Correio B

Correio B+

"Tenho muita vontade de ir para outros caminhos além do teatro", diz Adriano Tunes

Dos palcos ao audiovisual, o ator Adriano Tunes quer conquistar espaços ainda maiores na sua carreira artística

Continue lendo...

Por Denise Neves – Colaboradora direto do RJ
Edição Flavia Viana 

Adriano Tunes, 36, é o retrato de tantas histórias vividas por atores brasileiros que se dedicam ao árduo trabalho de seguir carreira artística no Brasil: uma pessoa cheia de sonhos que sai da sua cidade no interior (Porto Ferreira/SP) para tentar carreira na maior capital do país (São Paulo/SP) e conquista oportunidades enriquecedoras ao longo de uma trajetória cheia de desafios.

É assim que começa a narrativa do ator que vem trilhando a sua carreira nos palcos do teatro. 

Inspirado pelo seu irmão mais velho, Alexandre Araújo, que era um cantor conhecido no município de Porto Ferreira,Tunes teve seu primeiro contato com a arte através da música. 

Ainda na adolescência, formou uma dupla musical com o irmão e passou a fazer shows pela cidade com um repertório que variava de MPB a sucessos internacionais.

Com o passar dos anos, a música foi abrindo os caminhos para Adriano Tunes se descobrir artisticamente até identificar que dentro de si havia um propósito que se tornou o maior da sua carreira profissional: viver da atuação. 

Com esse objetivo, o ator foi para São Paulo aos 19 anos de idade, na esperança de apostar nesse sonho incentivado por sua tia-vó, Antônia Tunes — que intitula o nome artístico do ator. 

O “Tunes”, segundo o artista, é uma homenagem a uma das pessoas que mais acreditam no seu trabalho.

A mudança para a capital paulista uniu as duas faces artísticas de Adriano Tunes em uma só, fazendo com que ele atuasse e cantasse em peças musicais como:

“Alice, O Musical” interpretando figuras como o Chapeleiro e a Rainha de Copas, em “Mamonas Assassinas” na pele do tecladista Júlio Rasec, e em “Hebe, O Musical” vivendo Mazzaropi e Marcello Camargo.

Em seu trabalho mais recente, o musical “Silvio Santos Vem Aí”, ele interpretou diferentes personagens, dentre eles, a Velha Surda e o cantor Nahin. 

O espetáculo saiu de cartaz em novembro com retorno programado para janeiro do ano que vem, no Teatro Raul Cortez, em São Paulo.

Foi através dos musicais que Adriano Tunes conheceu uma das suas maiores referências na arte, Miguel Falabella, com quem fez o seu primeiro trabalho em “Os Produtores” seguido da ópera “Viúva Alegre”. 

Depois, Tunes também colaborou com Falabella no sitcom “Eu, a Vó e a Boi”, no qual interpretou uma travesti chamada Sapore.

O talento multifacetado de Adriano Tunes reconhecido pelo diretor rendeu a ele o convite para ser dublador de Felizardo Pharmaco, personagem protagonista da série on-line “Família Pharmaco” de Miguel Falabella. 

O seriado está disponível no YouTube e fala sobre uma família que vivencia histórias divertidas com temas voltados para saúde e bem-estar.

Recentemente, Adriano encerrou o espetáculo “Aos Domingos” escrito por ele. 

Curiosamente, a peça nunca foi apresentada aos domingos, mas a história acontece aos domingos com um casal de idosos, a Dona Evangelina, interpretada pelo próprio Adriano Tunes, e o Sr. Petrônio, vivido por Emerson Grotti.

Dona Evangelina tem Alzheimer e o enredo da peça envolve desembaraços emocionais aos mais diversos tipos de relacionamentos. 

De forma intimista, “Aos Domingos” possui limitação de público para até 30 pessoas, justamente por ter a proposta de proporcionar um maior contato entre a mensagem de reflexão da história junto aos espectadores.

