A escritora sul-mato-grossense Raquel Naveira acrescenta à sua produção e à literatura regional dois novos livros – “Menina dos Olhos” e “Mar de Rosas”. O duplo lançamento será nesta sexta-feira (3), na Capital.
O primeiro traz crônicas, e o segundo, poesias. As obras juntam-se às outras 19 publicações que assina como autora e coautora.
Presentes em seus escritos anteriores, a conexão com o feminino e o ancestral, a compreensão da vida em suas adversidades e a tentativa de aproximação com o que é divino são temas que ressurgem em um novo exercício da autora de se encontrar e encontrar o Outro. “Sendo o outro alguém ou a natureza, sendo essa palavra escrita com inicial maiúscula ou minúscula. Encontrar o outro é o sonho da alma. A outridade é o cerne de toda a minha escrita”, explica.
Suas raízes também se manifestam nas crônicas e poesias que apresenta. Raquel é nascida e “vivida”, como define, em Campo Grande. “Aqui nasci, aqui me formei, criei meus filhos, exerci o magistério. Tudo o que produzi partiu daqui, desse chão. Mesmo quando não escrevo sobre tema regional, escrevo sob influência dele”.
Os livros poderão ser adquiridos em sessão de autógrafos que será realizada no dia do lançamento, às 19h, na Pousada Dom Aquino (Rua Dom Aquino, 1806). Em seguida, ficarão à venda na livraria Leparole (Euclides da Cunha, 1126) e no site da editora (www.editorapenalux.com.br).
“MAR DE ROSAS”
Em um trecho da crônica “Mar de Rosas”, Raquel mesma revela o que quis propor com a metáfora no título do livro. “Utilizamos ‘mar de rosas’ para indicar uma situação sem adversidades, sem aflições. Realidade que não se sustenta em nossa navegação pelos mares bravios da existência”, escreveu.
A obra é uma coletânea que reúne 37 crônicas publicadas no Correio do Estado e em veículos especializados do Brasil com os quais colabora. A escritora envia textos do gênero quinzenalmente a este jornal há 40 anos.
Mesmo que criados a partir de experiências e observações cotidianas, seus textos não se desvinculam do gênero para o qual acredita ser vocacionada a escrever. “A poesia é minha vocação. A minha linguagem é poética desde a infância”, justifica.
“MENINA DOS OLHOS”
No livro de poesias, Raquel é conduzida pelo salmo 17 da Bíblia. Incorpora personagens religiosos e a menina que habita ela mesma e pede por proteção.
Desde o poeta Pablo Neruda até a professora Glorinha, influenciadora cultural de Mato Grosso do Sul, são lembrados nos versos. “Compreende-se através deles o quanto a poesia é concisão, síntese, emoção e surpresa. Objetos, cortes, substantivos, nomes, temas variados são a tônica naveiriana, que ora escreve uma carta a Neruda, ora homenageia uma antiga professora, ora observa pedras preciosas e animais no bosque”, fixa Raquel na orelha do livro.
A AUTORA
Nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 23 de setembro de 1957. Formou-se em Direito e em Letras pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), onde também foi professora de 1987 a 2006, quando aposentou-se e mudou-se para São Paulo. Lá ficou por dez anos. Doutora em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de Nancy, França. É mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. Pertence à Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, à Academia Cristã de Letras de São Paulo e ao Pen Clube do Brasil. É palestrante, dá cursos de Pós-Graduação e oficinas literárias pelo Brasil.
COLETÂNEA DO SANTUÁRIO DO PERPÉTUO SOCORRO
O Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com apoio da Associação Redentorista Filhos de Maria, realiza neste sábado (4), às 19h45min, o lançamento do livro “Uni-versos”. A obra reúne 40 criações poéticas livres, compostas por autores de Mato Grosso do Sul e de mais sete estados brasileiros.
Os textos foram selecionados entre aproximadamente 100 produções, todas de tom religioso e tema livre.
Autores de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Mato Grosso e Espírito Santo e de Mato Grosso do Sul os enviaram. Aqueles que tiveram poesias selecionadas vão participar de premiação no dia do lançamento. O evento fará parte da programação que comemora aos 77 anos de inauguração do Santuário e celebra os 15 anos de sacerdócio do reitor do Santuário, padre Dirson Gonçalves.
A coletânea está em sua 8ª edição e é resultado do projeto “Palavras de Luz”, que incentiva as pessoas a ler, escrever e expressar sua emoção e devoção.
SERVIÇO
O evento de lançamento é aberto ao público e será realizado na sede do Santuário, na Capital (Avenida Afonso Pena, 377).

Helio Mandetta e Maria Olga Mandetta
Thai de Melo


