Correio B

AGENDA CULTURAL

Ziriguidum, Ziraldo e Cazuza

Samba, pop e DJ em feira de economia criativa, peça com personagens de cartunista e tributo a roqueiro carioca e a Cássia Eller são destaques; curtas-metragens de MS no Transcine e estreia de anime baseado em "O Senhor dos Anéis" também são destaques

Continue lendo...

Sim, vai ter samba amanhã na 16ª Ziriguidum Feira Cultural e de Economia Criativa. Mas também vai ter chorinho, DJ e pop autoral no evento, que volta a ocupar a Praça do Preto Velho, das 16h às 22h, na “Edição Especial Samba” deste sábado. 

Tudo de graça, com muita arte, gastronomia e belas lições de empreendedorismo. As atrações musicais serão o grupo Sambacaos e seus convidados, a cantora Isa Ramos (samba), o DJ Magão, o grupo Som que Chora (choro) e a cantora Berbella Mortis.

A Ziriguidum vai apresentar ainda a exposição “Coletiva Dorcelina Folador”, com trabalhos expostos e realização de pinturas, e um desfile que vai mostrar ao público as peças produzidas durante o Programa Envolva-se 2024, uma iniciativa do projeto Sesc Mais. São bolsas, saias, chapéus, quimonos e outros itens confeccionados com a técnica de upcycling a partir de roupas e acessórios de jeans usados.

Além do desfile, a plateia poderá conferir, ao vivo, o relato cheio de carisma das costureiras sobre a experiência com esse trabalho e suas histórias de luta e de superação. Todos os itens estarão à venda, e o melhor: a renda vai integralmente para elas. 

A Ziriguidum tem como mestre de cerimônia a apresentadora Romilda Pizani. A Praça do Preto Velho se localiza no encontro das avenidas Fábio Zahran e Salgado Filho. Programão!

CÁSSIA E CAZUZA

Na Cervejaria Canalhas (Rua Oceano Atlântico, nº 99, Chácara Cachoeira), a noite de hoje é dedicada a dois ícones do rock brasileiro – e da MPB. Dividindo o palco, Bortoti e Beca Rodrigues vão apresentar o show “Exagerados”. O repertório é formado por canções de Cazuza (1958-1990), que fez sucesso à frente do grupo Barão Vermelho antes de seguir em carreira solo, e de Cássia Eller (1962-2001), talvez a melhor voz de todos os tempos do rock nacional.

Os ingressos estão à venda por R$ 20 (+ R$ 2,50) pela plataforma Sympla, e a cervejaria abre às 18h. O show começa “lá pelas oito”, segundo a produção do evento. 

“Bete Balanço”, “Blues da Piedade”, “Ideologia”, consagradas na voz de Cazuza, que também compunha suas próprias letras, e “Malandragem”, de Cazuza e Frejat, “O Segundo Sol”, de Nando Reis, e “Palavras ao Vento”, de Moraes Moreira e Marisa Monte, consagradas na voz de Cássia, são alguns dos clássicos que vão ganhar releitura nas vozes de Beca e Bortoti.

ZIRALDO

“O Menino Maluquinho” (1990), “Flicts” (1969) e “O Menino Marrom” (1986), as três histórias mais famosas do cartunista, escritor e dramaturgo Ziraldo (1932-2024), aparecem juntas, no palco, a partir da releitura do Grupo Bota Fulô (SP), no espetáculo “Ziraldo e suas Histórias”. 

A montagem da trupe paulista pode ser conferida neste sábado, às 16h, no Sesc Teatro Prosa. Os ingressos são gratuitos pelo Sympla ou no local, instantes antes da apresentação, desde que haja desistência. 

Confira a sinopse: “Nesta peça divertida, voltada ao público infantil e família, os mambembes palhaços Xepa e Bonsai contam – de forma lúdica e engraçada – as três histórias mais famosas escritas pelo autor Ziraldo: ‘O Menino Maluquinho’, ‘Flicts’ e ‘O Menino Marrom’”. 

Em cena, os artistas apresentam uma releitura dessas obras e convidam o público para exercer a imaginação, transformando objetos comuns em elementos marcantes das histórias do autor. Classificação indicativa livre. Endereço: Rua Anhanduí, nº 200. Mais informações: (67) 3311-4300 ou (67) 3311-4417 (WhatsApp).

