Tem dados aqui interessantes sobre a exportação de gado em pé que são dados da Scot Consultoria, que foram publicados sim na revista DBO de junho.
Os embarques cresceram no primeiro quadrimestre de dois mil e vinte e três de janeiro a abril depois de dois anos ai de baixa, né?
Então há uma recuperação desse mercado, o dado do primeiro quadrimestre de dois mil três foram vendidos noventa e cinco mil novecentos e cinquenta e sete bovinos por oitenta e dois eh vírgula seis milhões de dólares mais que o dobro do número registrado igual período do ano passado quando o país embarcou quarenta e sete mil quatrocentos e noventa e quatro animais e teve faturamento quarenta e sete vírgula seis milhões de dólares o Brasil hoje está na sexta posição no mercado, no comércio mundial de gado de bovinos vivos.
Em dois mil e vinte e dois o ranking é primeiro união europeia, segundo México, terceiro Canadá
quarto Austrália, quinto Estados Unidos e sexto Brasil. E pra onde vai os bovinos vivos exportados pelo Brasil o navio? Vão pra principalmente Turquia, Argélia, Egito, Líbano e Jordânia
São os principais países. Ora, um dado interessante aqui que se a gente somar os dez anos exportações brasileiras de gado vivo nos últimos dez anos, nós temos assim uma quantidade de cabeças quatro milhões duzentos e quarenta e três mil novecentos e onze cabeças e o faturamento com a exportação é de três milhões quinhentos e trinta e três mil duzentos e vinte e um dólares.
Esse são os dados aí da Scot Consultoria sobre comércio de gado vivo. Nos últimos dez anos.
Falamos sobre gado vivo, bovinos vivos e exportados pelo Brasil, vamos falar sobre suínos agora.
E os suínos em Mato Grosso do Sul estão em alta. Dados do Departamento Técnico do Sistema Famasul
mostram que a produção da suinocultura em Mato Grosso do Sul tem no crescimento de cinquenta e cinco por cento em cinco anos.
Olha só, em em dois mil e dezessete o Estado abateu mil novecentos, um milhão e e novecentos e cinquenta mil cabeças. Número que saltou pra três milhões em dois mil e vinte e dois. Mato Grosso do Sul ocupa hoje a sexta posição no ranking nacional de produção suína. Eh não é pouco. Contando com mais de cem mil matrizes suínas.
Para os próximos três anos a previsão aí da famasul é de crescimento de quase cinquenta por cento na produção. Quer dizer, a suinocultura vem crescendo bastante aqui no estado destaque para o leitão vida, leitão vida que é o programa do governo do estado que visa expandir a suinocultura de forma moderna e competitiva pra atender os mercados mais exigentes.
Em dois mil e vinte e dois foram pagos cinquenta milhões incentivos pela CBI então vida eh beneficiando duzentos e quarenta e seis granjas com dois vírgula três milhões de suínos abatidos a exportação também vem crescendo, o Estado entre janeiro e junho de dois mil e vinte e três comercializou vinte e dois vírgula quarenta e cinco milhões de dólares e nove vírgula oito mil toneladas de carnes suínas pra dezessete países, os principais destinos são Hong Kong, Singapura, Uruguai e Emirados Árabes e Unidos.
Ouça na íntegra: