Correio B

PROJETO MIOLO

Projeto Miolo traz Luiza Romão a CG

Vencedora do Jabuti, escritora vai ministrar oficina gratuita e fazer leitura do livro "Caixa D'Água", de Febraro de Oliveira

Continue lendo...

No sábado e no domingo, Campo Grande será palco do segundo encontro do Miolo: Circuito de Leituras Integrais, um projeto que desde 2023 tem mobilizado a cena literária da cidade. Nesta edição, o evento contará com a participação da escritora Luiza Romão, vencedora do Prêmio Jabuti em 2022.

Ela estará no Copo Bar neste sábado, às 17h30min, para mediar uma leitura coletiva do livro “Caixa D’Água”, obra premiada de Febraro de Oliveira.

O encontro também terá a presença das psicanalistas Karô Castanha e Isloany Machado, que participarão da leitura e mediarão um bate-papo após a sessão de leitura. O evento é gratuito e aberto ao público, mediante doação de um quilo de alimento não perecível.

OFICINA NA CUFA

Além do encontro literário, Luiza Romão oferecerá, neste domingo, uma oficina de escrita criativa gratuita na sede da Central Única das Favelas (Cufa) de Campo Grande, no Bairro São Conrado. As vagas para essa atividade são limitadas e os interessados devem se inscrever pelo link www.instagram.com/hamorlivraria.

MIOLO

O projeto Miolo: Circuito de Leituras Integrais, idealizado pelos livreiros Bianca Resende e Felipe Mafra e o escritor Febraro de Oliveira, tem como objetivo consolidar e expandir a base de leitores na cidade.

Em sua nova fase, conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo, pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

Em abril, o projeto recebeu o quadrinista carioca Caio Zero, que reuniu mais de 50 pessoas, entre leitores e participantes da oficina.

Em junho, será realizada a leitura de “Seis Desenhos de Doesburg”, de Henrique Komatsu, finalista do Jabuti em 2020, pela escritora paraense Monique Malcher, vencedora do Jabuti em 2021.

Participarão ainda a artista visual Isabê e a professora Rosana Zanellato, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O projeto Miolo destaca-se também pela escolha de sediar os workshops na Cufa de Campo Grande, reafirmando o compromisso com políticas públicas para fortalecer as comunidades periféricas.

Além disso, a acessibilidade é um ponto-chave, com intérpretes de Libras e locais adaptados em todas as etapas, garantindo a participação plena de pessoas com deficiência auditiva e visual.

Para mais informações sobre o projeto, acesse o Instagram @hamorlivraria.

SERVIÇO

Miolo: Circuito de Leituras Integrais, com Luiza Romão

Leitura compartilhada

  • Quando: no dia 25/5, às 17h30min.
  • Onde: Copo Bar, Rua 14 de julho, nº 2.530.

Para participar, é necessário levar um quilo de alimento não perecível.

Oficina literária

  • Quando: 26/5, às 10h.
  • Onde: Central Única das Favelas (Cufa), Rua Livino Godoy, nº 710, Bairro São Conrado

As vagas são limitadas e os interessados deverão se inscrever pelo link na bio do Instagram (www.instagram.com/hamorlivraria).

ASSINE O CORREIO DO ESTADO

Quatro Rodas

RetrocarMS reúne carros clássicos no maior evento automotivo em Campo Grande

Apaixonados por carro vão encontrar, nesta terça-feira (08), máquinas que ultrapassaram a barreira do tempo, com acervo para todos os gostos

07/07/2025 15h43

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

O evento, realizado há mais de 20 anos pela Confraria Apaixonados por Fusca e Derivados de Mato Grosso do Sul, apresenta veículos clássicos de diversos modelos e marcas, nesta terça-feira (08), na Rua 15 de Novembro, em Campo Grande.

Marcado por entusiastas de carros antigos vindos de outros municípios e até de países vizinhos ao Estado, o encontro foi repaginado e, após a pausa em decorrência da pandemia, retorna como RetrocarMS.

O retorno das máquinas com nova roupagem será realizado na Época Sanduicheira, localizada na Rua 15 de Novembro, nº 2621, a partir das 19h, com entrada gratuita.

Entusiastas de carros antigos serão transportados por um verdadeiro túnel do tempo. Além da exposição, o evento contará com música ao vivo, com enfoque na cultura retrô, voltada aos apaixonados por automobilismo clássico.

A animação ficará por conta da banda Prepotentes, conhecida pela performance vibrante, que dará ritmo e tom à ocasião, com muito rock e espírito de liberdade sobre quatro rodas.

Esquenta


Lembrando que o evento desta terça é apenas uma prévia para deixar os visitantes com gostinho de quero mais. O evento oficial ocorrerá no segundo semestre, na Praça do Papa, em Campo Grande.