TRANSCINE

O projeto Vizinhança na Praça, do coletivo Transcine – Cinema em Trânsito, chega à sua reta final com a exibição de filmes na Praça do Jardim Carioca, amanhã, a partir das 19h. A entrada é franca. 

Na programação, quatro produções sul-mato-grossenses: “Fujona – Em Busca da Liberdade” (documentário), de Lu Bigatão; “Campo Grande das Araras” (documentário), de Rosiney Bigattão e Lu Bigatão; “Retrato do Artista Quando Coisa” (experimental), de Filipi Silveira e Larissa Neves; e “Delongas” (experimental), de Tania Sozza.

A escolha do Jardim Carioca, um bairro periférico de Campo Grande, foi estratégica, como explica Mariana Senna, produtora e uma das fundadoras do coletivo.

“Escolhemos o Jardim Carioca porque é uma comunidade que sente essa necessidade de acesso à arte e à cultura, especialmente pela distância do Centro. Quando conversamos com lideranças do bairro, percebemos esse interesse em participar do projeto, que leva arte, cultura e entretenimento às famílias”, afirma.

Financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o projeto já passou por cinco cidades: Terenos (26/10), Jaraguari (2/11), Nova Alvorada do Sul (9/11), Rochedo (15/11), Ribas do Rio Pardo (23/11) e Sidrolândia (30/11). As sessões contam com intérprete de Libras e pipoca gratuita para os espectadores.

Assine o Correio do Estado

Diálogo

A "engenharia política" para 2026 teria contribuído para que alguns cogita... Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta quinta-feira (16/1)

16/01/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Fernanda Mello - escritora brasileira

Aceito viver sem entender. Assim como aceito
minha falta de jeito, minha eterna saudade,
e essa vontade é de ser tantas e tanto e ter apenas um coração”.

Felpuda

A “engenharia política” para 2026 teria contribuído para que alguns cogitados a compor o secretariado da prefeita Adriane Lopes ficassem de fora. É que na mesa das negociações políticas para discussão de cargos pesou muito a possibilidade de alguém se mostrar mais assanhadinho e querer ocupar espaço de quem já estaria definido para disputar, digamos, a reeleição. O dito popular ensina que “barata esperta não atravessa galinheiro”. Assim sendo...

Pode ser

Nos bastidores políticos,  os comentários são de que  o deputado federal Marcos Pollon (PL) poderá sair do “escanteio” involuntário que se encontra desde quando tentou enfrentar cúpula do partido com a ideia  de disputar a Prefeitura  de Campo Grande. Dizem que ele seria o nome que poderá  ser lançado ao Senado, contando com o aval de Jair Bolsonaro.  O parlamentar, apesar  das intempéries políticas durante a campanha eleitoral passada, continua fidelíssimo  ao ex-presidente da República.  É esperar para ver.
 

Quente

O Inmet, órgão do Ministério  da Agricultura e Pecuária, divulgou que, em 2024, a média das temperaturas ficou em 25,02°C, sendo 0,79°C acima da média histórica de 1991-2020, que é de 24,23°C. Já em 2023, a média anual foi de 24,92°C, 0,69°C acima  da média histórica. Após análise dos desvios de temperaturas médias anuais do Brasil desde 1961 a 2024, foi verificada tendência  significativa de aumento.

Exclusividade

Depois de sua passagem pela administração municipal como secretário de Governo de Adriane Lopes, o presidente estadual  do PP, Marco Aurélio Santullo,  não faz mais parte do staff,  pois em seu lugar assumiu Youssif Domingos. Aquele dirigente  se dedicará exclusivamente a tocar o barco do partido, conforme afirmou a senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias,  a mais expressiva liderança  da sigla. Ele é um dos braços direitos da parlamentar.
 

Mais

De acordo com a versão provisória do Estado Global do Clima 2024, publicada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), em 11 de novembro de 2024,  a temperatura média da superfície global ficou 1,54°C acima  da média histórica de 1850-1900, até setembro do ano passado. Com esse valor, 2024 tende  a superar a temperatura média global de 2023, ano mais quente até então. Por 16 meses consecutivos (junho de 2023  a setembro de 2024), a temperatura média global provavelmente excedeu qualquer registro anterior, de acordo com a análise consolidada dos conjuntos  de dados da OMM.