Com as raízes plantadas nos palcos que geraram frutos a sua carreira no audiovisual, Adriano Tunes espera transformar os espaços até aqui conquistados em realizações ainda maiores em 2022. 

Ao menos foi isso que ele nos contou durante uma entrevista exclusiva cedida ao Correio B+ dessa semana.

Leia a entrevista completa:

CE: O que o teatro representa para você?

AT: “O teatro é a minha vida. Ele é a minha profissão, mas é uma profissão que mistura tanto com a nossa vida pessoal, eu já não sei mais separar o que que é pessoal e o que que é profissional. Eu não sei viver sem o teatro. Não consigo mais me imaginar em outra profissão. O teatro é a minha vida por completo.”

CE: No “Silvio Santos Vem Aí” você interpreta diversos personagens, como a Velha Surda e o cantor Nahin. Como é para você essa dinâmica de assumir diferentes papéis em uma mesma peça? Há alguma dificuldade?

AT: “Eu gosto dessa brincadeira de poder fazer vários personagens no mesmo espetáculo. É uma oportunidade que eu tenho de demonstrar versatilidade. É muito divertido, principalmente quando eu consigo conquistar o público no sentido de ninguém saber que sou eu ali naqueles personagens diferentes. Quando eu saio, a pessoa vem me cumprimentar e eu digo que sou eu e a pessoa se surpreende, para mim, é um dos melhores elogios.”

CE: Você já interpretou também personagens biográficos, como o tecladista, Júlio Rasec, por exemplo. Como foi incorporar uma personalidade já conhecida pelo público?

AT: “Interpretar o Júlio Rasec foi um super presente, porque era um desejo que eu tinha como ator, eu queria passar por essa experiência de alguém que já existiu, para entender como que chega nesse lugar. Eu sou muito fã dos Mamonas, eu era muito fã do próprio Júlio mesmo, eu lembro que eu imitava ele quando eu era criança. Então, foi uma grande realização.”

CE: Ao comparar a forma de interpretar um personagem desconhecido e uma figura já conhecida pelo público, você acha que existe alguma espécie de “limitação criativa” durante a atuação?

AT: “Acredito que há uma dificuldade referente à expectativa. Quando você vai interpretar alguém que já existiu, naturalmente, as pessoas criam uma expectativa de que você vai entregar aquele personagem para elas. E há a limitação, sim, justamente porque você precisa ser fiel àquilo.”

CE: Entre os personagens que você já fez, há a Sapore, uma travesti que incorpora o elenco de “Eu, a Vó e a Boi”, de Miguel Falabella. Como foi essa experiência?

AT: “Foi a coisa mais difícil do mundo (risos). Foi o meu primeiro contato com o trabalho audiovisual, e de cara trabalhar com pessoas como Vera Holtz e Arlete Salles é uma baita ‘responsa’. Eu costumo dizer que o Miguel Falabella é um padrinho, e eu tinha uma expectativa de ter que honrar o presente que ele me deu com esse personagem. E por se tratar de uma travesti, eu que sou um defensor das bandeiras das minorias, eu tinha muito cuidado também em interpretar esse personagem sem magoar alguém, de entender, de não falar besteira, de não levar para o lado da chacota etc. Então foi bem difícil.”

CE: Com quem você gostaria de trabalhar algum dia?

AT: “Com tanta gente. Mas, para dizer um nome, uma atriz seria a Marjorie Estiano e um ator, o Alexandre Nero.”

CE: E o que que o Adriano Tunes espera para 2022?

AT: “Primeiro, que a gente se livre de todos os males: os virais, de gente ruim... De tudo o que for de ruim, eu espero que a gente se livre em 2022. Eu espero que todo mundo sobreviva a tudo isso que está acontecendo e se recupere. As pessoas de baixa renda estão sofrendo demais, a fome voltou de uma maneira avassaladora por conta dessa pandemia... Então, pensando no todo, como ‘Adriano cidadão’, eu espero que o mundo melhore para todo mundo. Agora, como ‘Adriano artista’, eu espero conquistar novos espaços. Tenho muita vontade de ir para outros caminhos além do teatro.”

