Em clima de Olimpíadas, e principalmente em clima de medalha de ouro vindo da ginasta Rebeca Andrade, é normal sentir vontade de praticar o esporte, fazer acrobacias, estrelinhas sem as mãos, tudo rumo ao sucesso. Em Campo Grande isso é possível, a Capital oferece desde academias até projetos sociais para tornar o sonho realidade.
A Fundação Municipal de Esportes (Funesp) informa que o Centro de Treinamento de Ginástica (CEFAT) Rose Rocha, oferece atendimento a crianças e adolescentes de 5 a 13 anos, tanto meninos quanto meninas, de segunda a sexta-feira.
Para garantir vagas, basta comparecer ao local. No momento, há vagas disponíveis para o sexo masculino, enquanto para o feminino, devido à alta procura, é necessário entrar em uma lista de espera. O CEFAT está localizado na Avenida Costa e Silva, 2371, Vila Olinda.
Outras informações podem ser obtidas no número 2020 + um dos ramais abaixo:
- 1122/1123/1124/2520
Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, anualmente são abertas vagas para aulas gratuitas, destinadas a crianças e adolescentes. É importante estar atento à abertura de vagas pois o prazo para cadastramento do público da comunidade universitária e da comunidade externa, são diferentes.
De acordo com informações, entre os alunos da rede estadual de ensino, é preciso cumprir alguns pré-requisitos, como: ter entre 11 e 17 anos; desempenho escolar satisfatório; entregar ficha de cadastro e autorização preenchida pelos pais e/ou responsáveis; e apresentar atestado médico para a prática de atividades físicas em até 30 dias após o início das aulas.
Para os familiares da comunidade interna, é necessário ter entre 7 e 10 anos e, após confirmação de inscrição, os responsáveis ou tutores devem encaminhar por e-mail o comprovante de vínculo com a Universidade, documentos pessoais do menor de idade e comprovante de matrícula no ensino público de Campo Grande.
A ação é uma parceria entre a UFMS e a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, articulada com a Secretaria de Estado de Educação pelo Núcleo de Esportes, que desenvolve o Prodesc.
As aulas serão voltadas para iniciação esportiva da ginástica artística, mas os alunos podem progredir na modalidade e terão a oportunidade de participar de eventos e competições ao longo de suas trajetórias no projeto.
Academias de ginástica
Para aqueles que optarem por aulas particulares, o CT Luizinho oferece à crianças e adolescentes de 4 a 14 anos (idade inicial). O proprietário Luiz Otávio Ramos é quem ministra as aulas de Ginástica Artística a 32 anos, ele conta que o CT existe há 2 anos e meio, mas que antes as aulas eram ministradas no Colégio Dom Bosco, onde ficou por 6 anos.
Atualmente o CT conta com aproximadamente 310 alunos. Ao Correio do Estado, Luís revelou que abrir um Ginásio de Ginástica sempre foi um sonho, e que desde 2003, a procura pelo esporte aumentou significativamente.
“Para abrir o CT foram desafios diários que envolveram não só técnicos, mas materiais, espaço físico, professores, auxiliares. Desde a nossa Daiane dos Santos, campeã mundial do solo em 2003, o aumento foi gigantesco na visibilidade da Ginástica Artística no Brasil. Depois dela, ainda vieram Arthur Zanetti que foi campeão olímpico em 2012 e vice em 2016, e agora a nossa estrela Rebeca Andrade”.
Luis ainda comenta sobre as principais inspirações que ele leva para dentro do ginásio. “Luísa Parente, Laís Sousa, Danieli Hipólito, Diego Hipólito, são nomes que eu admiro muito e que contribuíram para que fosse possível chegar ao nosso atual nível de excelência”.
Para outras informações como inscrições, mensalidades, etc., o CT disponibiliza o número (67) 9955-1306 - Sílvia.