 

Diálogo Dr. João Ilgenfritz Junior e Lilia Ilgenfritz com o filho Antonio

 

Diálogo Ana Paula Setubal e Carlos Jereissati Filho

Recado

Livre das “capitanias hereditárias” que teve que assumir quando  deixou o cargo de vice para ser  prefeita, Adriane Lopes já deixou seu recado para secretários  e diretores de autarquias:  o de que sua gestão vai cobrar  metas e prazos. Isso significa  que o “cartão vermelho” poderá  ser dado a alguém do time,  sem que necessariamente  ocorra alguma crise política.

Apoio

Na cerimônia de posse do secretariado, o deputado  Rodolfo Nogueira (PL) parabenizou  a prefeita Adriane Lopes (PP)  pela escolha feita.  Na sequência, colocou seu gabinete à disposição da progressista, assim como foi no primeiro mandato dela. Detalhe: em MS, o parlamentar  é um dos braços direitos  do ex-presidente Jair Bolsonaro,  que no primeiro turno apoiou adversário tucano contra Adriane. Tudo indica que ano novo, vida nova. Afinal, águas passadas  não movem moinhos.

Parceiro

Quem também prestigiou  a prefeita Adriane Lopes, sua colega de partido, o PP, foi o deputado Gerson Claro, presidente reeleito  da Assembleia Legislativa  de Mato Grosso do Sul. Não poderia ser ao contrário, pois ambos exercem dois importantes poderes: ela  o Executivo de Campo Grande e ele o Legislativo estadual.  O parlamentar falou  em continuidade de parcerias.  Ele e demais membros da Mesa Diretora tomarão posse no dia 3  de fevereiro, e no dia 4 ocorrerá  a cerimônia de abertura da 3ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura.

Aniversários

Dra. Beatriz Figueiredo Dobashi, 
Dr. Álvaro Haverroth Hilgert, 
Dra. Maura Kawano Hokama, 
Dr. Marco Antonio Piccolo, 
Maria Tereza (Tetê) Ferreira Zahran, 
Eva Dias da Silva Abud, 
Severina Ferreira Alves, 
Viriato da Cruz Bandeira Filho, 
Sonia Szochalewicz Loureiro, 
Dr. Nelson Barbosa Tavares Filho, 
Dayse Silveira Ferrari, 
Álvaro da Silva Novaes, 
Ary Ricardo Brandão Delvalhes, 
Cicero Sidney de Almeida, 
Fulgencio Gavilan Franco, 
Rivadavio do Amaral, 
Jessé Gonçalves da Silva, 
Rodolfo Holsback, 
Durvalino de Resende, 
Nilcéia Alves de Souza, 
Ariane Saddi Chaves,  
Jeni Bernardes Townsend, 
Maura Freire Siufi,  
Samuel Xavier Medeiros, 
Dra. Nabuko Aida,  
Dr. Neri Godoy, 
Erick Hoffmann, 
Rosa Martinez de Ruiz, 
Edina Mettioli, 
Waldo Silva Pimentel, 
Ana Cristina Amador Souza, 
Rosalina Garcia de Brito, 
Hilda Cicalise, Valdemar Justo, 
Nilson Basílio Guasso Júnior, 
Ruthinéia Kruki Ferraz, Silvia Helena Suguino,  
Elizia Correa de Oliveira, 
Nelson Lescano Martins, 
Dirce Mendes Daubian,
Elaine Cler Alexandre dos Santos, 
Carla Tomásia Ramires Vilanova, 
Flávio Cesar de Almeida, 
Ariele Escandolhero Martinho, 
Hélio Morales Leal, 
Mário Roberto de Souza Filho,
Marcos Eduardo (Caco) Manvailer Esgaib,  
Nelson Dias da Rosa, Mery Osna Faria, 
Rafael Chaparro, Ivo Bianchine, 
Patricia Conrado, Orimar Souto, 
Maria da Conceição Lima, 
Roberta Moreira, 
Regina Célia de Andrade, 
Solange César Barbosa, 
Denise Souza Campos, 
Lindomar Vieira, 
Nádia dos Santos, 
Luiz Alfredo Mayer, 
Maria do Rosário Mota Terra, 
Rosa Saad, 
Sandra Mara de Oliveira, 
Valdir Monteiro, 
José Orlando Costa de Souza, 
Alvino Accetturi, 
Roberto Carlos Vieira Machado,
Mauro Wasilewski,  
Kelly Marise Marçal Barbosa,
 Ary Cândido Dias Filho,  
Hermes da Silva Borges, 
Luana Harumi Toome, 
Ceres Laureano Leme de Correa, 
Adriano Barbar de Carvalho, 
Ilson Portela, Vânia Cristiane de Souza, 
Ali Irabi, Mirella Barbosa Vieira, 
Paulo Roberto de Oliveira Gomes, 
Haroldo Picoli Junior, 
Jaime Caldeira Jhunyor, 
Luiz Claudio Martins Fernandes, 
Maria Rita Nascimento dos Santos, 
Kelly Christina Hirata, 
Sebastião Trindade Mendes, 