Assine o Correio do Estado

ENTREVISTA COM BIANCA

"A fauna pantaneira é a base musical das nove composições de 'Pantanal Jam'"

Cantora Bianca Bacha, da Urbem, fala como a paisagem natural de Miranda afetou o processo de criação e gravação do segundo álbum da banda, sobre a diferença entre o canto com letra e as vocalizações que são a sua marca e anuncia projetos nos EUA e Espanha

15/12/2025 11h00

A cantora Bianca Bacha se prepara para mais uma gravação na Fazenda Caiman, em Miranda, em junho deste ano

A cantora Bianca Bacha se prepara para mais uma gravação na Fazenda Caiman, em Miranda, em junho deste ano Divulgação / Alexis Prappas

Continue Lendo...

ENTREVISTA COM BIANCA

Recuperando para o leitor: como se deu a oportunidade do encontro e da parceria com o Ryan para o projeto do álbum “Pantanal Jam”?

Conhecemos Ryan Keberle no Campo Grande Jazz Festival [em março de 2024] e com ele tivemos uma troca musical instantânea. Tocamos juntos em um show no Sesc [Teatro Prosa] em setembro de 2024 e, a partir de lá, tivemos a certeza de que ainda faríamos muita música juntos.

No Pantanal, onde Ryan esteve pela primeira vez durante as gravações, ficou nítido que ele conseguiu transpassar para o repertório o encantamento que ele estava vivendo em meio a toda aquela natureza.

É o segundo disco, nove anos depois de “Living Room”. O que “Pantanal Jam” representa para a Urbem?

Este projeto é o nosso território sonoro: onde a música que criamos se entrelaça à natureza que nos guia em forma de jam. Na música, uma jam significa um encontro musical sem aviso prévio, as coisas vão acontecer ali na hora, portanto, o inesperado é bem-vindo e, com ele, você improvisa.

Qual seria o conceito geral do álbum?

O conceito do álbum nasce da escuta profunda da fauna pantaneira. Os cantos dos pássaros, o esturro da onça e os sons das águas e dos ventos não são efeitos nem pano de fundo: são a base musical das nove composições. A natureza atua como um músico a mais na banda de jazz, dialogando conosco em frases de pergunta e resposta.

Sandro Moreno registrou esses sons in loco, mergulhando no Pantanal para captá-los com precisão. Depois, analisou esse vasto material para identificar melodias, ritmos e motivos que se tornariam a essência das composições.

E, para fechar o ciclo, o álbum também foi gravado no coração do Pantanal. Com geradores a gasolina e um estúdio móvel, nós, a Urbem e o trombonista Ryan Keberle, levamos a música para o ambiente que a inspirou. E ali criamos, novamente in loco, em plena natureza selvagem.

Que tipo de referências buscaram para os arranjos, as sonoridades e as texturas?

Toda a referência e textura do álbum “Pantanal Jam” nascem dos próprios sons do Pantanal. A imersão no território e a escuta atenta transformaram cantos de pássaros, esturros, movimentos da água e vozes da mata em matéria-prima musical.

Cada faixa traduz essa convivência direta com a fauna e seus ritmos naturais, convertendo sons de bichos em música. Viva, orgânica e profundamente enraizada na paisagem pantaneira.

Isso está bastante perceptível. Os sons e toda a atmosfera do Pantanal atravessam o mood e talvez a própria concepção dos temas. Pode comentar um pouco mais sobre essa presença de elementos da natureza – e dessa natureza tão singular de MS – na criação de vocês?

A fauna, a luz, o silêncio amplo, os ventos, os cantos e até os vazios típicos da paisagem pantaneira influenciam diretamente a forma como criamos. É como se o ambiente nos orientasse musicalmente: às vezes guiando uma melodia, às vezes sugerindo um pulso, às vezes impondo uma pausa.

