Correio Rural
PODCAST CORREIO RURAL

Exportações do agro batem recorde histórico

Confira seu podcast semanal do Correio Rural na voz de Bruno Blecher

Bruno Blecher, Denis

11/07/2022 08:00

Depois de somar quinze bilhões de dólares em maio, as exportações brasileiras do agro alcançaram sessenta e três vírgula seis bilhões de dólares na somatória dos primeiros cinco meses do ano, com alta de vinte e nove por cento em relação a dois mil e vinte e um e recorde histórico. 

Esses números são da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desses sessenta e três vírgula seis bi, trinta e cinco vírgula quatro por cento vieram da China. 

Dezesseis por cento da União Europeia e seis vírgula cinco por cento dos Estados Unidos. o complexo soja representa quarenta e seis vírgula sete por cento desse total e as carnes quinze vírgula cinco por cento, ou seja, juntos soja e carnes representam mais de sessenta por cento da receita obtida pelo Brasil com as exportações do agro.

As exportações brasileiras de milho pelo porto de Paranaguá no sul do país cresceram cento e sessenta e um por cento nos primeiros cinco meses do ano em parte devido a falta do produto da Ucrânia no mercado.