As cenas musicais de Cuiabá e Campo Grande se encontram no show “Do Pantanal ao Litoral”, que promove um intercâmbio cultural inédito entre artistas do Centro-Oeste brasileiro. No domingo, a partir das 18h, a Cervejaria Canalhas, em Campo Grande, recebe a banda Calorosa (MT), o cantor e compositor Paulo Monarco (MT) e o anfitrião Jerry Espíndola. O evento é gratuito, com ingressos disponíveis pelo Sympla e sujeito à lotação da casa.
A programação inicia com a roda de conversa Paisagem Sonora: Música e Território, às 18h, reunindo os artistas Paulinho Nascimento (Calorosa), Jerry Espíndola e Paulo Monarco, com mediação de Aly Ladislau.
Em seguida, às 20h, o palco se abre para o show que marca a primeira apresentação conjunta dos músicos mato-grossenses com Jerry Espíndola, referência da música sul-mato-grossense e referência na fusão da polca rock.
Mais que uma parceria musical, o encontro celebra as conexões sonoras e territoriais do bioma pantaneiro. A afinidade com a obra de Jerry Espíndola – que há décadas transforma referências locais em linguagem universal – torna o diálogo ainda mais potente.
Influenciado por Jerry, Monarco transita pela tradição musical da baixada cuiabana, dando continuidade à herança plantada pelo cururu, siriri, o rasqueado e o lambadão. Em seu show a sonoridade caminha sinestesicamente, guiada pelas estruturas das claves rítmicas típicas da baixada cuiabana. Hora com peso e atitude rock, hora experimental e flutuante.
A Calorosa define seu “pop tropical pantamazônico” como uma “fusão de gêneros contemporâneos com ritmos tradicionais da cultura popular de Mato Grosso”. “Do Pantanal ao Litoral” é um projeto de intercâmbio musical que integra o Circuito Funarte de Música Pixinguinha 2023.
BONITO CINESUR
Antônio Pitanga (foto) e Maeve Jinkings são os apresentadores da cerimônia de abertura da terceira edição do festival, na noite de hoje, em Bonito; grátis - Foto: Divulgação/Raique MouraComeça hoje, em Bonito, o 3° Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano, que segue até o dia 2 de agosto, com 63 filmes, celebrando a produção sul-mato-grossense, brasileira e da América do Sul, com filmes da Argentina, Peru, Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Equador e títulos nacionais.
Após a cerimônia de abertura, na noite de hoje, no Centro de Convenções de Bonito, será exibido o longa “As Herdeiras”, de Marcelo Martinessi, que tem como protagonista a paraguaia Ana Brun, atriz homenageada pelo festival neste ano. O sanfoneiro Gabriel Chiad faz um show no local logo após a projeção.
O sanfoneiro de Campo Grande leva seu arrasta-pé para o Bonito Cinesur nesta sexta-feira; no Centro de Convenções; grátis - Foto: DivulgaçãoCURTA NO ITAÚ
O cinema sul-mato-grossense também é destaque no streaming. No pacote de curtas premiados que a plataforma gratuita Itaú Cultural Play disponibiliza a partir de hoje está “Sideral” (2021), ficção científica do Rio Grande do Norte, de Carlos Segundo, premiado nos EUA, Hong Kong e outros países, e o sul-mato-grossense “De Tanto Olhar o Céu Gastei Meus Olhos” (2018), drama da diretora Nathália Tereza que mergulha na complexidade dos laços familiares e no impacto do abandono paterno.
O drama da diretora Nathália Tereza (MS) é um dos curtas premiados que estreiam hoje na plataforma gratuita Itaú Cultural Play - Foto: DivulgaçãoNo filme, o pai de Luana e Wagner envia uma carta, após anos de abandono. O filho acredita que o pai possa ter mudado. A filha, não. As atuações intimistas e a trilha sonora que valoriza o silêncio instigam os espectadores a refletir sobre os sentimentos contraditórios dos personagens. O filme foi indicado para o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2018 e ganhou, em 2017, o Prêmio Canal Curta! e Porta Curtas no 28º Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo.
FESTA DA FOGUEIRA
Amanhã, das 15h às 23h, a Casa de Santo Asé Efunsola de Ajagunã (na Rua Marechal Câmara, nº 959, Seminário), realiza a 1ª Fogueira de Ayrá, celebração afro-brasileira, com entrada franca, e várias atrações, como a performance solo “Oxumarê: Um Corpo em Devoção”, de Giulia Maciel, show de Begèt De Lucena e a roda Yakekerê, protagonizada por mulheres em homenagem ao sagrado feminino.
Dono de uma das melhores vozes da atual cena musical de Campo Grande, o cantor é uma das atrações da festa Fogueira de Ayrá neste sábado; grátis - Foto: DivulgaçãoTambém participam da festa, que será realizada na rua, ao ar livre, o Coletivo do Mato e a Associação Varanda do Dendê, com maculelê, capoeira e samba de roda, a cantora Manu Kavallari, com o projeto autoral “Canções da Noite”, e o grupo Flor de Pequi, que encerra o evento com um show de forró pé de serra. Nos intervalos, o DJ Renan Cruz assume o comando com sets de ritmos populares e regionais.
CLUBE DE LEITURA
O Clube de Leitura Pássaro-Poesia realiza amanhã, às 10h, na Hámor Livraria, em Campo Grande, mais um encontro, desta vez para falar sobre o livro “Ninguém Quis Ver” (2023), da poetisa Bruna Mitrano. A autora, filha de camelôs e que só leu o primeiro livro aos 17 anos de idade, já tinha chamado atenção com o seu primeiro livro, “Não” (2016).
“Ninguém Quis Ver” (2023) atesta a ressonância de seu trabalho, “dando voz ao que se cala e rosto ao que o mundo insiste em não ver”. Os organizadores reforçam que não é exigida a leitura completa do livro, “basta às pessoas atraídas pelo fenômeno poético que se disponham a falar e a escutar um pouco”. Grátis.
CINEMA
Pôster do novo longa do Quarteto Fantástico, sob direção de Matt Shakman - Foto: DivulgaçãoUm grupo de astronautas passa por uma tempestade cósmica durante seu voo experimental. Ao retornar à Terra, os tripulantes descobrem que possuem novas e bizarras habilidades. Reed Richards pode esticar seu corpo. Sua noiva, Susan Storm, ganha a habilidade de se tornar invisível. Seu irmão mais novo, Johnny Storm, adquiriu o poder de controlar o fogo e voar. Já o piloto Ben Grimm foi transformado em um monstro rochoso. Ao tentar compreender seus poderes, eles têm que lidar com novas ameaças. Com Pedro Pascal, Vanessa Kirby, Ebon Moss-Bachrach e Joseph Quinn no elenco.
SERVIÇO
Encontro do Clube de Leitura Pássaro-Poesia.
Livro: “Ninguém Quis Ver”, de Bruna Mitrano.
Onde: Hámor Livraria – Rua Amazonas, nº 1.080.
Data: amanhã , às 10h.
Foto: Divulgação / Alexis Prappas
Foto: Divulgação / Alexis Prappas
Ryan Keberle, trombonista - Foto: Divulgação / Alexis Prappas