Esse encontro com a natureza não é decorativo, é estrutural. Ela atravessa tudo, o gesto musical, o espírito do disco e a maneira como a banda se relaciona com o som.

No “Pantanal Jam”, a paisagem não é cenário: é presença, é voz, é parceria criativa. É música.

A cantora Bianca Bacha se prepara para mais uma gravação na Fazenda Caiman, em Miranda, em junho deste anoFoto: Divulgação / Alexis Prappas

Onde exatamente estiveram e gravaram? E quando foi?

As gravações foram feitas na Fazenda Caiman, em junho deste ano, num cenário que não poderia ser mais inspirador. Foram escolhidas pela produtora três locações diferentes, e para cada uma delas, três músicas.

A cantora Bianca Bacha se prepara para mais uma gravação na Fazenda Caiman, em Miranda, em junho deste anoFoto: Divulgação / Alexis Prappas

Com uma equipe ultraprofissional que trouxe segurança e leveza para uma gravação ao vivo numa condição completamente inusitada.

E quanto ao repertório? Como chegaram às nove canções do disco?

Entre as composições, temos duas músicas do Paulo Calasans [“Swingue Verdejante” e “Suspiro da Terra”], um dos maiores produtores, arranjadores e instrumentistas do País, além de duas canções do Ryan Keberle junto com Sandro Moreno [“Paisagem Invertida” e “Entre Folhas”] e cinco composições nossas [“Espiral”, “Pluma”, “Voo Curvo”, “Barro” e “Canção do Ninho”].

Penso que o Pantanal é experimentado de um jeito bem particular por cada pessoa. Como é para você? Como aquele ambiente lhe toca e eventualmente interfere no seu jeito de cantar?

Tudo ali era extremamente inspirador. Dormir e acordar naquele lugar por alguns dias já me fazia até respirar de jeito diferente, com menos pressão e mais imersão.

Isso com certeza influenciou no jeito de cantar. Porém, o mais impressionante era saber que estava gravando um disco com toda aquela fauna ao redor, um jacaré no lago ao lado e uma onça a alguns quilômetros.

Embora domine há duas décadas o canto com letra e muitas vezes cante dessa forma em apresentações ao vivo, na Urbem, você investe sempre nos vocalizes e scats.

Todas as músicas do álbum “Pantanal Jam” usam a voz como instrumento, ou seja, não há letras nas músicas. Além de ser uma característica jazzística, esse estilo de canto se aproxima mais do cantar dos pássaros, a busca por seus fonemas e emissões.

Cada música exige uma altura e um escolher apropriado de sílabas que encaixem com a afinação e a expressão.

Adoro o canto com letras. Ali você tem palavras, interpreta, coloca ênfases. É até uma emissão de voz diferente. Só que comecei a me encantar com o mundo do jazz e toda essa coisa do canto que não usa palavras, o vocalize. E comecei a ouvir cantoras que cantam assim.

Tatiana Parra [cantora, compositora e professora paulistana] canta assim, nossa, de um jeito maravilhoso. A [portuguesa] Sara Serpa também. Tem também as divas mais antigas que faziam mais questão de improviso, o scat singing.

O canto sem palavra é muito desafiador porque ele é mais cru, mostra mais imperfeições de respiração, de emissão, de escolha de sílabas. E é muito improvisado. Porque a cada dia você pode usar uma sílaba diferente, pode caracterizar de uma outra forma.

Num dia vou fazer “u”, no outro dia posso fazer “a”, no outro posso fazer “e”. E você tem que descobrir ali, numa forma você com o seu corpo. E além de ter o desafio de você demonstrar o interpretar com emoção sem ter palavras.

Então é muito jazz [risos]. E acho muito bonito. Sempre vai ser um desafio. Sou com o meu corpo, com as palavras que eu escolho, que nem sempre são pensadas.

