Destino queridinho de quem busca praias belíssimas, a Bahia continua atraindo turistas e deve voltar com força após a pandemia do coronavírus.
O turista que decide se aventurar na Bahia não sofre com falta do que fazer. São 13 zonas turísticas que atendem às mais diversas motivações, com belezas naturais e históricas.
Uma das zonas mais famosas é a Costa dos Coqueiros, que compreende os municípios de Mata de São João, Jandaíra, Entre Rios, Conde, Lauro de Freitas, Esplanada, Dias D’Ávila e Camaçari.
O local guarda belezas naturais incríveis, que incluem o verde dos coqueirais, o azul do mar, as ruínas de um antigo castelo colonial e uma moderna infraestrutura hoteleira.
É nessa área que ficam praias famosas da Bahia, como Praia do Forte, Imbassaí, Costa do Sauípe, Baixio, Massarandupió, Mangue Seco, Arembepe, Castelo Garcia D’Ávila, Reserva da Sapiranga, além do projeto Tamar – que atua na preservação das tartarugas-marinhas – e o projeto Baleia Jubarte.
Além desses locais mais conhecidos, a Bahia guarda ainda outras belezas do Nordeste brasileiro. Confira:
Últimas notícias
Salvador está sem Carnaval em razão do coronavírus, mas merece ser mencionada em todas as matérias turísticas por suas outras atrações.
Capital da Bahia, antes da pandemia era capaz de receber mais de três milhões de turistas por ano, sendo 550 mil só no Carnaval. Quando for visitar, não deixe de ir ao Mercado Modelo, com mais de 250 lojas com uma variedade de artigos de arte, artesanato, lembranças e restaurantes.
Outros destaques são o Pelourinho, a Igreja e o Convento de São Francisco e a Catedral Basílica de Salvador.
Localizada no município de Cairu, a Ilha de Boipeba é a definição de descanso. Nem carro chega até o local. Vizinha da Ilha de Tinharé, próxima ao Morro de São Paulo, Boipeba tem crescido entre os turistas brasileiros.
O destaque vai para as piscinas naturais do Bainema, onde tem um manguezal que segue até o Rio do Catu. Na Ponta dos Castelhanos, há o tradicional pastel de lagosta e a caipirinha de cacau com biribiri.
Um dos locais que oferece uma imersão no local é a Pousada Mangabeiras, que tem uma mata conservada em todo o entorno.
Já pensou ver uma baleia de perto? A zona turística da Costa das Baleias proporciona essa experiência, dependendo da época do ano. As praias cercadas de falésias e ecossistemas intocados são um verdadeiro paraíso para as baleias-jubarte.
A costa fica no extremo sul da Bahia e guarda um reduto do maior e mais diversificado conjunto de recifes de coral do Atlântico Sul. Ao todo, são 17 espécies no Parque Nacional Marinho de Abrolhos. A costa corresponde aos municípios de Alcobaça, Caravelas, Itamaraju, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Teixeira de Freitas.
Uma pequena amostra do que os portugueses tiveram a oportunidade de ver quando chegaram ao Brasil está na Costa do Descobrimento.
Cercada por diversos atrativos naturais, como praias, baías, recifes de coral, manguezais e rios navegáveis, a região atrai adeptos do turismo de aventura.
O local compreende os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Guaratinga e as praias de Arraial D’Ajuda e a famosa Trancoso, além de Caraíva, Santo André, Monte Pascoal e Ponta do Mutá.