Antonio Aparecido Rodrigues, 
Danielle Wardowski Cintra Martins,
 Bruno Henrique Gobbo, 
Alexandre Augusto Simão de Freitas,
Flávio Gotardo Coelho  de Souza Furlan,
 Elton Luis Nasser de Mello, 
Katiusci Sandim Vilela, Everton Faleiro Pádua,  
Marlon Sanches Resina Fernandes,
 Greicy Carpina de Lima, 
Lorena Maria da Penha Oliveira Nesello, 
Eduardo Barbosa Pinto, 
Nilton Nunes Nogueira,
 Osvaldo Feitosa de Lima, 
Paul Oserow Junior, 
Osvaldo Nunes Melo, 
Paulo Henrique Kalif Siqueira,
 Vanessa Rodrigues Hermes, 
Rubens Mozart Bucker, 
Sudalene Alves Machado Rodrigues, 
Maria Rita Vieira Nunes.

COLABOROU TATYANE GAMEIRO
 

Assine o Correio do Estado
 

Burgão daquele jeito!

Festival do Hambúrguer promete gastronomia de alto nível em Campo Grande

Amantes do 'burgão', estejam preparados para a terceira edição, que promete surpreender os fãs do lanche que caiu no gosto da população

15/01/2025 16h15

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

O 3º Festival do Hambúrguer promete agradar os amantes com os mais variados sabores, surpreendendo todos os públicos. Segundo a organização, o evento será de tirar o fôlego.

Com a organização do grupo Hamburgueiros do Mato Grosso do Sul, o anúncio da terceira edição foi feito na última sexta-feira (10), por meio da página oficial no Instagram.

Para quem já conhece e para quem terá a chance de ir pela primeira vez, o festival contará com a participação das principais hamburguerias da Capital e do Estado. Este ano, o evento trará criações exclusivas para apreciação da população, assim como harmonizações que elevarão a experiência gastronômica a outro patamar.

Imagem Divulgação

Gastronomia local

Além disso, o 3º Festival do Hambúrguer de MS oferecerá uma ampla variedade de opções relacionadas à gastronomia local, especialmente no que diz respeito às hamburguerias que conquistaram o gosto dos campo-grandenses.

O evento foi pensado para agradar todos os públicos, e quem for apreciar a culinária também poderá acompanhar atrações musicais, que serão divulgadas na página oficial do grupo à medida que o grande dia se aproxima.

“Nosso objetivo é proporcionar uma experiência única, que combine o melhor da gastronomia artesanal com momentos inesquecíveis de convivência e lazer,” afirma Weslley Renovato, presidente do grupo Hamburgueiros do MS.

Outras edições

Em sua terceira edição, o festival já caiu no gosto da população. Na primeira edição, aproximadamente 40 mil pessoas prestigiaram o evento, enquanto, em 2024, mais de 50 mil amantes da gastronomia compareceram ao festival realizado no estacionamento do Bioparque Pantanal.

Para deixar um gostinho de “quero muito ir”, nos quatro dias da segunda edição foram oferecidos mais de 50 tipos de hambúrgueres, com um total de 43 mil lanches vendidos.

O evento, segundo o presidente Weslley Renovato, gerou um impacto econômico significativo, com a criação de mais de 500 empregos temporários e um volume de vendas estimado em R$ 1,4 milhão.

Não perca!

Ficou com vontade de ir? Então, anote na agenda: o 3º Festival do Hambúrguer ocorrerá de 29 de abril a 1º de maio de 2025, nos Altos da Avenida Afonso Pena.

Serviço

  • Evento: 3º Festival do Hambúrguer
  • Promotor: Grupo Hamburgueiros do MS
  • Data: 29 de maio a 1º de junho de 2025
  • Local: Altos da Avenida Afonso Pena, Campo Grande/MS
  • Mais informações: @hamburguerosgms

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).