Claro que tem uma questão técnica de que o “i” você vai mais para um agudo, no “u” também; nos graves, você vai para outras escolhas, as consoantes também interferem. Gosto muito de passear pelas duas áreas. Tanto a área da interpretação com letra quanto a área dos vocalizes e texturas.

E Nova York? Pode contar um pouco sobre a recente temporada de vocês por lá?

O “Pantanal Jam” foi lançado em novembro deste ano com um show memorável em Nova York, durante a feira internacional de turismo Visit Brazil Gallery [na Detour Gallery], e a recepção foi extraordinária.

Pessoas do mundo inteiro, agentes de turismo, diretores da National Geographic, fotógrafos de natureza e profissionais de diversas áreas assistiram ao show com atenção absoluta.

Desde a primeira música, compreenderam nossa proposta e permaneceram maravilhados até o fim. Foi um momento histórico para Mato Grosso do Sul e para a arte sul-mato-grossense.

Esse resultado só foi possível graças ao apoio total da Fundtur e do seu diretor-presidente, Bruno Wendling, que acreditou no projeto desde o início e se comprometeu a nos apoiar tanto nas etapas de captação no Pantanal quanto no lançamento em Nova York. Além disso, segue impulsionando a campanha contínua de apresentar o “Pantanal Jam” ao mundo.

E faz sentido: ouvir o Pantanal desperta o desejo de visitá-lo, conhecê-lo e preservá-lo. O projeto reúne arte, natureza, conservação, turismo e toda a beleza única do nosso bioma, uma combinação que emociona e conecta o público global ao coração do Pantanal.

Além do álbum que já está lançado em todas as plataformas, temos uma série de vídeos das nove músicas e um minidocumentário.

Quando teremos shows da Urbem? Quais os próximos passos e projetos da banda?

A Urbem se sente profundamente entusiasmada em seguir os passos de Manoel de Barros, da família Espíndola, de Guilherme Rondon, Paulo Simões, Grupo Acaba, Geraldo Roca e tantos artistas que sempre beberam dessa fonte primária que é o Pantanal, transformando-a em arte para o mundo.

Recentemente, pesquisadores de Harvard e professores da UFMS colheram sons do Pantanal [pelo projeto Pantanal Sounds, que conta, entre outros, com nomes como o do violoncelista e professor William Teixeira], e esse movimento nos inspirou a ir a campo gravar os sons pantaneiros e a fazer composições dentro da nossa linguagem jazzística, incorporando esses registros naturais ao nosso modo de compor e evidenciando em música as belezas pantaneiras.

Temos planos de retornar aos Estados Unidos em breve e estamos em diálogo com a Embaixada do Brasil em Barcelona, onde palestraremos em março.

Além disso, a Urbem participará do Campo Grande Jazz Festival de Rua, no dia 21 de dezembro [neste domingo], em uma jam session com músicos locais e de São Paulo.

Assine o Correio do Estado

MÚSICA

Entre onças e tuiuiús, o jazz

Em parceria com o trombonista Ryan Keberle, com nove composições inspiradas na exuberância do Pantanal, URBEM lança segundo álbum; 2º Campo Grande Jazz Festival celebra o gênero na Capital, com apresentações gratuitas

15/12/2025 10h00

A partir da esquerda, Bianca Bacha, Ana Ferreira, Ryan Keberle, Gabriel Basso e Sandro Moreno

A partir da esquerda, Bianca Bacha, Ana Ferreira, Ryan Keberle, Gabriel Basso e Sandro Moreno Divulgação / Alexis Prappas

Continue Lendo...

Sem dar muitos detalhes, o baterista Sandro Moreno, quando conversou comigo, em junho, sobre o álbum que a Urbem gravaria com Ryan Keberle, adiantou que o projeto seria “algo muito especial”.

