla Bandeira Barbosa Zahran,
  • Dr. Irineu de Aragão Lima Júnior,
  • Pedro Arizioli Corrêa Batista, 
  • Renato Loureiro Marques,
  • Alana Falcão Gutierrez,
  • Juarez Cintra,
  • Alcides de Souza Araújo,
  • Denizard Silveira Campos,
  • Alice da Silva Dias,
  • Maria Vânia de Oliveira, 
  • Edson Rosa Gozalo,
  • Glades Faustina dos Santos,
  • Katia Vicente Zubko,
  • Mariana da Conceição Silva,
  • Maria Aparecida Pereira dos Santos,
  • Maria Lenir Vilalba Colman,
  • Marlene Pereira Ozório dos Anjos,
  • Sérgio Luciano Pael,
  • Wladimir de Almeida Vico,
  • José de Souza,
  • Ivone Domingues Teixeira Brandão,
  • José Francisco da Silva,
  • Inês Augusta Cruzeta,
  • Paulo César Ortiz, 
  • Zilma Márcia Oyera Bonilha,
  • Gelson Francisco Sucolotti, 
  • Milton Ferro, 
  • Tânia Cristina Rodrigues,
  • Izabel Alves de Paula,
  • Rosalina Guariero de Oliveira,
  • José Clemente Chaves,
  • Singefredo Sá Junior,
  • Elpidio Lopes da Fonseca,
  • Claudete Furtado da Silva,
  • Laurivan de Oliveira,
  • Ricardo Francisco Pereira Machado,
  • José Aparicio Moreira dos Santos,
  • Maria Antonia Dias Campos,
  • Ronaldo Machado Corrêa Junior,
  • Santiago Lescano,
  • Fabricio dos Santos Batista, 
  • Katiuscia Shimabuco Abdalla,
  • Celina Abadia de Moura Brandão,
  • Daniel Medeiros Ifran,
  • Márcio José de Freitas Sippel,
  • Amaury de Oliveira Neto, 
  • Dr. Anthony Gorski, 
  • Fernando Matumoto,
  • Arlindo de Assis, 
  • Fábio Augusto Martinez Caffarena,
  • Rui Jackson Zanetti,
  • Tissato Akiyama Iyobe,
  • Locir Carvalho,
  • Nelci Delbon de Oliveira Paulo,
  • Edson Lima do Nascimento,
  • Gildo Benites Rodrigues,
  • José Pagot,
  • Rosiméri Nunes Vasconcelos,
  • Maria Rita Garcia Viana,
  • Viviane Lívia Ferreira Mendes,
  • Maria Lúcia Barbosa Batista,
  • Beatriz Chaves de Oliveira,
  • Gleide de Souza Campos,
  • Mário Victor Dias Marques,
  • Luís Fernando Carvalho da Silva,
  • José Márcio Campos da Fonseca.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).