Previsto para acontecer entre os dias 9 e 10 de agosto, o encontro contará com shows e premiações por categoria, inclusive reconhecimento para os participantes que percorrerem a maior distância.

Os organizadores esperam entre 80 e 100 veículos, com representantes confirmados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e de países que fazem fronteira com Mato Grosso do Sul, como Paraguai e Bolívia.

Com relíquias de encher os olhos, a exposição será uma oportunidade para apaixonados por carros trocarem experiências com outros colecionadores e, quem sabe, saírem de lá com o sonho de restaurar um clássico.

Além do impacto cultural, o RetrocarMS movimenta o turismo, a economia local e diversos setores, como hotelaria, gastronomia, combustíveis, indústrias, comércios e serviços.

Em Mato Grosso do Sul, existem mais de 50 clubes de entusiastas dessas relíquias automotivas. Os veículos participantes costumam chegar à Capital rodando ou transportados por guinchos e cegonhas, formando um verdadeiro espetáculo sobre rodas.

No local, será feita a arrecadação de alimentos não perecíveis (exceto sal), que serão doados a entidades assistenciais.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Campo Grande e da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), e marca o início das ações oficiais da RetrocarMS em 2025, com a ambição de consolidar Campo Grande no calendário nacional de eventos de carros antigos.

Serviço

 

  • RetrocarMS - Abertura
  • Data: terça-feira (08)
  • Local: Época Sanduicheira
  • Endereço: Rua 15 de Novembro, nº 2621
  • Horário: a partir das 19h

Evento oficial - Segundo semestre

  • Data: 9 e 10 de agosto
  • Local: Praça do Papa

Assine o Correio do Estado

turismo

10 experiências que surpreendem em uma viagem às Maldivas

Rede de resorts Sun Siyam propõe diferentes maneiras de descobrir os tesouros escondidos das ilhas no Oceano Índico

07/07/2025 10h30

Reprodução

Continue Lendo...

1. PEQUENO-ALMOÇO FLUTUANTE

Consiste em uma grande bandeja de madeira (algumas em forma de coração, para casais em lua de mel) na qual é servido um pequeno-almoço completo, com tudo incluído.

A diferença é que o tabuleiro flutua nas águas da sua piscina privada. Geralmente, começa com um brinde com champanhe, seguido de omeletes ou ovos estrelados, carnes frias, salsichas e salmão defumado, diferentes tipos de queijo, frutas exóticas, uma variedade de pães, bolachas e bolos, sucos, café e chá.

Tudo servido em grandes quantidades e sem pressa, com ingredientes de alta qualidade e apresentação cuidada. Além de delicioso, o pequeno-almoço flutuante é também visualmente apelativo.

2. ADEGA SOB A PRAIA

Quando se pensa em uma bebida nas maravilhosas praias das Maldivas, vem-nos logo à cabeça uma cerveja gelada ou um coquetel exótico. Mas, no Siyam World, você pode desfrutar de alguns dos melhores vinhos do mundo sem sair da praia, aliás, ali mesmo, na Barrique.

É esse o nome da adega-restaurante, localizada a 10 metros de profundidade na areia, perfeitamente isolada do sol e do calor e com a temperatura perfeita para preservar os vinhos e garantir um jantar agradável.

Uma das opções mais populares é a prova de vinhos. Entre cada taça – de brancos, rosés e tintos de todo o mundo –, pode-se desfrutar de uma variedade de queijos, carnes curadas, nozes e biscoitos.

3. ÓLEO DE COCO

Participar da produção de óleo de coco, um bem cultural nas Maldivas, é uma das melhores maneiras de se aprender sobre os costumes locais.

Com mais de 800 utilizações, a palmeira é bem mais que uma tradição por lá. E a jóia da palmeira é o coco.

Além de sua refrescante água, a polpa prensada, aquecida e filtrada fornece o óleo utilizado na indústria cosmética, bronzeadores, cremes de barbear, sabonetes, emulsões lubrificantes e substitutos da manteiga. Descobrir todo o processo com especialistas debaixo de uma lona na praia é uma experiência inesquecível.

4. SUBMARINO PRIVADO

Da extensa oferta de desportos náuticos nos resorts Sun Siyan, a mais recente estrela é o Seabreacher, uma embarcação semissubmergível cujo formato lembra vagamente um tubarão ou um golfinho. Consegue saltar, mergulhar e cortar as ondas para a esquerda e para a direita, realizando até giros de 360 graus.

O convés em acrílico e as janelas de visualização subaquática oferecem ao piloto e ao passageiro uma vista de quase 360 graus enquanto deslizam pela água a velocidades de cortar a respiração.