Após o show – memorável, diga-se – que fizeram juntos no Teatro do Mundo, o quarteto campo-grandense – além de Sandro, Bianca Bacha (vocais), Ana Ferreira (piano), Gabriel Basso (contrabaixo) – e o trombonista norte-americano foram para a zona rural de Miranda e se instalaram na Fazenda Caiman.

Foi lá que a magia aconteceu. Na estrada desde 2013 e com apenas um álbum lançado até então, “Living Room” (2016), a banda disponibilizou “Pantanal Jam” no Spotify no dia 29 de outubro, três dias antes do show que realizaria em Nova York, em um evento na Detour Gallery que uniu arte, gastronomia e turismo para promover o Pantanal.

São nove faixas criadas e gravadas com extremo apuro e sensibilidade, que alcançam os músicos da Urbem e Ryan num ponto bem elevado de suas capacidades.

Os temas soam como se os cinco artistas tivessem se deixado abraçar pela contagiante pregnância da natureza de Miranda, e Bianca Bacha confirma isso em entrevista exclusiva.

Melodias, pulsações e andamentos foram se definindo conforme eles mergulhavam em tudo que viam, ouviam e sentiam por ali: ventos, o canto das aves, “o esturro da onça”, como Bianca relata. Ouvindo os sons naturais, captados previamente por Sandro, que assina a produção musical do projeto, cada um estabeleceu sua conversa criativa com o Pantanal.

O registro dos sons naturais – de aves, por exemplo — introduz, se mescla ou faz a ponte para uma execução instrumental (voz inclusa) coesa e deveras inspirada, que não força a barra para sorver e devolver, em forma de música, a fartura que o habitat de Miranda oferece.

“Suspiro da Terra”, doce e pulsante, e “Paisagem Invertida”, essa mais selvagem e misteriosa, são uma prova disso.

Ryan pontua, preenche ou arremata sempre com uma precisão e desprendimento envolventes. Ana, como se ouve em “Espiral”, migra da base para os solos numa transparência que comove. Gabriel – em “Canção do Ninho”, por exemplo, que começa e segue na cama dos gomos que vai colhendo ao longo do tema – parece deter a justa medida para o desempenho de seu baixo.

"Foi uma grande honra participar da criação do ‘Pantanal Jam’. Os sons da Pantanal, do modo como Sandro captou, tiveram um papel direto no processo de composição das duas músicas que fiz para o álbum.

A partir da esquerda, Bianca Bacha, Ana Ferreira, Ryan Keberle, Gabriel Basso e Sandro MorenoRyan Keberle, trombonista - Foto: Divulgação / Alexis Prappas

O tom e os ritmos dos sons naturais do Pantanal, inspirados por ideias musicais e paisagens sonoras próprias, criaram um clima que eu tentei capturar nas minhas composições. Quando nós gravamos, literalmente no meio de um dos lugares mais selvagens e remotos do mundo, a beleza e a energia natural nos inspirou a ouvir a natureza e um ao outro mais profundamente, o que resultou numa performance musical que demonstra uma profunda comunicação musical.

Adoro os músicos e a música da Urbem. E, desde que tocamos juntos em diversas ocasiões anteriores, eu compus as minhas músicas especificamente com o talento e a habilidade musical especial deles em mente” - Ryan Keberle, trombonista.

Sandro é um laboratório inquieto, dos pedais aos pratos de condução. E Bianca conduz os vocais numa têmpera e numa fruição que se articula como síntese do conjunto.

Comparações e referências são uma tentação no mundo do jazz. Mas a qualquer palpite sobre “Pantanal Jam”, é melhor calar e ouvir. É um álbum estimulante para esse silêncio de dentro, que nos faculta as melhores emoções da escuta e da experiência musical.

Brazilian jazz? Jazz? Ouça. Música apenas. E quanta música! Embrenhada e revelada nos refúgios de um lugar mágico, onde a natureza se recobra e o espírito se fortalece.

A Urbem lança “Pantanal Jam” hoje, às 18h, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. Apareça.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).