É operado por duas alavancas, que permitem submergir ligeiramente, no máximo 2 m, ou pairar acima da água, e dois pedais, que permitem rodar de um lado para o outro. A experiência é divertida e emocionante, mas não é barata: cerca de 20 minutos custam US$ 400.

5. TRATAMENTO DE AREIA

Todos os resorts Sun Siyam oferecem spas de fazer cair o queixo. O relaxamento começa com uma xícara de chá aromático de boas-vindas e uma caminhada até as cabines em forma de cabanas orientais, rodeadas de jardins, esculturas e fontes.

Existem mais de 160 tratamentos diferentes, desde uma variedade de massagens a tratamentos faciais e terapias holísticas ou ayurvédicas, mas talvez a opção mais adequada seja experimentar os tratamentos tradicionais das Maldivas, sob a sabedoria ancestral da medicina local conhecida como “dhivehi beys verikan”, praticada pelos ilhéus há séculos.

Jatos de óleo de coco, massagem corporal à base de plantas e esfoliação suave com areia branca e água do Oceano Índico, seguida de um mergulho refrescante, estão entre as opções.

6. MASSA, PAELLA E SUSHI

A oferta gastronômica dos resorts Sun Siyam impressiona. Da cozinha italiana, tagliatelle al ragù à bolonhesa, risotto alla milanese ou o spaghetti alla carbonara, bem como todo o tipo de pizzas. Da espanhola, especialidades nas tabernas madrilenha ou andaluza.

E muito mais que isso nos restaurantes buffet, que geralmente abrem para as três refeições e têm áreas de show cooking.

São 50 restaurantes temáticos nos cinco resorts, com destaque para o Takrai (alta cozinha tailandesa cozinhada lentamente), o francês Flavours, o japonês Arigato e o Kaage, dono de um menu dedicado à cozinha local que presta homenagem a receitas ancestrais.

7. TUBARÕES E RAIAS-MANTA

Algumas das plataformas nas extremidades dos cais, que se estendem por algumas dezenas de metros mar adentro, iluminam-se ao anoitecer, e centenas de peixes coloridos aproximam-se imediatamente da luz, também em busca de alimento oferecido pelos hóspedes.

E, ao lado deles, aproximam-se dezenas de tubarões de tamanho médio, brincando entre si, também aparentemente lutando por um pedaço de biscoito ou carne. É um espetáculo magnífico, visto sentado a dois metros acima da água, com direito, em outro cais, a raias-manta em busca de plâncton.

8. TRADIÇÕES LOCAIS

Vale a pena explorar e descobrir as vilas e o estilo de vida dos seus habitantes, algo que os próprios resorts facilitam, proporcionando aos visitantes uma perspectiva privilegiada de algumas das atrações mais cobiçadas das Maldivas.

Para mergulhar na cultura, são frequentemente oferecidas excursões à aldeia local, onde vivem os funcionários que o servem nos alojamentos ou restaurantes, dando a oportunidade de fazer compras, jantar e interagir com os habitantes locais.

Pode-se visitar o mercado, a mesquita ou a escola e comprar souvenirs de artesanato. Ao som de tambores, danças como o bodu beru personificam a essência e o dinamismo da cultura desta nação insular.

9. JANTAR NO OCEANO

Coisas que nas Maldivas são ainda mais especiais: um jantar intimista e exclusivo à luz de tochas na praia ou em qualquer lugar do resort, ou petiscar e desfrutar de coquetéis sem sair da piscina. Outra opção é fazer uma pescaria ao pôr do sol em busca do jantar da noite.

Após a pesca do dia, pode se instalar em um banco de areia próximo e aprenderá a grelhar peixe ao estilo das Maldivas, tudo acompanhado de música e risos.

Mas, sem dúvida, o jantar mais exclusivo que pode ter é em uma plataforma flutuante no meio do oceano, completamente sozinho, iluminado por velas, com comida e bebidas servidas em um barco que faz o percurso de ida e volta para a cozinha.

10. COMO CRUSOÉ

Todos nós já sonhamos emular a experiência de Robinson Crusoé em uma ilha deserta... Com um final feliz, claro.

O Sun Siyam Resorts oferece uma excursão a um banco de areia isolado, pequenos oásis no vasto e infinito mar ou uma ilha desabitada onde pode fazer snorkeling, explorar, brincar e almoçar na praia, com a tranquilidade de que alguém voltará para lhe buscar.

Ilhas desabitadas, das quais há muito mais nas Maldivas do que habitadas (mais de 900), são o que há de mais próximo de ambientes naturais verdadeiramente intocados, habitados apenas por palmeiras, repletos de mistério, intriga e emoção.

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).